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Zero a 300

Volkswagen revela interior do T-Cross, Mercedes irá matar motor V12 biturbo, Porsche 911 ganha versão híbrida de preparadora e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Volkswagen revela interior do T-Cross

Depois de apresentar à imprensa brasileira um protótipo de validação do T-Cross (teremos o post em breve, fique ligado!), a Volkswagen agora decidiu revelar o interior o do carro em um vídeo-teaser e em uma galeria de fotos.

Ele seguirá a mesma arquitetura básica do painel do Polo e Virtus, e, como havíamos antecipado, terá uma faixa colorida na face, integrando-se com as portas. No modelo com sistema de áudio Beats (que também mencionamos na semana passada), a faixa é um aplique com um padrão estampado, como você verá nas imagens que acompanham o vídeo.

Também como esperado, ele terá duas telas digitais TFT, uma substituindo o quadro de instrumentos e outra para o sistema multimídia. O posicionamento, como dito mais acima, será idêntico ao do Polo, mudando apenas algumas linhas de estilo ao redor das telas. As saídas de ventilação ficam abaixo da tela central, com seus comandos logo abaixo, à frente da alavanca do câmbio.

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A versão europeia mostrada no vídeo terá também duas tomadas USB e uma base de recarga de smartphones por indução no console central, mas o recurso não foi confirmado para o Brasil.

O crossover será apresentado em 25 de outubro, em um evento que acontecerá no Brasil, na Alemanha e na China simultaneamente. Depois disso, ele será exibido ao público no Salão do Automóvel, logo na primeira semana de novembro. Sua produção, contudo, deve começar somente no segundo trimestre de 2019.

 

Toyota Supra aparece em renderizações e imagens de catálogo

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O novo Toyota Supra chega somente em janeiro, mas você sabe como são os lançamentos nesses tempos — especialmente em uma campanha que já dura anos como esta do esportivo japonês: aos poucos os vazamentos vão moldando e revelando o carro, de forma que restará somente vê-lo ao vivo em algum Salão mundo afora. O mais recente vazamento da Toyota permitiu renderizações do carro pronto e do painel — um item que até agora não fazíamos ideia de como seria.

As imagens foram postadas no fórum SupraMKV por um usuário registrado como EC15, que compilou as fotos vazadas de componentes do catálogo e as reuniu para criar estas renderizações. Elas mostram o carro com algumas desproporções (como o capô longo demais e a roda dianteira menor que deveria), porém ilustram como o carro deverá ser quando chegar ao Salão de Detroit, sem pinturas exóticas nem elementos de pista.

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Quanto à cabine, a Toyota adotou um perfil mais minimalista que no BMW Z4, que historicamente tem paineis sóbrios. Podemos vez um quadro de instrumentos digital, as saídas de ventilação afiladas e alinhadas na parte meridiana do painel, com os comandos à frente da alavanca de câmbio. A imagem não mostra a tela do sistema multimídia, mas ela deverá ficar no topo do painel, acima das saídas de ar centralizadas.

 

O fim do motor V12 Mercedes

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Embora o downsizing e a hibridização tenha matado o motor V8 em algumas marcas, na Mercedes-AMG ela deu uma sobrevida a ele. Tanto que a divisão está prestes a matar os V12 em prol dos V8 turbo eletrificados, segundo seu chefe Tobias Moers.

Em entrevista ao site australiano GoAuto, realizada no Salão de Paris, Moers disse que a AMG está desenvolvendo tecnologias híbridas para aumentar a eficiência e o desempenho do V8 biturbo de quatro litros nos futuros modelos da AMG. Com isso, o motor irá acabar ocupando o lugar do atual V12 biturbo de seis litros, que deixará de ser fabricado junto do atual S65 AMG. Além disso, ele também disse que em vez de fazer um S65 com o powertrain V8 híbrido, ele simplesmente deixará de ser oferecido.

Segundo Moers, o downsizing de 6,2 litros para 5,5 litros e, atualmente, para 4 litros conseguiu atender as normas de emissões e manter o desempenho dos esportivos e deverá ter um ciclo de vida mais longo do que se imagina com a eletrificação.

Por enquanto a AMG só está usando powertrains híbridos nos modelos 53 das Classes E, CLS e GT, combinando um motor elétrico de 48 volts ao novo seis-em-linha de 3 litros da marca. Com o V8, previsto para a versão de topo do GT 4 Portas, ele levará os modelos da divisão esportiva a um novo patamar de potência, chegando aos 815 cv.

 

Nissan March terá nova geração em 2021

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Você talvez lembre que, quando o novo Nissan March foi lançado na Europa, começaram a circular rumores de que ele seria fabricado no Brasil sobre outra plataforma — possivelmente a mesma do Kicks. Na ocasião ainda não se conhecia prazos ou datas para que o hatchback fosse atualizado por aqui, mas agora o pessoal do Motor 1 Brasil apurou que teremos três anos até a chegada da nova geração.

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Segundo o site, tanto o March quanto o Versa ganharão uma nova geração nos próximos três anos — ou seja: por volta de 2021. Até lá, os dois modelos passarão por um facelift para se manterem esteticamente atualizados.

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A nova geração será fabricada sobre a mesma versão da plataforma V usada no Kicks, de forma que ele possa compartilhar a linha de produção de Resende/RJ com o crossover. Isso também significa que o March brasileiro será diferente do europeu, que nesta atual geração cresceu e ganhou um porte maior, comparável ao dos atuais Polo e Fiesta. O modelo que será lançado no Brasil na próxima década será pouco maior que o atual, porém com o visual do modelo Europeu.

 

Porsche 911 ganha versão híbrida, mas não da fábrica

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Desde o 918 Spyder a Porsche vem nos acostumando à ideia de ter um esportivo híbrido com sua marca. Não foi à toa que eles usaram um V8 tão sonoro e um conjunto tão competente nas pistas — em especial Nürburgring Nordschleife. Em breve, o 911 992 também terá um híbrido e, provavelmente seu sucessor usará o motor elétrico como padrão.

As vantagens são muitas: torque imediato enquanto o turbo pressuriza, redução significativa de consumo em uso urbano (no caminho para a pista, por exemplo) e, claro, as tais emissões reduzidas. Mas enquanto a Porsche não lança seu 911 híbrido, uma preparadora alemã batizada Vonnen Performance decidiu fazer sua própria versão do 911 híbrido.

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Eles desenvolveram um motor elétrico que pode ser usado em qualquer modelo Porsche, e fica situado entre o motor e o câmbio, onde normalmente ficaria o volante do motor. Ele também recebe um inversor e um pacote de baterias no porta-malas.

Conectado à rede CAN do carro, o sistema da Vonnen monitora o funcionamento do powertrain e, baseado nos dados recebidos, entrega força pelo motor elétrico de acordo com a demanda do motorista. Isso é feito pelo sensor do acelerador “by wire”, que pode medir a demanda de torque do pedal — se ele é pressionado por um curso longo em um espaço curto de tempo, por exemplo, a ECU da Vonnen envia o sinal para que o motor elétrico forneça potência, ajudando na rotação do virabrequim. O aumento de potência chega a 180 cv e de torque a 20 kgfm, praticamente um Golf GTI Mk4 de “auxílio”.

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Além disso, com um motor elétrico conectado ao virabrequim, o motor de partida é dispensado e a bateria de 12 volts pode ser substituída por uma menor. Todo o conjunto pesa apenas 55 kg.

Agora… não pense que isso será barato. O motor, o inversor, a ECU e as baterias, todos instalados, chegam a US$ 75.000, preço suficiente para comprar um Boxster S novinho nos EUA/Europa.