Um Porsche 911 SC aircooled muito bonito e original à venda no Brasil

Dalmo Hernandes 10 fevereiro, 2018 0
Um Porsche 911 SC aircooled muito bonito e original à venda no Brasil

Não há dúvida de que o Porsche 911 é um dos esportivos mais adorados do planeta, e que é o sonho da vida de muitos entusiastas – exceto por aqueles que não aceitam o layout “antiquado” que a Porsche mantém desde 1963, com um motor boxer de seis cilindros pendurado na traseira. Por outro lado, há os tradicionalistas que dizem que um Porsche 911 só é pleno quando tem motor arrefecido a ar e tração apenas nas rodas de trás, rejeitando as versões mais modernas, que intruduziram o motor de arrefecimento líquido e a tração integral. E, se você prefere a receita clássica do 911, nosso Achado meio Perdido de hoje está sob medida: um 911 SC 1980, anunciado no GT40.

O Porsche 911 clássico foi lançado em 1963, como já disssemos, e foi mantido na linha de produção até 1989 – nada menos que 26 anos de carreira. Naturalmente a Porsche melhorou continuamente o projeto ao longo dessas duas décadas e meia, garantindo que o nine-eleven se mantivesse como referência por tanto tempo.

Agora, não estamos falando de mudanças radicais, e sim de aperfeiçoamentos progressivos: motores mais potentes e eficientes, a troca do carburadores pela injeção de combustível (primeiro mecânica, depois eletrônica), leves reestilizações, mudanças no interior, freios melhores, novos acertos de suspensão. Mesmo a segunda (964, de 1989) e a terceira (993, de 1993) gerações ainda mantiveram o monobloco usado desde o início. Para os admiradores do 911, esta consistência é uma evidência da excelência do projeto.

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Pegue, por exemplo, nosso Achado meio Perdido de hoje o 911 SC foi a versão do Porsche 911 Carrera 3.0 vendida aos norte-americanos entre 1977 e 1983. Trata-se de um dos 1.573 exemplares destinados aos EUA em 1980. Por mais que ele tenha faróis maiores, para-choques mais volumosos e um interior com acabamento mais sofisticado, seu monobloco é virtualmente igual ao de um 911 do primeiro ano, ele ainda tem motor naturalmente aspirado arrefecido a ar, tração traseira, câmbio manual e suspensão por barras de torção.

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Sendo um exemplar US-Spec, o carro tem motor flat-six de três litros e 180 cv, com taxa de compressão mais baixa que nos carros destinados ao mercado Europeu, cuja potência variava entre 188 cv e 204 cv, dependendo do ano de fabricação. O carro também tem os famosos “para-choques de impacto”, retráteis e com uma proteção de borracha bastante volumosa na parte de trás. Felizmente a Porsche fez um bom trabalho integrando as mudanças no modelo, e fez com que seu visual não ficasse carregado ou desproporcional.

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O carro está anunciado no GT40 pela Dan911, oficina e revenda especializada em Porsche em São Paulo. Silvio, o responsável pela venda, conta que o carro foi importado para o Brasil recentemente pelo atual proprietário e conta com manual e nota fiscal da compra nos Estados Unidos, no dia 18 de maio de 1980. Com 50.500 milhas, o que dá pouco mais de 81.000 km, o 911 tem pintura bastante apresentável mas com alguns detalhes da idade (afinal, são 36 anos!) e interior refeito no padrão original, preto com vermelho.

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O carro é equipado com diversos opcionais de época, como o spoiler traseiro whale tail, teto solar de metal (sem vazamentos), rodas Fuchs do modelo clássico e 16”, ar-condicionado funcionando e vidros e retrovisores externos elétricos. O sistema de som é um Becker CDR-220, originalmente usado pelos Porsche fabricados entre 1999 e 2002 – um receiver para rádio FM e disqueteira, que apesar de mais moderno compõe muito bem o visual do painel de instrumentos.

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Silvio diz que o carro está todo em ordem, e que tudo está em ordem: motor, transmissão, elétrica, suspensão e freios. Além disso, todos os fluidos foram trocados e os pneus são novos.

Se você ficou interessado, clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.

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