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Yota-Hachi: o pequeno Sports 800 que foi o primeiro esportivo da Toyota

Apesar de passar uma imagem meio careta à maioria dos entusiastas, a Toyota tem uma linhagem gearhead que quase sempre é esquecido pelas pessoas — e, como já dissemos, isto é uma baita injustiça: do 2000GT ao GT86, passando pelo Celica, MR2, AE86 e Supra (e até mesmo o Lexus LFA), a Toyota tem muito do que se orgulhar por seus esportivos. Mas o pequeno Sports 800 foi o começo de tudo.

O Sports 800 surgiu como muitos esportivos ao longo da história — como uma forma de melhorar a imagem da marca. A diferença é que não era simplesmente uma questão de alavancar as vendas, e sim provar que a indústria automotiva japonesa podia caminhar com suas próprias pernas, oferecendo projetos originais totalmente desenvolvidos no Japão, sem influências ou recursos externos, como era comum até a década de 1960.

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O ponto de partida foi o pequeno Toyota Publica que, como o nome diz, era um dos primeiros carros populares desta então nova era. Apesar de não ser, desta forma, um projeto totalmente novo, o Sports 800 se saiu bem com as características e componentes herdados do Publica.

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Levou cinco anos para que o conceito Publica Sports, apresentado em 1962, se transformasse em um carro de produção. As linhas do Sports 800 eram muito parecidas com as do conceito, e a principal diferença era que o canopi deslizante do conceito deu lugar a um arranjo mais convencional, com portas e um teto targa.

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Com desenho aerodinâmico (conseguimos enxergar muito do 2000GT nele, principalmente na dianteira) e utilizando extensivamente componentes de alumínio, o Sports 800 era leve — pesava 575 kg — e, por isto, seu motor de apenas 790 cm³ (daí o nome Sports 800) e 45 cv era mais do que suficiente para garantir a diversão ao volante com sua velocidade máxima de 160 km/h.

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Até porque, na verdade, o que importava mesmo eram sua agilidade e dinâmica na hora de fazer curvas. E o Sports 800 era muito bom nisso graças ao conjunto de suspensão independente, com braços sobrepostos na dianteira e molas semielípticas na traseira — um conjunto extremamente moderno em 1965, ano do lançamento.

Apesar de ter raízes em um carro popular e ser um carro barato, o Sports 800 era um carro bastante refinado em sua concepção — a atenção aos detalhes estéticos era muito grande, o interior era simples, porém aconchegante (e dotado de bancos de avião feitos de alumínio, outra medida para manter o peso baixo) e o interior é surpreendentemente espaçoso (em parte, graças ao tamanho reduzido do motor boxer de dois cilindros, que deixava bastante espaço para as pernas.

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O Sports 800 se mostrou um projeto acertado, tendo sido produzido entre 1965 e 1969 sem alterações. Com 3.131 unidades, todas feitas para o mercado interno, ele é um carro bem raro de ser encontrado em bom estado, visto que muitos foram usados em competições ao lado de seu maior rival, o Honda S600. Era tão adorado que ganhou até um apelido Yota-Hachi, abreviação em japonês para “Toyota 8”.

Destas pouco mais de 3000 unidades, cerca de 300 tinham o volante à esquerda, como estamos acostumados — eram os carros destinados à região de Okinawa, único lugar no Japão que não usa a mão inglesa. Algumas destas unidades foram exportadas de forma não-oficial, e o carro do americano Scott Sylvester, é um deles. No mais recente vídeo dos caras do Petrolicious, ele conta que sempre preferiu os carros pequenos pois era o que podia comprar com o pouco que ganhava.

Primeiro foi um Fiat 600, depois um BMW Isetta, e hoje ele tem uma coleção de pequenas joias sobre rodas. O Sport 800 — um dos únicos exemplares restaurados fora do Japão, com componentes comprados ao longo de vários anos — é seu favorito, e ele se diverte contando como as pessoas duvidam que aquele elegante conversível com teto targa é um Toyota. É, sim — o primeiro Toyota esportivo de todos.

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