A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Humor

Você caiu? Os melhores trotes de 1º de abril no mundo automotivo

Ontem foi 1º de Abril, e você conheceu o lado zuêro do FlatOut. Foi engraçado, mas acabou, e agora só ano que vem (e é bom você já ir se preparando). Para curar a ressaca, nós compilamos as melhores pegadinhas do Dia da Mentira no mundo automotivo!

Mini Cooper T e Paceman GoalCooper

april-fools (2)

Apesar de estar sob domínio alemão há quase 15 anos, a Mini não esqueceu que é inglesa. Tão inglesa, na verdade, que para o 1º de Abril eles anunciaram o Mini Cooper T (um trocadilho com a pronúncia de “cup of tea”), o primeiro veículo do mundo movido a chá — na verdade, um biocombustível que usa folhas de chá como principal matéria prima. Com autonomia de 40 mpc (miles per cup, ou “milhas por xícara”), o Mini Cooper T também conta com um dispositivo chamado “Dunk Avoidance Technology”, ou simplesmente DAT — um sistema que evita que se coloquem biscoitos no bocal do tanque de combustível.

april-fools (3)

A outra pegadinha da Mini foi o Paceman GoalCooper, que presta homenagem à Copa do Mundo de 2014. Pintado nas cores verde, amarelo e azul, o carro traz uma temática toda futebolística, com carpetes na cor “Brasileiro Green” e luzes no teto para dar a sensação de que se está em um estádio de futebol, além de o porta-malas funcionar como um “gol”: os bancos traseiros, ao serem rebatidos, revelam uma rede, e você pode chutar uma bola para dentro do carro. O “goleiro” é a tampa do porta-malas, que se fecha automaticamente ativada pelos sensores de estacionamento. A Mini diz que marcar um gol no Mini Pacemen GoalCooper é “muito difícil”. Mais fácil quebrar uma lanterna…

BMW e seu sistema de “Força G Artificial”

april-fools (1)

“Dirigir devagar nunca pareceu tão rápido” foi o slogan escolhido pela companhia dona da Mini, a BMW, para o 1º de Abril. Com seu sistema de “Force Injection Booster”, a BMW diz simular a sensação de dirigir rápido mesmo quando se está preso no trânsito. Ao que o carro está a uma velocidade menor que 30 km/h, o sistema usa a energia cinética do motor para gerar uma “força gravitacional positiva”, que é direcionada ao motorista e aos passageiros através das saídas de ar-condicionado. E não é só isso: os bancos emitem pequenos choques elétricos para imitar as irregularidades da estrada. De acordo com a BMW, o sistema “simula a mesma sensação emocionante de conduzir em alta velocidade.” Uau.

Vauxhall Astra Copacabana

april-fools (5)

Se o Mini Paceman GoalCooper não é futebolístico o bastante para você, a Vauxhall, braço britânico da General Motors, apresentou o Astra Copacabana, ainda no embalo da Copa de 2014. Se por fora, o carro traz adesivos até discretos com as cores do Brasil e temas como palmeiras e jogadores de futebol, no interior os ingleses se superaram.

april-fools (6)

Os bancos são forrados com “grama genuína do Maracanã”, os carpetes dão lugar a areia da praia de Copacabana, e o sistema multimídia vem com TV que sintoniza “todos os jogos” e um game de futebol pré-carregado (com gráficos terríveis). O carro acompanha limões, gelo e “cachaça sem álcool” para que se possa preparar uma caipirinha a bordo. Para completar, a buzina tem dois tons: samba e, se apertar com mais força, VUVUZELAS. O mais engraçado, contudo, foi o vídeo feito para lançar o Astra Copacabana.

Peugeot e a buzina personalizada Audio Sonic

A pegadinha da Peugeot foi o Audio Sonic Personalisation Programme. A ideia é personalizar a buzina do seu carro seu som favorito em uma biblioteca de sons pré-carregados— que incluem músicas e efeitos sonoros cômicos, assim como você troca os toques do seu celular. Além disso, é possível se conectar à internet para atualizar a biblioteca com as últimas tendências em música, cultura e lifestyle, e também fazer o upload de seus próprios sons usando um smartphone.

Škoda Yeti Ice Edition

april-fools (8)

Esta vai para os fãs de trocadilhos infames: a Škoda aproveitou que o Yeti, seu SUV compacto feito sobre a plataforma PQ35 (a mesma do VW Jetta e do Fusca) tem o mesmo nome do Abominável Homem das Neves (ou Abominével Homem das Naves, como diria certo super-herói mexicano) e o cobriu de pele branca — falsa claro. Os pelos do Yeti Ice Edition foram desenvolvidos pelo Dr. Yu Ciddingme (sacaram? “Are you kidding me?”) e, segundo o release da companhia, “apresentam inúmeras vantagens sobre a pintura tradicional”, como serem macios e luxuosos e tão quentinhos que dispensam o uso do aquecedor.

Citroën C4 Cactus Arsenal Edition

??????????????????????????????????????

A Citroën do Reino Unido também apostou no futebol para criar seu trote de 1º de Abril, mas não usou como tema a Copa do Mundo, e sim o clube inglês Arsenal. O C4 Cactus “Arsenal Edition” pega o já, digamos… não-convencional C4 Cactus e seus painéis de borracha nas portas e deixa tudo vermelho, azul e dourado — as cores do Arsenal — usando porcamente o Photoshop (o que provavelmente foi proposital).

??????????????????????????????????????

O carro também vem equipado com o sistema multimídia G.O.A.L.I.E., que traz gravadas informações sobre todos os jogadores do Arsenal, o hino do clube, e um GPS especial que indica os locais onde acontecerão jogos do time. Cada concessionária da Citroën na Inglaterra receberá uma unidade do Arsenal Edition — menos a que fica na cidade de Tottenham, casa do maior rival do Arsenal, o Tottenham Hotspur.

 Volkswagen: tração nas quatro patas

april-fools (7)

Parece que são mesmo os britânicos que levam mais a sério este negócio de 1º de Abril. A Volkswagen UK anunciou ontem sua parceria com a RSPCA, socieadade de proteção aos animais que atua no Reino Unido, para ensinar cães de salvamento a dirigir. O projeto, chamado “Paw-Wheel-Drive” (um trocadilho com “all-wheel drive”), consistiu em meses de treinamento para que três cães aprendessem a dirigir picapes Amarok adaptadas. A ideia era provar que cães de resgate podem ser animais muito inteligentes, capazes de operar um carro por meio de extensões nas patas.

Honda: testando o gene da velocidade em bebês e o Fit para montar

april-fools (1)

A equipe PATA Honda de Superbike bolou um dos trotes mais criativos, anunciando ontem o início dos testes de pilotagem com bebês. Os dois pilotos da equipe, Leon Haslam e Jonathan Rea, têm filhos de menos de um ano de idade e, segundo o release divulgado pela Honda, já pilotam motos adaptadas, com altura reduzida e um sistema que traduz seus “gu gu dá dá” e permite a comunicação entre eles e os boxes.

A Honda também diz que “apesar de terem menos de um ano de idade, Max Haslam e Jake Rea certamente herdaram quantidade suficiente do chamado “gene da velocidade”, o que garante que ele são capazes de testar motos de corrida sofisticadas”.

A fabricante de automóveis também anunciou a “Honda Handmade Series”, o primeiro carro que você pode montar sozinho. O “vídeo de lançamento” mostra um casal que gosta de fazer tudo com as próprias mãos — indo na direção oposta à tendência moderna de ter tudo pronto, ao toque de uma tela —, e que encomendou um Honda Fit para montar.

Funciona assim: você faz a encomenda, paga, e em até dois dias as caixas começam a chegar em sua casa. Para montar um Fit, são necessários mais de 8.000 componentes individuais, mas eles dizem que vale a pena: que maneira melhor de criar uma conexão com um objeto do que construí-lo você mesmo? O problema vai ser tirar o Fit de dentro do apartamento quando estiver pronto…

Williams Martini Racing: Felipe Massa pede demissão da equipe

april-fools (11)

O barato do Dia da Mentira é que, ao ver uma chamada de notícia na Internet, levamos alguns segundos para lembrar que é 1º de Abril. Por isso, esta deve ter assustado muita gente: “Felipe Massa pede demissão da Williams Martini Racing”. Na verdade, o trote foi dado pelo site ThisIsF1.com, dizendo que o clima havia azedado na equipe por Massa não ter deixado seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, ultrapassá-lo durante o GP da Malásia.

Massa teria ficado descontente por ser “tratado como vítima” dentro da equipe, e por isso pediu demissão. Ainda bem que era mentira.

FlatOut Brasil: “FartOut!” e “0 a 666”

april-fools (12)

Ontem o seu site automotivo favorito amanheceu com um logo diferente, onde se lia “FartOut!”, e as cores da Martini Racing haviam dado lugar a várias nuances de marrom. Você talvez tenha se precipitado e achado que era uma referência a gases intestinais e excrementos sólidos, mas não tem nada a ver com isto. Como alguns leitores mais atentos bem observaram, fart é “velocidade” em sueco. E o marrom… bem, carros marrons são legais. E que tal um belo carro sueco marrom?

volvo_concept_estate_11

A beleza do Volvo Concept Estate é 100% verdadeira

A outra parte da nossa pegadinha foi o “0 a 666“, só com notícias falsas — se bem que algumas poderiam ser verdade, como o “Bolsa Piloto” do governo federal e o VW GT up! com motor 1.4 TSI Flex de 153 cv. Não custa sonhar, não é?

P.S. Mentira, o fart é mesmo daquilo que você está pensando.

Matérias relacionadas

Top Xuning, parte 2: os piores acessórios e modificações que alguém pode instalar em seu carro

Dalmo Hernandes

Lucas, o Príncipe das Trevas: a história da “pior fabricante de componentes elétricos do mundo”

Dalmo Hernandes

Este motociclista tentou quebrar um retrovisor e teve o castigo que merecia

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados