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Achados meio perdidos

Um VW Golf GTI com motor 2.0 TSI e câmbio manual no Brasil? Sim, e por R$ 80 mil

Em 2013 a VW decidiu, finalmente, alinhar o Golf com o resto do mundo no Brasil, lançando a sétima geração com duas opções de motor: 1.4 turbo de 140 cv e 2.0 turbo de 220 cv. Esta última trabalha com um câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas no cofre do Golf GTI Mk7, e custa mais de R$ 100 mil. Mas e se você pudesse pagar um pouco menos e levar ainda o câmbio manual? Caso tenha gostado da ideia, você precisa dar uma olhada neste GTI Mk5 que encontramos à venda no Brasil!

A quinta geração do Golf, lançada em 2003, foi a primeira a oferecer suspensão do tipo multilink para todas as versões (e não apenas o R32). Seu visual também era muito mais moderno — permanece atual até hoje, mais de uma década depois — e o GTI, pela primeira vez, usava o motor TSI (que era chamado de TFSI) de dois litros, 200 cv entre 5.100 e 6.000 rpm e 28,5 mkgf de torque entre 1.800 e 5.000 rpm.

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O motor era capaz de levar o Golf de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, com máxima de 234 km/h, e as transmissões disponíveis eram manual ou DSG, com dupla embreagem, ambas de seis marchas. Contudo, nada disto foi oferecido ao público brasileiro que, de 1999 a 2013 (quase quinze anos) conviveu com a quarta geração do Golf, que foi atualizada em 2007 e perdeu o visual limpo e bem acertado (e ganhando o infame apelido de Golf “4,5”)

Ainda que se mantivesse como um hatch médio bem acabado, de dinâmica muito acertada e mecânica robusta (e defasada), o Golf no resto do mundo estava cada vez mais moderno — e distante, evoluindo ao longo de três gerações. Talvez por esta razão um Golf GTI de quinta geração, fabricado há sete anos, nos parece tão interessante quanto um zero-quilômetro.

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O carro anunciado no Mercado Livre está no Distrito Federal e, pelo que consta na descrição, tem só 58 mil km rodados. Pelo que dá para ver nas fotos, o interior está bem cuidado— assim como o lado de fora, e não há modificações estéticas aparentes fora as rodas grafite.

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Duas coisas nos interessam (e temos certeza que à maioria dos entusiastas) neste Golf GTI: o fato de ele ter duas portas, opção cada vez mais rara no Brasil — e praticamente inexistente entre modelos que não sejam populares, excluindo os de nicho — e o câmbio manual de seis marchas. Tudo bem que a transmissão DSG permite trocas muito mais rápidas e podem ganhar uns décimos de segundo na pista, mas ainda não supera o manual quando o assunto é conexão com a máquina e prazer na condução.

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E quanto querem por ele? R$ 80 mil — cerca de R$ 12 mil a menos que um Fusca novo, que usa uma versão atualizada do motor, com 211 cv e câmbio DSG, porém compartilha da plataforma PQ35 com o Golf GTI Mk5. Também são mais de R$ 20 mil a menos que um Golf GTI 0km — se você não se importar com seus sete anos de idade, talvez este carro seja uma alternativa bem tentadora. O que você nos diz?

[ via Mercado Livre / Sugestão dos leitores Pedro Henrique, Havel e Andrei ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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