Uma Marea Weekend Turbo infernal? Conheça o Project Cars #35

Paulo Alberto 2 maio, 2014 217
Uma Marea Weekend Turbo infernal? Conheça o Project Cars #35

Olá pessoal. Me chamo Paulo Alberto Júnior, sou empresário, doente por carros e motores nas horas vagas e, bem… esta é minha quarta tentativa de escrever sobre o meu projeto! Portanto, serei breve.

Sinceramente, não tenho certeza de onde vem minha paixão por carros, motores, preparação e afins – mas acredito que seja algo relacionado ao meu falecido pai. Infelizmente, não tive muito tempo de convivência com ele, mas uma das poucas recordações que tenho são as brincadeiras com um carrinho de rolimã de madeira bem completo, que tinha carenagem, freios e tudo mais. Talvez daí também tenha vindo a minha vontade de construir as coisas…

 

O carro e o passado

Meu primeiro carro turbinado foi um sedã Marea Turbo. Costumo dizer que há dois grupos de pessoas: os que amam o MT (iniciais do modelo) e os que odeiam – sendo que este último parece ser absurdamente maior. Adquiri este carro com pouco conhecimento de mecânica e nenhum de preparação: sabia apenas que ele era uma “bomba” e que seria necessário um dono cuidadoso e de um bolso farto. Eu só não preenchia o último requisito…

pc35-post01-foto0

Não há como não se apaixonar pelo ronco do Fivetech, pela colada no banco durante as aceleradas, e pelos olhares raivosos dos populares! Graças a ele aprendi profundamente sobre motores, injeções, preparação e tudo deste mundo graxeiro, além de fazer amigos do meio e participar do CDM (Clube do Marea). Foi com este carro também que perdi a noção da realidade. Tudo começou com um chip para 240 cv – que acabou levando ao óbito minha turbina, ainda original, com 120 mil km rodados. Mas meu sistema nervoso já estava viciado e entoxicado – precisava de mais cavalaria.

Foi então que veio a receita que me deixou feliz por muito tempo: turbo Biagio 56/58 mm, bicos de 60 lbs, embreagem e escapes dimensionados, sistema de injeção Megasquirt e blocante no diferencial. Isso me rendeu incríveis 450 cv no motor com 100% de DC nos bicos a 4 bar iniciais. A parte de baixo do motor era 100% original e ele resistiu por cerca de 10 mil km assim, girando 8 paus com frequência e deixando muitos outros carros para trás.

Em paralelo a isso, a brincadeira séria já havia começado: juntava as peças para o meu sonhado projeto capaz de acelerar com motos esportivas. A meta era atingir 750 cv na roda com preparação pesada, nível gringo. Mas minha felicidade foi interrompida por um tiozinho meio xarope que cruzou a minha preferencial – e com a perda do Marea, vendi 70% das peças e comecei a pensar em comprar uma moto estradeira e sossegar de vez.

Mas sabia que isso não iria acontecer. Em uma rápida viagem com um amigo especializado em acertar carros, principalmente Marea Turbo, tive a oportunidade de andar em uma perua de 600 hp. Não teve jeito: a toxina voltou de vez e uma semana depois estava com uma na minha garagem – é a perua da esquerda na foto abaixo. A da direita é a de 600 hp.

pc35-post01-foto5

 

A perua e o presente

Digamos que eu adquiri o sonho de todo apaixonado por Marea: uma Weekend Turbo na cor Vermelho Alpine, com teto solar, air bags laterais e bancos elétricos, super rara e de um dono bastante cuidadoso. Com isso, recomeça a saga de reunir as peças e executar o sonhado projeto. No meio disso tudo, conheço o tal do Track Day – e aí, meu amigo, ferrou de vez. A princípio, queria algo só voltado para rolling starts (puxadas realizadas com largada em movimento), velocidade final. Mas para fazer algo capaz de brincar em autódromo é necessária outra filosofia, outros componentes, é outro mundo. Apesar disso, alguns resquícios do antigo projeto restaram, como a vontade de passar dos 700 cv, ainda que isso não seja o melhor para o propósito. Mas enfim, estou fazendo um carro para mim e sei que dificilmente andarei junto dos ponteiros.

pc35-post01-foto1

pc35-post01-foto7

 

O que esperar?

Primeiro, torço que eu fique vivo – pois já tem gente querendo a minha cabeça. Explico: tudo que tornava meu carro raro caiu fora – bancos, air bags, teto solar, interior, etc. Só restou aquela bunda saliente da Weekend e a cor!

pc35-post01-foto8

O que temos? Suspensão coil over importada, BIG brakes da Wilwood com pinças de seis pistões na dianteira, barras estabilizadoras dianteira e traseira da Eibach, barras estruturais da Ultra Racing, rodas aro 18 Enkei RPF1 com pneus slick de 285 mm, buchas importadas, componentes forjados no motor com 2,5 litros, turbo roletado com rotor billet, sistema de nitro de última geração, injeção de competição, bancos e cintos homologados, sistema de cárter seco, roll cage, alívio de peso e mais centenas de detalhes e peças que tornariam este texto gigante. 99% da lista já adquirida, faltam apenas alguns detalhes para iniciarmos a montagem.

pc35-post01-foto9

O alívio vai ser feito com peças de fibra de carbono, em tudo aquilo que eu conseguir fazer, como portas, para-lamas, capô, tampa do porta-malas e, quem sabe, até o teto. Sim, vou botar a mão na massa – com conhecimento e ferramentas corretas não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. Mas isto é um assunto para um próximo capítulo.

Por fim, existe algo que torna o meu projeto único – a dica fica no nome do projeto: MWT Satan Q4.

pc35-post01-foto11

pc35-post01-foto12

A preparação tem muitos detalhes super interessantes, que irei destrinchar no próximo post! Até lá, amigos.

pc35-post01-fotomotor

Por Paulo Alberto, Project Cars #35

0pcdisclaimer2

  • Saulo

    4 bar de pressão numa turbina….750cv…caralho, maluco!
    Enfim, rola muita lenda urbana em cima do Marea, eu acho. Pra ter o carro, o cara tem mesmo que conhecer um pouco de mecânica e ser muito cuidadoso. Parabéns.

  • TwinSpark

    Lá vem bomba! kkkk

    Sério, que carro perfeito! Sem dúvida, a MW está no rol dos 10 carros mais lindos já feitos aqui.

  • Felipe Meneguette

    HAHAH

    • Tiago De Carvalho Leite

      Rapaz, pesada essa sua zueria.

      • Felipe Meneguette

        Esperando os mareeiros chorarem…

    • GSB
      • Gedson Junior

        Passa o tempo e eu ainda dou risada desse video asauhsuaahsushusauhsaus

        E o pior é q é verdade, meu pai fundiu o motor do Marea cortando giro desse jeito kkkkkkkkkkk

  • Paulinhowey

    Q4? É serio isso?? Tração integral mesmo?

    • Caio Henrique

      Ai a porra fica loca kkkk

    • Eduardo Mateus Klein

      Curioso pra saber de onde vai tirar essa Q4.

      • Julien Avril

        Alfa romeo 164, muito provavelmente.

        • Paulo Bazam Junior

          155 q4, na vdd! a 164 nao acha doadora fora do pais, e tbm nao encontro informaçoes precisa sobre, o cambio dela é um getrag australiano, kkk

    • Paulo Bazam Junior

      sim, tração integral!

      • Jwoll

        Eu espero que essa mulher de fases de faça feliz cara!

  • Felipe Morales Cipriano

    JESUS AMADO!
    ESSE PROJETO PRONTO…VAI SER SIMPLESMENTE PERFEITO!
    Sim cara, você é completamente maluco de ter feito isso numa week vermelha top, mas de verdade, sendo sensato.
    Se o carro original já era perfeito…o SATAN, dispensa comentários.
    Deixo aqui meus parabéns!

    • Paulo Bazam Junior

      muito obrigado cara =-D

  • KronosRR

    Só tem louco nessa bagaça… kkkkkkkkk

  • bgraf

    Esse não eh bolas de aço… esse eh BOLAS DE ADAMANTIUM ahauahshaish

  • Rapha Oliveira

    :O

  • Veio do inferno mesmo… !!!

  • thiagozaiden

    Ninguém te chama de Joselito por causa disso não? kkkkk

    Parabéns pelo projeto, vai ser uma cadeira elétrica bem divertida.

    • Paulo Bazam Junior

      só doente mesmo, rs

  • jhow_AsMartin

    P$#@ que pariu!

    Doideira man…boto fé!

  • XRS250

    Vai meter tração integral na Marea Weekend? parabéns e aliás a base de Marea/ Brava é a mesma base do Alfa 156 que tinha tração integral na Europa. eu acho que dá.

    • Diego

      Para segurar a cavalaria toda acho que precisa de tração mesmo.
      E mesmo assim acho que ainda lixa as quatro facil facil.

    • Eduardo Mateus Klein

      Pois é, existe o 164 Q4.

      • XRS250

        E o 155 também tinha versão Q4 que é tudo na mesma base.

      • Paulo Bazam Junior

        Sim, tem a 164 Q4, mas usa um getrag (n lembro se era trac ou trag) australiano, extremamente dificil conseguir um doador, até consegui o cambio (tenho fotos em casa) mas os diferenciais não se acha!

  • Pablo Valadão

    Tu tem alguns problemas mentais muito graves, esse carro vai ficar o demônio! Esperando a segunda parte da história, que por sinal, achei o projeto mais interessante até agora.

  • Marco Martelini
    • Goldman

      AHUAHUHAUHUAHUAHUAHU

  • Gustavo Paiva

    CA-RA-LHO!!! Que projeto foda! Pegou um carro com má fama mas potencial enorme, preparou um projeto insano, só com peça gringa e de primeira e desmanchou o carro sem dó (pro choro dos puristas…)! Cara, meu parabéns, merece meu total apoio!

    • Paulo Bazam Junior

      muito obrigado XD

  • Igoorq

    esse project vai ser mais polemico que mamilos

  • Luiz K. Jr

    Aposto que com o dinheiro dos upgrades se comprava uma boa moto esportiva, hahaha.
    Mas é isso aí, cada um com sua “loucura”. Boa sorte com o projeto, que te traga muitas alegrias.
    Minha pergunta fica: Existe pneu no mundo que aguenta 700 cv na roda de um FF? Acho um certo desperdício de potência, afinal, o acerto deve ser para Trackdays. Enfim, Boa sorte com o projeto!

    • Adam Lewis Charger

      Tração Integral, se eu entendi bem.

      • Dieki

        foi o que eu imaginei com o Q4.

        • Douglas Duarte da Silva

          Q4 é o que a fiat usa…

    • Marcelo Henrique

      Q4 = trazione integrale

  • Guilherme
    • KzR

      Kkkkkkkk fez todo sentido agora! hahaha
      Se bem me lembro, foi esse cara que “fivetechcou” um Coupé. Ficou animal.

  • Gustavo Aguilar

    Vai ser integral mesmo. O projeto mais top por enquanto. Desejo toda a sorte!

    • Paulo Bazam Junior

      muito obrigado cara

  • Juninho Bannwart

    Puta merda… pegou pesado hem xD hahahahaha Esse Fivetech vai assubia bonito. Ansioso para o segundo post.
    Abrçs

  • Alex Albino

    Eu tenho um MT e o que eu vejo é que a maioria das pessoas que falam mal do modelo nunca teve esse carro ao menos dirigiu um pra poder falar mal com propriedade.

    • Diego Louro

      Pois é… Aposto que vários sequer tem um carro…

      • Dieki

        tipo isso.

    • KzR

      É modismo sem fundamento. E claro que qualquer carro quebra sem os devidos cuidados. O maior problema do Marea foi exigir cultura de primeiro mundo num país onde boa parte dos mecânicos e donos estavam acostumados a manutenção de carros carburados ou de mulas de carga.

  • Alvaretts

    PERAAAA!!!
    Você mesmo vai FAZER as peças de FIBRA DE CARBONO ?!?!?!?!?!

    Troféu MÃO NA MASSA JOINHA pra você fera!!!!

    • lightness RS

      Não é algo taaao cabeludo, provavelmente ele não vai fazer com autoclave como se faz na indústria, provável q use as fibras compradas, resina e talvez uma prensa… Assim como tem as BAja e Fórmula SAE, nas universidades tmb tem as equipes do Aero, lá se trabalha com fibra tmb (mexi um pouco durante a faculdade) e é fácil ate, e se produz peças de alta resistência.

      • Dieki

        o baja da USFC usa peças de CFRP. Achei que fosse caríssimo, mas é como vc falou, em peças não estruturais é relativamente barato e substitui com alguma vantagem os paineis de alumínio.

        • lightness RS

          Que legal, quais peças eles usam?

          Na faculdade no inicio participei do baja, lembro q usavamos no painel , assoalho e o banco era moldado tmb, pro resto fugia um pouco do orçamento

          Já no aero no qual participei do 6° Semestre em diante , lembro q usávamos um sanduíche de fibra de carbono e madeira balsa, esse era o padrão de quase todos na época (nem imagino como esta hj), era a estrutura central da aeronave. E mesmo assim só era feito com fibra, resina e uma prensa, e algumas noites de trabalho hehe

        • Elton Ogg

          Barato a 220,00 o metro?

          • Dieki

            Como eu disse, relativamente. Afinal, estamos falando de um material supernobre.
            Subject: Re: New comment posted on Uma Marea Weekend Turbo infernal? Conheça o Project Cars #35

      • Alvaretts

        Tá louco véio, quantos aqui sonhariam com isso e não teriam condição nenhuma de técnica e de coragem pra fazer?
        >9000 pontos de fodasticidade pra ele.

        • lightness RS

          Bom, mas ele mesmo disse q não é um bicho de sete cabeças , confirma oq disse, e realmente não é mesmo kkk

          Tem q ter mais culhões pra fazer funilaria sozinho no carro do q pra fazer as peças em fibra de carbono

          • Alvaretts

            Eu achei mítico, se eu pudesse fazer, ia me achar o Vulcano/Hefasto do Flatout!

          • lightness RS

            Pra vc ter ideia de como é simples Alvaretts, olha esse vídeo.. É mais ou menos esse o processo q o dono do carro vai usar, mas ele também vai ter um saco a vácuo, pra tornar a peça melhor ainda, mas não é sempre necessário.

            obivamente precisa das ferramentes certas, mas pra trabalhar em metal também necessita, então… kk e tipo de fibra que tu vai usar também depende se vai pintar ou quer q a fibra apareça, o q também exige polimento!

            https://www.youtube.com/watch?v=Ybyh6Q9MBgE

    • Paulo Bazam Junior

      Sim, e pretendo postar um passo a passo do processo quando chegar a hora =D

    • Paulo Bazam Junior

      Sim, e pretendo postar um passo a passo do processo quando chegar a hora =D

      • Alvaretts

        Véio, minha admiração por essa empreitada é gigante!

    • bruno
  • Angelo_Jr

    O cara vai fazer peça de fibra de carbono e diz que não é rico…,

    • Eduardo Mateus Klein

      Pelo que entendi ele mesmo vai fazer, daí o preço deixa de ser impraticável pra “apenas” caro.

    • Eduardo Mateus Klein
      • Angelo_Jr

        ok, esse é outro nível de doidera, se for realmente dessa forma, a série 8 acaba de perder a posição de troço mais trabalhoso do PC!

        • lightness RS

          Esse é um dos métodos. Se ele quer só criar pecas de acabamento, é só moldar a folha da forma certa é aplicar a resina q a endurece, e deu.

          Para pecas mais resistentes começa a se usar prensas e dps autoclaves pra deixar o negocio perfeito.

          • Paulo Bazam Junior

            na verdade vou utilizar infusão a vácuo! A mesma técnica do vídeo!

    • Tiago De Carvalho Leite

      Se vc tivesse grana, não faria o mesmo? Eu faria, e não é legal ficar com inveja. Se ele vai comprar, vai fazer e como vai não importa.

      Boa sorte, sou um apaixonado por Marea (tenho um 2.4 original). Compartilho do seu sonho de um 2.5 turbo AWD. Parabéns.

    • lightness RS

      Não é preciso ser tao rico assim… COMPRAR as peças é caríssimo, fazer, nem tanto, um metro quadrado de fibra de carbono (quando é só a fibra básica) custa uns 250-300 reais (as vezes menos, as vezes mais), o custo vai ser a mao de obra dele mesmo, e existe vários modos de se fazer pecas de fibra, como não são pecas estruturais da pra usar os métodos mais básicos

      E bom , se o cara é rico, qual o problema? Acho q nenhum.

      • Angelo_Jr

        e onde compra fibra??

        • lightness RS

          Tem fornecedores por ai… Pra quem ta interessado mesmo, acha.

          Na minha época de faculdade no projeto do Aeromodelismo eu não fazia as compras, mas lembro do valor e do catalogo, Tinha todo jeito de fibras, vários tamanhos, treliçadas ( qua agientam tensões e dois sentidos), e de um sentido só.

          Dps é só comprar a resina certa e voilà, mãos a obra, e mascara pq o cheiro é terrível e te deixa chapadão kkkkkk

          • Douglas Duarte da Silva

            E pra curar???
            Me interessei por isso…mas especificamente por retrovisores de gol g5, fox, jetta…tem como fazer?

          • lightness RS

            tudo vai depender do tipo de resina q tu usar, para peças de acabamento, q não são estruturais q vão sofrer muito extresse e tem q ser PERFEITAS, não é preciso se utilizar auto-clave nem cura a quente, é só fazer o molde da peça que tu quer, colocar a fibra da maneira certa, a resina e deixar curando a temp. ambiente, dá pra deixar dois dias se se quiser, ai é só retirar do molde e realizar o acabamento pra ficar brilhoso daquele jeito (baita trabalho).

            pra se eliminar bolhas o ideal é usar sacos a vácuo, mas em peças pequenas como a capa dos retrovisores, aplicando a fibra com cuidado provavelmente não terá problema com bolhas.

            é como trabalhar com metais, exige paciência e os materiais corretos, e na minha opinião, exige menos habilidade

            olhe esse video , dá uma ideia do processo https://www.youtube.com/watch?v=Ybyh6Q9MBgE

          • Douglas Duarte da Silva

            Des de que eu vi uma cls 63 com retrovisores em carbono quero fazer igual

        • Dieki

          Acho que a 3m vende.

        • Fagner Moura

          Já vi até no mercado livre.

        • Paulo Bazam Junior

          Importada, sai barato comprando em quantidades

    • andretomaz

      Não é só por ser de carbono que se torna caro caro. Para fazer a peça em fibra de carbono, se vc viu os vídeos do canal Drive da Koenigsegg deve ter percebido como é manual e trabalhoso, tem a mão de obra especializada e o processo, tem vários processos wet, dry, com cura, sem cura, o tempo de cura, temperaturas e pressão, as resinas “polímeros”. Vc mesmo fazendo da para escolher um processo e resinas mais baratas. Se perde um pouco nas qualidades de peso e resistência, as vezes ficando mais em conta comprar de fibra de vidro. Mas não seria de carbono.

      http://www.youtube.com/watch?v=BwEA9ZSap9k

    • Paulo Bazam Junior

      Exato, não é preciso ser rico, apenas tempo, paciência, vontade de aprender, e claro, tudo tem um custo. Comecei vendo videos tutoriais no youtube. Decidi ir mais fundos, adiquiri 3 livros (enormes) aqui http://manualdeconstrucaodebarcos.com.br/?page_id=19! Excelente conteúdo, abrange desde iniciantes até profissionais experientes! Também ja tenho a bomba de vácuo e um reservatório de vácuo para começar a brincar

      • KzR

        Gostei de sua iniciativa. Os tais livros ensinam como se especializar na fabricação com a fibra?

    • Leonardo Brito

      Tem um projeto – não aqui – de um rapaz chamado Daniel que tá reconstruindo o Uno que foi da mãe dele pra colocar um motor 2.0 do Tempra.
      De tanto pesquisar o uso de fibra de carbono ele acabou até abrindo uma empresa própria pra isso.

      • Douglas Duarte da Silva

        Outro dia no YouTube vi um video de um golf mk3 todo em carbono

      • Marcos Amorim

        Daqui de Brasília. Cara muito gente boa e com um Uno muito forte.

        • Leonardo Brito

          Ficou pronto o Uno?

          Acompanhei a saga do carro numa postagem do Run4Fun… em termos da proverbial “paciência oriental” esse cara suplantou o Japão inteiro.

          • Marcos Amorim

            Se ficou pronto não sei, porque normalmente carros assim nunca ficam prontos, mas ele já está andando. E andando muito.
            Minha net não parece estar das melhores, mas já tem alguns vídeos dele no YouTube, só procurar pelos track days de Brasília.

  • arth_sr

    3 palavrinhas…
    you got balls

  • andretomaz

    Achei o post e o projeto fora do comum. Para ficar melhor era so postar a lista de peças, para o post não ficar muito grande poderia ser em uma nota no roda pé.
    Deve ter dado um pena depenar o MT, mas no fim vai compensar. Eu teria pego um bom de lata e com o motor em ordens, se já soubesse que seria desse nível logo do início.

    • Paulo Bazam Junior

      Sempre paro pra pensar nisso =(

  • Thiago Santana

    vai explodir

  • Skiegaard
    • Carlos Schneider

      Sou fã do Marea, mas foi inevitável rir com a imagem acima… Eu não teria coragem de “desmanchar” o carro, faria com outro mais simples…

      • Skiegaard

        pensei o msm qnd li, tipo ja q vai pro serrote, sem aproveitar nada poderia usar um Marea mais comum msm. A mas vai saber no fim ambos explodiriam msm. Vuash

    • KzR

      Atention! Release The Marea and walk away! It gonna blow everything in a 5 kilometer radius!!!

  • Diego Louro

    Impressionante a quantidade de haters que temos aqui…

  • lightness RS

    Big brakes <3

    amigo, qual o modelo dessa bomba de óleo?? É elétrica não? lindona!! Tenho sonhos com esses sistemas de cárter seco!

    • Paulo Bazam Junior

      Não, mecânica. Trata-se de uma Peterson R4 HV 5 estágios.

  • EuMeSmObYmYsElF

    projeto foda. mas só eu acho que se ia tirar tudo, não dava pra pegar uma Marea Turbo mais “básica” pra isso?

    • Miguel Osterroht

      Eu pensei o mesmo, mas tem dois pontos, o primeiro é que talvez ele teve essa idéia tão extrema depois de já ter comprado. O segundo e mais importante, que o pessoal ta esquecendo, é que além de ser uma versão rara, ele comprou esse caro porque o dono anterior era super cuidadoso, e isso é raro com Marea, e faz muita diferença tem um carro em excelente estado.

      • EuMeSmObYmYsElF

        se você leu o texto direitinho, viu que essa ideia vem desde o sedan preto… e essa tese do carro super conservado, quase tudo está sendo trocado.. então não faria tanta diferença..

      • Paulo Bazam Junior

        exatamente, a ideia de desmontar todo o carro e recortar tudo, foi depois de ja ter comprado!

  • Elias Soares

    Curti a bomba de óleo! Vai fazer sistema de carter seco? Sou louco para fazer isso no meu carro, só pelo fato de conseguir baixar o motor pelo menos 10CM, e descer bastante o CG do carro…

  • Fórmula Finesse

    Eu só andei em Marea original, Turbo e aspirado…chega a ser chocante ver um carro tão íntegro e bonito (as vermelhas são raras) desmontado a nível de plataforma..rsrsrs.
    Mas enfim, de todo modo, o carro está em boas mãos, alto investimento, grande preparo técnico, melhor assim do que morrer aos poucos nas mãos de gente que vai rebaixar até o talo para andar em asfalto e calçamento ruim, que socará o porta malas com alto falantes para tocar música invariavelmente de péssimo gosto, adesivos de fixa, chora boy por todos os lados, escape aberto, gasolina comum “pá economizá”…etc, etc. Boa sorte com o carrão!

    • Douglas Duarte da Silva

      O meu carro com certeza sera baixo(mas não ate o talo)…mas eu não curto som…acho bobagem…mesmo baixo vo investi em freios e itens de performance… Não sei pq esse preconceito… O que tem o cara fazer isso?…pessoal estigmatiza tudo…diz que é feio carro baixo, que isso e que aquilo…engraçado que em whorthesee geral anda assim e lá é bonito…aqui não?

      • Hamghzou

        O que ele esta falando é provavelmente os que cortam as molas “pá melhora a dinâmica do carro” que entalam em qualquer pedrinha maior que 2 cm

        • Douglas Duarte da Silva

          Quando esta muito baixo realmente é estranho…esconder rodas e tals…e essa de colocar som é uma idiotice imensa já que vai adicionar peso ao carro…o que é terrível…

          • Hamghzou

            Alem disso ainda incomoda qualquer um quando passa

  • Reginaldo Tenório

    Belo projeto. Gosto desses em que o pessoal chuta o balde, pega pesado mesmo.
    Ansioso para ver os próximos passos.

  • Raphael Zanetti

    Projetaço! Parabéns pela coragem!

    Ah, aos críticos: também acho judiação desmontar a raridade pra deixar fuçado, mas o Paulo pagou o que pediram e depois colocou o nome no documento… ou seja: faz dele o que quiser!

    • Marcelo Henrique

      Fato, o carro é dele e ele faz o que bem entende.

  • Goldman

    COROLHO!!

  • DVX__

    Sou um dos caras aqui que mais zoa o Marea, mas eu acho o design do carro bonito e sei que sua fama explodiu – sem trocadilho – muito em função de maus donos.

    Mas puta que pariu, esse carro vai ficar do caralho, só de ver a lista de equipamento e etc. Parabéns pelo bom gosto!

  • Leonardo Brito

    O Barata tinha que fazer uma sub-seção do Project Cars denominada “Voadora Edition” pra colocar essa e outras insanidades de grosso calibre.

    Porra… o cara já chega dando com os dois pés no peito… olha o naipe que essa rubra vai ficar depois de pronta.
    Parece que finalmente a saudosa versão de pista encontrou sua substituta espiritual.

    • Thiago Tatsch

      Penso a mesma coisa desde que reabriu as vagas para o PC. Ele poderia ser dividido em seções como por exemplo “Restauracao”, “Sleepers”, “Track Days cars”, “Swaps”, etc… Claro que tem casos extremos que envolvem tudo isso, mas seria bacana pra termos sempre todas as áreas representadas.

    • Paulo Bazam Junior

      Esse carro é referencia. Apesar de pouco divulgado, fez historia!

    • KzR

      Deveriam falar dessa Marea das mil milhas.
      Bela pintura e belas rodas.

    • Marcos Amorim

      Essa Weekend era linda, ainda lembro quando uma revista fez uma reportagem com ela (acho que era a AutoPower). Gostaria de saber o que foi feito desse carro, já que nunca mais encontrei alguma referência a respeito.

  • Lucas Oliveira

    rapaz, está/vai ficar brutal demais! e a sedã com 100% DC devia ser coisa de loco huaha devia ser da hora ela no talo!

    Parabens pelo empepnho, e ainda mais por fazer você mesmo!

    • Paulo Bazam Junior

      muito obrigado =D

    • KzR

      100% DC?

      • Lucas Oliveira

        é quando os bicos não pulsam mais, simplesmente ficam aberto direto hehe

        • KzR

          Compreendo, rsrs. Já vi um teste de vazão em uma máquina de limpeza de bico.

          Update: Agora que me toquei: 100% é pior que torneira vazando! Veyron feelings?

          Mas tem algum significado a sigla DC?

          • Lucas Oliveira

            opa, é duty cicle que é basicamente o tempo de abertura do bico ..
            esse site explica bem sobre, mas tá em inglês..
            http://docinjector.com/info1.htm

          • KzR

            Sim… dutycycle, conheço bem o que é. Só não tinha visto esta terminologia DC. Isso para mim sempre foi corrente contínua ou Depois de Cristo, rsrs

  • Q4 = tração integral?

    • Paulo Bazam Junior

      sim

      • KzR

        Cara, só um conselho: durma com um olho aberto porque pode crer que tem uma galera a sua caça! rsrs Eu me contorci todo quando vi que aquela rara perua ia ser aliviada e modificada. Poxa Paulo, passa para frente e pega outra! hahahaha

        Mas tá de parabéns pelo nível de insanidade. A Marea Hellfire vai ficar Suprema!

  • Jota Rossoni

    Bacana, ProjectCars sem horário definido para entrar no ar!!!

  • Igor

    much explosions, such engine, soo slow, wow !

  • Marcelo Henrique

    Q4 é tração integral e todos aqui entenderam o toque. Mas aí vem o grande X da questão, câmbio de Lancia Delta Integrale, 156 Q4 ou de algum outro carro com a capa seca do MT?
    E os semi eixos traseiros?

    • Paulo Bazam Junior

      Q4 é traçao integral sim! Vai ser retirado o drivetrain inteiro do doador! Os desafios são: Afastar motor cerca de 1,25cm. Tanque de combustivel cai fora, escape cai fora, cortar pedaço do carter (não vai ser um problema, meu carter vai ser seco) e um novo cardã. O resto é basicamente tirar de um, plugar em outro. Claro, tem toda a questão no reforço das engrenagens e diferencias. Visco Drive sinceramente ainda não sei o que fazer, no maximo faço como fazem no 3000gt, soldam tudo!

  • Vitor Augusto Pança

    Só há uma frase que posso dizer:
    Eita porra!
    kkkkkkkk Essa MT vai ser show.

  • André Avancini

    Ter dinheiro deve ser bom demais…

    • Vitor Augusto Pança

      Né.

  • Elder Júnio

    Que isso, vou juntar as minhas coisas que os caras aqui não sabem brincar….
    Credo… Vais ser o bicho sobre rodas….

  • Eduardo Z. Novelletto

    dahora cara! parabens pela coragem e pelo empenho! mais um carro top pra caralho de joinville no PC!

  • Douglas Duarte da Silva

    Quando esse carro era fabricado eu insistia pro meu pai comprar…pqp era a nave da época…
    Belo projeto mano…track day é meu sonho

  • Douglas Lemos

    Parabéns pela coragem… Se eu tivesse achado uma Weekend alpine com teto, sidebags e bancos elétricos, JAMAIS teria coragem de mexer no carro. Por um momento quis dizer que tu és um herege. Mas ao final de tudo… Cheguei a uma conclusão: QUANTA CORAGEM! hahaha Parabéns pelo projeto!

    • brunobaccinc

      Eu também não teria coragem nenhuma! Agora uma observação: essa tua fotinho de avatar é no Beira Rio? Porra, comé que tu ta de camisa tricolor no meu Gigante?

      [Edit]: Não, não é no Bêra, ainda bem… hahahaha

      • Douglas Lemos

        É no Mané Garrincha! hahahaha

        • Marcos Amorim

          Eu ainda não entrei no Mané Garrincha pós reforma, mas por fora conseguiram deixá-lo mais feio do que poderia imaginar. Está parecendo um filtro de ar AP gigante.

    • vifish

      Idem, jamais mexeria em uma raridade dessa, se ia deixar o carro pelado, pegava uma marea weekend turbo qualquer e já era, só que não…

  • Alessandro Duarte Pittigliani

    pornografia a essa hora amigo!

    • Leeh Souza

      Pornografia! #euapoio

  • Thiago Morais

    Caramba, coragem e insanidade eim kkkkk

    Obs: Só acho que com a quantidade de PC que temos poderia rolar uns 2 por dia

    • Douglas Duarte da Silva

      Concordo com vc e poderiam ser maiores pra ter mais detalhes

    • KzR

      Já estava meio que rolando dois por dia. Agora com a quantidade, bem fácil que seja. Mas não se esqueça que leva tempo para por as ideias no lugar, escrever claro e sucintamente, sem falar da parte da edição. Mas no fim, a espera vale a pena, =D

      • Marcos Amorim

        Para quem está enrolado com outras coisas para resolver, é melhor esperar um tempo livre para fazer o texto. Uma coisa é comentar aqui, outra é fazer um texto extenso, resumindo um monte de coisas e com dados técnicos.

        • KzR

          Certamente. Se até para responder alguns comentários as vezes dá trabalho e consome tempo, o que dirá um post que tem estar padronizado, sucinto e descritivo? E você falou outro detalhe importante: quem escreve tem milhares de outras coisas para fazer.

  • Barba

    ISSO VAI FICA BÃO HEIN ?

  • Leonardo Fournier

    projeto sangue nos olhos.. agressivaço…

  • Luiz Fernando Lopes Oliveira

    Cara, na boa… eu não sei se eu rio pelo teu nivel ultrafodastico de preparação ou se eu choro por ver uma belezura dessas depenada. Andar nela é algo realmente sem igual, e já tivemos uma MWT com essas características, vermelha alpine, mas foi roubada

  • Fernando Oliveira Lopes

    Meu chapa, essa MT vai ter potência pra te levar a outra dimensão!
    Parabéns pelo projeto!

  • Fernando Oliveira Lopes

    Minha definição sobre este projeto:

  • Adilson Pedro Scheid

    Projeto interessante! vai resolver quase todos os problemas da MWT com sacadas inteligentes! veremos como ela vai se sair no final!

  • Fabiano Do Prado

    Falam do fivetech não dura muito, mas não dura porque 90% dos donos não dão o tratamento necessário para a mecânica. Vemos nesse projeto que o dono sabe o que faz e que o motor vai receber uma preparação e que vai estar apto para tal (peças forjadas). No aguardo do próximo capitulo.

    • Marcelo Henrique

      Um dos motivos para não durar é a falta de manutenção mesmo, se vacilar quebra mesmo.
      Outro motivo de quebrar é modificar qualquer coisa do carro sem critério, e como já sabemos a o custo para reparar é alto.

  • Lucas Tadeu

    Cara videos e fotos plzzzz

  • Leeh Souza

    Seria um prazer tomar pau de um MT desse!

  • Felipe Albuquerque de Almeida

    Que projeto incrível, top demais… tenho pena das motocas hehehe

    Vai poder dar pau em quem ele quiser e na volta passar no mercado pra fazer o rancho 😉

  • Marcos Amorim

    De um dono “sem bolso farto” no primeiro Marea para alguém que achou petróleo no quintal com essa Weekend.
    Até que concordo com quem quer a sua cabeça por depenar esse carro, afinal é uma raridade. Só não me incomoda tanto porque aparentemente ela não tinha o interior naquele bizarro tecido azul da Fiat, que a maioria detesta mas que por algum motivo eu gosto.
    E fiquei com duas dúvidas em relação à bomba de óleo: qual marca e se realmente são necessários tanto estágios? Porque pelo tamanho parece que o reservatório vai ter uns dez litros.

    • Marcelo Henrique

      Aquele tecido pode ser meio estranho mas é mais confortável do que um couro sintético.

    • KzR

      Esse tecido está presente nas Turbos da primeira leva? Porque se bem me lembro, só vi Mareas com banco de couro.

      Eu me contorci todo com o praticado naquele modelo raro. Independente de se ter banco de tecido ou couro. E olha que nem sou muito da turma do frisinho. Mas tem um lado meu que gosta bastante da preservação da originalidade. Ainda mais de raridades.

      • Marcos Amorim

        Agora bateu a dúvida se tinha na primeira leva. Lembro que o último que vi com ele foi um sedan vermelho, mas já tinha as lanternas traseiras de Lancia. Muita gente acha a combinação estranha – e é mesmo – mas eu gosto.

        • KzR

          Gosto as vezes não se escolhe. Ele escolhe você.
          Você tem uma foto que descreva melhor esse tecido?

  • Vinicius Reis

    Não tenho comentado nos PC mas esse nao podia deixar passar, e só digo uma coisa: insano.

  • felipereira

    Grana, muita grana e muita loucura na cabeça!! Ahuhuahua

    • Carlos Campos

      E alienígenas kkkkkk

  • Carlos Souza

    “sabia apenas que ele era uma “bomba” e que seria necessário um dono cuidadoso e de um bolso farto. Eu só não preenchia o último requisito…” kkkkkkkkkkkkkkkkk isso foi piada so pode!

  • Rodrigo Sublime

    CDM em peso… Fechou com chave de ouro… Eu, Diego e agora o mais top… Paulo, tu sabe sempre na força pra que o projeto continue… Abç

    Ah… Para o alto e avante… 1000cv na roda

    • KzR

      Parodiando uma frase do antigo V&F:
      “Aí, essa Marea Perua tem potência suficiente para sair do planeta!”

  • ThiagoVerdona

    Sr Paulo Bazam!!!!
    Monstruoso o teu projeto eim….. Achei até que tivesse abortado, quando vi os anúncios no CDM. Mais pelo jeito a coisa vai beeeeeem!! hehe
    Ansioso pelos próximos episódios. Vc mesmo vai montar o carro ?

  • Armando

    topíssimo! tô pegando um golf 1.8T 20v e é uma canhãozinho tb!!

    • KzR

      150cv ou 180cv?

      • Gabriel de Oliveira

        Tomara que seja o 150.. acelerador à cabo.. e normalmente mais barato.

        • Armando

          era o 180 2004. mas desisti. tava com problema demais. fim do ano eu decido qual modelo pegar.

        • KzR

          O 180 tem acelerador eletrônico?! Noooo!!!

          Eu escolheria o 150 pela praticidade e boa civilidade. Se fosse para aloprar mesmo, 180!

  • KzR

    Hoje vou rezar para que ainda se encontrem num futuro próximo ou relativamente não tão distante que Mareas Weekend Turbo em bom/ótimo estado de conservação e por preços razoáveis/coerentes. Principalmente as da primeira leva, de câmbio mais longo.

    Esse vírus de preparação de fivetechs está atingindo níveis alarmantes. Iniciar processo de contenção!

    • Gabriel de Oliveira

      Falha no processo de contenção! Run!

      • KzR

        Para onde? Marte? Ou instalações subterrâneas da Umbrella Corporation? kkkkkkkk

        • Gabriel de Oliveira

          Sei lá, vei. Só corre no lado oposto da Marea. Se der, embarca aqui no AP 3kilimei e apontamos pra longe. Problema é se o AP racha no meio também, ai vamo se abraça porque fudeu tudo.

          • KzR

            Right! Fugir direto pro AP Turbão, hahahaha
            Em termos de doses cavalares, pra ambos o céu é o limite, mas ao menos os AP’s, por mínimo, quebram menos.

            Só que da turma da VAG, só correria para o 1.8T 20V (adoro esse motor).

          • Gabriel de Oliveira

            E se eu te falar que final desse ano/começo do ano que vem esse 1.8 20v T vai estar dentro do capo da minha Sava?

            Girando 8500, máx de 450cv na roda com 1.7 Bar!

            Quem sabe não tenho a chance de entrar pros Project Cars? Vamos ver!

          • KzR

            Aí sim eu curti! Girador, poderoso e pressurizado! Tem chances sim de ser um PC.

            Por curiosidade, quantos Bar essa maravilha de motor pode aguentar sem forjar e forjando?

  • Jorge Alberto

    Na boa…. “detonar” um carro raro, eh tirar a oportunidade de quem o procura…….

    tanta marea SW turbo “comum” por ai para realizar esse projeto………………………

    • Elton Cesar Malfatti

      A ideia do projeto é muito boa, eu prefiro um carro pra track do que pra arrancada. Mas enquanto li o mesmo, pensei exatamente a mesma coisa. Uma MWT rara assim deveria ser mantida o mais original possível, no máximo um chipzinho e uma suspensão esportiva.

      • Douglas Augsten

        Concordo!

    • Thiago Toledo

      também pensei igual a vc, até procurei no site do webmotores, mais é raro achar Marea W. Turbo Vermelha… não achei nenhuma, e são as mais lindas.. no meu ponto de vista, essa MWT deveria estar totalmente original, com o mais cuidadoso dono, no maximo um suspensao ou chip.
      penso que ele poderia ter pegado algum outro marea turbo, desses menos raros, e que nao tivesse em estado tao bom de conservação, já que vai mudar tudo.

  • Viscardi

    A zuera nunca acaba!

    • Pedro Augusto Geraldes

      O FireTech Turbo é 2 litros, o 2.4 é IncêndioTech aspirado mesmo!

  • victor teixeira

    dorme de olho aberto fdp…
    vou cortar a sua cabeça
    hahahahahha

  • Youri Sousa

    Queria ter só metade do dinheiro dos donos de projeto que falam que não tem dinheiro… pra montar um projeto meu tb!

    • felipereira

      Na internet quem diz que tem pouco dinheiro, é rico, quem diz ter muito geralmente são os pobres pa caralho…não faz sentido mas…kkkkk

  • Paulo Roberto Silva Santos

    Money, get away
    Get a good job with more pay and you’re okay
    Money, it’s a gas
    Grab that cash with both hands and make a stash
    New car, caviar, four star daydream
    Think I’ll buy me MAREA TURBO.

    … I’m in the high-fidelity first class travelling set
    And I think I need a MOTOR NOVO

    • Rodrigo Padula

      HAHAAHAHAH
      Eu li cantando…
      https://www.youtube.com/watch?v=JkhX5W7JoWI

      • Marcos Amorim

        Eu fiz a mesma coisa.

        • Paulo Roberto Silva Santos

          Impossível n sair cantando haha, e mais ainda n cantarolar a linha do baixo

  • Renato Peralva

    A única coisa que não me agrada nisso tudo é o Nitro… Para mim, um carro que tem X potência máxima, deve ter X potência em qualquer hora, e não ser “esgotável”. Mas claro, não sou eu quem decido isso. E nunca andei em um carro com nitro para saber como realmente é, então posso estar falando -muita- besteira.

    • Dizem que é como o texto “once you go black, you never go back…” ou seja, se você sentir, você pira, hahahaha. Eu tb nunca tive esta experiência, porém conhecidos dizem que é coisa fina, e tem vontade de por pra foder tb…

  • DJUNIOR

    750 cv no Fivetech… Que deve ser 1/4 do que um AP treiskilimei gera na roda ashuhsuahusahuasuhasuhsausahas
    E eu aqui pensando que aquele Tempra V6 já era fora da casinha, aí tu aparece com esse Marea hehehehehehe
    Parabéns pela insanidade e cuidado com o Mareeiros que querem o seu couro por ter feito isso na bichinha hehehehehe 😀

    • 1/4? Se o equipamento para o APzão for da Fullpower, a Marea fica com 1/99999999.

    • Jose Marques

      treiskilimei é um mito!

  • LMSCWB

    Insano

  • xineis

    Poxa, as peças todas importasdas e diz que tem pouco dinheiro…

  • Scarified_8

    Essa MWT vai engolir os apzão pela turbina!

  • WagnerSCS

    Cara, que projeto insano!
    Mas que pelo menos você tenha guardado as peças originais. Vai que…
    Fora isso, parabéns pela empreitada e pela coragem.

  • EuMeSmObYmYsElF

    dúvida: dá pra fazer o sistema de carter seco em qualquer motor?

    • Marcos Fortes

      queria saber isso tb..

  • Thiago Toledo

    que dó, que dó…rs
    é tão Rara essa Marea W. Turbo vermelha, até procurei no site do webmotores, mais é raro
    achar Marea W. Turbo Vermelha… não achei nenhuma, e são as mais
    lindas.. no meu ponto de vista, essa MWT deveria estar totalmente
    original, com o mais cuidadoso dono, no maximo um suspensao ou chip.
    penso
    que ele poderia ter pegado algum outro marea turbo, desses menos raros,
    e que nao tivesse em estado tao bom de conservação, já que vai mudar
    tudo.

    • Cara, é o sonho dele… não existe limite e regras para isso, apesar de ser doloroso, temos de compreender…

  • Hanks F. Costa

    Q4!!!!! OMFG!!!

  • Guest

    INSANIDADE, MALUCO, hauahuahauhua!
    Mas o carro vai ficar do caralho. Me desculpem a pergunta, mas do que se trata o tal Q4?

  • AstolphoGM6

    O Q4 seria o sistema de tração integral que o Alfa 164 Quadrifoglio 4, vulgo Q4???

    Cara, Vc é Muito Doido! kkkkkkkk

  • Fernando Naccari

    Doído é ver posts como esse e saber que terei que vender minha Marea por falta de grana… amo o carro, mas quando a palavra CASAMENTO entra na jogada, aí fica difícil…( http://www.webmotors.com.br/comprar/fiat/marea/2-4-mpi-hlx-weekend-20v-gasolina-4p-manual/4-portas/2001-2002/11823457

  • Denys Rafael Dalmolim

    Tenho medo quando vejo essas coisas azuis… hauahuaha