FlatOut!
Image default
Notícias

Você já pode comprar o “novo” DeLorean zero-quilômetro

Eu gostaria muito de evitar trocadilhos com o filme, mas desta vez o DeLorean está mesmo de volta para o futuro, e já pode ser encomendado diretamente de sua nova fabricante.

Como já contamos neste post, depois que a DeLorean Motor Company original faliu, todo o inventário foi vendido a uma empresa chamada Consolidated International, o que incluía peças para fabricação dos carros e entre 700 e 800 unidades prontas. Em 1997 um mecânico chamado Stephen Wynne, que havia se especializado no DMC-12, comprou todo o estoque dos caras e fundou a DeLorean Motor Cars.

Até alguns anos atrás, Wynne se dedicava apenas à manutenção, reparos e restauração dos DeLorean, porém com peças suficientes para montar ao menos 500 carros novos, ele começou a pensar em voltar a produzi-los. O problema estava na homologação do modelo, que precisava ter todos os sistemas de segurança, controles de emissões e níveis de consumo dos carros modernos produzidos em grande escala.

FlatOut-2015-04-17-às-16.08.25-620x355

Mas no final de 2015 o Congresso americano aprovou o “Low Volume Motor Vehicle Manufacturers Act”, uma nova lei que dispensa os fabricantes de carros fora de série como o DMC-12 destes processos de homologação desde que eles usem um motor homologado por uma grande fabricante e que a produção não supere 325 unidades por ano. Já na época da aprovação da lei a DeLorean anunciou que voltaria a produzir o carro, e que só não tinha começado imediatamente pois ainda faltavam detalhes de regulamentação da lei.

FlatOut-2015-04-17-às-16.05.18-620x364

Agora, com os detalhes resolvidos a DeLorean anunciou nesta terça-feira o início das vendas do novo DMC-12. Os interessados precisam apenas acessar o site da DeLorean e fazer sua reserva. Não é preciso nenhuma quantia em sinal, e também não se trata de um contrato de intenção de compra, o que significa que você pode cancelar sua reserva se for preciso.

A DeLorean prevê a produção de ao menos um carro por mês em suas instalações no Texas, porém a produção pode ser ampliada para atender um eventual aumento na demanda. Mesmo assim, há componentes suficientes para produzir 300 exemplares usando apenas peças originais dos anos 1980. Ainda não se fala em preços de forma oficial, mas a DeLorean já havia mencionado algo em torno de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 330 mil em conversão direta).

FlatOut-2015-04-17-às-16.07.06-620x362 FlatOut-2015-04-17-às-16.07.47-620x430

Agora… você prestou atenção na parte da nova lei americana que fala sobre “usar um motor homologado por uma grande fabricante”, não é mesmo? Isso significa que o novo DeLorean não poderá usar o velho PRV V6 de 2,9 litros (o que é uma boa notícia, no fim das contas). Qual motor irá equipar esse novo DeLorean? Bem, a fabricante ainda não revelou o que estará no cofre do DMC-12, mas a imprensa americana espera ver um V6 ou um V8 com algo entre 300 e 400 cv. Algum palpite sobre qual motor poderia ser?