ha pouco tempo repetia se exaustivamente o discurso de como as ruas das cidades eram um mar de carros brancos pretos e prateados dizia se que o branco era chique e as vezes custava r$ 5 000 nao e mesmo hyundai o prata era discreto o corolla prata segue firme como carro de tiozao standard e o preto era e sempre vai ser versatil quem queria ousar um pouco comprava um carro vermelho e era isso ai so que as coisas mudaram um pouco desde entao mais especificamente no meio da decada passada as cores vibrantes começaram a aparecer com mais frequencia nos catalogos das montadores primeiro de forma timida como cores especiais de lançamento mas depois passaram a ser oferecidas como todas as outras e elas encontraram seu publico mostrando que as pessoas realmente queriam carros mais coloridos hoje em dia os carros pintados em cores neutras ainda sao maioria mas ha mais gente disposta a comprar carros que se destaquem nesta multidao preto e branco e mais opçoes para atende las e foi pensando nisso que decidimos lembrar as cores que saiam do lugar comum e foram marcantes na industria automotiva nacional sao muitas cores ao longo das decadas considerando que nossa industria automotiva tem seus 60 anos por isto decidimos dividir a lista em partes e nesta primeira vamos viajar pelas cores especiais da fiat e da volkswagen que acreditem ja rendem assunto de sobra fiat tanto na europa quanto no brasil a fiat tentou alegrar a paleta de sobrias e discretas que reinava na decada de 1980 se voce reparar nos carros daquela epoca vai notar que muitos sao grafite azul escuro verde escuro vinho preto e outras cores elegantes mas ate meio tristes cores muito utilizadas em carros como o chevrolet monza o volkswagen santana ou o ford escort entao em 1987 foi apresentado o fiat uno 1 5r e com ele uma ousada pintura amarela com detalhes em preto fosco para acompanhar o motor de 1 5 litro e 87 cv do hatch esportivo algo que ja havia sido feito com as versoes mais apimentadas do fiat 147 na decada de 1970 com isto meio que iniciou se uma tradiçao dentro da fiat de usar o amarelo em versoes esportivas continuando a utiliza lo no uno 1 6r e ate 1994 naquele ano foi lançado o uno 1 6r mpi que nao trazia o amarelo entre suas opçoes de cor em compensaçao em 1994 foi tambem lançado o uno turbo com um body kit exagerado como aquele nada mais justo entao oferecer tambem uma cor nova ainda mais chamativa o amarelo exploit tom metalico com um leve toque de verde que tornava o uno turbo impossivel de nao notar nas ruas graças a cor e ao desempenho do motor 1 4 turbo estado da arte entre os hatches esportivos brasileiros na epoca alem disso foram feito cinco exemplares do uno turbo na cor amarelo modena para executivos da fiat todos registrados com placa gku segundo consta o amarelo modena utiliza o mesmo pigmento da tinta das ferrari da epoca depois do uno veio o fiat palio que ganhou um tom de amarelo em 2001 com o lançamento de sua primeira reestilizaçao em 2004 como modelo 2005 o fiat stilo schumacher introduziu a cor amarelo indianapolis que desde entao passou a ser utilizada em outros fiat da serie sporting como a strada e o siena ambos equipados com motor de 1 8 litro e vendidos por pouco tempo o novo uno e o atual palio punto e bravo t jet com motor 1 4 turbo de 165 cv tambem foram oferecidos na cor amarelo indianapolis vale citar ainda o amarelo citrus uma das cores de lançamento do novo uno la em 2010 famoso amarelo marca texto que foi um dos pioneiros nesta nova leva de cores automotivas vibrantes no geral os carros amarelos da fiat foram melhor recebidos que o fiat mobi modelo de entrada da fabricante italiana instalada em minas gerais e de certo modo o verdadeiro sucessor do uno que foi lançado no ano passado e recebeu algumas criticas por seu visual exagerado e seu tamanho diminuto mais apropriado como segundo carro da familia dito isto e sempre admiravel quando uma fabricante investe em cores ousadas e isto o mobi teve de sobra em seu lançamento as cores azul netuno roxo mirtilo e verde amalfi que tambem parece um tom de azul que foram tentativas interessantes de sair do lugar comum o mesmo aconteceu neste ano com o lançamento do fiat argo que veio para substituir o bravo em sua versao hgt com motor 1 8 16v de 139 cv ha o azul portofino cor bastante vibrante que alguns associaram ao azul caracteristico dos subaru sera que foi esta a intençao da fiat tambem merecem ser citados os tons de verde limao e laranja perolizados do fiat palio na epoca do seu lançamento em 1996 o design do palio arredondado e fluido era a cara dos anos 1990 e a fiat tentou construir uma imagem mais descolada para o compacto a medida que os anos 2000 que eram o futuro se aproximavam volkswagen quando o vw up foi lançado em 2014 sua cor mais vibrante era o amarelo sunflower tambem chamado amarelo saturno que no brasil ja havia marcado presença no new beetle no fim dos anos 1990 era uma maneira discreta de colocar o entao novo compacto na onda das cores fortes algo que nao e o forte pun intended da vw sua reestilizaçao foi mais ousada a versao especial connect introduziu o laranja habanero tom metalico e vivo que ja foi utilizado em um conceito do atual fusca apresentado no salao de nova york em 2015 alguns anos atras porem a volks ate ousou na oferta de algumas cores especialmente para o gol o golf e o polo que vieram em diferentes tons de verde alguns bem pouco discretos tipicos da decada de 1990 um destes tons de verde e bastante interessante o verde highway que alterna entre preto marrom e verde dependendo do angulo da luz oferecido no gol giii nos anos 2000 e depois no fox o verde highway acabou ficando popular entre os entusiastas na hora de pintar ate mesmo automoveis de outras marcas por causa deste efeito tons de amarelo tambem foram utilizados pela volks neste mesmo periodo o golf mk4 lançado no fim de 1998 tinha um amarelo metalico bem parecido com o de outras fabricantes na epoca como a citroen com o xsara e a chevrolet com o astra dito isto nem todas as cores marcantes da volkswagen foram vibrantes de volta a 1988 houve o lançamento do gol gti primeiro carro produzido em serie da industria nacional a ter injeçao eletronica de combustivel e uma das versoes esportivas mais adoradas de todos os tempos no brasil por mais que a cor de lançamento em si o azum monaco fosse um relativamente discreto azul metalico as peças plastica na cor prata e a obvia exclusividade em conjunto mecanico tornaram os gol gti azul monaco mais desejaveis que os exemplares de outras cores naquele ano por outro lado o azul tambem pode ser uma cor chamativa como mostra o voyage los angeles lançado em 1984 para marcar as olimpiadas de los angeles e promover o seda do gol que havia sido lançado em 1981 e ainda cheirava a novidade foi planejada a fabricaçao de algo entre 2 000 e 3 000 unidades a informaçao varia conforme a fonte consultada mas foram produzidas apenas cerca de 300 pois segundo consta houve rejeiçao pela cor chamativa demais que logo foi apelidada de azul tampa de panela hoje em dia reclamamos das cores apagadas demais vai entender se voce sentiu falta de alguma cor por favor manifeste se
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.