A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Você piloto: estes são os principais cursos de pilotagem do Brasil

Quando você tem um carro e quer andar mais rápido com ele, é bem provável que a primeira coisa que venha à cabeça seja um upgrade no motor, pneus mais largos, suspensão mais firme, freios melhores. Alguns vão além e partem para o alívio de peso, equipamento de pista e até pneus slick. Mas e a sua técnica? É suficiente para levar tudo isso ao limite com segurança?

Você até pode recorrer aos simuladores mais modernos, que são realistas a ponto de usar pistas escaneadas a laser e permitir ajustes finos no conjunto mecânico virtual que são muito fiéis aos reais, mas nada substituirá a boa e velha ajuda profissional. Da mesma forma que você procura um médico, e não o Google quando está doente, para aprender a pilotar de verdade, você precisa de uma escola de pilotagem credenciada pelas federações e confederações de automobilismo. E não pense que você é um gênio, e que não precisa disso: Emerson Fittipaldi já havia vencido várias corridas no Brasil quando chegou na Europa e ingressou na escola de pilotagem de Jim Russell.

1969_F3_Guards_Trophy_Brands_Hatch_Emerson_Fittipaldi_Lotus_59

Isso porque somente um curso de pilotagem te fornecerá o conhecimento necessário para se tornar, de fato, um piloto de automóveis competitivo. O aprendizado vai desde a postura ao volante, até as técnicas necessárias para identificar e lidar com situações de limite, passando por noções de visão futura, antecipação e outros elementos importantes ao dirigir um carro rápido na pista.

Se você sempre quis fazer um curso, mas não sabia por onde começar, nem quanto isso poderia te custar, seus problemas acabaram: o FlatOut falou com as principais escolas do Brasil homologadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo para montar este Guia das Escolas de Pilotagem.

Antes de começarmos, uma observação: a maioria das escolas oferece cursos de pilotagem de kart, monopostos, protótipos e turismo. Nosso foco neste Guia serão os cursos de pilotagem de turismo. Os demais serão reunidos em um segundo guia.

 

Mitsubishi Drive Club – Mogi Guaçu/SP

O Mitsubishi Drive Club é o programa oficial da Mitsubishi para track days, competições e formação de pilotos. Sediado no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu/SP, o Mit Drive Club oferece três cursos de turismo de diferentes níveis: Lancer Experience, Racing Experience e Premium Racing School.

 

Lancer Experience

Unknown-2

Onde? Autódromo Velo Città.

Como é o curso? Tem duração de um dia e é designado para quem ainda não tem experiência de pilotagem. Na parte da manhã o aluno recebe uma hora de aula teórica e em seguida aprende na prática os conceitos básicos de pilotagem e controle do carro, como frenagem, aceleração e tangenciamento de curvas. À tarde, ele pratica as técnicas na pista do Velo Città em exercícios cronometrados de slalom (com piso seco e molhado) e traçados de trechos do autódromo. O tempo total de pista fica em torno de 6 horas. No fim do curso, os participantes dão uma flying lap de carona com um dos pilotos profissionais de Mitsubishi Ralliart.

Unknown

Unknown-1

O carro: Mitsubishi Lancer Evolution X John Easton. Motor 2.0 turbo de 340 cv, tração integral e câmbio de embreagem dupla.

Principais instrutores: Ingo Hoffmann, Duda Pamplona, Felipe Maluhy e Eric Darwich.

159679_242313_velocitta

Quanto custa? R$ 2.200,00 (segnda a quarta), R$ 2.420,00 (quinta e sexta), R$ 2.640 (sábado e domingo). Pagamento pode ser feito em até seis vezes sem juros no cartão de crédito. Clientes Mitsubishi e/ou leitores do FlatOut têm 10% de desconto.

Próxima data: 22 de novembro

 

Racing experience

Unknown-4

Onde? Autódromo Velo Città.

Como é o curso? Indicado para quem quer ter sua primeira experiência na pista, ele inclui aula teórica com dicas de pilotagem e três baterias de cinco voltas no Velo Città. O curso começa uma semana antes da ida ao autódromo, com um vídeo explicativo com todas as dicas da pista. Depois, o aluno aplica esse conhecimento em um simulador que recria o traçado do Velo Città e características do Lancer R, o carro utilizado no curso. Só então o aluno entrará na pista para as 15 voltas, quando terá seu desempenho analisado pelos instrutores. O curso é realizado junto com os treinos da Lancer Cup, e inclui acesso aos pilotos e às provas do fim de semana com dois acompanhantes.

Unknown-3

O carro: Mitsubishi Lancer R, versão de pista do Lancer Evo, com motor 2.0 turbo de 304 cv, interior espartano, gaiola de proteção, pneus slick, câmbio manual em H e sem assistências eletrônicas como ABS ou programa de estabilidade.

Principais instrutores: Ingo Hoffmann, Duda Pamplona, Felipe Maluhy e Eric Darwich.

Quanto custa? R$ 4.785 em até seis vezes sem juros no cartão. Desconto especial para leitores do FlatOut: R$ 3.900. Capacete e demais equipamentos de pilotagem são emprestados pela Mitsubishi.

Próxima data: 19 de novembro.

 

Premium Racing School

Unknown-10

Onde? Autódromo Velo Città

Como é o curso? É o programa de formação de piloto de competição da Mitsubishi e tem duração de dois dias. No primeiro são ministradas aulas teóricas sobre técnicas de pista, regulamentos de corrida e metria. Em seguida, os participantes vão para a pista para fazer exercícios com orientação dos instrutores via rádio usando o Lancer Evo X de rua e, mais tarde, o Lancer R (modelo da Lancer Cup). À noite há um jantar com os instrutores onde são trocadas experiências sobre automobilismo.  No segundo dia os alunos voltam a ter aulas teóricas antes de ir para a pista com o Lancer R para quatro baterias de cinco voltas com análise de metria entre cada bateria para aprimorar a técnica de pilotagem pouco a pouco. No total são cerca de 40 voltas no Velo Città. O curso certifica o aluno para a obtenção da carteira de piloto graduado da CBA. Veja mais sobre o curso neste post.

Os carros: Mitsubishi Lancer Evo X, com motor 2.0 turbo de 300 cv, câmbio de dupla embreagem e tração integral; Lancer R, com motor 2.0 turbo de 306 cv, alívio de peso, câmbio manual em H, pneus slick e sem auxílios eletrônicos.

Principais instrutores: Ingo Hoffmann, Duda Pamplona, Felipe Maluhy e Eric Darwich.

Quanto custa? R$ 11.800 em até seis vezes sem juros no cartão. Desconto de 10% para leitores do FlatOut. Capacete e demais equipamentos de pilotagem são emprestados pela Mitsubishi.

Próxima data: 20/21 de novembro.

Contato: Site oficialMarina Zanoli  / (11) 5694-2788 /[email protected]

 

Centro de Pilotagem Roberto Manzini – São Paulo/SP

A escola de pilotagem de Roberto Manzini fica em frente ao autódromo de Interlagos, em São Paulo, e oferece cursos de pilotagem esportiva, defensiva e evasiva. Como nosso foco aqui é a pilotagem para track days e afins, falaremos somente sobre os dois cursos de pilotagem esportiva oferecidos.

 

Pilotagem Esportiva

Unknown Unknown-12

Onde? O curso é realizado no Autódromo de Interlagos.

Como é o curso? É realizado em dois dias. No primeiro dia, os participantes têm duas horas e meia de aula teórica sobre as condições desportivas, sistemas do carro, conceitos básicos de pilotagem e código desportivo. Depois, na parte da tarde é feito o reconhecimento da pista conduzido pelo instrutor, e em seguida as primeiras voltas para praticar a técnica. No segundo dia o período da manhã tem novamente duas horas de meia de teoria, desta vez sobre todos os conceitos necessários em uma corrida oficial — sinalização, legislação, largada, bandeiras, conduta na pista etc —, e depois vai para a pista inicialmente com o instrutor e depois sozinho. Por último, o aluno faz uma avaliação opcional para receber a cédula de Piloto Graduado de Competição B.

tracado

O carro: Volvo C30 2.0 equipado com ECU Motec, gaiola e suspensão de competição, e pneus slick. Não há ABS, controle de tração ou de estabilidade. Potência estimada em 195 cv.

Principais instrutores: José Eduardo David

Quanto custa? R$ 8.890 (com opções de parcelamento), e inclui macacão, luvas, balaclava e capacetes.

 

Piloto por um dia

Unknown-1 Fo_Esportiva_13

Onde? Também é realizado no Autódromo de Interlagos.

Como é o curso? Como diz o nome, trata-se de um curso rápido, realizado ao longo de um único dia. Os participantes têm aulas teóricas sobre as técnicas básicas de pilotagem e recursos do carro pela manhã, e à tarde dão uma volta rápida ao lado do instrutor antes de assumir a direção.

O carro: Volvo C30 2.0 equipado com ECU Motec, gaiola e suspensão de competição, e pneus slick. Não há ABS, controle de tração ou de estabilidade. Potência estimada em 195 cv.

Principais instrutores: José Eduardo David

Quanto custa? R$ 3.380 (com opções de parcelamento) e inclui todo o equipamento necessário para o curso.

Contato: Site oficial / Facebook / (11) 5668-5353

 

Escola de Pilotagem Interlagos – São Paulo/SP

A Escola de Pilotagem Interlagos também é uma das mais tradicionais no Brasil — ela foi fundada pelos irmãos Fittipaldi em 1969 e desde então já formou mais de 6.000 pilotos. Os cursos oferecidos são o Curso Básico de Pilotagem e o Piloto por um Dia.

 

Curso Básico de Pilotagem

1654243_774677495912203_8009046174956301861_n

Onde? Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba/SP.

Como é o curso? O curso básico exige no mínimo dois dias de aulas práticas e teóricas. No primeiro dia os participantes recebem seis horas de aulas teóricas e palestras com os conceitos básicos de pilotagem e regulamento desportivo. No segundo, eles vão colocar em prática os conceitos aprendidos no dia anterior ao longo de cinco horas de pista. O curso certifica o piloto para a aquisição da Cédula de Piloto Graduado B.

Os carros: modelos diversos homologados na categoria Turismo 1.6 do Campeonato Marcas e Pilotos. Motor com cerca de 160 cv e pneus radiais sulcados, com velocidade de até 190 km/h.

Quanto custa? R$ 6.000, sendo 50% na inscrição e o restante antes do início do curso.

 

Piloto por um Dia

Onde? Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba/SP

Como é o curso? Se estende ao longo de um dia. Na parte da manhã os participantes têm duas horas de aulas teóricas sobre os conceitos básicos de pilotagem e pista. À tarde é a vez de colocar a teoria em prática ao longo de uma hora na pista. Por ter uma carga horária menor, o curso não certifica o aluno para aquisição de carteira de piloto.

Os carros: modelos diversos homologados na categoria Turismo 1.6 do Campeonato Marcas e Pilotos. Motor com cerca de 160 cv e pneus radiais sulcados, com velocidade de até 190 km/h.

Quanto custa? R$ 2.000, sendo 50% na inscrição e o restante antes do início do curso.

Próximas datas: 26 e 27 de novembro, 10 e 11 de dezembro

Contato: Site oficial / Facebook / (11) 5667-5233

 

Alpie Escola de Pilotagem – São Paulo/SP

A Alpie é outra tradicional escola de pilotagem dos arredores de Interlagos, em atividade há mais de 30 anos, e por ela passaram caras como Tony Kanaan, Antonio Pizzonia e Ricardo Rosset. Atualmente a Alpie oferece dois cursos de pilotagem de turismo: Dia de Piloto e Turismo.

 

Dia de Piloto

turismo03

Onde? Autódromo de Interlagos

Como é o curso? O participante recebe uma vídeo-aula de 15 minutos auxiliada por instrutores, onde são abordados temas como conduta na pista e atitudes relacionadas à segurança. Depois da aula teórica, o participante recebe o equipamento de pilotagem (macacão, capacete, luvas, sapatilhas e balaclava) e parte para uma ou duas voltas de reconhecimento com o instrutor, antes de assumir o volante para praticar por cerca de 40 minutos.

turismo10

O carro: Chevrolet Celta homologado para a categoria Turismo 1.6 de Marcas e Pilotos. Motor 1.6 com câmbio de cinco marchas, cerca de 155 cv e pneus radiais sulcados.

Principais instrutores: Aldo Piedade, Aldo Piedade Jr. e Emerson Piedade.

Quanto custa? R$ 1.850.

 

Turismo

Onde? Autódromo de Interlagos

turismo02

Como é o curso? O curso começa com quatro aulas teóricas que abordarão equipamentos de segurança, uso correto do câmbio, punta-tacco, instrumentos de informação, regulamento desportivo, pré-aquecimento, dinâmica do veículo e dirigibilidade, traçado, sinalização e bandeira e acertos técnicos do carro. Depois destas quatro aulas, o aluno fará uma prova dissertativa com 20 questões. Obtendo a nota mínima da prova, ele passará para a parte prática no circuito, que inclui troca de marchas, reconhecimento de circuito, comboio, e toda a técnica de pilotagem (comportamento na pista, consistência da pilotagem, concentração, regulamento etc). O curso também certifica o piloto para obtenção da carteira de piloto.

turismo07

O carro: Chevrolet Celta homologado para a categoria Turismo 1.6 de Marcas e Pilotos. Motor 1.6 com câmbio de cinco marchas, cerca de 155 cv e pneus radiais sulcados.

Principais instrutores: Aldo Piedade, Aldo Piedade Jr. e Emerson Piedade.

Quanto custa? R$ 4.400, com desconto para pagamento à vista, e parcelamento. Inclui macacão, capacete, luvas, sapatilhas e balaclava.

Contato: Site oficial / (11) 5666-3007 / Facebook

 

MCS Racing School – Londrina/PR

A MCS é uma escola de pilotagem sediada em Londrina/PR, e é a única homologada pela CBA no Estado. Ela atualmente oferece somente o curso de pilotagem de turismo para formação de pilotos amadores ou profissionais.

Onde? Autódromo de Londrina

Captura de Tela 2015-11-09 às 20.59.39

Como é o curso? Dois dias de duração, divididos em um dia de conteúdo teórico e um dia de prática na pista. Na parte teórica o participante recebe aulas aulas sobre comunicação na pista, técnicas de pilotagem, ergonometria, troca de marchas, pedais, frenagem, aceleração, contorno de curvas, campos de visão, aderência dos pneus, transferência de peso, barras de amarração, pressão de molas e amortecedores, barras estabilizadoras, relação com pessoal de pista, comissários desportivos, direção de prova, chefes de equipes, mecânicos,  respeito às leis desportivas, equipamentos de segurança, autoridades desportivas, CBA, federações, clubes locais, doping, indumentária, patrocínios/parcerias, regulamentos etc.

A parte prática é realizada no Autódromo de Londrina e abrange as técnicas de pilotagem, conhecimento da pista e seus pontos de tomadas de curvas e freadas, aceleração, troca de marchas etc. As primeiras voltas são guiadas pelo instrutor, depois o aluno pilota orientado pelo instrutor ao lado e, por último, sozinho no carro.

12038714_1066300506736201_3632867856027676919_o

Os carros: VW Gol de competição, com pneus radiais sulcados e motor 1.6, álcool com aproximadamente 140 cv; e Fiat Linea categoria GT, com pneus slick e motor 1.6 turbo, com aproximadamente 240 cv.

Captura de Tela 2015-11-09 às 18.44.42

Principais instrutores: Carlos Sardi e Cesinha Bonilha

Quanto custa? R$ 3.000.

Contato: Facebook / (43) 3327-2290

 

Escola Gaúcha de Pilotos – Tarumã

1477601_761152833983268_2651754477559187171_n

A Escola Gaúcha de Pilotos fica no complexo do Autódromo Internacional de Tarumã, o mais tradicional do sul do Brasil, na cidade de Viamão, próximo da capital Porto Alegre (ou Portalegre, como dizem por lá). Há opções de curso de turismo, protótipo e monopostos, além de direção defensiva e evasiva. Novamente, como nosso foco são os track days ou um início de carreira nas pistas, vamos nos concentrar no curso intensivo para formação de piloto graduado de turismo da CBA.

Onde? Autódromo de Tarumã.

Captura de Tela 2015-11-09 às 18.51.15

Como é o curso? É feito ao longo de um único fim de semana e com número limitado de alunos. O curso começa no sábado de manhã com aulas práticas, e depois, das 13:00 às 18:00 os participantes recebem aulas teóricas. O domingo é todo na pista — que é usada exclusivamente pelos alunos do curso. A carga horária total fica em torno de 20 horas divididas entre os dois dias. O curso certifica o piloto para a obtenção da cédula de piloto graduado, categoria B.

Os carros: modelos diversos homologados na categoria Turismo 1.6 do Campeonato Marcas e Pilotos — motor com cerca de 150 cv e pneus radiais sulcados.

11041706_761153167316568_2251826431590900337_n

Principais instrutores: Airton Diehl e Bruno Razia

Quanto custa? R$ 3.000, sendo R$ 1.000 no ato da inscrição.

Próximas datas: 28 e 29 de novembro de 2015

Contato: Site oficial / Contato

 

Matérias relacionadas

Fiat Multipla: simplesmente feio ou genial e incompreendido?

Dalmo Hernandes

Por que o preço da gasolina no Brasil não diminuiu com a queda do petróleo?

Leonardo Contesini

Vídeo: Hennessey Venom GT supera Bugatti Veyron e agora é o carro mais rápido do planeta

Leonardo Contesini