Volkswagen SP2 1975, Project Cars #93 – a história: o bom filho a casa torna

Danilo Gamarros 12 março, 2014 148
Volkswagen SP2 1975, Project Cars #93 – a história: o bom filho a casa torna

Salve galera! Meu nome é Danilo Gamarros, 30 anos, e sou formado em manutenção de aeronaves pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tenho um carinho especial por motores boxer e trabalho como fotógrafo. Então se tudo correr como esperado teremos bons debates sobre mecânica regados a belas imagens (com exceção deste post onde a maioria das fotos foi feita com celular).

O SP2

sp22

O VW SP2 foi o primeiro carro inteiramente desenvolvido e fabricado no Brasil, começou a ser projetado em 1970 sob o pseudônimo de Projeto X e sua produção ocorreu entre 1972 e 1976 e foi encerrada com 10.205 unidades. Um esportivo de dois lugares, com motor de 1.679 cm³ de dupla carburação e ventilação “deitada” que produzia 75 cv e levava 13 segundos para alcançar os 100 km/h.

O meu SP2

Meu carro é um SP2 1975, que está na família desde 1999 graças ao sonho do meu pai em ter um exemplar. Ele tinha uma Caravan quatro-cilindros dos anos 1970 (não lembro exatamente o ano) e um conhecido dele tinha esse SP2, mas precisava de um carro maior para poder levar a sogra à igreja, pois a senhorinha não conseguia entrar no baixíssimo esportivo. Acabaram trocando as chaves e o Volkswagen mudou-se para a nossa garagem.

No começo todos lá em casa torceram o nariz para aquele carrinho branco feito apenas para duas pessoas, mas com o tempo eu fui pegando simpatia pelo carro, principalmente por que nessa época eu já sabia dirigir e dava minhas voltinhas pelo bairro.

Em 2002 meu pai comprou outro carro e me deu o SP2, daí em diante aconteceram varias histórias que não vou me estender contando aqui se não eu me empolgo e vai faltar espaço mas tentarei lembrar delas durante os outros posts.

No ano seguinte me bateu a loucura e resolvi reformar o carro, cheguei em casa um dia, desmontei o carro inteiro e fui dirigindo ele todo depenado até a oficina que faria o serviço. Eu disse “faria” por que ele enrolou por uns quatro meses, até que eu percebi que quem estava mexendo no carro era eu — lixei, arranquei massa com talhadeira e troquei o assoalho.

Essa foi minha primeira decepção com o meu branquelo. Injuriado, acabei levando o carro para um galpão da família que estava fechado, e lá continuei meu trabalho de formiguinha lixando e arrancando massa na base do martelo e talhadeira até que veio a segunda decepção: arrombaram o barracão e roubaram o motor.

pc93-post01-02

Neste ponto da história vale um adendo: na época minha mãe e minha irmã chegaram a mandar uma carta para o Lata Velha do Caldeirão do Huck e, como vocês podem deduzir, graças a Deus não fui selecionado. Em 2005 por indicação de um amigo, levei o carro para um funileiro que estava fazendo um Gol e um Fusca do dono de uma oficina bem conhecida de Curitiba. Veio então minha terceira decepção, o cidadão pôs o carro em cima de um guincho e mandou entregar na minha casa com frete a cobrar e desapareceu, me deixando um prejuízo de uns R$2.500 entre guinchos e adiantamento que fiz pra ele.

Tomado pelo desânimo com o carro e recém-saído de um acidente de moto que me rendeu uma artroscopia e um joelho que de vez em quando incomoda, o carro acabou largado por mais de dois anos embaixo de uma lona no jardim, até que em 2008 um senhor tocou a campainha e perguntou se eu não queria vender. Acertado o preço, foi-se o pobre SP2.

Dois anos mais tarde, em 2010, aquele homem volta a me procurar, para me oferecer o carro de volta pelo mesmo valor que eu vendera a ele, porém já com a lataria já consertada, freios e suspensão novos e algumas peças do motor. Lá fomos eu e meu pai buscar o dito cujo. Meu pai acabou comprando o outro SP2 (1973) do cara, que estava em fase final de restauração.

pc93-post01-03

Depois disso, o carro ficou oito meses na oficina de um conhecido aguardando um orçamento que nunca foi feito, e voltou para a garagem da minha casa.

pc93-post01-04

No fim de 2013, finalmente foi dado mais um passo na restauração: ele foi inteiro jateado com granalha de aço, e recebeu uma pintura base pra evitar a ferrugem até o próximo passo da restauração. E eis que o que eu esperava era verdade, um trabalho de funilaria extremamente mal feito, soldas grotescas, ferrugem, amassados cobertos de massa dentre outros.

pc93-post01-07

Mas desta vez não desanimei. Minha ideia era deixar ele o mais original o possível e dar uma apimentada de leve no motor. Mas de uns tempos pra cá o diabinho gearhead andou brigando com o anjinho do bom senso e me inspirou a transformar o pacato SP2 em um pestinha para uso diário com aspirações a brincar no AIC. No próximo post vou detalhar a ideia do projeto.

That’s all folks!

Por Danilo Gamarros, Project Cars #93

0pcdisclaimer2

  • kronosrr

    Legal a história, vou acompanhar esse projeto. Esse é um daqueles carros cujo você fala: “Cara! Não pode ter 75cv”, principalmente quando você vê um pessoalmente… Sinceramente, não dá pra acreditar que é da geração de tão má-fama dos boxers Volkswagen…

  • Felipe S.

    Esse carro era um cordeiro em pele de lobo, tomara que depois de quase 40 anos ele se torne o esportivo que sempre mereceu ser.

  • André

    O Design desse carro é maravilhoso! Ainda terei um! Estaremos de olho e torcendo pelo projeto! grande abraço!

    • bruno

      Tem um perto do meu trabalho, verde. Tá meio judiado, tem aqueles emassamentos igual fusca velho, mas o design dele é animal. Só podia ter o conjunto roda/pneu menor e pneus de perfil baixo…

      • André

        Sou louco por esse carro, pena q me falta dinheiro e tempo hehehe, mas certeza que esta na lista assim como um carro que eu particularmente adoro o Bianco S!

  • Elder Júnio

    Chorei no projeto… Um SP2 Já é difícil, ainda mais outro… 2 na mesma casa, e o dono te procurou pra te vender o carro pelo mesmo preço… Vc nasceu com a lua dentro… Aqui perto de casa tem um jogado numa oficina,mas o dono tá pedindo uma grana nele… Mas vai ficar de parar o trânsito… Sorteee mano

    • Danilo Gamarros

      Milagres as vezes acontecem! Valeuuuu!

  • Glaukin

    Cê não desiste mesmo, heim?

    Um SP2 preparado, sim? Realmente algo raro. Aumento de cilindrada está nos seus planos? Dá pra fazer um demônio aspirado com um boxer ar.

    • Danilo Gamarros

      Desistir jamais!
      A ideia é algo entre 2.0 e 2.2 aspirado, mas bem propenso a sair do conjunto ar/óleo!

      • Glaukin

        AP mesmo, então? Ou os novos da familia EA?

        • Danilo Gamarros

          EJ!!! hehehe

    • Helder Cesar

      Ou colocar logo um Pauter 3.5!!!! HAHAHAHA

  • Rony M. Machado

    Um tapinha nesse motor ….camisas 1600…pistão de opala ….comandinho e o bicho vira um 2100 animal! Boxer é fraco original (uh coisa manca que da ódio) porem com baixíssimo investimento e poucas modificações e o treco vira um foguetinho!

    • Danilo Gamarros

      Vixi cara, baixíssimo investimento e boxer não cabem na mesma frase… no próximo post vc vai entender!

      • Rony M. Machado

        Cara R$4.000 só falando em motor….

        tu já consegue deixar o boxer bem esperto!

        E 4 mil dilmas se falando de um SP2 acredito ser um investimento baixo e que vale a pena.

        • Danilo Gamarros

          Cara, um orçamento de motor a ar que eu fiz passou de R$15k. Com tudo TOP e ele rendendo 130cv aspirado

      • Rony M. Machado

        Também não sei qual a tua realidade mas aqui em Porto Alegre temos um bom profissional preparador especializado em VW-ar.
        Ele trabalha em casa e por uns R$3500,00 ele alivia e balanceia todo o motor , mexe na carburação e troca a relação da caixa.

        Seu Nome é Davi Lai…e seus tempos em pista comprovam sua competência…. ele corre com uma brasilia ar turbo com 3kg/f de pressão e cortando a mais de 9000rpm….motor todo “original” nada forjado somente aliviado .

        Enfim por ser muito amigo dele e ver as façanhas de baixo orçamento é que tenho esta impressão sobre os motores boxer…

        Agora é claro … se for pirar nos kits Porsche da vida…aí o troço vai longe $$$
        Boa Sorte no projeto!

  • Dieki

    Que história… “Que os Outros levem os maus mecânicos!”

    Mas sua persistência há de ser recompensada!

    boa sorte com o projeto.

  • ApCotilha

    Aaaaaaaaaahhh que lindoo! Ansioso ao extremo! Adoro os sp2 adoro a historia dos sp2, é lindo, é cool, e justamente só merece um motor mais potente, um boxer a ar com 1750cc carburação dupla e todo o resto seria bom ein! hahahaha

  • Lipe.13

    Parabéns pelos carros, são meus esportivos antigos nacionais favoritos! Esqueça os mecânicos, faça você mesmo o que for possível, assim vai aprender muito e deixar os carros exatamente do jeito que você quer. :)

    • Danilo Gamarros

      Essa é a ideia, tudo que eu puder vai ser feito por mim em casa agora.
      Somente a lataria que como não tenho experiência vou acabar pagando alguém pra fazer mas dentro da minha garagem.

  • Ariel Biavati

    Meu sonho é um SP2 com motor de Subaru… Tenho boa parte do Projeto no papel junto com o Rodrigo de SP que é especialista nisto. Basta dar inicio agora!!

    • Danilo Gamarros

      Domingo eu fui olhar um EJ22E… se der tudo certo ele vem pra casa!

      • Allracing 77

        Avisa se precisar de ajuda com o motor, e tenta se possível ficar no EJ20, que além de mais leve e virador, facilita com o câmbio.

        • Danilo Gamarros

          Eu já achei EJ 18, 20 e 22… to de olho em um legacy completo que precisa trocar as juntas de cabeçote, mas nessa brincadeira já aproveitaria freios e outras miudezas que possam faltar caso eu compre só o motor.

  • Douglas Prado

    Meu sonho!

  • Davi Voyage

    caraca mano!! SP2 !!! esse eu vou acompanhar … lol

  • Vinicius Mol
    • Danilo Gamarros

      Eu já tinha lido esta matéria, mas a minha ideia é outra! hehehe

  • juca

    É isso que me desanima de verdade no Brasil, não os preços altos dos carros, que em um primeiro momento parecem impeditivo, mas que com trabalho e esforço conseguimos nos sacrificar um pouco, juntar uma grana e comprar um ˜sonho˜.
    O problema ë encontrar bons profissionais, que nos respeitem e que sejam responsáveis com seu trabalho. Isto sim esta ficando raro no país. Pois na maioria das vezes gastamos X para comprar um carro e acabamos gastando 2 3 vezes o valor da compra para deixa-lo do jeito que gostaríamos e o serviço executado não chega nem perto do que estávamos imaginando. Boa sorte com o SP2 e e a todos os corajosos que assim como você, tentam tentam transformar seus sonhos em realidade.

  • Eurípedes Marley

    Hahahahahahahahahahahahaa já imaginei o carro com umas chamas, uma cor horrivel e um interior extremamente duvidoso, quando li “lata velha”!

    Persistencia esse projeto, e o tiozinho foi providencial na historia hein!

    • Danilo Gamarros

      uahsuhasuhaushuashuahs… foda!
      Ele tava desacorçoado e tava se desfazendo da pequena coleção dele (os 2 sp2, uma mercedes antiga e um galaxie)

      • Eurípedes Marley

        É, tava bem de garagem ele hahahahahahaa só resta agradecer mesmo!

  • RaynonCF

    Carai mano, você só se ferrou com esse SP2..
    Meus parabéns por nunca ter desistido deste clássico, sonho de muitos.
    Meu pai é doido nos SP2, ele ainda vai achar um à venda… rsrs

    • Danilo Gamarros

      Que nada, me diverti muito com ele. Durante os posts vou tentar ir contando as histórias!

  • NightRider

    Acho interessante ver como todos que conheço que resolveram restaurar um carro tem “funileiros malditos” na história. Como é dificil achar alguem que faça um serviço bem feito, por um preço justo e cumpra o prazo.

    • Danilo Gamarros

      Como diz meu Avô “Latoeiro bom já nasceu morto”.

    • thiagozaiden

      E nem sempre é o mesmo cara que faz todo o processo, nas oficinas grandes tem funileiro, preparador, pintor e o polidor. Se 3 são bons e um só faz merda, já estragou todo o serviço, fora o material usado também que pesa bastante no orçamento.

      • Facebook User

        O que atrapalha bastante hoje em dia é a má qualidade das peças, que acabam matando o resultado final…

    • Helder Cesar

      Acho que isso é oque falta as pessoas saberem

      • Helder Cesar

        isso!

    • Facebook User

      Existe tudo isso no mesmo profissional ?

  • walther filippetti

    cara, pelo tanto de ‘nego ruim’ que voce pegou pela frente, voce parece procurar somente preço, e neste ramo, infelizmente preço é o que menos importa.
    tomara que voce tenha sorte e faça esse clássico nacionar ficar do jeito que ele merece! boa sorte!
    a proposito, em Sao Bernardo do Campo, terra dos VW, existe uma funilaria muito boa chamada ATOMIC CAR, na Av. Senador Vergueiro, Bairro Rudge Ramos, que é muito boa.
    Sempre passo lá dar uma olhada nos mitos deles, e ja vi F100, Opala, Fusca, 147, todos ficando incriveis! (ele até colocou Teto solar de Stilo no 147!!! e funcionava eletricamente!!!)

    • Danilo Gamarros

      Bem na verdade foram só dois lazarentos que me apareceram pela frente… na última oficina que levei o trabalho deles é de primeira e o preço não é dos mais baixos, mas como o foco principal dele é seguradora os antigos ele acaba enrolando. Mas agora a pretensão é fazer em casa, pegar algum cara bom pra fazer o serviço aqui já que eu tenho ferramental (só falta comprar uma solda MIG)

      • Clebe Jr Tonial Vitorino

        Opa, Danilo, você conhece esse lugar em Pinhais? É próximo ao Autódromo! Esse “tiozinho” alem de ter vários fuscas e afins, dizem que é um bom funileiro. Sempre vejo os donos dos carros lá ajudando ele nos finais de semana. Não sei se ele é realmente bom, mas cobra um preço dentro da realidade desses carros que são simples. Boa sorte!

        • Danilo Gamarros

          Que lugar é? Se me conseguir um contato eu agradeço! valeu.

  • Wyldwagner

    Se fosse vc abandonava de vez essa ideia de deixar original, vai muita grana brother e duvido que vai te dar tanto prazer quanto sair da curva da vitoria no AIC e engolir a reta e já sair buscando carros muito mais caros depois do S de baixa. Vou te falar brother é uma sensação maravilhosa.

    Monta ele com um motor a ar mesmo, com prisioneiros de cabeçote top e jogue um sopro de vida para dentro do motor e seja feliz…kkk

    Off: Olha meu corsa mil no ultimo track day 09/03/2014
    http://www.youtube.com/watch?v=ciKkxL9RSMM

    • Danilo Gamarros

      A ideia é originalidade somente por fora (apesar de eu ter a maioria das peças originais) mas o recheio do bolo vai ser bem interessante… fica de olho que no próximo post vou colocar o detalhamento do projeto.

  • mlpilla

    Deu até pena do cara…

    • Danilo Gamarros

      Não precisa ter pena não… hehehe

      • mlpilla

        Como não? O cara com um clássico nacional raro, todo mundo fica enrolando para fazer o serviço, roubam o motor…. deixa eu ter pena.

        • Danilo Gamarros

          asuhaushuahsuahsuhasu… ok ok, eu deixo!

  • Felipe Alfano Perrone

    kkkkkkkkkkkkkkk Caramba, que história. Parece o episódio do todo mundo odeia o Chris que ele resolve comprar um carro. Não desanima com o carango. Tenho uma simpatia com esse carrinho. Faz tempo que não vejo um

  • Aballus

    Eu ate hj nao me perdou por nao tem comprado um quando tive a oportunidade,

  • systemlsr

    Coisa linda!!!
    Sem dúvida um dos melhores Project Cars

  • HighwayStar_84

    Belo carro!!! Esse carro é muito bonito…só falta uma apimentada no boxer (o que não é difícil hoje em dia, exceto pelo preço $$$)

    Ainda bem que não foi pro Lata Velha…no mínimo eles iriam transformar o carro numa aeronave por causa da profissão…aqueles cabras não tem noção do ridículo…

    Boa sorte com o SP2!!!

    • Danilo Gamarros

      Realmente, o preço pra preparação de um Boxer a ar hj em dia é algo meio proibitivo… mas existem outras alternativas! 😀

  • XRS250

    Parabéns pelo SP2 é um carro bonito, mas que pena que o motor 1700 refrigerado á ar de 75CV brutos nunca correspondeu.

    • Danilo Gamarros

      A intenção agora é dobrar essa potência sem turbo!

      • XRS250

        Nossa 150CV? vai ser um canhão!!

      • Sidious_Darth

        E ele vai conseguir fazer curva?

        • Danilo Gamarros

          Sempre foi um carro bom de curva, nunca tomei sustos com ele… e na dúvida, vira o volante pro outro lado e acelera… uahsuhasuhaushau

  • Marcos Camillo da Silva

    “na época minha mãe e minha irmã chegaram a mandar uma carta para o Lata
    Velha do Caldeirão do Huck e, como vocês podem deduzir, graças a Deus
    não fui selecionado.”
    hahahaha é pra glorificar de pé, irmãos, seria o fim do carro.

  • Celso Junior

    Danilo Gamarros, sou tarado por ter um sp2, enquanto não chego lá, vou curtir a restauração do seu hahahah. meus parabéns por não ter desistido dele!

    • BJONNES

      to na mesma também sou tarado por uma sp2 só que é cada vez mais difícil encontrar um até em péssimo estado imagina num estado razoável mas ainda ei de ter sorte de comprar um … enquanto isso vamos trocando figurinha por aqui kkk

      • Danilo Gamarros

        Opa! Valeu @disqus_comqjafIL9:disqus e @BJONNES:disqus eu sei uma pessoa em SP que tem 7 a venda por um valor muito bom, até eu já pensei em ir buscar mais um, só que to descapitalizado no momento… se quiserem eu passo o contato.

        • BJONNES

          tambem tenho conhecimento desse cara faço parte do grupo do sp2 no faceboock onde ele já divulgou meu projeto pro sp2 era fazer ele bem ao estilo race, paasar o motor dele p 2.1 só que mantendo o externo original exceto pelas rodas, que eu penso numas Porsche Cup acho que nele ficaria sensacional, mas tambem to descapitalizado e já iniciei meu project car com meu golf :) mas esse projeto ainda ta na gaveta quem sabe um dia

        • Allracing 77

          Eu quero! Me passa Pr fvr Danilo, e parabéns pelo SP2, o Project Car mais bonito de todos!

  • Bom, aproveitando que estamos falando de clássicos nacionais, estava perambulando aqui por Goiânia, quando achei este carro das fotos abandonado na garagem de um pequeno prédio residencial. A ultima foto é o que eu acho ser o modelo original. Mas pelo jeito este velhinho já foi vitima de algum xuning, estes adornos laterais na caixas de roda não pareciam existir no modelo original. Fiquei com vontade de perguntar pro dono quanto ele quer nisto. hehe

    • Raphael Medeiros

      Isso é um Miura! Raríssimo!!!

      • Fiquei curioso pra saber mais sobre o carro, mas fiquei penando em como chegar do nada e bater na porta do proprietário kakakka.

        • Raphael Medeiros

          Miura MTS… Foram muito poucos fabricados. Dependendo da versão, tem mecânica do fusca ou do passat.
          Essa parece ser uma das últimas versões, que teve a carroceria alargada.

          • Toda vez que vejo um antigo com motor de fusca, a única coisa que me vem à cabeça é : Como será que ficaria isto com um motor de subaru? uaihaiuha, Já imaginou este Miura com um subaru 1.5 de leve mesmo, com uns 150 cv? Carroceria de fibra e tal… deve ficar MUITO divertido.

            Eu digo pois tenho um march 1.6 que ninguém dá nada por ele, mas ele é o sleeper das arrancadas de sinaleiro kakakaka

          • Danilo Gamarros

            O EJ15 mais forte tem 101hp. 150 originais só a partir dos ej20

          • Raphael, mas vc acha que este alargamento de carroceira é coisa original?

          • Raphael Medeiros

            Parece que não, mas a carroceria é de fibra de vidro, se não me engano…

        • Francis_ms

          Deixa um bilhete com seu telefone e fala que está interessado em comprar SE o proprietário estiver disposto a vender.

          Geralmente que tem um carro assim está cansado de receber proposta, e é bem comum de dele não lhe tratar com muita educação quando pergunta se quer vender.

        • Raphael Medeiros

          Hehehehe… Louco por Carros feelings!

        • systemlsr

          Cara pergunta sem medo.
          Eu e meu pai fazemos isso direto, vai que você tem a sorte de o proprietário falar que vende, meu velho mesmo, no momento está de olho tentando achar ou uma Belina I ou uma Vemaguet.

    • Youri Sousa

      Um MIURA, por sinal das primeiras versões.. bem raro de ser achado! esse sim da um outro projeto top, interno bonito e chama muita atenção!

    • Rodrigo Ribeiro Anele

      cara, acredita que há muito tempo não via um desses e, no início dessa semana, vi 2 no mesmo dia aqui em POA. Um amarelo ZERO, impecável e outro com uma péssima “decoração” alterando preto fosco com preto brilhante…

  • Marcos Amorim

    Se vai usar em pista já adianto: veja se tem como colocar a suspensão traseira da Variant II nele. Se não der, pelo menos olhe com carinho a “barra Z” que vinha de fábrica em alguns Fuscas.

    Parabéns pelo carro. A Volks tinha tudo para fazer um grande esportivo, mas os chucrutes da matriz fizeram questão de vetar alguns pontos que seriam decisivos para o sucesso do carro.

    • Danilo Gamarros

      Opa… a IRS tá no projeto sim apesar de ele já ter a barra Z! E valeu pelo comentário!

  • Neto Neto

    Histórias de persistência são as melhores!! esse carro realmente merece uma atenção especial, mesmo tendo um motor nao condizente com sua aparência. NAda que uma preparação leve não resolva. Eu com meus 27 anos de idade só vi pessoalmente uns 3 SP2 na vida.

    • Danilo Gamarros

      E terá. Valeu.
      eu já devo ter visto uns 10 exemplares!

  • Leonardo Brito

    Cara, eu juro por Deus que tento entender que maldição é essa que os donos de carros clássicos tem com funileiros.
    Não tem uma história de carros assim que não tenha um perrengue com funileiro… pombas… já diz o ditado “quem não tem pé não contrata Nike Air.”
    Se vê que não vai dar conta diz na cara “não tenho como assumir teu serviço” e fim de papo.

    A terceira decepção foi a pior de todas… além de enrolão, ladrão.
    Incrível, certas pessoas não se preocupam com o bom nome, tanto seu quanto do estabelecimento.

  • Carlos Silva

    Tô de olho nesse projeto. Passei por coisa parecida com minha finada Caravan, maus profissionais infelizmente se acumulam por aí. Já estou no aguardo do próximo post!

  • Igor Perciavalli Paulo

    Ainda não tinha visto nenhum projeto de SPII !! Parabéns !!

    • Kenji555

      OMG fender mirrors!!

    • Bruno Nogueira

      Esse tá lindo!

    • Rodrigo Sublime

      Caraca… que SP2 lindo! pirei!

    • Leonardo Brito

      Se tivesse pintado as máscaras dos faróis de preto fosco como os parachoques ia ficar igualzinho o SP3 com motor Passat TS que a Dacon montou.

    • Lucas Lira Oliveira

      Acho lindo demais esse carrinho, considerado o mais belo VW já feito e totalmente brasileiro, poderia ser ressuscitado com um belo projeto inspirado no original… Quero acompanhar todo o desfecho dessa história; desejo boa sorte!

    • Rafael Lopes

      Estava pensando nesse projetoumas semanas atrás, Um SP2 exatamente assim, só que com motor Subaru de uns 200cv seria um verdadeiro esportivo;

      • Danilo Gamarros

        acredito que os 135cv do EJ22E já são suficientes!

  • BLK_Poomah_GTE78

    Rapaz… só as “bolo de noiva” ali já merecem tremendo respeito. Que não falte recur$o$ pra vocês, pois o mais importante vocês já tem: determinação.

    Muita graxa e muita grana!

    Saudações Pumeiras

    • Danilo Gamarros

      Opa, valeu.
      Curto muito essas rodas. Mas infelizmente pouco antes de eu parar ele pra reforma, por um descuido meu, acabei acertando um meio fio e quebrei a borda de duas delas. Para o nível projeto não sei se confiaria reformar elas para por pra rodar novamente. Talvez pra rodar de boa eu reforme elas.

      • BLK_Poomah_GTE78

        Deixa como jogo pra “desfile de gala”, rapaz. Fica legal, pois elas são de época, combinam com o visual daqueles tempos… mas você está certíssimo, em termos de performance, mesmo que não tivessem sofrido a pancada, não dá pra confiar. A fabricação delas (incluo as minhas, também originais) era muito rudimentar. “Tempos de outrora”, meu caro amigo.

        • Danilo Gamarros

          O problema vai ser a furação… com a troca dos discos dianteiros e colocação dos traseiros terei que dar adeus as 4×130

          • BLK_Poomah_GTE78

            Bom, não me havia atinado pra isso. Mas nesse caso, você pode usá-las como um “seguro” do projeto…, parte da “engenharia financeira” – elas são bem valorizadas – e que fica empilhadinho ali às ordens… se é que me entende. Não é grana “disponível”, mas é grana boa e relativamente fácil pra emergências. Mas quiçá não rola aproveitar no outro SP2, não é mesmo?

          • Danilo Gamarros

            pode ser usada sim, mas o outro tá com as rodas de ferro originais 8 furos… vou estudar com calma a possibilidade de deixar uma furação dupla nos discos…

  • Mr. Dammit

    Muito bom, cara! SP2 é único, um marco da VWB!

  • Antonio Rossi Weiler

    Tem trabalho pra ser feito, boa sorte!!

  • AstolphoGM6

    O Hulk não te selecionou?? Jah Seja Louvado!! huahauahau

    Tem trampo ai em cara… mas é uma tela em branco, e eu com uma dessas, pintava um Esportivo Como deve! hehehehe

    • Danilo Gamarros

      Graças a Odin!
      Tem muito trampo, e é oq pretendo fazer! valeu.

      • AstolphoGM6

        A Odin foi boa! kkkkk

        Ai cara, e se o carro ficar branco mesmo, pra mim é mais esportivo ainda… quem sabe faixas FlatOuters ops, Martini hehehe

        • Danilo Gamarros

          não pretendo mudar cor… é branco com as faixas refletivas vermelhas.

          • AstolphoGM6

            Na real, de visual o SP2 é bem servido pra Caraio! kkkkk

  • Reginaldo Tenório

    Jesuis! Você está cercado de incompetentes!
    Precisa melhorar seu networking com o povo daqui, hehe.

  • Charles Marchi

    boa danilo, já salvou o 73 do velho e vai salvar o 75.

    eu tenho um 73 branco na fila da restauração. é impressionante, mas tbem tomei prejuízo com o funileiro que iria restaurar ele.

    parece que os sp2 restantes estão fadados a cairem na mão de maus profissionais.

    força no projeto. aguardo ansioso pelo proximo post.

  • G. Vilchez

    Um dos mais bonitos VW nacionais. Não é à toa que o museu VW na alemanha tem um exemplar: http://automuseum.volkswagen.de/index.php?id=2&L=1
    Belo carro para o projeto. Parabéns!

    • Reginaldo Ferreira Campos

      Na verdade é considerado (até hoje) um dos mais bonitos VW´s de todo o mundo.

      • Danilo Gamarros

        Eu tinha citado esta frase no texto, mas na edição acabaram cortando ela fora :(.

  • Bruno Nogueira

    Tesão demais esse carro.

  • Fernando Biazon

    Cara, toda força e sorte para você! Esses carros merecem donos dedicados!

    Agora é muito triste ver o quanto existem “profissionais” (leia-se pilantras) zuando, desrespeitando, sem a mínima responsabilidade com o sonho das pessoas!
    Já passei desgosto com serviço mal feito na pintura do meu carro e sei o quanto é ruim!

  • Túlio Dourado

    O mal do Brasil (e de muitos outros países também): os maus profissionais e pilantras.

    Todo mundo que tem um antigo ou um carro que não é qualquer um que mexe já se decepcionou. =/

    Já aconteceu com meu Galaxie, quando fui fazer funiliaria e pintura e parecia que o cara tinha pintado com spray, JURO! Ainda bem que quando fui buscar o carro ele não estava lá…

    Me ligou oferecendo pra fazer de novo pois teve alguns problemas… Respondi: “Se já fudeu meu carro dessa vez, porque eu deixaria ele com você de novo?”, desliguei e, graças a Deus, consegui sustar o cheque e reaver metade do valor do serviço.

  • Arts_Maverick

    Cara! Que história e que persistência! Tenho certeza que seu carro ficará fantástico, porque com tanta paciência, “teimosia” e amor que você está demonstrando não tem como não dar certo no fim!
    Parabéns por tudo!

    • Danilo Gamarros

      obrigado.

  • Rodrigo Sublime

    Caceta brother… tu persistiu mesmo heim… qtos contras!!! rs parabéns

    • Danilo Gamarros

      Valeu!

  • Adilson Pedro Scheid

    Poisé, quero ver a “novela” qdo eu começar a mecher no meu Fusca (as peças já estão todas compradas, o TENSO é achar o “bendito” funileiro pra fazer). Penso de fazer um curso, comprar as ferramentas e fazer eu mesmo! Mas dai vai demorar uma vida! (já tentei certa vez com um Gol LS e desisti na metade!)

  • guushk

    Caramba hein, que história cara… Mas bom ver que tu pegou ele de volta e não largou mão!

    E realmente, graças que não foi chamado pro Lata Velha, eu ia ficar revoltado de ver um SP2 sofrendo aquele atentado aos antigos que fazem lá…

  • ZéhGabilão

    Funileiros… Só mudam o endereço kkkkkkkk

    Demais o SP2, adoro esse carrinho!

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Se puder encontrar um boxer Posrche que caiba, não pense duas vezes. Ou faça as receitas “caseiras” para apimentar boxers Volks mesmo e não se esqueça da “acústica” com um caprichado instrumento de sopro para o motor tocar.

  • Douglas Augsten

    Tem um Sp2 amarelo aqui na cidade onde moro e ta largado no tempo. no patio de uma oficina, não sei o motivo!

  • Elmo Bruno Portilho Mendes

    Putz, um SP2 preparado… Agora os ingressos ficaram mais caros!!

    • Danilo Gamarros

      hehehe, espero que o espetáculo seja a altura!

  • Kalil Aby Faraj Filho

    Acho que até hoje só vi um SP2 na minha vida toda e mesmo assim tava bem acabado, porem andando!

    • Danilo Gamarros

      Era o estado do meu antes de parar ele pra começar a história toda… tava rodando, com todo o acabamento mas bem feio de lata.

  • VanKindenser

    (Minha opinião pessoal) O texto estava bom até a parte do “transformar o pacato SP2 em um pestinha para uso diário com aspirações a brincar no AIC”… Uma lástima! Um carro raro como esse deveria sim ser restaurado, no sentido pleno!

    • Danilo Gamarros

      Já temos um original na garagem… isso que acabou me inspirando a apimentar a criança!

  • Fabiano Do Prado

    Funileiro bom é raridade, quando eu morava em Curitiba, meu pai levou o Passat 75 em um funileiro maldito, que só fez uma pintura de aparencia, meteu massa em vez de arrumar a lataria e nem refez o assoalho, apodreceu tão rapido que parece o carro dos flinstones. Agora moro em Guarulhos-SP, comprei o assoalho completo, só falta eu encontrar um funileiro decente.
    Se eu tivesse um SP2, deixava original e só metia um Aircooled Flat-six.
    Abraços

    • Danilo Gamarros

      A ideia é essa, deixar a externa o mais original possível e tentar fazer o máximo de melhorias mecânicas. O problema do flat-six é achar um, hehehe

  • Fabiano Do Prado

    Esqueci de falar que aqui em Guarulhos tem uma oficina especializada em Puma e SP2. Caso queria informações lhe passo o contato.

    • Danilo Gamarros

      opa, valeu! Mas cheguei a conclusão que até ficar pronto o mais longe que esse carro vai é o lado de fora da garagem… mas aceito o contato pra trocar umas idéias com o dono.

  • Rafael Vieira

    Pelo visto, ninguém quer restaurar o carro. Talvez seja melhor um DIY do que levar esse SP2 a qualquer outro lugar.

  • ochateador

    Porra, com tanto azar assim e você não desistiu? Você ama o carro hein.

    E milagre que seu carro não foi selecionado para aquele quadro de merda….

  • Murilo Sambulski

    Cara, vejo todos os dias um SP2 prateado parado do mesmo jeito no mesmo lugar há 5 anos(5 que eu vejo, aparenta estar há muito mais), aqui em Curitiba. Passa ano, entra ano e o pobre SP2 está lá. Ele fica parado numa clinica de odontologia na Av. Getulio Vargas próximo ao Estádio do Atlético, o pessoal gearhead de Curitiba com certeza já deve ter reparado nele…

  • Murilo Sambulski

    Cara, vejo todos os dias um SP2 prateado parado do mesmo jeito no mesmo lugar há 5 anos(5 que eu vejo, aparenta estar há muito mais), aqui em Curitiba. Passa ano, entra ano e o pobre SP2 está lá. Ele fica parado numa clinica de odontologia na Av. Getulio Vargas próximo ao Estádio do Atlético, o pessoal gearhead de Curitiba com certeza já deve ter reparado nele…

  • Carlos Coutinho
  • Carlos Coutinho

    Em minha experiencia com funileiros, o melhor a fazer é montar uma oficina de funilaria em casa (bancada, ferramentas manuais, maçarico ppu) ou em algum lugar e contratar o “profissional“ para fazer o serviço na sua frente e pagar para ele 100 Reais/dia (Junho 2014) Sai muito mais barato e o custo da implantação da oficina pode ser dividido/rateado entre os amigos.Esses !@#$%¨&* funileiros e donos de oficinas querem tirar o “aluguel“ em cada serviço que faz e ainda coloca outros carros na frente do serviço que vc contratou. [email protected]

  • André Vignon

    Modificar um dos (se não O) projetos mais lindos da VW? No máximo sua mecanica mesmo. Nem tem o que mexer nesse carro, ele é um espetáculo!