A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

V12 in da haus: a história do Série 8 e do protótipo secreto do primeiro M8

Pense num cupê com motor V12 e centenas de cavalos de potência, mas sem a pretensão de ser um esportivo. Imagine um carro que, em vez da agressividade visual gratuita, escolheu a performance elegante acima de tudo. Ao contrário de supermáquinas, que se sentem mais à vontade em pistas de corrida, e mesmo dos BMW da série M, que priorizam a adrenalina e a relação quase áspera entre o asfalto e seus motoristas, a série 8 foi feita para longas e confortáveis jornadas. Com um desses, você se sente capaz de cruzar os cinco continentes antes do pôr-do-sol, em velocidade transônica, sem amassar a roupa, sem dores nas costas — e com bastante espaço para bagagem. Esta história começou no início dos anos 80, quando a primeira geração dos cupês Série 6 estava perdendo fôlego na briga com adversários recém atualizados como Porsche 928 e Mercedes SL. Em 1984, os engenheiros bávaros começaram a trabalhar no projeto E31, o primeiro BMW desenvolvido em CAD. O resultado foi um cupê d

Matérias relacionadas

Por que o preço da gasolina no Brasil não diminuiu com a queda do petróleo?

Leonardo Contesini

Adicione leveza: os exemplos mais radicais de redução de peso nos carros

Leonardo Contesini

Os carros mais legais para comprar gastando entre R$ 35 mil e R$ 45 mil

Dalmo Hernandes