Vic Edelbrock Jr.: a história do homem que inventou o mercado de preparação de carros

Dalmo Hernandes 13 junho, 2017 0
Vic Edelbrock Jr.: a história do homem que inventou o mercado de preparação de carros

Os ícones do nosso tempo estão morrendo. É triste dizer isto, mas é verdade: músicos, atores, escritores, cineastas que se tornaram personalidades do século XX estão ficando velhos e nos deixando para sempre. E o mesmo está acontecendo com personalidades admiradas no meio automotivo – John Surtees e Tom Tjaarda são exemplos recentes que, no último dia 9, receberam a companhia de Vic Edelbrock Jr., que morreu em sua casa na Califórnia de causas naturais.

Como seu nome deixa claro, Otis Victor Edelbrock Jr. era filho de Otis Victor Edelbrock, o fundador da companhia que leva seu sobrenome e já está há décadas entre as mais importantes do aftermarket americano, especialmente no segmento dos muscle cars. É impossível encontrar um fã de muscle cars que não gostaria de ter um V8 com um par de cabeçotes ou coletores de admissão da Edelbrock – ou mesmo um motor inteiro. E, embora seu pai tenha fundado a empresa, foi Vic Edelbrock Jr. quem a tornou a gigante que é hoje.

A Edelbrock foi fundada em 1938 por Vic Edelbrock, que tinha apenas 25 anos na época, mas trabalhava com carros desde os 14 anos de idade para ajudar a sustentar a família depois que a mercearia família foi destruída em um incêndio.

Em 1931, com a Grande Depressão, ele se mudara do Kansas para a Califórnia, onde foi morar com seu irmão e começou a trabalhar em um estacionamento. Lá, em 1933, conheceu sua esposa, a irlandesa Katie Collins. Ela tinha dezenove anos, ele, vinte e dois. E os dois se casaram em junho daquele ano, dois meses depois de se conhecerem. O mais incrível é que Katie estava noiva, na época.

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Depois de casado com Katie, Vic Edelbrock juntou-se a seu novo cunhado, e os dois abriram uma oficina mecânica. Edelbrock, porém, logo deixou o negócio, indo trabalhar por conta própria em 1934. A empreitada se mostrou bem sucedida logo de cara, e Edelbrock teve de mudar a oficina para um lugar maior pelo menos três vezes até 1936, quando Vic Edelbrock Jr. nasceu, no dia 23 de agosto.

O pontapé inicial para a fundação da Edelbrock veio em 1938, quando o Vic pai comprou seu primeiro project car: um Ford 32. Ele era um dos que haviam sido conquistados pela adrenalina dos recordes de velocidade na década de 1930, cena que começou nas Planícies de Sal de Bonneville, em Utah, mas logo se espalhou para os estados vizinhos. O Ford 32 preparado por Vic Edelbrock tinha um coletor de admissão em seu V8 Flathead, projetado pelo próprio Edelbrock com a ajuda do amigo Tommy Thickston.

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Não satisfeito com o desempenho do coletor, Vic decidiu desenvolver sua própria peça. O coletor batizado como Slingshot tinha como diferencial a presença de dois dutos para a instalação de carburadores, arranjados na forma de um “Y” (ou de um estilingue, slingshot em inglês). Os carburadores Stromberg ficavam lado a lado de uma forma que não era possível com outros coletores de admissão na época, e o ganho de potência era significativo.

O Ford 32 de Vic Edelbrock acabou se mostrando primordial para o nascimento de sua empresa. Era no carro que ele testava diferentes componentes de performance que desenvolvia, e tornou-se um dos mais conhecidos automóveis no lago seco de El Mirage, onde Vic e outros entusiastas iam acelerar. Era um verdadeiro hot rod, sem para-lamas, faróis ou acessórios que só agregavam peso, e era capaz de chegar aos 180 km/h. Imagine isto no fim dos anos 1930!

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Vic Edelbrock, então, começou a fabricar mais unidades do Slingshot para vender, algo que não tinha planejado mas parecia o caminho certo. Segundo consta, cerca de 100 unidades do coletor foram fabricadas na série original. Foi ali o começo de uma ligeira mudança de ramo: o Slingshot foi o primeiro produto a usar o nome Edelbrock como uma marca.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a oficina de Vic Edelbrock, como várias outras, dedicou-se à indústria bélica, fabricando componentes para aviões militares. As corridas haviam sido banidas pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos mas nas horas vagas, em segredo, Vic Edelbrock continuou desenvolvendo seus componentes de alto desempenho para automóveis. Ele sabia que o conflito não iria durar para sempre e, com isto, esperava sair na frente dos colegas na hora de voltar a acelerar.

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Depois que a Guerra acabou, em 1945, Vic Edelbrock comprou um prédio novo para dar início, de uma vez por todas, às atividades de sua companhia como fabricante de peças de performance. Ele acabou, de certa forma, dando início ao mercado de componentes aftermarket nos EUA – antes disto, os entusiastas construíam suas próprias peças.

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O hot rod de Edelbrock, restaurado

Sendo assim, dá para entender o tamanho da responsabildade que Vic Edelbrock Jr., então com 26 anos, recebeu quando assumiu a presidência da empresa em 1962, depois que seu pai morreu de câncer. O Vic pai havia transformado a Edelbrock em uma das maiores companhias de preparação do planeta – especialmente depois de 1955, quando a Chevrolet apresentou seu motor V8 small block e a Edelbrock foi uma das primeiras empresas a desenvolver componentes de preparação para o mesmo.

Foi uma época muito importante na história da companhia que, apesar de seu sucesso, ainda era pequena – em 1962, eram dez funcionários e lucros de $ 450 mil por ano. Estes dez funcionários cuidavam da fabricação de coletores, cabeçotes e carburadores e da distribuição dos mesmos.

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Vic Edelbrock e Vic Edelbrock Jr.

Vic Jr. se formou em gestão de negócios pela Universidade do Sul da Califórnia em 1958 e assumiu o cargo do pai como presidente e chefe executivo da Edelbrock, ocupando a posição até 2010. Ele foi o responsável por um crescimento exponencial da empresa, investindo em infra-estrutura e na diversificação da linha de produtos.

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Ele transformou os coletores de admissão para o V8 small block da Chevrolet em seu produto mais vendido, e tornou a fundição de alumínio o principal foco da companhia, com carburadores, pistões, bielas, cabeçotes, virabrequins, comandos de válvulas e coletores. Kits de injeção, suspensão e freios, cabos elétricos, bombas de combustível e superchargers também estão entre os produtos oferecidos.

Foi sob o comando de Vic Edelbrock Jr. que a empresa se mudou, em 1987, para sua atual sede em Torrance, na Califórnia, em um complexo com mais de 37.000 m². Em 1990, foi construída a unidade de fundição de alumínio na cidade de San Jacinto que, com cerca de 100 funcionários, ajudou a Edelbrock a atender a demanda do mercado. Em 2004, a empresa já tinha 722 funcionários e um lucro anual de US$ 126 milhões.

Vic Edelbrock Jr. fez questão de se manter envolvido a fundo nas atividades da companhia até sua morte. Foi só em 2010 que ele deixou a presidência, ficando apenas com o cargo de chefe executivo.