A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

Volkswagen ID Concept: o “Fusca do futuro” é elétrico, tem autonomia de 600 km e se dirige sozinho

O Salão de Paris de 2016, que está acontecendo neste momento, já mostrou que a novidade do momento são os carros elétricos. E a Volkswagen decidiu aproveitar a onda e revelou o seu: o VW ID Concept. De acordo com a fabricante, o pequeno hatchback de quatro portas será “tão revolucionário quanto foi o Fusca sete décadas atrás”. É uma afirmação ousada, mas a Volks parece confiante.

A fabricante diz que o tema para o Salão de Paris deste ano é Think New (“Pense Novo”), e um compacto com ares de monovolume, visual futurista, motor totalmente elétrico e modo de direção autônoma é a representação perfeita desta ideia. O visual lembra um pouco o Volkswagen Up, porém com detalhes em azul (incluindo os pneus), lanternas traseiras estreitas e horizontais e faróis que parecem colmeias de LEDs. De acordo com a VW, esta é a nova identidade visual para veículos elétricos da marca, e faz com que o I.D. seja “imediatamente reconhecido como um veículo zero-emissão”.

volkswagen_i.d._10 volkswagen_i.d._11

O I.D. concept é construído sobre a nova plataforma modular da Volkswagen para veículos elétricos. A chamada MEB (sigla em alemão para “Modelo Modular Elétrico”) é construída em volta das baterias, tem assoalho plano, entre-eixos longo e balanços curtos, priorizando o espaço interno. A opção pela carroceria monovolume reforça esta ideia.

O carro é movido por um motor elétrico capaz de entregar 125 kW (170 cv) e, segundo a VW, terá desempenho comparável ao do Golf, por um preço semelhante. Com isto, a fabricante espera posicionar o I.D. ao lado de modelos já consagrados, como o próprio Golf, o Polo e o Passat, tornando a ideia de comprar e dirigir um veículo elétrico de emissão zero natural para qualquer pessoa.

volkswagen_i.d._16

A Volkswagen também promete autonomia entre 400 km e 600 km com uma única carga na bateria. O motor fica montado no eixo traseiro, o que também ajuda a aumentar o espaço disponível para os ocupantes. Eles dizem que, apesar de ser um pouco mais curto que um Golf, o I.D. oferece espaço interno comparável ao de um Passat. Isto faz parte da nova filosofia “Open Space”, que inclui também teto de vidro, que aumenta a sensação de amplidão da cabine.

No entanto, talvez a maior novidade do I.D. Concept seja seu modo totalmente autônomo. Segundo a Volkswagen, ao apertar o emblema da fabricante no meio do volante, este se recolhe junto ao painel e dá ao motorista “uma sensação espacial inteiramente nova”. Além disso, o I.D. não terá chave. Em vez disso, o carro utilizará o smartphone do motorista como uma “chava digital” para abrir a porta e dar a partida no motor.

volkswagen_i.d._18

Futuramente, o recurso permitirá que cada pessoa que dirija um VW terá sua própria “Volkswagen ID”, um perfil individual que armazenará informações como ajustes dos bancos e do ar-condicionado, estações de rádio favoritas, equalização do sistema de som, lista de contatos e configurações do GPS. Deste modo, ao entrar no carro, o mesmo oferecerá uma experiência personalizada de condução. Aliás, a Volks fez questão de dizer que, sendo autônimo, o VW I.D. poderá até mesmo receber encomendas quando seu dono não estiver em casa. Ele não deram mais detalhes sobre isto, mas parece interessante.

E os alemães estão mesmo levando a sério esta história. A Volkswagen diz que pretende lançar a versão de produção do I.D. em 2020 iniciando e uma nova era para a fabricante, que espera vender nada menos que um milhão de veículos elétricos até 2025 – quando será lançada a versão com modo autônomo.

volkswagen_i.d._17

Nossa opinião? Isto seria mais fácil se, com o I.D., a Volkswagen não se inspirasse apenas no sucesso do Fusca, mas em seu nome e visual. Afinal, o Besouro tem carisma, e isto é algo que os elétricos ainda precisam aprender como conseguir.

volkswagen_i.d._13 volkswagen_i.d._8 volkswagen_i.d._9 volkswagen_i.d._12 volkswagen_i.d._15 volkswagen_i.d. volkswagen_i.d._1 volkswagen_i.d._2 volkswagen_i.d._5 volkswagen_i.d._4 volkswagen_i.d._3

Matérias relacionadas

Fiat Uno 2017 ganha “novo” visual e novos motores Firefly de três e quatro cilindros

Leonardo Contesini

Novo Toyota Corolla fica maior, mais moderno e mais equipado para recuperar o trono

Dalmo Hernandes

O novo Porsche RSR é o primeiro 911 de motor central-traseiro da história

Leonardo Contesini