Edição diária: 16/06/2019
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Volkswagen up! ganha cara nova, Maserati lança seu primeiro SUV, GM pode cancelar investimento bilionário no Brasil e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

GM pode cancelar investimento bilionário no Brasil

GM-do-Brasil-e12801211031711-1

A crise no setor automotivo parece estar mudando os planos dos fabricantes para o Brasil. A General Motors está considerando cancelar o investimento de R$ 6,5 bilhões que havia anunciado para o Brasil em julho de 2015. Segundo uma notícia publicada pelo Estadão, o presidente mundial da GM, Dan Ammann, está preocupado com a situação econômica do Brasil, que não permite uma reação no mercado automotivo.

Em entrevista ao jornal, Ammann diz ter “esperança de ver sinais de avanços políticos e econômicos nos próximos seis ou doze meses” e que esse cenário ideal permitiria o prosseguimento do investimento planejado. O problema é que a própria associação dos fabricantes (Anfavea) prevê uma queda no volume de vendas em 2016. Caso isso realmente aconteça, a GM irá reavaliar o investimento no país.

Ainda segundo a entrevista, Ammann declarou: “Estamos aqui há 91 anos e estamos acostumados aos ciclos de altas e baixas no Brasil e na América do Sul, mas o que mais preocupa agora é que pode não haver solução nos próximos três anos”.

 

Volkswagen up! ganha cara nova na Europa

vw-up

Com quase cinco anos de carreira na Europa, o Volkswagen up! recebeu seu primeiro facelift no Velho Mundo. O visual novo deixou o modelo mais esportivo: na dianteira ele tem linhas mais retas na grade inferior e um recorte sutil nas extremidades da base da placa e dos faróis de neblina. Os faróis e lanternas que mudaram sutilmente e ganharam um novo arranjo interno com LEDs.

Por dentro o up! ganhou novos revestimentos, novo volante e um novo sistema multimídia com integração com smartphones. Outra novidade na versão europeia é o motor 1.0 TSI, que já temos por aqui desde o ano passado. A diferença, é que na Europa ele queima apenas gasolina e produz 90 cv, em vez dos 101 cv do modelo brasileiro. O facelift pode chegar ao Brasil em breve.

 

 

Maserati revela Levante, seu primeiro SUV

New-Maserati-Levante-2

 

Depois de quase seis anos desde a apresentação do conceito Kubang, de 2011, a Maserati finalmente apresentou seu SUV. Batizado “Levante”, o modelo é o primeiro SUV da longa história da Maserati, e será lançado oficialmente em março, no Salão de Genebra. A produção, contudo, já começou em Mirafiori, na Itália, e as vendas devem iniciar no próximo outono na Europa, chegando ao restante do mundo até o fim do ano.

New-Maserati-Levante-3

O modelo final não ficou muito diferente do conceito Kubang, com visual agressivo na dianteira reforçado pelos faróis em ângulo incisivo e pela grande grade dianteira. O porte, segundo quem viu o carro em testes, lembra o do BMW X4, especialmente pelas linhas fluidas da traseira — que também tem seu toque agressivo com o escape de saídas duplas.

New-Maserati-Levante-4New-Maserati-Levante-1

O lado de dentro do carro ainda não foi mostrado, e provavelmente só iremos conhecê-lo no começo de março, em Genebra. Já os motores serão os mesmos da linha Ghibli: dois V6 3.0 a gasolina com 350 e 430 cv e um V6 3.0 a diesel. O Levante 350 irá de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e chegará à máxima de 243 km/h, enquanto o modelo mais potente, 450, precisará de apenas 5,2 segundos e chegará aos 264 km/h. O modelo diesel é pouca coisa mais lento que o 350: 6,9 segundos para chegar aos 100 km/h e 230 km/h de velocidade máxima.

12767225_939457249468644_2069095945_n

O modelo — que curiosamente está em testes no Brasil, como mostra esse flagra acima feito pelo leitor Tulio Dourado — também terá suspensão eletrônica a ar, sistema de tração integral inteligente e câmbio automático de oito marchas.

 

Versão conversível do Mercedes Classe C aparece sem disfarces

Nós já vimos o roteiro antes: o carro aparece pesadamente camuflado, depois os disfarces vão caindo e, alguns dias antes do lançamento, o modelo aparece sem nenhuma camuflagem. Com a inédita versão conversível do Mercedes-Benz Classe C não foi diferente. Na semana passada vimos um vídeo do carro em seus testes finais com quase nenhum adesivo camuflado. Agora, aí está o cabriolet, do jeito que o veremos no próximo dia 29, data do lançamento oficial.

O vídeo mostra dois exemplares em uma instalação da Mercedes-Benz — um azul e outro cinza. Como já esperávamos, o C Cabriolet será praticamente idêntico à versão Coupe, porém com teto de tecido e algumas alterações no deck traseiro — e também uma versão reduzida do Classe S Cabriolet. Seus principais concorrentes serão os já consagrados BMW Série 4 Convertible e o Audi A4 Cabriolet.

 

Volvo Polestar pode adotar motores 2.0 de 450 cv

Volvo-V60-Polestar

A Polestar, divisão responsável pelos “super-Volvo” está planejando uma ampla renovação de sua linha de produtos, e isso inclui uma nova família de motores de quatro cilindros. A base será o mesmo 2.0 usado no XC90, S90 e V90 — modelos que farão parte da nova linha Polestar. Mas não espere que os modelos sejam comportados só porque usam um 2.0 de quatro cilindros.

Segundo a Auto Express, até o fim desta década a Polestar irá revelar seu novo S60 com uma variação de nada menos que 450 cv deste motor. Sim, estamos falando de 450 cv de um motor quatro-cilindros que deverá usar um motor elétrico como os modelos híbridos T8.

 

Matérias relacionadas

Lola F1R: o “carro de Fórmula 1 para as ruas” não é um carro de Fórmula 1

Dalmo Hernandes

70 anos de 356: a história e as versões do primeiro esportivo de rua da Porsche

Dalmo Hernandes

O Museu do Corvette restaurou o carro de um policial que morreu em serviço

Dalmo Hernandes