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Sessão da manhã Vídeos

Viaje de volta aos anos 90 com estes comparativos da Best Motoring/Hot Version!

Os fãs de esportivos japoneses da década de 1990 certamente são uma das vertentes entusiastas mais fiéis. São caras que acompanharam a chegada dos carros importados ao Brasil, viram o lançamento de Gran Turismo e dos Need for Speed clássicos e assistiram os primeiros “Velozes e Furiosos”. E depois viram, um a um, seus carros favoritos saindo de linha. Toyota Supra, Mazda RX-7, Mitsubishi 3000GT, Skyline Nissan GT-R – carros que, para alguns entusiasta, são muito mais desejáveis que qualquer supercarro, de qualquer tempo.

Não é por acaso que estamos no meio de um pleno revival da década de 1990 – é o ciclo da moda, que se revisita a cada vinte anos. É só olhar em volta e ver diversas tendências culturais e estilísticas de duas décadas atrás voltando à tona: músicas, roupas, programas de TV, hobbies e… carros. Não estamos esperando o lançamento do novo Supra? Fica difícil não viver em um constante estado de nostalgia desse jeito.

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E a gente não conhece uma maneira melhor de curtir esta nostalgia automotiva do que assistir aos vídeos da revista japonesa Best Motoring International. Para quem curte esportivos japoneses (e carros em geral, na verdade), é uma bela trip ao passado. Mas nós não estamos falando dos vídeos antigos, não. Mesmo as produções mais recentes são indiscutivelmente noventistas.

A primeira edição da Best Motoring foi publicada em 1987 e a última, em 2011. Ao longo destes 24 anos, a revista ganhou duas publicações “irmãs” — Video SpecialHot Version, que acompanhavam vídeos com testes e comparativos entre carros originais (Video Special) e preparados (Hot Version), muitas vezes envolvendo batalhas em touges e hot laps em circuitos como Tsukuba e Fuji.

Os carros sempre estavam nas mãos de gente graúda nos campeonatos de turismo e dorifuto: Juichi Wakisaka, campeão da Super GT japonesa em 2002, 2006 e 2009; Manabu Orido, que começou nas corridas de rua e touges (que não raro eram desafios “simulados” nos vídeos da Best Motoring) e, claro, Keiichi Tsuchyia, o Drift King, que popularizou as derrapagens controladas em corridas de turismo — e ficou famoso pela série de vídeos Drift Bible.

Recentemente, a Best Motoring voltou à ativa, para a alegria de… bem, de todo mundo. E o mais bacana é que os vídeos, apesar de atuais, não perderam um pingo da magia dos anos 1990. O formato é exatamente o mesmo, com os mesmos pilotos (que parecem não ter envelhecido um ano sequer) e os mesmos desafios. E até as músicas e as letras coloridas que aparecem na tela são iguaizinhas ao que eram há 20 anos. É datado? Sim. A gente se incomoda? Pelo contrário!

No canal oficial, há uma boa mistura de conteúdo clássico com novas produções. E é por isso que, para começar o fim de semana de Carnaval com o pé lá no fundo, selecionamos alguns dos melhores vídeos recentes da Best Motoring – todos com legendas em inglês que podem ser traduzidas automaticamente pelo Youtube.

 

Honda NSX Type-R contra o mundo

Você já deve saber que o Honda NSX foi feito para ser um superesportivo utilizável e prático para o dia-a-dia. É por isso que ele tem um motor V6 naturalmente aspirado de três litros e 280 cv, espaço para bagagem na traseira e um interior bem acabado, confortável e até que espaçoso (para duas pessoas). Seu equilíbrio entre desempenho e praticidade foi a inspiração do McLaren F1, para se ter uma ideia.

O NSX Type-R é a versão aliviada feita para o mercado japonês, que perdeu a maioria dos equipamentos (incluindo ar-condicionado e vidros elétricos), dispensou o isolamento acústico e com isto, perdeu 120 kg. E no caso do carro do vídeo, trata-se de um exemplar pós-facelift, o que significa que ele tem um motor de 3,2 litros e 294 cv. Agora, e o NSX foi feito para enfrentar superesportivos, como ele se sai nesta tarefa? Em 2011, o pessoal da Best Motoring foi descobrir, e colocou uma dupla de Ferrari, um Corvette ZR-1 e um Nissan 370Z preparado pela Amuse para brigar com o NSX Type R. Será que ele se deu bem?

 

Nissan GT-R enfrenta os supercarros europeus

Desde que foi lançado, o Nissan GT-R é a pedra no sapato dos supercarros “de verdade”. Ele é um cupê com motor V6 biturbo de quase 600 cv e tração integral que pesa mais de 1.700 kg e ainda consegue ser mais veloz que muitos caras mais leves e potentes, graças a segredos de eletrônica que talvez jamais sejam revelados. Ele não deveria funcionar, mas funciona. E muito bem.

Para testar suas capacidades, a Best Motoring colocou o GT-R para enfrentar ninguém menos que o Porsche 911 Turbo 991, o Mercedes-Benz SLS AMG e a Ferrari 430 Scuderia – carros bem mais caros que, em tese, deveriam ser mais velozes.

 

O Drift King e o Honda Civic SI-R II EG6

Keiichi Tsuchiya é o Drift King e, por isso, espera-se que ele prefira os carros de tração dianteira. Com tudo, nos anos 1990 ele foi avaliar o então recém-lançado Honda Civic Si-R II, hot hatch equipado com o lendário motor B16 calibrado para entregar 170 cv e encostar nas 9000 rpm.

Keiichi elogia a construção do carro, bem como suas capacidades dinâmicas – ele fica satisfeitíssimo com o modo como o carro aponta nas curvas e transmite solidez em alta velocidade. E também fica encantado com o “V-TEC Kick” (o momento em que o comando variável muda de perfil, ficando mais agressivo e alterando completamente o comportamento do motor) por volta das 5.000 rpm. E quem não fica?

 

Honda Civic Type-R vs. Renault Mégane RS: batalha na touge

Falando em hot hatches: o Civic Type-R atual, com seu motor 2.0 turbo de 315 cv, e o Renault Mégane RS 275, que também tem um motor 2.0 turbo, mas entrega 275 cv, estão entre os melhores da atualidade. E que maneira melhor maneira de descobrir qual deles é o melhor do que com um comparativo à moda antiga em uma touge japonesa? Mais uma demonstração de que, com o cara certo ao volante, carros de tração dianteira podem ser velozes e divertidos.

 

Kei car showdown: Honda S660 vs. Suzuki Alto RS

Uma vez que você entende que a diversão ao volante não depende sempre da potência do motor, os kei cars esportivos do Japão ficam bem atraentes. O nicho é tão forte por lá que as fabricantes não pensam duas vezes antes de lançar versões mais espertas – ainda que a potência seja limitada a 60 cv, os carros recebem suspensão mais firme, acelerador com respostas mais rápidas, direção mais direta e ainda perdem peso.

O Honda S660 é um belíssimo exemplo: sucessor espiritual dos clássicos S500, S600 e S800, ele tem motor central-traseiro de três cilindros (como um supercarro de verdade!) e visual agressivo na medida certa. Seu rival neste comarativo é o Suzuki Alto RS. Ele parece mais um cubo com rodas, com quatro portas e motor dianteiro, mas tem todo o tratamento descrito no parágrafo acima. Como o projeto distinto de cada um dos dois afeta sua performance?

 

Porsche 911 Turbo vs. Ruf CTR vs. Ferrari F40 vs. Toyota Supra vs. Dodge Viper

Uma disputa clássica com a nata dos anos 1990: Ferrari F40 (que foi produzida até 1992), Porsche 911 Turbo, Dodge Viper e Ruf CTR (o Porsche 911 Turbo transformado em um superesportivo ainda mais rápido), o Dodge Viper e uma dupla de Toyota Supra – todos levados ao limite no clássico circuito de Tsukuba, no Japão. Em 1994, estes carros estavam entre os mais velozes que o dinheiro podia comprar – e, de fato, seu desempenho ainda parece alucinante, mesmo mais de duas décadas depois.

 

Levando o Nissan GT-R ao limite

Quase todos os vídeos da Best Motoring trazem os carros acelerando em circuitos mistos, como Tsukuba e Suzuka, mas de vez em quando os caras sentem vontade de simplesmente encontrar uma longa reta e ver até onde o carro aguenta ir. Neste vídeo, os caras foram até uma rodovia no Japão e tentaram atingir a velocidade máxima de 314 km/h do Nissan GT-R. Eles conseguiram!

 

VTEC Club: Honda S2000 vs. Honda Civic

O Honda Civic e o Honda S2000 são carros fundamentalmente diferentes que compartilham algo em comum: um motor naturalmente aspirado potente, girador e capaz de produzir um belo ronco. O Civic tem tração dianteira e motor transversal (o famoso K20, no caso do Si e do Type-R), enquanto o S2000 traz o F20, que impressiona com seus 240 cv sem indução forçada, e é montado na longitudinal para mover as rodas de trás. Ambos preparados, qual deles consegue o posto de mais veloz?

 

Hakosuka: acelerando o primeiro Skyline GT-R de corrida

Neste vídeo mais que especial, a Best Motoring destrincha um dos carros de corrida mais lendários do Japão: o Skyline GT-R “Hakosuka” que correu no campeonato de turismo japonês em 1971. Seu motor de seis cilindros em linha desloca apenas dois litros, mas é capaz de girar a até 12.000 rpm para entregar 240 cv. Foi este o carro que começou toda a tradição do Skyline GT-R nas provas de turismo, crucial para sua transformação em um lendário esportivo de rua em 1989.

O vídeo traz depoimentos engenheiros e piloto de testes envolvidos no projeto, além de imagens de época e, claro, Keiichi Tsuchiya fazendo a traseira do bólido veterano escorregar. Épico!

 

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