FlatOut!
Image default
Car Culture Eventos Zero a 300

Volkswagen apresenta Golf GTI com 411 cv e Golf Alltrack customizado no Wörthersee 2018

Todos os anos, no mês de maio, fãs da Volkswagen de todo o planeta (especialmente da Europa) se reúnem à beira do lago Wörthersee, na Áustria, para um dos eventos monomarca mais aguardados de todos: o Wörthersee Treffen (“Encontro de Wörthersee”, em tradução literal), que há acontece há quase 40 anos – a primeira edição aconteceu no início dos anos 80, quando o encontro ainda era dedicado especialmente ao Golf GTI. O Wörthersee Treffen começa oficialmente hoje, 9 de maio, e vai até o dia 12. E, como já é costume há mais de uma década, a própria Volkswagen marca presença com conceitos oficiais feitos por seus aprendizes.

Isto porque o que começou como um pequeno encontro de Golf GTI acabou se tornando algo maior com o passar dos anos. A presença de entusiastas à pequena cidade de Reifnitz deu um belo boost (trocadilho 100% intencional) no turismo local e se tornou parte do calendário oficial de eventos da cidade. Não é para menos: hoje em dia os fãs começam a peregrinar para a Áustria uma ou duas semanas antes do festival, e alguns permanecem uma ou duas semanas depois. Durante pelo menos um mês as ruas de Reifnitz ficam cheias de VW modificados. E a marca aproveita a oportunidade para se aproximar da galera e conseguir uma exposição valiosa.

Bom para o pessoal jovem que faz estágio na Volkswagen e pode exercitar e demonstrar suas habilidades criando conceitos especiais para o Wörthersee, que neste ano foram dois. Ambos os projetos foram executados em cerca de nove meses usando as ideias e a mão de obra de 29 aprendizes em 12 áreas diferentes, usando ferramentas digitais e métodos de produção como CAD e impressão 3D, além de programação de apps feitos pelos próprios estagiários.

 

Golf GTI “Next Level”

VW-Golf-GTI-Concept-33

O Golf GTI “Next Level” foi modificado, na sede da Volks em Wolfsburg, por um time de 15 aprendizes que modificaram motor, suspensão, carroceria e interior. O motor 2.0 TSI recebeu um novo turbo e um intercooler maior, além de pistões forjados, um novo sistema de escape em inox com válvula controlada por controle remoto, além de uma reprogramação eletrônica para entregar 411 cv e 52,1 cv – originalmente são 220 cv e 35,7 mkgf de torque.

VW-Golf-GTI-Concept-25

Naturalmente, suspensão e freios também receberam um up: os amortecedores agora são um jogo de Bilstein B16, ajustáveis eletronicamente e ligados ao sistema DCC (Dynamic Chassis Control, que altera a carga da suspensão de acordo com as condições de pilotagem e do piso); enquanto os freios usam discos de carbono-cerâmica fornecidos pela Brembo.

VW-Golf-GTI-Concept-30

As modificações estéticas são mais perceptíveis. O Golf GTI recebeu uma pintura especial (não é envelopado!) nas cores branco White Silver Metallic (um prata quase branco, ou branco quase prata) na dianteira e Deep Black Pearl (um preto azulado perolizado) na traseira, sendo que as faixas nas laterais e no capô foram pintadas à mão. As rodas são as mesmas do Audi R8, de 20×8,5”, com um friso vermelho pintado à mão no aro interno, e foram calçadas com pneus Dunlop SportMaxx de medidas 235/30. No assoalho há um sistema de iluminação por LED com seletor de cores controlado por um app de smartphone que também foi desenvolvido pelos estagiários.

VW-Golf-GTI-Concept-34

O interior recebeu revestimento de couro Nappa preto, com detalhes em Alcantara cinza no volante e nos bancos, com costuras vermelhas por todo o lado de dentro. O volante tem comandos eletrônicos adicionais para a válvula do sistema de escape e para os equipamentos multimídia.

VW-Golf-GTI-Concept-26 VW-Golf-GTI-Concept-28_1

Estes foram o foco maior das customizações internas. O Golf GTI “Next Level” perdeu o banco traseiro e em seu lugar há um monitor LCD retrátil e um sistema de som “premium” com 12 alto-falantes e 2.480 W de potência, cujos subwoofers ficam alojados em compartimentos projetados pelos próprios aprendizes e impressos em 3D. Também foi instalado um console de videogame (não dizem se é um PlayStation 4, um Nintendo Switch ou um XBox One…), com direito a suportes para os controles com carregador embutido. No geral o carro parece um volta à década passada em termos de customização, devidamente adaptada para os tempos modernos.

VW-Golf-GTI-Concept-23_1 VW-Golf-GTI-Concept-24 VW-Golf-GTI-Concept-27_1 VW-Golf-GTI-Concept-23VW-Golf-GTI-Concept-22 VW-Golf-GTI-Concept-20 VW-Golf-GTI-Concept-21

 

Golf Variant Alltrack TGI “GMotion”

VW-Golf-GTI-Concept-31

O Golf Alltrack “GMotion”, por sua vez, foi preparado por um time de 14 estagiários na fábrica da Volkswagen em Zwicka, complexo fundado em 1990 para a produção da segunda geração do Polo, e de onde saem hoje unidades do Golf (hatch e Variant), Passat Variant e Bentley Continental.

VW-Golf-GTI-Concept-32

Pensando nisso, o pessoal decidiu modificar um Golf Alltrack – versão do Golf Variant com suspensão elevada, moldura nos para-lamas e sistema 4Motion de tração nas quatro rodas, com distribuição de torque variável entre os eixos. O carro é equipado com um motor de 1,5 litros e 131 cv movido a gás natural, acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas que leva a força para as quatro rodas através de um sistema com diferencial traseiro Haldex.

VW-Golf-GTI-Concept-3 VW-Golf-GTI-Concept-7

O carro recebeu uma pintura especial que usa as cores branco “Ice”, cinza “Hallmark” e vermelho “St. James”, todas vindas do catálogo da Bentley, sobre o fundo preto perolizado original do Golf – novamente, tudo aplicado de forma artesanal. As rodas Messer de 20×8,5”, inspiradas pelas clássicas BBS RS, foram fabricadas sob medida e são calçadas com pneus Michelin Super Sport S de medidas 225/35. A suspensão foi levantada em 40 mm.

VW-Golf-GTI-Concept-8

O carro também recebeu um compartimento de carga no teto, enquanto o porta-malas conta com cadeiras e uma mesinha dobráveis (presumivelmente para camping).

O interior (que não aparece nas fotos) também foi modificado com revestimento de Alcantara nos bancos e volante, além de receber um sistema de iluminação por LEDs com cores selecionáveis através de um app, como no GTI Next Level, além de luzes vermelhas no console central. O sistema de som é um Dynaudtio com amplificador de 10 canais, nove alto-falantes e 400 W.

VW-Golf-GTI-Concept-9 VW-Golf-GTI-Concept-6

Os dois projetos já estão no estande da Volkswagen no Wörthersee e, por mais que sejam oficiais, são uma parcela ínfima de tudo o que há para ver no maior encontro de VW do mundo. Nos próximos dias falaremos mais a respeito do Wörthersee 2018 – fiquem ligados!