A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Uma legítima Toyota Tacoma americana com motor V6 à venda no Brasil? Sim!

A Toyota Hilux é uma das mais bem-sucedidas caminhonetes vendidas no mundo. Nós mesmos andamos falando dela recentemente, quando contamos a história da Volkswagen Taro, uma Hilux rebatizada comercializada na Europa nos anos 90. O pessoal do Top Gear (o antigo trio, Jezza, Hamster e Captain Slow) também aprecia bastante sua capacidade de suportar abusos. Mas um dos únicos mercados onde a Hilux não é vendida são os EUA, onde em 1995 ela foi substituída pela Toyota Tacoma. E é justamente um exemplar da primeira geração da Tacoma nosso Achado meio Perdido de hoje, anunciado no GT40.com.br!

O desenvolvimento da Toyota Tacoma começou em 1989, pouco depois do lançamento da quinta geração da Hilux, e se estendeu até 1994. A ideia da Toyota era criar uma picape mais mais refinada e melhor acabada do que a Hilux, priorizando o conforto ao rodar, o espaço interno e a segurança dos ocupantes mais do que robustez (o que não significa que ela não seja robusta) e capacidade de carga – de acordo com o departamento de pesquisa da Toyota, desse modo a Tacoma seria mais apropriada à necessidades do mercado norte-americano (EUA e Canadá), onde as picapes são muito populares como veículo de passeio, e não de trabalho. Nota-se que a Tacoma de primeira geração tinha linhas mais arredondadas que a Hilux, janelas maiores e um interior mais aconchegante mas, no fim das contas, ambas as picapes são muito parecidas.

tacoma-achado (3)

O exemplar que pinçamos hoje, pertencente a Paulo Henrique Abreu, do Rio de Janeiro/RJ, foi fabricado em 1995. Portanto, pertence à primeira leva da Tacoma, e é equipado com o maior e mais potente motor disponível na época: um V6 de 3,4 litros a gasolina, capaz de entregar 192 cv a 4.800 rpm e 30,4 mkgf de torque a 3.600 rpm. É um motor surpreendentemente sofisticado, com bloco de ferro fundido, cabeçotes de alumínio com comando duplo e injeção multiponto sequencial. Tanto que foi usado pela primeira geração da Tacoma ao longo de toda a sua produção, de 1995 a 2004, e também pela Hilux SW4 vendida no Brasil até 2004.

Por esta razão, Paulo afirma que é fácil encontrar componentes mecânicos da Tacoma em concessionárias Toyota no Brasil, e mesmo algumas peças das Hilux mais modernas são compatíveis.

tacoma-achado (4)tacoma-achado (5)

tacoma-achado (6)

A picape vem na configuração Xtra Cab, o que significa que sua cabine é um pouco mais longa e traz bancos bastante pequenos atrás, que nos parecem suficientes para duas crianças e não muito mais do que isto. Equipada com o pacote SR5, a Tacoma tem vidros, travas e ajustes nos bancos elétricos, direção assistida, ar-condicionado e cruise control, e acabamento todo em couro claro, tipicamente americano – assim como os assentos mais largos e a transmissão automática de quatro marchas.

A suspensão foi levantada em 3,8 centímetros e pneus BF Goodrich Mud de medidas 285/75, calçando rodas de 16 polegadas que são réplicas da Pro Comp 69 Series, de 16 polegadas, o que dá à Tacoma ares que remetem à Toyota Hilux de de Marty McFly, ainda que esta seja branca e não tenha acessórios como rack de teto e santantônio.

tacoma-achado (11)tacoma-achado (7)tacoma-achado (8)tacoma-achado (9)tacoma-achado (10)

De acordo com o proprietário, todos os equipamentos do interior funcionam perfeitamente e toda a manutenção preventiva é realizada em dia, utilizando componentes importados dos EUA para mantê-la sempre próxima da originalidade. Dito isto, não é uma picape perfeita e impecável: Pedro a teve como daily driver de 2014 a 2016, e pequenas marcas de uso podem ser vistas por dentro e por fora da Tacoma, que agora é utilizada mais esporadicamente.

tacoma-achado (12)

Pedro ainda afirma que sua Toyota Tacoma acompanha o histórico de revisões e um pacote de peças de manutenção como fltros, buchas, juntas e pivôs.

Curtiu a picape e se interessou? É só clicar aqui para acessar o anúncio no GT40.com.br, com todos os detalhes e os contatos do vendedor!

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Um Honda Prelude muito inteiro, uma Ranger V6 toda original, um Punto T-Jet preparado e mais no GT40

Dalmo Hernandes

Um encontro só para Porsche com motor a ar: é o Luftgekühlt

Dalmo Hernandes

Alfa Romeo 4C Spider sem disfarces, VW cria aplicativo de telemetria para track days, Lamborghini Aventador em edição especial e mais!

Leonardo Contesini