Um Suzuki Swift GTi aspirado e girador – conheça a história do Project Cars #139

Jayme Casanova 6 agosto, 2014 73
Um Suzuki Swift GTi aspirado e girador – conheça a história do Project Cars #139

Sabe aquela mudança repentina na sua vida, aquela coisa que você não espera acontecer? Bem, foi assim que começou minha história com carros. Sou Jayme Casanova e contarei a todos a saga do ProjectCars #139, ou como gosto de chamar: Sakura.

Bem, sobre mim, tenho 21 anos de idade, sou estudante de economia e trabalho como funcionário público em São Paulo. Como todos aqui, tenho uma paixão por carros, mas no meu caso não faço idéia de onde isso veio. Muitos aqui têm histórias de infância, com familiares e essas coisas, eu não; quando era pequeno tinha medo de velocidade e nunca gostei de carros, porém tenho boas lembranças dos chochilos na enorme F1000 cabine dupla que minha família teve, ou nas viagens com a Caravan 4.1 automática. Hoje vejo que meu pai tinha ótimo gosto pra carros, pena eu não ter tido oportunidade de conhecê-lo melhor, o tempo dele em nosso mundo acabou enquanto eu tinha só 11 anos.

 

Surpreendente começo

Agora vou contar como se iniciou meu gosto por carros, e como o destino é engraçado. Durante minha infância nem jogos de corrida me agradavam, fui descobri-los bem depois. Mas houve algo que me chamou muita atenção e ficou em minha mente. Deve ter sido por volta de 2003, minha mãe manobrava o carro no estacionamento de um shopping em Taubaté, quando meus olhos vislumbram algo diferente de tudo que já havia visto, tinha curvas suaves, um ar agressivo, um barulho forte e uma grande lanterna escrita “ECLIPSE”, me apaixonei por aquele carro.

Os anos se passaram, eu estava para fazer 18 anos, e após muito esforço tive a felicidade de ingressar numa universidade pública, então minha família me deixou usar as economias que foram feitas, para pagar a faculdade, desde que eu era criança para comprar meu primeiro carro. A essa altura mal sabiam eles que já corria óleo em minhas veias, não tive dúvida, fui buscar um Mitsubishi Eclipse para chamar de meu.

project cars (1)

Agora vão entender porque surpreendente começo. O Eclipse foi uma faca de dois gumes, me dava alegria estonteante e também muita raiva, pois o carro tem diversos defeitos crônicos, alguns graves como o crankwalk e outros perigosos como o pivô do braço reto.

Meu carro teve todos os defeitos comuns e mais alguns (meu amadorismo e mecânicos de péssima qualidade não ajudaram também). A coisa ficou tão crítica que um dia decidi que precisava de outro carro, que andasse, não importava a condição, no entanto tinha que ser japonês e barato. Sou do tipo impulsivo, e logo após algumas buscas trouxe o GTi pra casa.

 

O carro

project cars (1)

Bem, escolhi ilustrar esse primeiro post com propagandas da época a que explicam bem como é esse carro. A versão que tenho é um Swift GTi Mk3, a segunda melhor fabricada, ficando atrás apenas do cultuado GTi awd. O motor G13b vem de fábrica com virabrequim e bielas forjadas e alguns com comandos hollow.

project cars (1) project cars (1)

A Suzuki realmente acertou nesse pequeno; fora o ótimo motor ele tem bancos concha confortáveis e diversos equipamentos de conforto, além de suspensão independente com barras estabilizadoras. Resumidamente, ele já vem pronto pra brincar.

 

O projeto

No inicio havia várias coisas para arrumar no carro e eu tinha o Eclipse, então nem pensei muito em preparação. Mas logo que vendi o Mitsu fui às compras. Penso assim: já que é pra trocar, por que não usar peças de performance?  E assim foram os primeiros upgrades básicos que descreverei no próximo post.

project cars (1)

Acontece que eu não consigo sossegar, e com o dinheiro da venda do Eclipse acabei comprando um Civic Vti, o que desacelerou meu projeto, por isso avanço a passos lentos. Contudo a experiência com o B16 me fez tomar gosto pelos motores naturalmente aspirados (N/A), e logo a ideia de turbinar o Suzuki saiu da minha mente.

Porém devo dizer que lá fora, principalmente na Austrália, esse carro foi um sucesso, e o que os caras mais fazem é Swift turbo. Dada à escolha de indução do motor parti para montar o projeto, que pretendo detalhar no próximo post. Mas já adianto: teremos E85, ITB e rotações acima de 9.000 rpm.

project cars (1)

That’s all folks! Até o próximo post, no qual contarei sobre o projeto do motor e o visual em homenagem ao nome do carro e à cultura JDM.

Por Jayme Casanova, Project Cars #139

0pcdisclaimer2

  • Fernando Rigon Vicentini

    Lindo VTI hein!?!? Quero muito um desses! :) :) :)
    Estou curioso pra ver o resultado do Swift! Parabéns!

  • Flavio Frydman

    Ja tive um Suzuki Vitara 16v de rally preparado pela fabrica com apoio do famoso monster kajima que girava muito alto. Esses Zukis dos anos 90 são tanques de guerra, não quebravam por nada. O baixo peso ajudava muito no desempenho, mesmo com motor pequeno.

    • Jayme Casanova

      Exatamente isso, alivio de peso é a melhor performance.

  • Alfista

    Caraca que Civic azul lindo! ainda está com ele?

    • Felipe Ducci

      Também achei animal, cor top!

    • Jayme Casanova

      Sim, é meu daily car apimentado. Obrigado pelo elogio

      • Parodi

        Jayme, primeiramente, parabéns pelo carro e pelo projeto, acompanharei de perto!
        Na última terça fui ver um Suzuki Swift GTI 1993/1993, o cara está pedindo 16 mil reais, acho que é muito.
        Andei no carro e apaixonei, procurei inúmeras referências e agora esse ProjectCars, é pra decidir de vez!
        Acho que o carro está um pouco caro, porém está com suspensão nova a gás, 4 discos novos, ar condicionado funciona perfeitamente, bancos de couro originais novos, pneus bons, o motor parece estar funcionando muito bem, as marchas entram com facilidade, a embreagem é nova.
        Ele está com um aviso no painel de Check Engine, que pelo manual é o controle de poluentes. Sabe me dizer se isso influência na durabilidade dos componentes?

        E outra coisa, como é a manutenção desse carro? Meu intuito é usa-lo eventualmente nos dias da semana, todos os fins de semana e algumas viagens longas, será que ele aguenta o tranco? Minha moto é minha principal locomoção e o Swift seria o único carro, 2ª locomoção.

        Pesquisei muito sobre o carro, vi as peças na Suzucar, tem muita coisa lá com preços bem razoáveis e os relatos são todos que é um carro durável, potente e de baixo consumo.

        Desculpe o longo texto, mas não quero cair numa furada e desde já agradeço a ajuda.

        • marauzinho

          Parodi, tenho as mesmas dúvidas. Aliás, minha situação é praticamente a mesma!

          • Parodi

            Se bobear a gente ta vendo o mesmo carro, hahaha! Po, o que ta pedindo 16 mil comprou o carro por 9.500, gastou 2 mil pra melhorar e agora ta querendo ganhar uma boa grana em cima, muito valorizado, estou desistindo da idéia.

  • Ta ai um carrinho que sempre fui apaixonado, lembro até hoje quando eu era criança lia a matéria dele na 4 rodas ficava louco pra ter um, me recordo também que ele tinha uma calota na roda de liga que tinha alguma função aerodinâmica. rsrs

  • Felipe Cluk

    Cara adoro o swift. To seriamente pensando em comprar um gti ano q vem para ficar comi daily, o problema ta sendo achar um em bom estado. Incrível como os pobres swifts brasileiros são tão mal cuidados

  • joaoalbertoborelli .

    já perdi a oportunidade de pegar um branco todo original por 10k q estava em um fórum !

    • Jayme Casanova

      paguei menos que isso rs, 75mil Km originais 😉

  • chimak1988

    9K RPM??

    Not bad!!!! :)

  • RodrigoSM

    Poutz… cada vez q o cara sai de casa volta com uma máquina japonesa diferente… haushaushuASH…

    Belo projeto, parabéns ae…

  • Felipe S.

    Acho esse carrinho muito bacana, tem um visual que me agrada.

  • GSB

    Que Vti lindo! Mais fotos???

  • Felipe Ducci

    Puta carrinho legal. Parabéns e boa sorte com o projeto!

  • Parabéns pelo Swift GTi é um carrinho legal para caramba.

  • Maxwell Pereira

    caraca, vti e swift, isso q é curtir hot hatch haha.. e o vti tem projeto tbm ou é daily car? sucesso ae..

    • Jayme Casanova

      VTI também vai ser N/A, em fato a única grande diferença é que ele é daily, então não vou usar ITB, o projeto tah mais avançado que o do suzuki.

  • Barba

    Mano, saporra tem motor de moto ?
    Algumas trails médias não giram tudo isso … cortam em 8000 rpm …
    Congrats = ]

  • GabrielF100

    Estou querendo comprar meu “primeiro” carro e o gti é uma das idéias que “flutuam” em minha mente. Por ser diferente, japonês, econômico e, claro, potente! Abraços!

    • AstolphoGM6

      Eu também, to nessa de comprar um carro MEU a tempos, e o Swift GTI sempre paira no meu imaginário kkkk

    • joaoalbertoborelli .

      só ñ o acho seguro !

      • felipereira

        Por que?

    • Jayme Casanova

      Olha, não tenho o que reclamar, barato de manter( caro de preparar), ótimo consumo, estou fazendo 12 Km/l na cidade.
      Se precisar de ajuda só chamar no fb que é o mesmo nome de usuário.

  • AstolphoGM6

    Carrinho muito legal, e a escolha da preparação é a mesma que eu faria, vou acompanhar!!

  • Anderson Kaddahr

    sempre fui fã desse carrinho… até hj tenho uma 4rodas com o teste do gti, do 4 portas e do sedã… fino demais!!! outro q sou fã de carteirinha é do baleno 2 portas (jah andei em um e anda muito e bebe pouco)e da perua de duas cores!!!

  • Allracing 77

    Jayme, muito legal sua historia com o Swift, que é certamente um dos “Melhores Hot Hatch do Universo (o FlatOut deve incluir ele na lista em breve rs).
    Acho que muita gente aqui deve ter interesse no seu projeto, eu estou esperando pra ver qual sua receita!

  • Valério De Oliveira Modesto

    Ae chefe, parabéns pelo projeto……se precisar daquela ajuda, já sabe…eheheheh abraços

    • Jayme Casanova

      Valeu companheiro, logo faremos outra negociação

  • Leandro Pimenta

    muito legal!

  • Adilson Pedro Scheid

    Lembro desse carrinho numa matéria da quatro rodas, onde um caminhão de lixo literalmente esmagou o coitadinho! Bonito carro, projeto interessantissimo!

    • Leonardo Mendes

      Teste de 60.000 km, atualmente conhecido como Longa Duração.

      O Claudio Larangeira quase morreu nesse carro… ficou um espaço entre a porta e o teto de pouco menos de 1 cm e ele saiu só com uma costela quebrada (ao lado é o Stilo da QR que caiu no rio).

      • Eduardo Oliveira

        Meu amigo, você acabou de postar uma foto que vi quando criança! Que nostalgia, sempre quando vejo um swift lembro desse vermelho destruido kkkkkk

      • Fagner Moura

        Eu tenho ambas as revistas… do Swift fiquei pasmo, e do Stilo foi meio hilário até.

      • Marcos Amorim

        Do Swift não tenho a revista, mas lembro muito be do caso do Stilo e principalmente do roubo do GSI vermelho deles.
        Se não estiver enganado, foi em Rondônia que o caminhão tombou no Suzukinho.

        • Leonardo Mendes

          Isso, em Rondônia.

          Meu pai até comentou “o cara foi lá no fim do mundo pra bater o carro.”

    • MrBacon

      Meio off, por falar em revistas: foi com dó no coração que eu tive que me desafazer da minha coleção de QRs e AEs de 2001 a 2013… mas essas antigas ainda devem existir na casa da minha mãe. Bons tempos, mas de uns anos pra cá não dá mais para comprar uma revista que não agrega muito a quem acompanha os principais sites de automobilismo.

    • Eder Pedro

      Uma curiosidade sobre o suzuki da quatro rodas é que pesquisando a placa dele no app sinesp cidadão consta que ele foi roubado (what?)

      • Leonardo Mendes

        No mínimo é porque alguém comprou a sucata do carro bem barato em leilão, reformou e revendeu.
        A própria QR, certa vez, fez uma matéria sobre isso… pegaram um Corsa 2 portas comprado usado, o carro havia capotado 2 anos antes e matado 2 crianças no acidente. E o novo dono ainda disse: “Agora eu entendo porque tinha tanta infiltração pelas portas.”

        Carro perda total, pra mim, tinha que dar baixa nos documentos na mesma hora e prensar… deixa tirar alguma mínimas peças e prensa.

  • Kenji555

    Como fanático por carros japoneses eu tenho que dizer: Muito bom gosto na escolha dos carros.

    Uma curiosidade random: No Japão, o Swift foi batizado como Suzuki Cultus. O nome “Swift” só veio a aparecer nos anos 2000, no carro que é justamente o sucessor do Cultus.

    • Jayme Casanova

      Acho que essa informação está equivocada companheiro, não conheço suas fontes, mas posso afirmar que o nome swift é bem antigo, tanto que meu manual original de serviços vem escrito “Swift” na capa.
      Esses são alguns nomes que esse carro recebeu ao redor do mundo
      Suzuki SA-310/SA-413Suzuki Swift
      Suzuki Cultus
      Suzuki Khyber
      Suzuki Forsa
      Holden Barina
      Chevrolet Sprint/Sprint Metro
      Pontiac Firefly (Canada)
      Isuzu Geminett
      Sim, a suzuki tinha direta relação com a GM, na vdd houve uma joint venture se me lembro bem.

      • Kenji555

        Não, o nome do carro realmente é Swift no Brasil. Porém no Japão ele foi originalmente conhecido como Cultus.
        No mercado japonês, o primeiro carro a receber o nome “Swift” foi esse da foto que postei, que é sucessor direto do Cultus.

        O que é mais curioso, é que esse carro também foi fabricado e vendido no Japão com o nome de Chevrolet Cruze (o qual não tem nenhum relação com o Cruze brasileiro ou americano).

        Haviam ainda outros carros fabricados pela Suzuki e vendidos no Japão sob a marca da Chevrolet como o Tracker (Suzuki Vitara) por exemplo. Da época em que trabalhei na Suzuki ainda me lembro de ter visto também outros carros da Suzuki rebatizados como Mazdas.

        • PortnoyLima

          Não precisa ir nem tão longe: até o ano passado, a Suzie vendia na Argentina o Celta como “Suzuki Fun”.

          • Julio Fagundes

            Eu tenho um celta, e quando estive na argentina, vi esses Suzuki Fun, e fiquei com aquela cara de… AHNN O_____________O

  • Lucas Ap

    Inscreve o civic na nova chamada do projetc cars hahahaha Parabéns pelos carros!!

    • Jayme Casanova

      pretendo mesmo, dois giradores hehe

  • Marcos Amorim

    Tinha tempo que não via um desses. Pequenino e girador, sempre quis saber como é guiar um mas nunca tive essa oportunidade. Cuide bem dele que o carrinho merece.

  • Bruno Reis

    Meu pai já teve um Swift Sedan, o carrinho era bom viu.

    • Fábio Dantas

      Meu pai teve um tb… e um Daihatsu Charade! Achava tão feio os dois… hahahaha!

  • Jwoll

    Cara, esse carrinho é uma tetéia! O nome sakura é apropriado, já querem a ver com o Japão em termos de simbologia, e sim esse é um carro jovial e esguio!

  • Por acaso passou ontem na consolação com ele? (+- 6:45 da manha)

    • Jayme Casanova

      Acho que não era eu, passo pela 23 de maio todos os dias…

  • Luiz K. Jr

    Um estudante de Economia que compra:
    Eclipse, Swift e VTi… tem alguma coisa bem errada aí!!

    • Emiliano

      Falando merda.

      • TMGemeo

        Muita merd*. É impressionante como às vezes o pessoal vê project cars de MB, BMW, etc e fica mais interessado em quanto dinheiro o cara tem do que no carro.
        Ah, e complementando, realmente lindo o civic e parabéns pelo projeto! Desejo Sucesso na empreitada.

      • TMGemeo

        Muita merd*. É impressionante como às vezes o pessoal vê project cars de MB, BMW, etc e fica mais interessado em quanto dinheiro o cara tem do que no carro.
        Ah, e complementando, realmente lindo o civic e parabéns pelo projeto! Desejo Sucesso na empreitada.

    • Leonardo Mendes

      Justamente… por estudar Economia ele aprendeu a economizar pra poder comprar esses carros.

      Zueira a parte, qualquer um com um mínimo de planejamento financeiro pode alcançar um patamar desses… sabendo guardar a grana e investindo certo tudo é possível.

  • Fernando Biazon

    Jayme esse teu VTI é um que estava no site da Webmotors por um tempo? Cara eu ficava babando nas fotos dele… o carro tava lindo! Parabéns!!! Aliás parabéns pelos 2 carros!

  • Thiago Albuquerque

    amigo parabens pelo suzuki… sei nada desses carros e vai ser um prazer acompanhar seu projeto…

    off: qual o nome da cor do vti?? bonito pra caramba…

    abração

  • Rodrigo Peres Gomes

    Tive o prazer de dirigir um Swift Sport da nova geração e o carrinho realmente é muito gostoso e rápido. Parece que em breve vai estar no Brasil, vamos esperar.

    Mesmo com um motor 1.6 aspirado dei trabalho para outros carros mais rápidos que estavam no rolé. Não é conversa de pescador não.

  • ThiagoVerdona

    Esse VTI vc comprou tem muito tempo ? Tinha um igualzinho anunciado no Webmotors ha uns meses. Falando nisso…nao quer trocá lo não ? Rsss

  • Vitor Augusto Pança

    Nada mal. Nada mal mesmo.

  • Elder Júnio

    Mais um japonês no PC. Muito bom seu projeto, e relato meio cômico… Desculpe se não for. Mas de vez em quando vejo um Swift conversível, muito raro de ver. Parabéns pelos carros e esperando por mais…

  • El Twinguero

    Cara! muito bom, tenho vontade de ter um Swift futuramente. Dá muito problema, a manutenção é tranquila? (desculpa perguntar hehe)
    Aliás, gostei muito do jogo de rodas, ficaram ótimas no Swift! Parabéns!

    • Alexandre de Aguiar

      Eu tenho um Swift GTi 91/92 ha 10 anos e o mantenho o mais original possível.

      Essas rodas da foto são as originais do modelo 92 (não sei sobre outros anos) mas o padrão de fábriga é virem pintadas da cor do carro.

      Não vou dizer que essa maravilha não dá problema. Paguei R$8.500,00 em 2004 e já devo ter gasto mais uns R$ 35.000,00 ao longo desses 10 anos de casamento.

      O que mais me incomodou até agora foram o coxim dianteiro do lado em que fica a correia dentada e as juntas homocinéticas. Talvez isso seja culpa da minha inocência em comprar peças de baixa qualidade e de mecânicos não especializados nesse tipo de carro. Sinceramente não tenho certeza,

      Apesar de me incomodar pra caramba com manutenção e deixar uma grana irresponsável na oficina, eu não penso em trocar de carro porque ele é uma delícia.

      Gerar 105CV num motor 1.3 já é algo bem respeitavel mas o melhor de tudo é o comportamento desse motor. Dá a impressão que o volante dele é de isopor porque a rotação sobe muito rápido e o torque aparece de forma estúpida.

      Talvez por isso ele não seja muito bom de retomada, o que só aumenta a necessidade de condução esportiva, porque esse aumento rápido de rotação e a consequente sensação de colar no banco só acontece em marchas curtas (de preferência 1a ou 2a. Talvez 3a, se estiver a mais de 90km/h).

      Outra sensação legal acontece ao se entrar no carro e olhar para o conta-giros. Na grande maioria dos carros a faixa vermelha começa em 6500 e o limite é 7500. Nesse Suzuki a faixa vermelha começa em 8000 e o limite é 9500.

      Parabéns ao Jayme pela iniciativa e, principalmente, pela coragem de andar nesse carro com motor preparado, que deve ficar muito punk ! :p

      • El Twinguero

        Nossa cara, belo GTi! Obrigado pelo relato, espero um dia conseguir um Gti desses! Vou acompanhar.

        • Alexandre de Aguiar

          Valeu ! É isso aí ! Boa sorte ! :)