A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Volkswagen Arteon – o sucessor do Passat CC fica mais invocado e assume o downsizing de vez

A Volkswagen pode ser creditada como uma das companhias que iniciaram a tendência dos “cupês de quatro portas” – sedãs com linhas mais arrojadas, caimento do teto mais suave e silhueta mais esguia e próxima do chão — quando lançou o Passat CC em 2008. Ele era um dos carros mais interessantes da linha da Volks, tanto que teve seu ciclo de vida ampliado à base de facelifts até o fim do ano passado, quando sua produção foi encerrada.

Assim que o CC saiu de linha, porém, a VW já anunciou que estava preparando seu sucessor, e que ele chegaria ainda em 2017. Os alemães são mesmo pontuais, porque o VW Arteon é o tal sucessor. E, ao menos à primeira vista, é mais do que digno do posto.

1AQ2Y8919

A carroceria projetada por Tobias Sühlmann, é inspirada pelo conceito Sport Coupé GTE, mostrado pela Volkswagen há dois anos, no mesmo Salão de Genebra. Naturalmente, o Arteon perdeu alguns elementos de estilo típicos dos conceitos, como as maçanetas ocultas, os retrovisores minúsculos e as superfícies sensíveis ao toque no interior, mas ainda assim o modelo de produção conservou boa parte das linhas do conceito.

Parece que a Volkswagen quer mesmo se distanciar da identidade visual que assumiu na segunda metade dos anos 2000 e finalmente voltou a inovar em termos de design. A dianteira é um dos grandes destaques do Arteon, com faróis bipartidos que se integram à enorme grade dianteira para dar ao carro uma face bastante agressiva.

volkswagen_arteon_r-line_15 volkswagen_arteon_r-line_19

Já o perfil da carroceria ganhou ares ainda mais próximos de um fastback, tendência bastante vista entre os sedãs atuais. O Arteon é mais longo e mais largo que o CC, com 4,86 m de comprimento e 1,87 m de largura contra 4,80 m e 1,82 m, respectivamente. O maior crescimento, porém, foi no entre-eixos: o CC tinha 2,71 m, enquanto o Arteon tem 2,84 m. O resultado é um aumento expressivo no espaço interno, e também uma postura muito mais imponente.

volkswagen_arteon_r-line volkswagen_arteon_r-line_3

Falando nisso, o interior ganhou materiais mais sofisticados e painel digital. Já o design ficou mais próximo do Passat atual, com visual minimalista, uma grande tela sensível ao toque (9,2 polegadas) no console central e um charmoso relógio de ponteiros no centro, entre as saídas de ar. A sensação de amplidão é muito maior.

O VW Arteon é construído sobre a plataforma MQB da Volkswagen, já dividida com diversos outros modelos da linha. Os motores serão seis, três a gasolina e três a diesel – e esta parte poderá decepcionar alguns dos fãs do Passat CC, pois o motor VR6 de 300 cv foi deixado de lado em favor de motores downsized com quatro cilindros e turbo.

O motor a gasolina de entrada é o novo 1.5 TSI, que estreou no Volkswagen Golf europeu no fim do ano passado, desenvolvendo 150 cv. Já o motor 2.0 TSI entrega 190 cv na versão intermediária, ou 280 cv na versão mais potente. Os três motores turbodiesel TDI desenvolvem 150 cv, 190 cv e 240 cv, respectivamente. j

Em todos os casos, o câmbio manual de seis marchas é de série, com a opção pela caixa DSG de dupla embreagem e sete marchas do Grupo VW. Em termos de tração, as versões a gasolina e a diesel mais potentes são equipadas com o sistema 4Motion de tração integral, com diferencial Haldex, enquanto as outras têm tração dianteira.

O VW Arteon será disponibilizado, de início, em dois níveis de acabamento: Elegance, mais voltado ao luxo, e R-Line, de apelo esportivo. Ainda não há muitos detalhes a respeito de ambos, mas notamos pneus de perfil muito mais baixo no R-Line, bem como tons mais escuros e materiais mais joviais no interior.

volkswagen_arteon_r-line_2

O Arteon (é difícil não chamá-lo de Passat CC…) começará a ser vendido em junho deste ano na Europa, e deverá ser lançado em outros mercados, como os EUA, no primeiro semestre de 2018.

volkswagen_arteon_r-line_14 volkswagen_arteon_r-line_16 volkswagen_arteon_r-line_18 volkswagen_arteon_r-line_4 volkswagen_arteon_r-line_20 volkswagen_arteon_r-line_9 volkswagen_arteon_r-line_5 volkswagen_arteon_r-line_7 volkswagen_arteon_r-line_17 volkswagen_arteon_r-line_12 volkswagen_arteon_r-line_6 volkswagen_arteon_r-line_10 volkswagen_arteon_r-line_11 volkswagen_arteon_r-line_15 volkswagen_arteon_r-line_13 1AQ2Y8902 1AQ2Y8898 1AX7K8212 1AQ2Y8930 1AQ2Y8909 volkswagen_arteon_2 volkswagen_arteon volkswagen_arteon_1 volkswagen_arteon_3 volkswagen_arteon_4 volkswagen_arteon_5 volkswagen_arteon_6 volkswagen_arteon_8 volkswagen_arteon_7

Matérias relacionadas

Pneus para carros antigos: Pirelli Collezione chega ao Brasil! Veja todos os modelos e medidas

Juliano Barata

Piaggio Vespa está de volta ao Brasil – conheça os preços e versões

Leonardo Contesini

Supercharger e 760 cv: este é o novo Shelby Super Snake, o Mustang pronto para encarar o Hellcat

Gustavo Henrique Ruffo
error: Direitos autorais reservados