FlatOut!
Image default
Zero a 300

Wankel de volta a Le Mans, os 25 anos dos Audi RS, Honda S2000 pode voltar em versão de aniversário e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo regulamento da Le Mans Hypercars permitirá motores Wankel

Por essa ninguém esperava mesmo: o regulamento da nova categoria do WEC, a Le Mans Hypercars, irá permitir a utilização de motores rotativos Wankel, que estavam banidos desde 1991, depois que a Mazda venceu a 24 Horas de Le Mans como 787B. E nem se trata de uma brecha ou de interpretações criativas. O negócio está expresso com todas as letras.

No item sobre o deslocamento do motor, o regulamento diz que “no caso de motor rotativo, a capacidade cúbica é determinada pela diferença entre a capacidade máxima e a capacidade mínima das câmaras de combustão”. Mais adiante, o regulamento expressa a definição de motor rotativo: “tipo de motor coberto pelas patentes NSU Wankel”.

O regulamento ainda discorre sobre outras características técnicas do motor, sempre com um tratamento diferenciado ao Wankel devido às evidentes diferenças de construção entre eles e os motores de pistões reciprocantes.

A inclusão dos motores Wankel no regulamento é um tanto “curiosa”, digamos, porque a Mazda admitiu em março que pensa em retornar a Le Mans e também nunca abandonou o desenvolvimento dos motores rotativos, tendo produzido material publicitário com estes motores recentemente. Será que eles planejam um retorno depois de 30 anos? (LC)

 

Audi lança pacote comemorando os 25 anos da linha RS

O ano de 2019 marcou os 25 anos da linha RS da Audi, que foi iniciada pela icônica perua RS2 Avant. Para celebrar essa data a Audi lançou um pacote comemorativo para alguns modelos da linha RS, que inclui pintura na cor azul Nogaro, detalhes em alumínio e Alcantara no interior com costuras azuis. A cor azul Nogaro é a mesma usada na RS2 Avant, os detalhes em azul do interior também remetem ao modelo pioneiro da linha.

Esse pacote de 25 anos será disponível apenas na Europa nos modelos TT RS, RS4 Avant, RS5 Coupé, RS5 Sportback, RS6 Avant e RS7 Sportback. O pacote adiciona também logos comemorativos dos 25 anos da divisão esportiva da Audi. Não é mudanças na mecânicas com o pacote, apenas estéticos e no interior. (ER)

 

Honda apresenta Civic Type R de corrida e “novo” S2000

Você pode até não ser fã inveterado da Honda, mas é preciso admitir que eles têm jeito com os entusiastas. Prova disso são duas de duas novidades: um Civic Type R de corrida para clientes selecionados, e a possível “volta” do S2000.

O primeiro é exatamente o que parece: um hot hatch com preparação de pista, voltado a pilotos com licença para competir em provas de turismo. O chamado Civic Type R TC (de “Touring Car”, evidentemente) vem com uma versão de 270 cv do motor 2.0 turbo, podendo opcionalmente ser preparado para chegar aos 330 cv, dependendo do regulamento da categoria na qual seu proprietário competir. Ele também vem com reforços estruturais, gaiola de proteção integral, e engrenagens mais resistentes para a terceira e a quarta marchas. Ele também conta com outros itens típicos dos carros de corrida, como tanque de combustível selado, bancos concha, sistema de supressão de incêndio e cintos de competição OMP.

O Civic TC só poderá ser comprado por afiliados do programa Honda Racing Line, e que estejam ativos em corridas de turismo. Ele custará US$ 89.900 (quase R$ 370.000 em conversão direta) e as entregas devem começar no ano que vem.

A outra novidade é um pouco mais misteriosa, mas ainda assim parece promissora: de acordo com uma página do Facebook chamada “MenClub AUTO”, a Honda está preparando uma comemoração dos 20 anos do Honda S2000 para o Tokyo Auto Salon 2020, um dos principais eventos automotivos do Japão, a ser realizado em janeiro.

As informações ainda são escassas, com apenas uma imagem de um S2000 branco e os dizeres “S2000 20th Anniversary” – na placa do carro, inclusive.

【S2000誕生20周年版】將會於下月日本東京幕張舉行的東京改裝車展2020中展出。

Posted by MenClub AUTO on Thursday, December 12, 2019

Não sabemos se é um exemplar restaurado especialmente para o evento ou algum tipo de projeto mais ambicioso. Mas não precisamos de mais informações para ficar empolgados – embora esteja comprometida com a eletrificação, como mostra o recente Honda E, a fabricante japonesa nunca deixou de exaltar seu legado. E o S2000 certamente é um dos esportivos mais sensacionais já feitos, com um motor naturalmente aspirado capaz de girar a mais de 9.000 rpm, tração traseira, dinâmica impecável e design atemporal.

Se a Honda decidisse produzir um novo S2000, mesmo que fosse idêntico ao antigo, os entusiastas certamente entrariam em êxtase. Isto provavelmente não vai acontecer – mas não custa sonhar, custa? (DH)

 

Kia registra novo logotipo na Coréia do Sul

A Kia registrou uma patente no órgão de registros de direitos de propriedades intelectuais da Coréia do Sul de uma nova logo. Seguindo os passos da Volkswagen com seu logo redesenhado, desenho novo da Kia é minimalista e não fica mais inserido dentro de um oval. Uma logo parecida foi usada no conceito Imagine, mas no desenho registrado na patente as letras são interligadas enquanto no conceito estão separadas.

É bom lembrar que na Coréia do Sul alguns modelos da Kia usam uma logo diferente de um “K” estilizado ou possuem logos exclusivas. Ainda não se sabe se esse desenho novo será usado apenas em produtos locais ou será parte de uma mudança de imagem da marca. (ER)

 

Lucasfilm apresenta espaçonave de Star Wars desenvolvida pela Porsche

Será que existem Porsche em uma galáxia muito, muito distante? Pelo visto, sim: semanas depois de anunciar uma parceria com a icônica fabricante alemã de esportivos, a Lucasfilm apresentou sua espaçonave desenvolvida pela Porsche.

O momento é oportuno, com o sucesso da série “O Mandalorian” e do Baby Yoda e a estreia cada vez mais próxima do próximo filme da franquia. Mas a espaçonave, contudo, não lembra uma versão espacial do Porshce 911, e está muito mais para os veículos tradicionais de “Guerra nas Estrelas”. Apesar disso, há detalhes inspirados nos veículos da Porsche, claro.

Batizada Tri-Wing S-91 Pegasus Starfighter, a nave traz na dianteira faróis quádruplos que remetem ao Porsche Taycan, enquanto o interior tem bancos inspirados no 918 Spyder. A traseira também lembra, com alguma imaginação, a identidade do Porsche 911, incluindo a lanterna traseira envolvente.

A espaçonave será apresentada durante a pré-estreia de “Star Wars: Episódio IX” em 16 de dezembro. (DH)