A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Wörthersee Treffen: o que rolou na edição 2016 do maior encontro de Volkswagen do planeta

Mais um ano, mais uma edição do Wörthersee Treffen. Em 2016, a maior festa temática feita por fãs e para fãs da Volkswagen (e, por extensão, das outras marcas do grupo), começou na última quarta-feira (4) e termina hoje (7). Nestes quatro dias, mais de 100.000 entusiastas fizeram uma verdadeira peregrinação até as margens do lago Wörthersee, na Áustria e puderam ver, além de centenas de carros modificados, alguns conceitos feitos pelas próprias fabricantes, que já adotaram o evento como parte de seu calendário oficial.

Você pode até não curtir a cena stanced, mas uma coisa é certa: cada um dos carros mostra que seu dono não mediu esforços para deixá-lo com a sua cara, e a criatividade dos caras nos projetos está cada vez maior — assim como a diversidade de modelos modificados.

Há alguns anos, a esmagadora maioria dos projetos era baseada em alguma geração do Volkswagen Golf — hoje, vê-se uma variedade muito maior. E alguns podem até te inspirar, caso você tenha uma mente mais aberta. Olha este Polo MK2, por exemplo: não lembra um Gol BX brasileiro, com motor arrefecido a ar?

Worthersee 2016

Se você não prestar atenção, seus olhos podem até te enganar. E a gente não duvida que os faróis sejam exatamente os mesmos usados por aqui

Mas o Wörthersee Treffen é muito mais do que isto. Como já falamos a respeito das edições passadas, o evento é exclusivo para a VW e outras marcas do grupo, mas sempre acaba recebendo alguns infiltrados de outras fabricantes. Eles não são hostilizados nem nada do tipo, e acabam até contribuindo para dar uma variada na paisagem.

Wortherse 2016 Wortherse 2016

Tem até um clássico japonês escondido ali. Já achou?

Como de costume, a própria Volks aproveita o evento para mostrar conceitos exclusivos e lançamentos. O Golf GTI Clubsport S, por exemplo, fez sua primeira aparição pública oficial no Wörthersee Treffen, depois de quebrar o recorde de tração dianteira no Nürburgring Nordschleife ao cumprir uma volta no circuito em 7:49,21.

worthersee-gti

Como já é costume, a marca também levou dois conceitos feitos por trainees, um conjunto de 12 futuros funcionários, todos com idade entre 20 e 26 anos. Os jovens pegaram um Golf GTI e, para comemorar o aniversário de 40 anos do hot hatch, o transformaram no Golf GTI Heartbeat.

volkswagen_golf_gti_heartbeat_4

Além da criativa decoração externa, o carro recebeu modificações mecânicas e, agora, seu motor entrega nada menos que 400 cv — quase o dobro dos 220 cv originais do motor 2.0 TSI. Além disso, o carro tem os bancos concha do GTI Clubsport e, no lugar do banco traseiro, uma gaiola de proteção e um sistema de som de 1.360 watts com sete alto-falantes. As rodas são BBS de 20 polegadas.

volkswagen_golf_gti_heartbeat_2

O outro conceito feito pelos trainees é o Golf R Variant Performance 35, feito para celebrar os 35 anos do Wörthersee Treffen. Seguindo a mesma linha do GTI Heartbeat, o carro ganhou preparação mecânica para chegar aos 348 cv e um sistema de som de 2.500 watts com 12 alto-falantes.

volkswagen-golf-variant-performance-35-concept-wrthersee-2016_100553771_l

Agora, para ver tudo isto, é preciso chegar lá. E, como sempre, centenas de fãs organizaram verdadeiras caravanas para chegar a Reifnitz, a cidade austríaca onde fica o lago Wörthersee. Para estes caras, a preparação para o evento começa no dia seguinte ao fim da edição anterior, e o evento em si começa na semana anterior, quando se pega a estrada — afinal, a road trip é boa parte da diversão.

Vamos bater na mesma tecla: mesmo que você não curta carros baixos assim, dá gosto de ver um asfalto lisinho onde se pode andar com eles, diz aí?

Uma vez lá, o clima é bem amigável. Vê-se carros estacionados na grama e rodas de amigos com caixas de cerveja e cestas de piquenique, sentados em cadeiras dobráveis ao lado de seus possantes. Muitas vezes, os carros ficam sozinhos enquanto seus donos vão conferir os projetos dos outros — na maioria das vezes, com muito respeito. E isto é o que importa.

No mais, é um espetáculo visual que se repete todos os anos. Vamos às fotos? São quase 70 — todas tiradas pelo pessoal do Eurodubs.com, site holandês que realiza uma cobertura fotográfica de responsa do evento todos os anos. Se é sua praia, aprecie!

Wortherse 2016 GTI2016-7289 GTI2016-01 GTI2016- Wortherse 2016 26595837235_af6d478322_b 26595470205_cf67dcb2b4_b 26595463995_13652e4d61_b Wortherse 2016 Worthersee 2016 Danilo BMW 26569362596_8ba83679ac_b 26569360546_ca45d7d387_b Danilo BMW Danilo BMW Worthersee 2016 Danilo BMW 26529572871_a8d316135c_b 26529569951_08ceda1b59_b Worthersee 2016 Worthersee 2016 Worthersee 2016 Worthersee 2016 26512777491_8b469ee2af_b 26512761501_1c12d4448c_b Worthersee 2016 Worthersee 2016 Danilo BMW Wortherse 2016 26503002582_652aee1003_b Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW 26486069302_9097bb3599_b Worthersee 2016 Worthersee 2016 Worthersee 2016 Worthersee 2016 Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW 26322792580_c339a03f86_b 26305581580_9c498d18bb_b Worthersee 2016 26305557060_2869eb7656_b 26305536290_0f21670172_b Worthersee 2016 Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW 25992730383_1219954cc5_b 25992492663_b1e6e49a06_b 25990411344_021c950bfd_b Worthersee 2016 25975642783_55b9e0367d_b Danilo BMW Danilo BMW Danilo BMW

Matérias relacionadas

Este Porsche 911 venceu nos ralis, correu em Le Mans, pode ser usado nas ruas e está à venda

Dalmo Hernandes

“Full Throttle”: o clássico point and click dos anos 1990 será remasterizado em full HD

Dalmo Hernandes

Estes caras colocam um motor V8 de 532 cv no Mazda Miata (ou no Fiat 124 Spider) e a gente precisa dirigir um agora

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados