A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Vídeo mostra o violento acidente de Jules Bianchi no GP do Japão

O GP de Suzuka começou com safety car e relargada devido à chuva causada pela ação do tufão Phanfone, e terminou da pior forma possível. A prova foi interrompida devido ao excesso de água na pista e com o acidente gravíssimo de Jules Bianchi da Marussia, que sofreu traumatismo craniano e está na UTI do Hospital Geral de Mie neste momento.

Motor Racing - Formula One Testing - Test Three - Day 2 - Barcelona, Spain

Uma chuva forte e intensa caía sobre Suzuka no horário da corrida, fazendo com que os carros largassem atrás do safety car. Depois de duas voltas sob protestos dos pilotos, que reclamavam da falta de visibilidade pelo rádio, os fiscais deram bandeira vermelha e suspenderam a prova para aguardar a melhora do tempo.

Em meia hora a chuva ficou mais amena e foi dada a relargada – novamente atrás do safety car, que só saiu na décima volta quando a chuva começou a diminuir. A trégua da chuva, contudo, durou pouco menos de 30 voltas antes de ela voltar com força e em grande volume, fazendo a água acumular sobre a pista novamente.

Foi nessas condições que o grave acidente de Jules Bianchi começou a se desenhar. Na volta 40 o alemão Adrian Sutil da Sauber aquaplanou na curva 8, batendo com força na barreira de pneus. Os fiscais deram bandeira amarela no trecho e começaram a remoção da Sauber de Sutil. Na volta seguinte, Jules Bianchi aquaplanou e saiu da pista com sua Marussia, mas em vez de encontrar uma barreira de pneus, acabou acertando o trator que realizava a remoção do carro de Sutil.

201410592978_456669136_II

O piloto francês sofreu um grave traumatismo craniano e foi levado diretamente ao Hospital Geral de Mie, na região do autódromo. A corrida foi encerrada na volta 44 e os resultados considerados foram o da volta anterior, a última completada por todos os pilotos na pista. Hamilton venceu a prova, seguido de Rosberg e Vettel, mas o clima na entrega dos trofeus era dos piores.

2014105109564_456669888_DR

Bianchi foi levado de ambulância ao hospital de Mie, a 9 km de Suzuka. O transporte por ambulância e não por helicóptero pode ter sido uma opção médica devido à gravidade do trauma, pois uma ambulância tem mais recursos de tratamento intensivo e em casos de traumatismo com elevação da pressão intracraniana não é recomendado o transporte aéreo do paciente. De acordo com Philippe Bianche, o pai de Jules, o piloto está em estado crítico e passa por uma cirurgia.

Adrian Sutil, que foi testemunha ocular do acidente, se recusou a dar detalhes do que viu após a batida do francês, mas comentou que “todos sabem que [a curva 8] é uma das mais complicadas, e como estava escurecendo e com a chuva aumentando, se um acidente acontece ali, você provavelmente deve pensar em chamar o safety-car”.

Felipe Massa, que amigo de Bianchi devido à relação de ambos na Ferrari, disse ao fim da prova que elevou o tom pelo rádio para pedir o encerramento da prova: “Eu estava gritando no rádio cinco voltas antes do safety-car que havia muita água na pista. Estava perigoso”. 

456668688

Bianchi faz parte do programa de jovens pilotos da Ferrari, que fornece motores à Marussia. Ele está em sua segunda temporada na Fórmula 1 e foi o único piloto das equipes “nanicas” que estrearam em 2010 (Marussia, Caterham e HRT – esta última já fora da F1) a conquistar pontos, ao chegar em oitavo no GP de Mônaco deste ano.

456668912

Até o momento, tudo o que se sabe sobre o piloto é que ele será encaminhado à UTI após a cirurgia, e que todos os pilotos da F1 se foram ao hospital para acompanhar as notícias.

456668722

 

[Update 14:00] A equipe médica revelou por volta das 12:00 que a cirurgia de Bianchi foi bem sucedida e que ele está em uma delicada recuperação na UTI.

[Update 06/10] Um espectador gravou da arquibancada de Suzuka o momento exato da batida. Bianchi passou por baixo da traseira do trator e atravessou a barreira de pneus em um ângulo frontal.

Matérias relacionadas

410 cv, um turbo elétrico, um gerador e um turbo convencional: este é o novo motor seis-em-linha da Mercedes-Benz

Leonardo Contesini

Quer um Subaru BRZ STI? Melhor puxar uma cadeira…

Dalmo Hernandes

GPS integrado pode coletar dados do motorista e do carro e enviá-los para as fabricantes

Leonardo Contesini