A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

VW e GM trocam farpas após fiasco do porta-malas do Tracker, GP de Mônaco cancelado, novos prazos para multas da PRF e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Chevrolet e Volkswagen trocam farpas na Internet após incidente com porta-malas

Você deve ter visto a gafe da Chevrolet durante a apresentação do novo Tracker. Se não viu, explicamos: ao falar sobre o porta-malas com abertura elétrica e sobre como ele tem fácil acesso, Hermann Mahke, diretor de marketing da GM Mercosul… não conseguiu acessar o porta-malas facilmente. Na verdade, ele nem abriu. Ele até chegou a pedir a ajuda da equipe de apoio, que tentou abrir o compartimento com a chave, também sem sucesso.

Inicialmente, desconfiou-se que o manobrista do evento havia deixado a chave dentro do carro, o que em tese impediria a tampa de abrir. Mais tarde, porém, a Chevrolet divulgou em nota o verdadeiro motivo: a alavanca do câmbio automático estava na posição “N” (neutra) – e, por segurança, o porta-malas não abre por fora quando este é o caso. Para liberar o acesso, é preciso deixar a alavanca na posição “P”.

Em todo caso, foi a deixa perfeita para que a Volkswagen provocasse a Chevrolet no Instagram – mencionando o sistema de abertura por sensor do Tiguan Allspace. O VW faz parte de um segmento superior, mas a Volks não podia perder a piada. E é bacana ver este tipo de publicidade, algo que é mais comum nos EUA e na Europa mas vem ficando cada vez mais raro por aqui.

Mas não acabou: a Chevrolet não deixou barato e postou no Facebook – mencionando nomes e tudo – uma “tréplica”, falando sobre como o porta-malas do Tracker é maior que o do T-Cross (de fato, são 393 litros do Chevrolet contra 373 litros do Volkswagen). E ainda citou o preço do Tracker, que parte de R$ 82.000, enquanto o T-Cross custa a partir de R$ 85.990.

Se a Volkswagen criou polêmica com o porta-malas fechado no lançamento do novo Tracker, imagina como vai ser quando…

Posted by Chevrolet on Thursday, March 19, 2020

Independentemente de qual dos lados você esteja, é sempre bom lembrar que neste tipo de ação de marketing quem ganha é o público – seja pela concorrência entre as marcas, seja pelo entretenimento. O que a gente queria mesmo era ver as outras fabricantes entrarem na briga. (Dalmo Hernandes) (edited)

 

GP de Mônaco de 2020 está cancelado e novo regulamento da F1 será adiado para 2022

O coronavírus segue trazendo más notícias também no mundo do automobilismo. Depois que até mesmo o príncipe Rainier confirmou ter sido infectado pelo coronavírus, o Grande Prêmio de Mônaco de 2020 foi cancelado, e não será realizado nem mesmo com o eventual retorno da F1 até a data de sua realização prevista. Esta não é a primeira vez que o mais tradicional dos Grandes Prêmios é cancelado, além das pausas devido às duas grandes guerras do século 20, o evento não foi realizado em 1953 nem em 1954 devido a questões financeiras locais.

Além do cancelamento do GP de Mônaco, os fabricantes e a FIA se reuniram para adiar a adoção do novo regulamento para 2022, visto que a temporada de 2020 será, praticamente, uma temporada perdida. O ano perdido — por que não? (Leo Contesini)

 

Novas paralisações nas fábricas brasileiras devido ao coronavírus

Depois de GM, Volkswagen e Mercedes-Benz, a Ford, a Toyota e a Volvo também anunciaram que irão suspender temporariamente a produção de automóveis no Brasil devido à pandemia do coronavírus. A fabricante americana anunciou que irá suspender todas as atividades em todas as suas unidades na América do Sul (três no Brasil e uma na Argentina) a partir da próxima semana.

Em sua nota oficial, a Ford afirmou que a decisão “tem como objetivo principal manter os funcionários em segurança e ajudar na limitação da propagação do vírus, além de ajustar os volumes de produção à redução na demanda dos consumidores gerada por essa situação sem precedentes”. No Brasil a produção será suspensa até 13 de abril, enquanto na Argentina a operação retorna em 6 de abril.

A Toyota anunciou nesta sexta-feira (20) que irá paralisar a produção nas duas unidades brasileiras a partir de terça-feira (24) até o próximo dia 6 de abril. Quanto à Volvo, que fabrica caminhões e ônibus em Curitiba/PR, a fábrica entrará em férias coletivas por quatro semanas a partir do dia 30 de março.

Honda, FCA e Renault ainda não se manifestaram a respeito de paralisações no Brasil. (Leo Contesini)

 

PRF prorroga prazo para recurso de multas e Denatran pode aumentar validade de CNH

 

A Polícia Rodoviária Federal prorrogou todos os prazos relacionados às infrações de trânsito no Brasil. Com a mudança, o prazo de 30 dias para recurso de multa, identificação do condutor, interposição de recurso e regularização de veículo retido foi ampliado para 90 dias. A medida, claro, tem relação com a prevenção da transmissão do coronavírus.

Além disso, o Ministério da Infraestrura, ao qual o Denatran é subordinado, estuda ampliar os prazos de vencimento da CNH, além de passes livres e medidas para auxiliar os caminhoneiros autônomos. Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, o objetivo é evitar filas e concentração de pessoas nas unidades de atendimento. (Leo Contesini)

 

Mazda apresenta conceito com motor Wankel… no Gran Turismo Sport

Com o teor das notícias atualmente, a gente até meio que esquece dos assuntos sobre os quais falávamos antes. Lembra da suposta volta do motor rotativo Wankel da Mazda? Pois a fabricante japonesa acaba de apresentar um conceito movido por ele. Quer dizer, não é um carro de verdade, mas sim um conceito para Gran Turismo Sport.

O RX-Vision Gran Turismo Concept é baseado em um conceito apresentado pela Mazda em 2015, o RX Vision (sem Gran Turismo). Na época, falou-se muito que ele previa o suposto Mazda RX-9, sucessor do RX-8… mas isto nunca aconteceu. O que é uma pena, porque o carro era lindíssimo.

O conceito para Gran Turismo Sport faz parte da categoria Gr.3 do jogo, equivalente à FIA GT3 no mundo real. E ele tem um motor Wankel – que não teve detalhes como deslocamento, aspiração ou número de rotores divulgados. Apenas a potência: 570 cv. Ele poderá ser utilizado nos campeonatos oficiais online, e será disponilizado aos jogadores por meio de uma atualização no dia 25 de maio. (Dalmo Hernandes)

 

Audi R8 “Green Hell” é registrado – versão especial para Nürburgring a caminho?

O Audi R8 atual já tem cinco anos de existência e não deve durar muito mais tempo – no mês passado a Audi confirmou que seu sucessor talvez não se chame R8, mas definitivamente terá algum tipo de eletrificação. Ainda assim, a fabricante alemã registrou no último dia 10 de março um nome interessantíssimo: “R8 Green Hell”.

Os britânicos da Autocar, que encontraram o registro no Escritório de Propriedade Intelectial da União Europeia (EUIPO), levantaram a hipótese de que o nome pode ser utilizado em uma série especial de despedida para o Audi R8 atual, com acerto especial para Nürburgring (algo que não seria inédito na indústria, como o Lexus LFA Nürburgring Package nos lembra bem) – e talvez até um pouco mais de potência no motor V10 de 5,2 litros, que em sua configuração mais nervosa entrega 620 cv.

A publicação afirma que o registro foi feito apenas na Europa e pode simplesmente ser uma precaução tomada pela Audi para que ninguém utilize o nome Green Hell no futuro. Por outro lado, pode ser que a Audi esteja mesmo preparando uma despedida de gala para o R8. Com a situação global, fica difícil ver algum lançamento no horizonte. Mas não custa torcer. (Dalmo Hernandes)

Matérias relacionadas

Estas são todas as Ferrari Special Project feitas até hoje

Dalmo Hernandes

Mais uma polêmica do novo Top Gear, o Mercedes-AMG GT-R em ação, Fiat Mobi aparece em versão básica e mais!

Leonardo Contesini

Hyundai Veloster pode voltar ao Brasil, mortes nas Marginais seguem em queda, Fiat Toro terá nova versão de topo e mais!

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados