FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

Volkswagen lança novos Gol Track, up! Track e CrossFox Urban (?) White

Quando se fala em track no contexto automotivo, certamente a primeira coisa que vem à sua mente é uma pista ou um circuito. É por isso que o novo Gol Track nos parece um pouco estranho à primeira vista: ele não tem motor mais potente, nem câmbio com relações encurtadas, suspensão rebaixada, rodas de liga leve, freios maiores ou direção mais direta.

gol-track-1

Em vez disso ele tem suspensão elevada, dianteira da nova Saveiro, que lhe dá um ar mais robusto, rodas de aço estampado de 15 polegadas, e protetores plásticos nas caixas de ar, para-lamas e para-choque traseiro.

gol-track-286071_1-1

O motor não é o 1.6 16v MSI de 120 cv, muito menos o conhecido EA-111 1.6 8v de 102 cv, e sim o 1.0 três-cilindros de 82 cv. O último carro nacional com essa configuração a entrar em uma pista foi o GT Malzoni — e isso aconteceu há 50 anos.

up-track-1

Seu irmão menor, o up! Track, tem um visual mais condizente com um carro batizado com este sobrenome — nada de elementos aventureiros aqui, apenas protetores de para-lamas e para-choques com a parte central em preto, o que até dá a ele um stance vagamente esportivo, mesmo com rodas de aço de 14 polegadas. Mas em vez do motor 1.0 TSI ele usa o mesmo 1.0 MSI de 82 cv do Gol, o que significa que desempenho não é seu forte.

up-track-286075_1-1

A explicação está na origem do nome Track: diferentemente dos Dodge Road/Track (que você conhece como R/T), o Track da Volkswagen remete a outro significado desta palavra inglesa: trilha. Sim, eu sei que os americanos e britânicos chamam trilha de trail, mas por algum motivo a Volkswagen decidiu usar este significado menos usual da palavra para batizar seus modelos com uma pegada mais aventureira, pero no mucho. Algo intermediário entre as versões comuns e os modelos Cross. Talvez seja uma menção à Parati Track &Field — ainda que track and field não tenha relação alguma com esportes aventureiros.

crossfox-urban-1

A confusão continua com o terceiro lançamento da Volkswagen nesta quarta-feira: o CrossFox Urban White. Sim, um CrossFox, que tem inspiração off-roader com direito a estepe pendurado na traseira como um Jeep, ganhou uma versão chamada Urban. Para adicionar ainda mais uma dose de ironia nessa história, o CrossFox Urban White é o modelo mais potente dos três, pois vem equipado com o motor 1.6 16v de 120 cv. E ainda tem câmbio de seis marchas e rodas de liga leve de 16 polegadas.

crossfox-urban-386073_1

Se você está achando o trio familiar, é porque eles foram apresentados no início do mês passado durante o Salão do Automóvel — onde a Volkswagen apresentou o conceito Gol GT, que deixou todos babando e sonhando com algo que nunca se tornará realidade (apesar de haver quem diga o contrário) —, mas eles só estão chegando às lojas nesta semana.

O Gol Track é o mais barato deles: por R$ 45.440 ele vem equipado com rodas de aço de 15 polegadas, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, adesivos nas laterais com o nome da versão, lanternas traseiras com máscara negra e acabamento interno escuro. Logo acima está o up! Track, que é R$ 1.000 mais caro (R$ 46.440) e oferece o mesmo pacote de equipamentos do Gol.

Por último, o CrossFox Urban White parte de R$ 70.830. Seu pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (inédito no modelo), e a nova cor “Branco Puro”, até então exclusiva do Golf e dos modelos importados da marca. Também é possível equipar o CrossFox Urban com câmbio automatizado I-Motion e pintar seu teto de preto. Com estes dois opcionais o preço sobe para R$ 72.740.