A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Você sabe os nomes corretos destas rodas da Volkswagen?

Orbital, BBS RS e Snowflake são nomes que se ouve com frequência quando o assunto são os Volkswagen. E, mesmo que você não seja seu maior fã, provavelmente sabe qual delas é qual. Mas… será que são estes seus verdadeiros nomes?

A resposta curta e direta: não. A Volkswagen tem dezenas de rodas diferentes acumuladas em seu catálogo ao longo das décadas, e algumas delas ficaram tão conhecidas por seus apelidos que os mesmos acabaram ganhando caráter “oficial”, embora não sejam oficiais de verdade. Como somos especialistas em responder perguntas que ninguém fez, vamos ver a seguir os nomes populares e os nomes oficiais de cada uma destas rodas.

Um dos exemplos mais conhecidos – e o que nos deu a ideia para este post – foi esta roda aqui:

ae9a64863c8ad2baaecf1241e2e3b4bd

Se quiser procurar fotos dela pela internet, é só digitar “Volkswagen Snowflake” no Google. No Brasil, ela ficou mais conhecida no Gol GT e no Passat GTS em 1984. Naquele mesmo ano, na Europa, a roda foi empregada no VW Scirocco de segunda geração e no Jetta a partir de 1984 e, pouco tempo depois, em 1988 no Volkswagen Golf MK1 Cabrio.

autowp.ru_volkswagen_jetta_gt_1

Por causa do formato de seus raios, que lembram um floco de neve em um microscópio, esta roda ficou conhecida como “Snowflake” desde o final da década passada. Seu nome oficial, porém, é Volkswagen Avus, como homenagem ao circuito de testes que já foi o mais veloz da Alemanha.

e8d0b7a581bda1fa1815ff325215d7f2

Originalmente, a Volkswagen Avus tem 14 polegadas de diâmetro, mas no aftermarket existem opções de 15 a 18 polegadas. A Fifteen52 é uma das empresas que fabricam este modelo. O resultado estético é bacana, ainda que os raios mais longos acabem a descaracterizando um pouco.

autowp.ru_volkswagen_golf_fsi_3-door_6

Outra roda da Volkswagen com este nome é a Avus II. Esta já tem um visual mais moderno, com cinco raios grossos vazados no centro. No Brasil, ela equipou o Volkswagen Golf/Bora de quarta geração no início dos anos 2000.

volkswagen_scirocco_16v_us-spec_3

O para-choque traseiro gigantesco é fruto da legislação americana na década de 1970, como contamos neste post

A Volkswagen batizou outras rodas com nomes de circuitos de corrida. Sabe as famosas “Pingo d’água” que equiparam o Gol GTI em 1988? O nome verdadeiro delas é Volkswagen Silverstone, em referência a um dos mais famosos e tradicionais autódromos do Reino Unido.

Rodas-pingo-dagua-20131103054434 (1)

Além do nosso Gol GTI, ela também deu as caras na Parati GLS, no Gol GTS, no Passat B2 alemão e no Volkswagen Scirocco de segunda geração.

Picture148

Mais uma roda com nome de circuito: Volkswagen Imola. Esta é um pouco mais rara, sendo oferecida originalmente para o Golf/Jetta na Europa entre os anos de 1997 e 1999, e como opcional no mercado canadense.

2a05f2u-960

Esta é a Volkswagen Zandvoort, homenageando o circuito holandês que faz parte do calendário da Fórmula 1. Encontrada no Brasil nas versões GL do Gol, da Parati e do Voyage, em outros países ela equipou o VW Golf/Jetta entre 1989 e 1991, e o VW Passat entre 1992 e 1997.

$_86

Le Castellet é o nome da cidade francesa onde fica o circuito de Paul Ricard. A roda da Volkswagen com este nome, de 15 polegadas, foi utilizada na família Golf e no Volkswagen Passat no início da década de 1990 na Europa.

HPIM0760

Foto: Thyago Szoke/De Gennaro Motors

Já a roda Volkswagen Hockenheim, que lá fora equipou o Polo, o Golf, o Jetta e o Scirocco entre 1986 e 1991, no Brasil foi uma das utilizadas no Volkswagen Santana GLS em 1989.

autowp.ru_volkswagen_golf_r32_3-door_12

Mas não foram só as rodas clássicas da Volks que receberam nomes de pistas de corrida. A roda Volkswagen Zolder, de 18 polegadas, foi utilizada no Volkswagen Eos, que saiu de linha recentemente, e no Passat da geração passada.

$_86 (1)

Falando em Canadá, há duas rodas da Volkswagen com nomes de cidades: a VW Montreal, acima, e a Volkswagen Orlando, abaixo, que pode ser encontrada no VW Golf de terceira geração vendido no Brasil:

volkswagen_golf_5-door_89

A Volkswagen também teve rodas cujo nome era inspirado por seu próprio design. Estas, por exemplo, são as rodas Turbine, conhecidas no Brasil como pelo apelido “raio de sol”.

rodas+13+original+vw+gol+voyage+parati+santana+passat+saveiro+etc+goioere+pr+brasil__5AFB88_4

Volkswagen Turbine

Na Europa, elas calçaram o VW Jetta e o VW Scirocco entre 1986 e 1981. No Brasil, eram um dos modelos disponíveis para o Voyage Super de primeira geração.

Esta é a VW Nine Spokes, conhecida também como VW Tarantula por cusa de seu formato, que tem nove raios (spokes) e lembra uma Aranha. Você provavelmente a viu em um Voyage ou Parati GLS.

19511134_311995842559900_7081566685422160065_n

Já a Volkswagen 12 Spokes é a roda do Voyage Los Angeles. Na Europa, este design equipou o Jetta, o Sirocco e o Golf de segunda geração.

Der Volkswagen Ur GTI Pirelli von 1983

Já esta você provavelmente tirou de letra: é a Volkswagen Pirelli, também conhecida pelo apelido P-Slot. Isto porque as fendas da roda (os slots) têm o formato da letra P da Pirelli. Nos anos 1980, esta roda equipou uma edição especial do Golf GTI, mas ela também pode ser encontrada no Brasil.

Captura de Tela 2017-07-10 às 18.21.16

E é claro que a gente não poderia deixar passar as famosíssimas rodas Orbital. Famosas por equipar o VW Gol GTI, GTS e o Santana Sport do início dos anos 1990, as Orbital também são chamadas de Futura. Isto porque elas eram as rodas que equipavam o conceito Volkswagen Futura, minivan que foi exibida no Salão de São Paulo de 1990.

futura

Só que há um detalhe nesta história que nem todo mundo nota: o Futura só calçou tais rodas quando veio para o Brasil. Sua primeira aparição pública foi no Salão de Frankfurt em 1989, e ele utilizava rodas diferentes, com miolo de três raios.

volkswagen_futura_concept

Estas rodas também apareceram em outro conceito da Volkswagen, chamado Orbit, que foi revelado em 1991. É só ligar os pontos para entender, portanto, a origem do nome. Só para deixar claro: Orbital é o nome, e Futura é o apelido.

autowp.ru_volkswagen_orbit_concept_1

Volkswagen Orbit, o conceito que deu o nome às rodas Orbital

Mas nenhum destes é o nome verdadeiro das rodas Orbital/Futura. Segundo o catálogo da época da Volkswagen, o modelo das rodas é bem menos futurista: Acapulco.

Como dissemos no início deste post, existem algumas dezenas de rodas diferentes. Já entramos em contato com a Volkswagen para apurar mais alguns nomes, e atualizaremos a lista assim que tivermos respostas!

Matérias relacionadas

Quando as fabricantes quebram suas tradições, para o bem e para o mal – parte 2

Dalmo Hernandes

Hyundai lança HB20 Rspec no Brasil, Russo rouba 50 km de uma estrada, BMW M3 e M4 ganham mais potência e mais!

Leonardo Contesini

Comece o dia com esta seleção incrível de carros acelerando em túneis

Dalmo Hernandes