A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

WTF? Uma viatura da polícia de Nova York nas ruas de São Paulo?

Todo filme de ação tem aquela cena emblemática do carro de polícia fazendo um drift desajeitado em uma fuga alucinada e destruidora. É quase um clichê de Hollywood, e deve ser por isso que muita gente parou pra olhar esse Ford Taurus de polícia circulando tranquilamente pelas ruas de São Paulo. 

Eu já conhecia o pessoal da NYPD havia algum tempo através do criador da empresa, Eduardo Tai. Eles alugam viaturas para eventos e existe até mesmo uma fanpage no Facebook dedicada a essa paixão. Por lá temos alguns modelos transformados e um legítimo Plymouth da década de 70 importado recentemente dos Estados Unidos.

Esse exemplar comprado original foi totalmente transformado para ficar idêntico a um legítimo caçador de malfeitores. No começo, este Taurus foi personalizado como uma viatura descaracterizada, aquelas com rodas pretas e faroletes, mas proprietário queria algo mais característico, e o grafismo dos carros do departamento de polícia de Nova York é clássico e reconhecido a quadras de distância. O carro então foi pintado e recebeu todos os detalhes das viaturas americanas.

Taurus NYPD 04

A proposta era deixá-lo o mais próximo possível da realidade. Primeiro vieram todas as luzes de advertência e sinalização. O conjunto foi importado dos Estados Unidos, e é o mesmo usado pelo departamento, assim como os estrobos e o sistema de sirene. Vale salientar a variedade de sons disponíveis e também a potência sonora, com uma saída bem na frente do pára-choque dianteiro.

Os carros de polícia nos Estados Unidos trazem o police package, um pacote de acessórios que inclui radiador de maior vazão e freios e suspensão mais robusta — algo que nos faz lembrar que nossas viaturas são meros carros de passeio com sirene e adesivos. Como este Taurus não precisará perseguir criminosos pelas ruas de São Paulo, a única diferença em relação às viaturas é a ausência do police package —  o conjunto mecânico é todo original, e motor V6 de três litros tem apenas 140 cv e 22,8 mkgf. Não é nenhum Interceptor, mas se saiu bem patrulhando as ruas durante a gravação, e chamou a atenção de muita gente.

Taurus NYPD 03

Outra modificação feita para torná-lo mais realista, foi a mudança da alavanca de câmbio, que saiu do console central e foi para a coluna de direção. Coisa de cinema. No banco de trás também temos um uniforme azul e quepe, ambos comprados por lá.

Antes que alguém pergunte, não é permitido andar pelas ruas com o giroflex vermelho aqui no Brasil, exceto carros oficiais. Por essa razão ele cobre o conjunto com uma capa própria que veio junto com o kit. Abrimos apenas uma exceção para as filmagens. Quem gostou da brincadeira pode visitar o site da empresa e chamar uma delas. Só não adianta discar 911.

Taurus NYPD 02

 

Matérias relacionadas

Tartan Prancer: a minivan da “Honda da Albânia” do novo “Férias Frustradas”

Leonardo Contesini

Este BMW M3 E30 passou anos esquecido em uma casa abandonada – e agora está de volta

Dalmo Hernandes

Este carro elétrico feito por um estudante deve ser o automóvel mais bonito já feito na China

Dalmo Hernandes