FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Você não vai achar outro “simulador” tão realista quanto este

Há poucos dias fizemos uma lista com alguns dos melhores games que um entusiasta pode comprar, e incluímos uns simuladores bem realistas como rFactor2. Mas nenhum deles é tão realista quanto o Veodrive — no sentido mais literal da palavra “realista” — porque esta invenção de uma pequena companhia belga usa carros reais, e não virtuais.

A Veodrive fica em Bruxelas, na Bélgica, e aparentemente é uma companhia muito jovem que teveque surgiu de uma ideia interessante: colocar câmeras GoPro em carros de controle remoto e usar as imagens para controlá-los por um cockpit. Será que daria certo?

Aparentemente, sim — e parece bem divertido:

Não é difícil entender o conceito quando se assiste ao vídeo: os carros de controle remoto, adaptados para receber e entender comandos de um cockpit de simulador, ficam em uma pista na frente dos “jogadores” — que podem ser três, quatro ou mais de dez. Cada um dos carros é dotado de uma GoPro no teto e as imagens são transmitidas em tempo real para a tela do simulador. É meio uma mistura de autorama com RC e simulador virtual que deu muito certo. O Jalopnik US levantou a questão de um possível lag entre a captura e a exibição das imagens, mas aparentemente isto não é um problema na hora de jogar.

O controle dos carros também parece preciso o bastante para permitir uma pilotagem “séria” — embora imaginemos que não seja tão fácil modular frenagens ou escolher o traçado ideal.

De acordo com o site da Veodrive, a empresa foi fundada para criar “esportes e games imersivos que usem transmissão em vídeo e drones, capazes de mudar o modo como jogamos e competimos”. Os fundadores são Claude Chantala, que afirma ter mais de 30 anos de experiência no automobilismo como piloto e empresário; e seu filho Charles, que cuida do setor comercial. Eles também dizem receber o apoio de “um incrível time de engenheiros e patrocinadores”.

3614230

É um conceito muito parecido com o Storm Racing Drone, que mostramos aqui há algum tempo, só que com carros. E nos deu até uma ideia: não legal demais jogar o Veodrive (é assim que se diz, “jogar”?) em versões em escala de circuitos famosos, como Interlagos, Spa-Francorchamps ou Nürburgring?

O Veodrive está em exibição no circuito de kart indoor City Kart, no centro de Bruxelas, na Bélgica — por enquanto é o único lugar onde dá para jogar, mas os caras já disseram que, em breve, “várias outras cidades” receberão a atração. Será que não rola um crowdfunding para desenvolver uma versão comercial? A gente compraria!

 

Matérias relacionadas

Stadium Super Trucks é a nossa nova categoria off-road favorita (neste mês)

Dalmo Hernandes

Vans, picapes e tratores: os recordes mais estranhos de Nürburgring

Dalmo Hernandes

Problema espacial: NASA premia quem ajudar a melhorar o trânsito de São Paulo

Dalmo Hernandes