A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Salão do Automóvel de SP

Veloster Turbo e HB20 R-Spec: Hyundai aposta na esportividade no Salão do Automóvel

Com o HB20, em 2012, a Hyundai conseguiu revolucionar o segmento dos carros populares. Um ano antes, a marca coreana trazia o Veloster que tinha um visual bastante arrojado e um motor que não estava exatamente à altura, e por isso deixou de ser importado em fevereiro deste ano. Mas o que estes dois carros têm em comum fora o óbvio emblema na dianteira? Ambos são os destaques do estande da Hyundai no Salão do Automóvel, com o HB20 R-Spec e o Veloster Turbo. Sim, Veloster Turbo!

Com o sobrenome nome emprestado das versões esportivas dos Hyundai lá fora, o conceito HB20 R-Spec é um exercício de design para testar a receptividade do público às alterações estéticas no HB20 que todos conhecem — dependendo da reação, elas poderão ser aplicadas em uma futura reestilização no compacto nacional.

salaosp-barata-hyundai-3

Mas de que estamos falando, exatamente? As modificações, propostas pelo estúdio de design da Hyundai na Coreia do Sul, de cara trazem uma nova grade hexagonal e generosas entradas de ar no para-choque redesenhado. Os faróis trazem novos elementos internos, bem como as lanternas traseiras, e o para-choque traseiro também recebeu um novo desenho e saídas de ar que nos parecem fortemente influenciados pelo design alemão.

salaosp-barata-hyundai-5 salaosp-barata-hyundai-2

salaosp-barata-hyundai-1

A carroceria é pintada na inédita tonalidade azul Heaven, com detalhes em prata e pinças de freio vermelhas. As rodas são de 17 polegadas, e o efeito visual que elas causam é complementado pela suspensão ligeiramente rebaixada e os para-lamas alargados. O interior também traz detalhes azuis — nas costuras dos bancos e volante e na iluminação do painel. Bancos e laterais das portas são revestidos em couro e Alcantara, enquanto o volante tem a base achatada e traz a inscrição “Sport”.

salaosp-barata-hyundai-6

Agora, se o apelo do HB20 R-Spec é puramente estético, o Veloster Turbo veio se apresentar oficialmente aos entusiastas brasileiros. Sim, entusiastas, porque a Hyundai já disse que vai voltar a importar o hatch de três portas no segundo semestre de 2015. Mas, desta vez, o foco é outro: enfrentar nomes do calibre de VW Golf GTI e Honda Civic Si.

salaosp-barata-hyundai-7

Sua arma é o motor 1.6 16v da família Gamma equipado com injeção direta de combustível, turbocompressor e intercooler, acoplado a uma caixa automática de seis marchas Shiftronic — capaz de fazer o hatch acelerar até os 100 km/h em sete segundos e chegar aos 210 km/h graças aos 204 cv a 6.000 rpm e 27 mkgf de torque já às 1.400 rpm.

salaosp-barata-hyundai-4

Visualmente ele traz uma grade maior e mais agressiva, para-choques redesenhados e rodas exclusivas, mas ainda não se fala em valores.

O Hyundai Veloster Turbo não chega sozinho, trazendo consigo o novo Genesis de terceira geração, lançado neste ano no Salão de Detroit. Equipado com o V6 Lambda de 3,8 litros e 315 cv — que vão direto para as rodas traseiras através da caixa automática de oito marchas. Com head-up display, frenagem automática e controle de estabilidade, o Genesis ainda não teve seu preço divulgado.

salaosp-barata-hyundai-8 salaosp-barata-hyundai-9

Matérias relacionadas

Fiat traz 124 Spider e o apresenta os novos Mobi 1.0 três-cilindros e Toro 2.4 Tigershark no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes

Do Interlagos ao Dodge Charger R/T: os clássicos do Salão

Leonardo Contesini

Os conceitos e lançamentos da VW, o Audi R8, um protótipo Le Mans e um veículo espacial de verdade no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes