A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

O WRX STi Launch Edition é o Subaru que todo mundo estava esperando

O WRX se separou do Impreza e ficou com um visual mais comportado e “global”, mas ainda é a máquina com tração nas quatro rodas e uma asa gigantesca na traseira que todos amamos. Mas o carro que você quer de verdade será feito em apenas 1000 cópias: o Subaru WRX STi Launch Edition.

Não nos entendam mal: temos certeza de que o STi 2015 será um baita carro, feito para gearheads que sabem o que estão dirigindo — só que, a princípio, somente os carros da série Launch Edition serão pintados na cor WR Blue e equipados com rodas BBS forjadas, douradas e de 18 polegadas (e até rimou) — uma combinação icônica e altamente desejável.

subaru wrx sti launch edition (3)

O STi 2015 continuará sendo movido pelo boxer de quatro cilindros e 2,5 litros que, com a ajuda do turbo, entrega 310 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 40 mkgf a 4.000 rpm. O sistema SI-DRIVE permite que o motorista escolha entre três modos — “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp” —, que alteram as características de desempenho do carro por meio de ajustes no módulo de controle do motor e no acelerador eletrônico.

Uma notícia reconfortante: enquanto o WRX terá até a opção de câmbio CVT, o STi só virá com câmbio manual de seis velocidades — e aqui entra outra característica do STi Launch Edition: o trambulador com sistema de engates rápidos. Alguma dúvida de que esta série sumirá das lojas em questão de meses, ou até semanas?

Agora, quem não conseguir o seu a tempo ainda terá uma máquina melhorada em todos os aspectos em relação ao modelo antigo, garante a Subaru. A estrutura é mais rígida, usando metais de alta resistência em maior quantidade e com pontos de solda estrategicamente posicionados para deixar tudo mais firme. A suspensão com amortecedores invertidos tem regulagem exclusiva para o STi — mais firmeza que se traduz em mais agilidade nas curvas.

O sistema de tração, que já contava com um sistema ativo de vetorização de torque, agora se juntará ao sistema Multi Mode Driver Controlled Center Differential (DCCD). Além da distribuição padrão de 41/59 (frente/traseira) e do modo automático, que usa vários sensores — ângulo de esterçamento, posição do acelerador, rotações do motor, freios, entre outros — para definir a melhor distribuição de torque para cada situação, o STi conta agora com modo manual que permite que o motorista escolha entre seis níveis de bloqueio de diferencial. O Subie está mais sofisticado do que nunca.

subaru wrx sti launch edition (4)

E esta evolução também aparece no interior. Apesar do visual um tanto comportado, o acabamento está melhor do que nunca, com bancos revestidos em Alcantara, materiais macios ao toque no painel e no console central, detalhes em vermelho por toda a cabine e uma tela de LCD de 4,3 polegadas.

Resumindo: o novo Subaru WRX STi continua nervoso, bonito e feito para quem gosta de pilotar. O scoop funcional no capô está ali, a asa gigantesca na traseira também, e o boxer borbulhante continua borbulhando.

Só que você vai ter que correr caso queira um modelo azul com rodas douradas de fábrica e, mesmo que a Subaru perceba a demanda e resolva fazer mais carros com este visual, certamente estes primeiros 1000 carros serão históricos — imagine quanto valerá um deles daqui a alguns anos!

subaru wrx sti launch edition (2)

subaru wrx sti launch edition (1) subaru wrx sti launch edition (12) subaru wrx sti launch edition (8) subaru wrx sti launch edition (7) subaru wrx sti launch edition (6) subaru wrx sti launch edition (5) subaru_wrx_sti_9  subaru wrx sti launch edition (11)

Matérias relacionadas

A bizarra asa traseira móvel do Zenvo TSR-S: será que funciona?

Dalmo Hernandes

Mercedes-Benz GLA 200 é lançado no Brasil por a partir de R$ 132.900

Juliano Barata

MV Agusta F3 800 AMG Solarbeam é a moto perfeita para combinar com seu Mercedes-AMG GT novinho

Dalmo Hernandes