FlatOut!
Image default
Car Culture História

XJ220: o injustiçado supercarro da Jaguar que estava muito à frente de seu tempo

Você sabe qual é um dos supercarros que estamos aguardando mais ansiosamente? O novo Ford GT, sem dúvida. E como não seria ele? Depois de levar o conceito de retrô ao extremo ao criar uma versão moderna do icônico GT40 absurdamente parecida com o carro de corrida original, a fabricante de Detroit decidiu revisitar a ideia — desta vez, ecoando o passado de forma bem mais suave. A aerodinâmica extremamente complexa da carroceria deixa isso claro logo de cara, mas o que impressiona mesmo é o motor que gera "mais de 600 cv" (é tudo o que temos até agora): em vez de um V8 supercharged, o que seria bem compreensível, e até desejável, há um V6 biturbo atrás dos bancos. Com 3,5 litros, o V6 tem arquitetura baseada nos motores dos protótipos Daytona, com os quais a Ford compete no campeonato de endurance da IMSA. Ah, e nada de tecnologia híbrida! O Ford GT é um bom exemplo do downsizing, prática cada vez mais frequente na indústria automotiva que consiste em usar motores de menor d