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Car Culture História Zero a 300

XR3: como a Ford transformou o Escort em um esportivo

O ano era 1983, e a Ford apresentava um lançamento importantíssimo para sua sobrevivência no mercado: o Escort. O compacto de projeto europeu era uma necessidade, pois os modelos que a Ford vendia no Brasil até então eram grandes demais ou antiquados demais. Fora os utilitários, havia o Ford Landau, que já estava por aí desde 1967, e a família do Corcel II, que incluía Belina, Del Rey e Pampa e, apesar das linhas modernas da carroceria, ainda era baseado no primeiro Corcel, lançado em 1968. Sendo assim, já passava da hora de oferecer uma opção mais moderna para o público brasileiro. A Ford decidiu trazer da Europa o Escort, um carro compacto com motor dianteiro transversal (mais indicado para aplicações de tração dianteira, pois sofria menos perda mecânica de potência e economizava espaço no cofre) e suspensão independente do tipo McPherson nas quatro rodas. Era um carro bem mais moderno que o resto da linha, de fato. E, por esta razão, a Ford não perdeu a oportunidade de dar a ele