A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Volvo Concept Estate é o mais próximo da perfeição que os suecos já chegaram

Quando a Volvo apresentou, no Salão de Frankfurt 2013, o Concept Coupé, achamos que não dava para melhorá-lo — o carro era estonteante. Acontece que os suecos conseguiram: este é o Volvo Concept Estate, e ele é exatamente isso que você está pensando: aquele carro, em versão perua.

Ou melhor: está mais para shooting brake. Tudo está lá: duas portas, capô longo, amplos vidros traseiros e uma traseira absolutamente maravilhosa, com lanternas finas e esculpidas, complementando perfeitamente a aparência musculosa, e ainda assim delicada, do conceito.

Ultimamente, muitos dos novos carros/conceitos da Volvo acabaram comparados de alguma forma com a linha P1800 da década de 70, mesmo que a única influência seja o emblema na grade. Foi assim com C30, com V40 e com o Concept Coupe. Neste caso, contudo, a comparação é mais do que válida. O Concept Estate certamente foi inspirado no Volvo P1800ES, que também era uma shooting brake. A influência está na configuração da carroceria, nas proporcões e, principalmente, nas formas da traseira. Mas o que impressiona é como os suecos conseguem acenar para o passado sem fazer um modelo “retrô” propriamente dito. Segundo a própria marca, “usar elementos de carros do passado não tem nada a ver com ser retrô”, mas é uma forma de estabelecer “ligações sutis com um passado glorioso para criar um futuro no qual a beleza escancarada seja reconhecida como parte da identidade da Volvo.”

post volvo (11)

A dianteira familiar traz a nova grade “flutuante” flanqueada pelos faróis em forma te T na horizontal. Será esta a identidade visual utilizada pela Volvo nos próximos anos. As proporções são clássicas, com o capô longo e o habitáculo recuado — configuração típica de grand tourer, e que cai muito bem a uma perua esportiva de duas portas.

post volvo (9)

A novidade aqui, contudo, é o lado de dentro. Nenhum dos dois conceitos anteriores havia mostrado como seria o interior dos futuros lançamentos da Volvo. Agora, dá para ter uma ideia — e, como acontece do lado de fora, a ordem aqui é simplicidade, com alguns elementos inspirados no clássico P1800, como o volante de dois raios e os mostradores do painel. Contudo, todo o resto é moderno e quase minimalista. A grande aposta é o console central, que teve os botões e boa parte dos seletores trocados por uma grande tela sensível ao toque.

post volvo (3)

A Volvo diz que praticamente todas as funções do carro podem ser coordenadas pela tela, exceto algumas como controlar o volume do rádio eligar o pisca-alerta ou os desembaçadores dos vidros. A tela também interage com os instrumentos do painel. Embora a usabilidade de uma touchscreen ainda seja objeto de debate — principalmente pela falta de feedback tátil — não tem há como negar que o efeito visual é agradável.

post volvo (5)

Revestimentos com cores contrastantes, com painel e bancos claros e carpete e cintos na cor laranja, além de superfícies brilhantes, deixam o ambiente requintado e chamativo ao mesmo tempo. A parte traseira dos bancos é forrada em tecido xadrez, bem como o teto. A ideia da Volvo aqui é mesclar a tradição de utilizar materiais de primeira, como couro, madeira envelhecida e metais, com o emprego de inovações tecnológicas, de forma a tornar a tornar esta mistura algo natural e belo — quase como uma sala de estar com mobília clássica e eletrônicos de última geração.

Algo que certamente não sairá do conceito, mas é bem interessante, é o assoalho transparente da parte traseira, que revela as peças para um jogo de kubb. O kubb é um jogo que consiste em derrubar os blocos de madeira do time adversário usando um bastão — as regras do jogo estão impressas no vidro.

post volvo (6)

O Volvo Concept Estate, que será mostrado em Genebra no mês que vem, completa o trio de conceitos apresentados pela Volvo nos últimos grandes Salões: o Concept Coupé, apresentado em Frankfurt, e o XC Coupé, em Detroit. Os três carros mostram como será o design dos futuros carros de rua da Volvo, e o primeiro deles será o utilitário XC90, previsto para estrear ainda no fim de 2014 como modelo 2015.

post volvo (1) post volvo (20)

Concept Coupe e Concept XC Coupe

Enquanto Genebra não chega, fiquem com o vídeo de apresentação do conceito e uma galeria com mais fotos do belíssimo Volvo Concept Estate.

Matérias relacionadas

Fiat 124 Spider é revelado com coração Abarth turbo de 160 cv e tração traseira

Dalmo Hernandes

Genovation GXE: que tal um Chevrolet Corvette elétrico de 800 cv com câmbio manual de sete marchas?

Dalmo Hernandes

Porsche 911 GT2 RS: versão mais brutal do nine-eleven é revelada em sua forma definitiva

Dalmo Hernandes