FlatOut!
Image default
Notícias Zero a 300

Uma nova Ferrari em setembro, Corvette C8 flagrado, um raro Lancer Evo VII no Brasil e as novidades da semana no FlatOut e no YouTube do FlatOut!

Passou a semana acompanhando o debate político e esqueceu do universo automobilístico? Ficou fazendo hora-extra e chegou quebrado em casa? Não se preocupe: estamos de volta com nosso resumo da semana, para você ficar por dentro de tudo o que rolou ao longo dos últimos sete dias.

Diferentemente da seleção que fazíamos em 2014, desta vez teremos um resumo das notícias mais importantes, seguido pelos posts especiais do site e pelos lançamentos em nosso canal. Vamos nessa?

 

Novo modelo especial limitado da Ferrari

a7e02675-ferrari-f176-teaser-768x432

Nesta semana a Ferrari apareceu com uma surpresa: um modelo especial produzido em série limitada. A notícia foi revelada pelo “vazamento” de um teaser publicado em uma área do site oficial da Ferrari restrita a clientes, acessível somente com login e senha. O teaser mostra apenas uma imagem abstrata que remete a um speedster/barchetta, com o título “Icona Ferrari” (“ícone Ferrari” em italiano) e uma data (17 de setembro) que se refere à apresentação do carro. O nome do arquivo da imagem traz uma pista sobre o código interno do carro, F176. E isso é tudo o que se sabe por ora.

ff09_r103_01

Pesquisando mais a respeito, soube que o carro será baseado na 812 Superfast e que deverá se chamar 812 Monza. O estilo do carro será inspirado na Testa Rossa “Pontoon” de 1958, e ele não foi flagrado em testes até hoje porque foi caracterizado como um Mercedes SLR Stirling Moss. Serão feitas 200 unidades, todas já reservadas a clientes selecionados pela própria Ferrari, sem envolvimento de concessionários para preservar o segredo. Aliás, consta que somente os funcionários envolvidos no desenvolvimento e na produção do carro tiveram acesso às informações — nem mesmo os demais funcionários da Ferrari sabem algo a respeito.

 

Aulas noturnas de habilitação deixam de ser obrigatórias devido ao risco de assaltos

noticia_53169

As aulas noturnas de direção deixarão de ser obrigatórias e passarão a ser optativas em todo o Brasil. A decisão partiu do Detran do Rio de Janeiro e foi motivada por um movimento de instrutores de trânsito da cidade do Rio de Janeiro contrários às aulas noturnas — que devem acontecer entre 18h e 22h — devido à vulnerabilidade a assaltos. O diretor do Denatran, Maurício Alves, afirmou que em breve será expedida uma deliberação para que as aulas noturnas se tornem facultativas no Brasil. Enquanto isso, o Projeto de Lei 2056/11 será votado para revogar definitivamente a  obrigatoriedade das aulas noturnas de direção em todo o país.

 

Citroën Berlingo de volta ao Brasil aos 22 anos

20180802114400285056e

Apesar da idade avançada do Citroën Berlingo (o modelo foi lançado em 1996!), a Citroën decidiu relançar o modelo como opção no segmento dos comerciais leves, atualmente ocupado apenas pelo Fiat Fiorino, Renault Kangoo e Peugeot Partner. O Berlingo chega na mesma versão furgão do Peugeot Partner, com as mesmas dimensões, porta lateral no lado direito, capacidade de carga e motorização (1.6 16v de 122 cv). O a lista de equipamentos também é idêntica para os dois carros — travas elétricas, painel digital com computador de bordo, ar-condicionado e shift light — bem como os R$ 65.000 cobrados pelo modelo.

 

Daniel Ricciardo trocará Red Bull por Renault em 2019

1cfe33fa-daniel-ricciardo-renault-1

O piloto australiano Daniel Ricciardo surpreendeu a Fórmula 1 ao anunciar que deixará a Red Bull Racing no final desta temporada. Ele assinou um contrato de dois anos com a Renault, onde será companheiro do alemão Nico Hulkenberg. Em uma nota divulgada à imprensa, Ricciardo disse que, com a mudança para a Renault, espera sair do pelotão intermediário para voltar a brigar por vitórias. “Foi uma das decisões mais difíceis que já tomei em minha carreira, mas acho que é hora de renovar e encarar um novo desafio”, comentou. Acredita-se que a mudança dos motores Renault pelos Honda na RBR tenha influenciado a decisão.

 

Volkswagen confirmou T-Cross para o início de 2019

volkswagen-t-cross-tera-bancos-traseiros-divididos-que-podem-ser-rebatidos-1533842924882_v2_1170x540

A Volkswagen divulgou um novo teaser do crossover T-Cross, com detalhes da traseira e confirmou que ele será lançado no primeiro semestre de 2019. Segundo a Volkswagen, o crossover está com o desenvolvimento avançado e em “alta velocidade” e deverá ser apresentado no Salão do Automóvel em novembro. Como já sabemos há algum tempo, o T-Cross nacional será sutilmente mais longo que o modelo europeu pois terá o mesmo entre-eixos do Virtus (2,65m) e deverá ser equipado somente com os motores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv.

 

Corvette C8.R flagrado revela detalhes aerodinâmicos

uyeab06wb769hbvdzhuv

Nesta semana vimos as primeiras fotos do Corvette C8.R em ação e com pouca camuflagem durante testes em Road America — o que permitiu que conhecêssemos os detalhes da aerodinâmica do modelo. Os flagras foram feitos por praticamente todos os sites americanos, entre eles a Road & Track e o Jalopnik, de onde tiramos as fotos que ilustram esta nota. A camuflagem adesivada permite vermos os detalhes aerodinâmicos e um pouco mais do design do Vette.

tnjjcalklep4exbudhgo

Na dianteira, por exemplo, note que ele não tem o escoamento no capô como o Ford GT, mas adota dois pequenos respiros próximos à base do para-brisa. O escoamento das caixas de roda dianteiras é até mais discreto que o respiro dos Corvette C7 mais radicais como o ZR1 e Z06.

c8r-008-copy-1533838749

Na lateral, os dutos de admissão para o cofre são surpreendentemente baixos e pequenos se comparados com o V do Ford GT ou do Honda/Acura NSX (dois de seus rivais no campeonato da IMSA), o que mantém o deck traseiro mais plano e fluido, sem interferências no fluxo aerodinâmico que chega à asa.

c7r-to-c8r-comparo-mp-1-1533849139

Ainda é cedo para dizer se ele será facilmente identificável como um Corvette, mas a silhueta de perfil de ambos é muito parecida, especialmente no ângulo entre o para-brisa e o teto, fazendo parecer que somente o habitáculo foi sutilmente deslocado para a dianteira, encurtando o capô e alongando a cauda do carro.

 

Toyota RAV4 registrado no Brasil

toyota-rav4-2019-inpi2

A Toyota registrou neste semana a nova geração do Rav 4 no Brasil. O modelo teve seu registro solicitado no final de abril e concedido na terça-feira (7), mas ainda deverá levar algum tempo para chegar ao país já que sequer começou a ser vendido lá fora.

toyota-rav4-2019-inpi

Nesta nova geração o Rav4 será equipado por um motor 2.5 de quatro cilindros nos EUA, mas deverá receber o futuro 2.0 de injeção direta do Corolla quando der as caras por aqui devido ao obsoleto método de cálculo do IPI, baseado no deslocamento do motor.

toyota-rav4-2019-inpi3

As vendas no exterior começam no início de 2019, o que significa que ele poderá chegar ao Brasil no segundo semestre do ano que vem.

 

As novidades do nosso YouTube

Os erros mais típicos de pilotagem no track day – parte 1 | FlatOut Driving Academy

Se você ainda não assinou o canal do FlatOut, clique aqui e o faça agora mesmo! Aproveite e acione o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem ao ar

No vídeo desta semana do FlatOut Driving Academy, filmado no campo de provas Haras Tuiuti, mostramos a primeira parte dos erros mais típicos de pilotagem nos track days. Acompanhado da descrição técnica dos erros, mostramos também a forma correta de se fazer. Assista com calma e reflita se eventualmente você não está cometendo um destes erros sem perceber na pista!

 

FlatOut Midnight | Lancer Evolution 7 preparado para track days acelera na noite de SP

A Mitsubishi vinha de quatro títulos mundiais consecutivos conquistados com Tommi Makinen quando tomou a sábia decisão de mudar o foco do LanEvo: a partir daquele ponto, o Evo VII nasceria com uma proposta muito mais voltada para o asfalto. E assim nasceu o mito famoso nos touges, desafios de hot laps em Tsukuba e Suzuka e, claro, muito conhecido pela participação no filme +Velozes +Furiosos e em uma série de games, em especial a franquia Gran Turismo. No Brasil existem apenas 11 unidades do Evolution 7 e nós conhecemos os detalhes de preparação e a história de uma delas no FlatOut Midnight desta semana.

 

Especiais do FlatOut

Bertone_Porsche_911_1966

Contamos a história o 911 Bertone Spider, um protótipo feito para convencer a Porsche de que havia mercado para uma versão conversível do 911. Não erramos a foto não. Este aí acima é mesmo um Porsche 911. Leia a história aqui.

 

1a63e721-lotus-elisa-artioli-02

Você certamente já percebeu que o Lotus Elise o mesmo nome feminino que popularizou a Bagatela nº 25 em Lá menor de Ludwig Von Beethoven. O que você talvez não saiba é que o nome do esportivo britânico foi inspirado em uma mulher real. Na verdade, uma garota homenageada por seu avô, mais ou menos como a srta. Mercedes Jellinek. Leia a história aqui.

 

ad-personam-header

Em determinado momento, as fabricantes de modelos esportivos e de luxo perceberam que a personalização era um nicho com um potencial enorme não apenas para faturar mais, mas também para atrair clientes em busca de algo exclusivo. E foi assim que surgiram os programas oficiais de customização… que conhecemos neste post.

 

silcia-1

Depois de contarmos a história de Elisa Artioli, a garota que emprestou seu nome ao Lotus Elise, nos perguntamos quais outros carros têm nome de gente. As respostas estão neste post e neste post.

 

e4af9d45ce9f7f2a0c911e46f78a77d9-620x414

Um Viper preparado pela McLaren? Sim! Mas não a McLaren que conhecemos, fabricante do F1 e do P1, e sim a McLaren americana. Ah, você não sabia que existe mais de uma McLaren? Então você precisa mesmo ler este post do Viper McLaren para entender a história.

 

38703308_2000852389964841_7331765936006889472_n-e1533764601422-620x349

À primeira vista parece um bólido do Grupo C, categoria de protótipos criada pela FIA para provas de longa duração que foi introduzida pela FIA em 1982 e deu origem a verdadeiros ícones como os Porsche 956 e 962, o Mazda 787B e o Jaguar XJR-8, só para citar três. Há poucos registros visuais do carro e ainda menos informações circulando por aí, mas nos últimos dias veio a público sua história. Quer dizer, parte dela. Mas, acredite, já é interessante o suficiente.

 

MeusMustang

A Ford fez 10 milhões de Mustang, e eles tiveram centenas de versões diferentes. Neste post, eu (Leo) escolhi os cinco Mustang de todos os tempos que teria em minha garagem dos sonhos. Se você não leu, dê uma olhada na lista e deixe suas sugestões!

 

Al-de-quatro

Quando a Lancia, a Peugeot e a Renault apareceram com seus bólidos de motor central-traseiro no WRC, eles reduziram o Audi Quattro a coadjuvante no mundial. Para resolver isso, os engenheiros da Audi Sport tentaram fazer um Quattro de motor central-traseiro por baixo dos panos… e por isso o carro foi destruído pelos chefes da Volkswagen. Leia a história aqui.

 

autowp.ru_maserati_barchetta_corsa_2

Quando falamos dos esportivos dos anos 1990, raramente os Maserati são lembrados. Parte disso é porque os esportivos da marca nesta época eram mesmo esquecíveis. Mas parte também porque alguns deles nem chegaram a ser conhecidos. É o caso do Maserati Barchetta, um spider/barchetta de corrida que ganhou uma versão de rua depois que sua categoria monomarca acabou mal-sucedida. Leia aqui.

 

Tem novidade na loja também!

carrossel-civic-generations-1140x448

Clique na imagem para visitar a loja!

Neste mês estamos com o primeiro de vários lançamentos que teremos neste segundo semestre: a camiseta Civic Generations, uma tripla homenagem ao Civic Si FA5 Mugen, EG6 Spoon e EK7 Type-R Spoon — três dos melhores representantes da era aspirada dos Civic esportivos.

Lançamos esta camiseta no Civic Nation em agosto de 2018 e agora ela está disponível para todos! Além disso, fizemos uma grande reposição de estoque e estamos torrando alguns modelos que serão descontinuados: Boss 1988, Type Slate Grey e Type Scooby Blue – acelere!