A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Um passeio em vídeo pela Garagem Hoonigan de Ken Block

Ken Block tem o emprego dos sonhos. Ele ganha dinheiro pilotando carros de rali, transformando pneus em fumaça e produzindo vídeos onde ele pilota carros e transforma pneus em fumaça, que se tornam virais e colocam as marcas que bancam seu trabalho da cabeça de todos os gearheads do planeta.

Mas apesar de parecer diversão pura, há um outro lado que não aparece nos vídeos da Hoonigan Racing. Toda essa curtição é fruto do trabalho pesado de três caras — Ken Block, o diretor de criação Ben Scotto e o diretor de vídeo Ben Conrad. Eles são os responsáveis por todo o conceito Hoonigan, pelo sucesso dos vídeos da empresa (sim, a Hoonigan Racing é uma empresa) e pela equipe de rali/rallycross e afins.

Nesta semana a Ford — que é uma das patrocinadoras da Hoonigan Racing — lançou um vídeo gravado no QG da empresa, onde Ken e seus parceiros vão quando não estão em ralis nem derretendo pneus diante das câmeras.

A sede da Hoonigan Racing fica em Utah/EUA, em um prédio feito com containers usados e é toda decorada como se fosse o cenário de um programa de esportes radicais dos anos 1990 ou um bar com a temática hooning. Falta só um palco para bandas.

18cat7go5sp49jpg

As geladeiras são abastecidas com centenas de latas de energéticos Monster (outro patrocinador), a mesa de reuniões é apoiada em um dos jogos de rodas usados em Gymkhana 4, seus macacões e tênis de pilotagem — todos feitos pela DC Shoes, a antiga empresa de Block — decoram as paredes e salas como se fossem o quarto de um adolescente fanático por automobilismo. Até mesmo a mesa de ping-pong usa os padrões coloridos com cara de anos 1980 da Hoonigan e uma placa com o nome da empresa no lugar da rede.

18cat76t1d9fvjpg

 

18cat70vxibo7jpg

E claro, não poderiam faltar os carros. Na parte de trás do QG, Block guarda os carros usados pela Hoonigan Racing: dois Fiesta ST RX43, que são construídos na Inglaterra e enviados para os EUA. Eles têm motor 2.0 turbo, tração integral e 600 cv.

Hoonigan-Racing-Dvision-Ken-Block-Ford-Fiesta

Um deles é usado nas corridas do Global RallyCross, enquanto o outro é usado em estágios de rali e na produção de vídeos publicitários e Gymkhanas. Block ainda guarda um terceiro Fiesta, já descaracterizado, que foi usado para gravar Gymkhana 3 na França.

Além dos Fiesta, a Hoonigan Racing Division ainda tem uma Ford Raptor TRAX, que usa esteiras no lugar de rodas e pneus, e é usada por Block em eventos de snowboarding ou na neve…

FlatOut 2014-06-25 às 15.20.45

… outra Ford Raptor, que Block usa como daily driver (coisas dos EUA) …

FlatOut 2014-06-25 às 15.23.49

…. uma Ford F-350 Super Duty para rebocar os carros e um motor home International, onde a equipe se “hospeda” durante gravações e eventos…

18cat7ml7sfk2jpg FlatOut 2014-06-25 às 15.20.36

… e um par de Ford Focus ST: um amarelo feito pelos caras da Fifteen52 e outro azul, usado pelo piloto nos eventos do Rally America.

IMG_8556 copy

[ Fotos: Hoonigan Racing, IJB (Focus ST) ]

 

Matérias relacionadas

Os Lancer Evo mais impressionantes de todos os tempos – Parte 2

Leonardo Contesini

Fiat Tagliero – o posto de combustível mais estiloso da África

Leonardo Contesini

A estranha satisfação em assistir a vídeos de partidas a frio

Dalmo Hernandes