A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Zerouno: o primeiro supercarro da Italdesign tem um V10 de 610 cv

O estúdio Italdesign foi fundado por Giorgetto Giugiaro em 1968 e, a partir de então, foi responsável por dezenas de designs emblemáticos na indústria automotiva – especialmente do grupo Volkswagen na década de 1970, quando VW Passat, Golf, Scirocco e Audi 80 foram estilizados pelos italianos.

Em 2010, a Italdesign vendeu mais de 90% de suas ações para a Lamborghini (que já era uma subsidiária da Audi AG havia alguns anos) e, na prática, o estúdio passou a fazer parte do Grupo VW. Esta ação foi consolidada em 2015, quando a Audi adquiriu o restante das ações e Giorgetto Giugiaro deixou a companhia que ele mesmo fundou.

italdesign_automobili_speciali_01_2

Dissemos isto porque, agora que a Italdesign pertence à VW, há dinheiro em caixa para projetos mais ousados – como um novo supercarro. Foi criada até uma nova marca para ele, a Italdesign Speciali Automobili. E seu primeiro modelo, o Italdesign Zerouno (“01” em italiano) veio marcando presença.

italdesign_zerouno_8

De cara, o visual impressiona. As formas agressivas começam na dianteira, com faróis de LED bem afilados e um bico que, junto com os elementos aerodinâmicos do para-choque, remete de leve a um monoposto. A inclinação do para-brisa é até conservadora, mas a ousadia segue com as saias laterais enormes e culmina com a traseira em dois níveis, dividida por algo que a Italdesign chama de tornado line.

1AQ2Y9042

1AQ2Y9049 1AQ2Y9052

No nível superior ficam as lanternas traseiras, que também são de LED, a cobertura do motor e a asa. O nível inferior é composto pelo gigantesco difusor traseiro e quatro saídas de escape. Entre os dois níveis, uma espécie de fenda acomoda o local da placa e os respiros do motor.

italdesign_zerouno

Olhando bem, dá para ver os componentes da suspensão traseira

Já o perfil do carro não nos é estranho. Puxando um pouco pela memória, notamos que a silhueta é muito semelhante à do conceito Lamborghini Asterion, hipercarro híbrido de 910 cv que a fabricante italiana apresentou no Salão de Paris de 2014. Olha só:

italdesign_automobili_speciali_01_1asterion-1 (5)

Isto certamente tem a ver com o fato de a Italdesign pertencer à Lamborghini agora. No entanto, a companhia é bastante econômica nos detalhes quanto à plataforma do Zerouno, sem mencionar uma possível colaboração com a Lamborghini. Eles dizem que o carro usa um chassi composto de fibra de carbono e alumínio, e que um time de mais de 60 pessoas, entre engenheiros, designers, técnicos e mecânicos trabalharam juntos no desenvolvimento do superesportivo. Ainda de acordo com a Italdesign, as equipes de engenharia e design atuaram simultaneamente ao longo de todo o projeto, a fim de integrar forma e função da forma mais perfeita possível.

italdesign_zerouno_9 italdesign_zerouno_2 (1) 1AQ2Y9059 1AQ2Y9060

O motor, por outro lado, é decididamente um V10 Lamborghini, com os mesmos 5,2 litros, 610 cv e 57,1 mkgf vistos no Audi R8 V10 e no Lamborghini Huracán. Acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas, o motor será capaz de levar o Zerouno até os 100 km/h em 3,2 segundos, com máxima de mais de 330 km/h.

Em dimensões, o Zerouno está mais perto do Lamborghini Aventador que dos dois já citados: 4,85 m de comprimento, 1,97 m de largura e 1,2 de altura. Ele usa rodas OZ de 20 polegadas calçadas com pneus de medidas 245/30 na dianteira e 305/30 na traseira. Estes são um jogo de Pirelli Zero feitos especialmente para a Italdesign. Os freios são de carbono-cerâmica.

italdesign_zerouno_10 italdesign_zerouno_7 italdesign_zerouno_4 italdesign_zerouno_1

A Italdesign diz que oferecerá dezenas de opções de personalização, e que o Zerouno é “o primeiro supercarro completamente customizável” oferecido no mercado. Serão feitos apenas cinco carros, e o primeiro deles deverá ser entregue na sede da Italdesign, em Turim, na Itália, até o fim de 2017.

Matérias relacionadas

Este é o McLaren 570S, o modelo “de entrada” que promete ser muito mais que um rival para o 911

Dalmo Hernandes

Sandero RS Racing Spirit: série limitada do Renault é lançada por R$ 66.400

Juliano Barata

BMW M4 DTM Champion Edition: 500 cv e inspiração nas pistas para comemorar o título

Leonardo Contesini