A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos WTF?

Um Toyota Prius com motor V8! Mas espera só um minuto…

O Prius é uma das razões para que a história da Toyota no automobilismo não seja tão lembrada — o híbrido é o maior símbolo daquele pessoal que considera o carro o maior inimigo do planeta e querem se locomover sobre quatro rodas da maneira menos poluente possível. Quer dizer… até alguém colocar um motor V8 no lugar do powertrain híbrido! Quem teria coragem?

O anúncio que encontramos no Craigslist parece ter sido feito sob medida para irritar dois grupos opostos de entusiastas: fãs de híbridos (eles existem, claro!), por ter transformado o Prius em algo tão ineficiente, e os fãs de muscle cars, por ter desperdiçado um belo motor V8 com um eletrodoméstico sobre rodas. Vamos analisar mais de perto:

prius v8 (6)

Trata-se de um Prius 2006 branco com rodas verdes (será que é para combinar com a proposta “ecológica”) que, segundo seu dono, teve seu motor, originalmente um conjunto composto por um motor 1.5 a gasolina de 76 cv e um motor elétrico de 50kW (67 cv), trocado por um V8 LS1 vindo de um Chevrolet Camaro de quarta geração, que na época do lançamento rendia cerca de 330 cv, mas que, neste Prius, supostamente entrega 450 cv nas rodas traseiras. O carro teria sido equipado com um novo sistema de escapamento, túnel da transmissão feito sob medida e suspensão independente, diferencial e subchassi traseiro Jaguar.

prius v8 (5)

O dono diz, ainda, que o câmbio é automático (e pede desculpas por isto) e que o carro é perfeito para surpreender as pessoas, porque ninguém acredita que o Prius é tão potente. Segundo ele, todo o interior original foi mantido, e o carro está pronto: é só girar a chave e sair curtindo o ronco do V8 do seu Prius.

Ele diz que quer vender o Prius para começar um novo projeto, “talvez um Impreza GC8 ou um Fusca com motor boxer Subaru”. Por isto ele diz que aceita um Impreza, um Fusca ou um motor de Subaru WRX STi, mais alguma quantia em dinheiro em troca do Prius V8.

Mas tem alguma coisa que não bate nesta história.

De cara, as fotos do anúncio estão em resolução muito baixa — o que disfarçaria uma possível montagem no Photoshop com esta suspeita em mente, uma busca no Google por “Prius V8” revelou que, sim, o anúncio é falso.

prius v8 (7)

Foi o pessoal do Jalopnik que descobriu. Fazendo uma busca pela imagem do Prius de rodas verdes, eles descobriram que a imagem original vem de um tópico de abril de 2013 em um fórum sobre pintura automotiva. O dono da foto pintou as rodas do Prius da sua esposa para “comemorar” as 100 mil milhas rodadas, e no fim teve sua foto roubada por alguém que queria aplicar um golpe na Internet ou simplesmente fazer um anúncio falso por diversão. Quanto as duas outras fotos, temos 99,9% de certeza de que são montagens. Uma pena, se querem saber.

prius v8 (1)

Mas será que nunca, ninguém decidiu tirar o conjunto híbrido de um Prius e colocar algo mais divertido debaixo daquele capô?

Sim, alguém já fez isto: um maluco que atende por Spank é uma figura famosa entre os fãs das 24 Horas de LeMons, uma corrida de longa duração que acontece toda semana, sempre em um lugar diferente dos EUA, e onde as equipes só podem gastar até 500 dólares em seu carro. Em dezembro de 2012, Spank colocou um motor V-Twin de Harley Davidson em um Toyota Prius para competir na prova.

O motor V2 de 1.100 cm³ foi colocado em posição transversal (!), está acoplado a um diferencial soldado e fica quase todo para fora do capô do Prius. Aliás, o Prius era um carro de segurança particular antes de se tornar um frankenstein com motor de moto.

prius v8 (3) prius v8 (2)

É este tipo de loucura que nos faz restaurar a fé na humanidade!

Matérias relacionadas

Como esta Kombi quase partida ao meio continua andando normalmente?

Dalmo Hernandes

Krowrx X-Tegra: este Honda Integra sem carroceria parece animal – mas é uma péssima ideia

Dalmo Hernandes

O carro mais cabeludo do mundo: isto é um Fiat 500 coberto por 120 kg de cabelo humano

Dalmo Hernandes