Wheeler Dealers, exibido no Brasil como “Joias Sobre Rodas” no Discovery Turbo, acaba de perder aquele que, para nós, era a alma de tudo: Edd China, o mecânico de dois metros de altura que consertava praticamente qualquer coisa, anunciou sua saída. E ele mesmo decidiu explicar o motivo.
Wheeler Dealers é, ou pelo menos era, um dos programas sobre carros mais legais da TV – e provavelmente o mais gearhead de todos. Mais até do que Top Gear (em todas as suas encarnações), Fifth Gear ou The Grand Tour. Explicamos: claro, Top Gear e seus congêneres são muito divertidos, mas são programas de entretenimento que usam os carros como pano de fundo. Pegue Top Gear, por exemplo. Você pode assistir com a sua namorada ou aquele seu amigo que não curte carros tanto assim, por exemplo, e eles vão curtir as piadas e os desafios.
Com Wheelers Dealers, é diferente. O programa surgiu no Reino Unido, em 2002, produzido pela pequena produtora de televisão Attaboy TV. A premissa criada por Daniel Allum e Michael Wood, os produtores e idealizadores do programa era simples: uma dupla formada por um negociante e um mecânico deveriam escolher um carro legal porém com problemas, consertá-lo e vendê-lo novamente – sem ultrapassar o orçamento, que variava entre £ 1.000 e £20.000 (de R$ 3,8 mil a R$ 77 mil, em conversão direta). Simples não?
Mas o tempero era o que contava: Mike Brewer sabe escolher carros, e Edd China é um mecânico acima da média. Nos episódios de meia hora, o carro era escolhido e apresentado a Edd, que então fazia sua mágica para consertá-lo e explicava detalhadamente os reparos que fazia de uma forma didática porém não simplificada, fazendo com que a cena fosse facilmente compreendida para o público leigo ao mesmo tempo em que é interessante para o entusiasta. Dá uma olhada, por exemplo, na lista dos carros que os caras já compraram, restauraram e venderam:
- Porsche 924 1983
- Saab 900 Turbo 1985
- Volkswagen Golf GTI 1985
- Austin Mini 1967
- Mercedes-Benz 230E 1984
- Ford Capri Laser 1.6 1986
- Toyota MR2 1988
- Peugeot 205 GTI 1.9 1990
- Suzuki SJ410 1985
- BMW 325i Touring 1989
- MG MB GT 1977
- Predator Beach Buggy 1969
- Volkswagen Transporter T3 1989
- Lancia Delta HF Integrale 8v 1989
- Mercedes-Benz 190E 2.3-16 Cosworth 1987
- Range Rover Vogue SE 1989
- Mazda MX-5 1990
- Porche 928 1978
- Porsche 911 2.7S Targa 1976
- Jeep CJ7 1983
- Alfa Romeo Spider Veloce 2000 1972
- BMW 635CSi 1985
- Chevrolet Corvette C4 1984
- Mercedes-Benz 280SL 1983
- Lotus Esprit S3 1982
- Fiat 500L 1971
- Land Rover Series III Stage One V8 1981
- Citroen DSuper 5 1974
- Bentley Mulsanne Turbo 1984
- Triumph Spitfire 1500 1980
- Porsche 944 Turbo 1987
- Audi Quattro 1986
- Volkswagen Beetle 1960
- Jaguar XJS 3.6 1989
- Ferrari Dino 308 GT4 1975
- Mini City 1000 1988
- TVR S2 1989
- Land Rover Discovery ES TDI 1995
- BMW M3 Cabriolet 1996
- Jensen Interceptor III 1973
- Ford Sierra Sapphire RS Cosworth 1990
- Volkswagen Type 2 T2 1979
- BMW 840Ci 1995
- Triumph Stag 1972
- Bond Bug 700ES 1970
- Volvo 1800S 1968
- Land Rover Defender 90 1989
- Subaru Impreza WRX 2001
- Lotus Elan S4 1968
- Jaguar E-Type 1973
- Mini Moke 1979
- Range Rover 4.0 HSE 2001
- Austin-Healey Sprite 1959
- Saab 9-3 Turbo Convertible 2002
- Dodge Charger 1970
- Delorean DMC-12 1982
- Chevrolet 3100 Stepside 1954
- Volkswagen Karmann Ghia 1969
- Chevrolet Bel Air 210 1957
- Fiat Dino Coupe 2400 1970
- Morgan +4 1992
- BMW M5 2000
- Renault Alpine A310 1977
- Porsche 914 1974
- Mercedes-Benz 300GE 1993
- Jaguar XK8 Conversível 1999
- Gardner Douglas Cobra 2002
- Jaguar Mark 2 3.8 1960
- Willys MB 1945
- Nissan Skyline GTS 1996
- Triumph TR6 1975
- BMW Isetta 300 1963
- Ford Mustang GT Fastback 1967
- Mercedes-Benz SLK200 2000
- Aston Martin DB7 1996
- Ford Escort L 1972
- Range Rover TD6 Vogue 2002
- Porsche Boxster S 2000
- Morris Minor 1000 Traveler 1966
- TVR Cerbera 1999
- Lamborghini Urraco P250S 1972
- Ford Popular 103E Hot Rod 1958
- Chevrolet Corvette Sting Ray C2 1964
- FSM Syrena 105L 1983
- Lotus Elise 2002
- Cadillac Coupe De Ville 1962
- Ford Fiesta XR2 1983
- Porsche 911 Targa 1996
- Mazda RX-7 1995
- Citroën 2CV AZLP 1958
- Maserati 3200 GT 2000
- Chevrolet Camaro 1958
- Amphicar 1967
- Ford Thunderbird 1957
- Jaguar XJ-6 1976
- Audi TT 2001
- Volkswagen Type 2 1967
- BMW Z1 1989
- Darracq Type L 1903
- Lincoln Continental 1963
- Pontiac GTO 1965
- Ford F-1 1951
- MGA 1959
- BMW 2002 tii 1974
- AMC Pacer 1975
- Datsun 240Z 1972
- Volkswagen 181 “Thing” 1973
- DeSoto Firedome 8 1952
- Rover P5B 1973
- Fiat Panda 4×4 1989
- Alfa Romeo Alfasud 1982
- Caterham 7 2011
- Ford Escort RS2000 1978
- Messerschmitt KR200 1957
- Citroën HY Van 1956
- Noble M12 2002
- Mercedes-Benz 560SL 1987
- Volvo PV544 1963
- Honda Civic CVCC 1977
- Chevrolet LUV 1980
- Ford Mustang 5.0 conversível 1988
- Chevrolet Corvair 1963
- Land Rover Series IIA 1965
- Corvette C3 conversível 1968
- Ford Bronco 1970
- Mercedes-Benz 500SEC 1983
- Porsche 912E 1976
- Chevrolet Camaro RS 1973
- Sunbeam Alpine1963
- Humvee 1992
- Maserati Biturbo 1985
- Cadillac Type 53 Roadster V8 1916
Então por que é que Edd saiu do programa? Justamente porque os produtores queriam reduzir as explicações técnicas – que o próprio Edd e todo o público considerava o diferencial de Wheelers Dealers. E ele explica no vídeo abaixo.
Edd explica que Wheelers Dealers nasceu pequeno, e era produzido por uma equipe minúscula, de sete pessoas (incluindo os apresentadores e os diretores) e que foi assim por um bom tempo. A receita funcionava foi com esse formato que o programa ganhou o mundo — a ponto de se tornar o programa de carros mais assistido no momento, com exibição em canais de mais de 200 países.
A equipe foi crescendo e, a partir da temporada 12, exibida em 2015, o Discovery decidiu que a Attaboy TV já não era capaz de produzir o programa com a qualidade necessária. Assim, a tarefa foi entregue ao Velocity Channel, uma divisão do Discovery voltada a automóveis e outros veículos – o que também acabaria tornando o programa mais atraente a patrocinadores e empresas interessadas em colocar merchandising nas cenas. Com isso, eles se mudaram para os EUA e, como você deve ter notado nesta temporada mais recente, o programa ficou sutilmente diferente.
O que aconteceu depois é deixado bem claro por Edd:
Infelizmente, em sua primeira tentativa de produzir o programa, o pessoal do Velocity achou o Wheeler Dealers “muito difícil de fazer, ao menos em seu formato atual”.
Em especial a cobertura detalhada e profunda de meu trabalho na oficina, que eu considero ser a espinha dorsal e o diferencial do programa, são algo que deve diminuir na opinião do Velocity. Os trabalhos na oficina são, sem dúvida, a parte mais difícil de fazer, e reduzir sua substância e papel no programa vai economizar tempo, esforço e, consequentemente, dinheiro.
No entanto, esta nova direção é algo que não me deixa confortável, pois eu acredito que as reduções que eles me pediram para fazer comprometeriam a qualidade do meu trabalho e acabariam com a minha integridade e a do programa. Então eu cheguei à conclusão de que minha única opção é deixar o Velocity seguir em frente com a empreitada, sem mim.
Com isto, o panorama para o futuro de Wheeler Dealers é um pouco preocupante para os fãs. Sua veia entusiasta era, em boa parte, fundamentada na presença de Edd e nas explicações detalhadas que ele dava dos serviços que fazia – estimando os valores que uma oficina poderia cobrar por eles, inclusive.
Além disso, o próprio Edd China é um personagem bem interessante. E não só por causa de seus cabelos grisalhos revoltos e seus 2,01m de altura: o cara fala bem e vive de mecânica. Não apenas isto: ele faz questão de mostrar tudo o que sabe quando aparece na tela, sem nos poupar das minúcias técnicas.
E, quanto não está trabalhando nos carros, Edd faz algumas engenhocas deliciosamente malucas, como um sofá motorizado…
… ou um “Bond car” com £300 (R$ 1.150):
Edd China certamente fará falta na próxima temporada de Wheeler Dealers, que contará com a presença de Ant Anstead em seu lugar. Edd desejou boa sorte ao ex-apresentador de For the Love of Cars (exibido no Brasil como “Fanáticos por Carros”): “ser o cara novo nunca é fácil, e por isso quero que vocês dêem a Ant todo o apoio necessário”, ele diz no vídeo.
Enquanto isto, Edd diz que terá mais tempo para se dedicar a novos projetos – começando por novo conteúdo em seu canal do Youtube. Mas Wheeler Dealers não será mais a mesma coisa sem ele.