sentiu saudade a serie do flatout sobre os hot hatches mais fodasticos que existem neste plano terreno esta de volta com um carro que ficou famoso como seda de alto desempenho mas tambem deu origem a um belo hatchback apimentado o subaru impreza wrx sti ou melhor o subaru cosworth impreza sti cs400 — se voce nao o conhece apostamos que este nome ja te deixou bem curioso nao e e a segunda vez que falamos sobre um carro da cosworth nesta serie — a primeira foi o ford escort rs cosworth e os dois carros tem algumas coisas em comum ambos sao turbinados tem traçao integral e sao britanicos — o impreza ainda que tenha origem japonesa foi todo preparado na inglaterra e so esteve disponivel na terra da rainha em uma serie limitada a 75 unidades algo que por si so ja torna este carro bastante especial mas claro que nao e so isso — nunca e [youtube id= thijcodblhg width= 620 height= 350 ] a capacidade do wrx sti e mais do que conhecida e comprovada por seus milhoes de fas e pelos titulos em competiçoes — especialmente nos ralis com nomes do calibre de colin mcrae no curriculo a formula tambem nao e segredo para ninguem motores turbinados e potentes cambio manual e traçao nas quatro rodas o cs400 cosworth tem tudo isso — mas da um gas em um dos elementos mais importantes da equaçao poweeeerr como diria seu conterraneo jeremy clarkson e nao e pouco na verdade ele foi o impreza mais potente ja oferecido no reino unido e provavelmente no mundo com 400 cv para tal os engenheiros da cosworth pegaram o boxer de quatro cilindros e 2 5 litros do sti e deram a ele novos pistoes forjados com a mesma tecnica usada pela cosworth nos pistoes de formula 1 bielas de aço de alta resistencia bomba de oleo de alta pressao junta do cabeçote e ate mesmo os parafusos alem de retrabalhar os sistemas de admissao e escape e claro dar ao carro uma turbina maior os 400 cv surgem a 5 750 rpm acompanhados de 55 2 mkgf de torque a 4 000 rpm — um salto de 95 cv em relaçao ao sti comum com estes numeros o carro e capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 3 7 segundos e percorrer o quarto de milha 402 metros em 12 57 segundos — ah e com cambio manual de seis marchas claro contudo nao foi apenas o desempenho em linha reta que a cosworth melhorou com o cs400 na verdade as publicaçoes que testaram o carro — como a revista britanica autocar — elogiaram com ainda mais eloquencia o trabalho da cosworth no comportamento dinamico do carro a companhia manteve os componentes basicos da suspensao impreza — mcpherson com molas helicoidais na dianteira multibraço na traseira contudo as molas originais foram trocadas por peças da eibach — que deixaram o carro 10 mm mais baixo na dianteira e o carro recebeu amortecedores bilstein calibrados sob medida nos quatro cantos alem disso as rodas de 18x8 5 polegadas foram calçadas com pneus michelin pilot sport 3 de medidas 245/40 e os freios sao da ap racing com discos de 355 mm e pinças de seis pistoes na dianteira para a autocar a cosworth conseguiu deixar o carro mais rapido e ainda resolver algumas de suas falhas — detalhes na verdade a menor altura na dianteira reduziu a rolagem da carroceria e o carro ficou mais controlavel responsivo e preciso de guiar enquanto os novos amortecedores o tornaram surpreendentemente silencioso e suave em terrenos mais acidentados ou seja alem de andar mais o carro se comporta melhor dinamicamente e ainda ficou mais confortavel [gallery link= file ids= 20801 20806 20804 ] claro que uma boa ediçao limitada tambem precisa ter um visual a altura e a cosworth acertou bem onde a gente mais gosta na hora de modificar o cs400 na multidao ele consegue se passar por so mais um sti hatch mas os entendidos logo o reconhecem pelo stance mais agressivo pelo para choque redesenhado com novas luzes de neblina pela grade com novo padrao e pelos emblemas discretos na traseira nos bancos tapetes e pinças dos freios ah e como acontece com toda boa serie especial cada uma das 75 unidades do sti cs400 e numerada com plaquetas de identificaçao nas soleiras dasportas e no motor alem de um certificado de autenticidade emitido pela subaru e pela cosworth mas e claro que um carro tao especial tinha que ter alguns defeitos o primeiro deles era o turbo lag mesmo em altas rotaçoes a turbina levava cerca de quatro segundos para encher totalmente e no fim das contas o carro nao se fazia sentir tao rapido ainda que fosse por outro lado a autocar fez questao de esclarecer que a cosworth fez um trabalho tao bom com a dinamica do carro que isto nao fazia diferença e ele valia cada centavo cobrado [youtube id= fe2pki 26pm width= 620 height= 350 ] o que nos traz ao segundo defeito deste carro o preço na epoca ele custava £ 49 995 r$ 186 mil sem impostos — quase o dobro do preço de um sti comum que saia por £ 27 590 r$ 102 mil e ainda assim eles venderam como agua — quando as primeiras analises começaram a ser publicadas pela imprensa especializada o carro ja estava quase esgotado — o que significa que por aquelas bandas ele ja nasceu colecionavel se isto nao for o suficiente para que o subaru impreza wrx sti cs400 cosworth seja um dos melhores hot hatches do universo nao sabemos o que pode ser nao deixe de conferir todos os outros posts da nossa serie os melhores hot hatches do universo
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