Citroën C4 VTR Turbo: conheça a história do Project Cars #119

Mateus Bordin Lucas 20 maio, 2014 197
Citroën C4 VTR Turbo: conheça a história do Project Cars #119

Olá, pessoal! Me chamo Mateus Lucas e vim apresentar meu C4 VTR, o Project Car #119 que no momento está desmontado na garagem, aguardando seu turbo!

Primeiro, gostaria de falar um pouco sobre mim, sobre como cheguei até o VTR e como surgiu a ideia de turbiná-lo. Tenho 24 anos, moro em Porto Alegre/RS, estou no fim do curso de Engenharia Elétrica e como a maioria aqui, desde que me conheço por gente gosto de carros. Na verdade nunca fui influenciado por alguém, mas desde pequeno gostava de olhar para os carros na rua e os jogos de corrida sempre me pareceram mais interessantes que os de futebol.

Embora tenha mexido um pouco nos carros do meu pai, minha relação mais próxima com carros começou com um Gol Rallye G4 há seis anos. Até que não era ruim para um motor 1.6 e no fim das contas demorei um pouco para começar a mexer em algumas coisas. Em relação ao motor foram poucas modificações, aspiradinha de leve só para melhorar um pouco, nesse carro foquei um pouco mais no visual. Não vou me alongar muito falando do Gol, vou deixar uma foto de como ele estava pouco antes de vender, com tudo feito em casa e com ajuda de amigos.

foto gol

Anunciei o Gol e em duas semanas ele estava vendido. Nesse meio tempo eu já havia olhado alguns modelos, mas ainda estava em dúvida. A decisão por um modelo PSA veio após um amigo comprar um Xsara VTS 1.8 — que acabou precisando de algumas retíficas de motor. O que me chamou atenção foi a quantidade de equipamentos por um preço bem razoável, e eu sabia de uma coisa, o carro precisava estar impecável para não passar por algo parecido. No começo procurei um 307, mas acabei passando na frente de uma revenda e vi um VTR estacionado. Me apaixonei na hora. Ele já não tinha as ridículas rodas 15” originais do modelo e estava impecável. Acabei fechando negócio no dia seguinte.

Foto título

Logo de cara tinha ficado muito feliz pois o carro era bem mais forte que o antigo Gol e então depois de mexer um pouco na suspensão, o comportamento do carro em curvas e frenagens estava perfeito! Por algum tempo curti o carro assim, fazendo pequenas coisas aos poucos até que comecei a me interessar por trackdays. A partir do momento que decidi participar do primeiro, as modificações passaram a ser apenas para performance. Inicialmente a ideia era melhorar a estabilidade, que já era muito boa, mas as buchas de PU a deixaram ainda melhor. Os freios também são ótimos, apenas coloquei pastilhas mais duras e nunca tive problema com fading, nem mesmo na pista. Lembrando que também desabilitei o controle de estabilidade pra não matar o motor nas curvas.

A partir do primeiro trackday a brincadeira virou vício e já aprendi muito com as idas à pista, mas ainda tenho muito que aprender, o que interessa é que a brincadeira fica cada vez melhor e o carro ficou muito bom na pista, só faltava um pouco mais de potência.

VTR 3 VTR 2

O projeto

Por mais que eu sempre pensasse em mexer no motor, nunca tinha pensado em fazer algo forte com esse carro, tanto que ele estava à venda no início do ano. Na verdade, decidi vender quando descobri que numa cidade próxima havia um C4 VTS por um preço interessante — há cinco unidades do VTS aqui no Brasil, com o mesmo motor de 180 cv do 206 GTI, de 180 cv.

Embora o preço fosse bom, o carro tinha muitos detalhes para resolver, ele foi batido e não estava nem mesmo com os faróis direcionais, além disso, eu não tinha certeza sobre a condição geral do carro. No fim das contas o valor para deixar o VTS na mesma condição do meu VTR seria bem alto, o que me fez pensar em gastar esse dinheiro e ficar com um carro bem mais forte. Chamei dois amigos, paramos o carro e começamos a desmontá-lo!

VTR 4

O objetivo era instalar um turbo básico com investimento pequeno, pelo menos na “Fase 1”. Para o começo não será forjado, isso e a troca das peças atuais vão ficar para a “Fase 2”, no ano que vem provavelmente.

A intenção é conseguir mais de 220 cv no motor. Na primeira fase vou andar apenas com 0,6 bar de pressão usando uma turbina da Master Power, que eventualmente vai ceder seu lugar para uma roletada mais adiante. Para decidir o que fazer com suspensão e freios, vou esperar o carro estar pronto e ver o comportamento com a nova potência. No momento, estou bem satisfeito com o desempenho nesses quesitos, mas já andei pensando em barras estabilizadoras melhores, vamos ver o que acontece.

A principal dificuldade até o momento foi em relação ao coletor de escape, não existe um modelo pronto e o espaço disponível é muito apertado, perdemos um bom tempo tentando acertar a posição da turbina e da válvula wastegate. Enfim conseguimos fazer com que a turbina coubesse no espaço disponível e então mandei fabricar o coletor. Além disso, sabemos que a instalação da injeção programável pode render alguns problemas, pois o módulo original vai continuar gerenciando o resto do carro para poder manter características como controle de tração e estabilidade — afinal o carro vai andar mais na rua do que na pista.

VTR 5

O gerenciamento do motor vai ser feito inicialmente com uma Pandoo Power Inject que está parcialmente instalada, esperando a montagem para finalizarmos. A alimentação será feita com uma bomba externa e bicos com 80 lbs de vazão. Intercooler e coletor de admissão ficam para a Fase 2. Como vou usar pouca pressão o original não deve incomodar. Vou usar o mesmo escape que usava antes com 2,5 polegadas e abafador de inox.

VTR 6

Por enquanto é isso aí! Falei um pouco sobre o projeto e agora vamos esperar e ver como o carro vai ficar. Certamente no próximo post terei boas novidades. Até lá!

Por Mateus Bordin Lucas, Project Cars #119

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  • Vanessa Elisa

    É… mais uma vítima. Track day é como crack, vicia na primeira vez…

    Parabéns pelo projeto! Com certeza vai te divertir muito quando estiver pronto!

    • chimak1988

      “Track day é como crack, vicia na primeira vez…”

      E se vc não for forte, acaba te fazendo vender a casa inteira, isso se não vender a mãe também!

      • Rennan Mesquita

        Nunca fui em uma, nem sei se tem nesse fim de mundo :/

        • Artur

          Comentei no lugar errado. Malz

          • Rennan Mesquita

            Q vei? Nem tenho carro kkkkk

          • Rennan Mesquita

            Nada kk, acho que foi para a Vanessa!

      • Nicolas Pancheski

        prefiro vender a sogra(ops num tenho sogra)

    • Leonardo Brito

      Track day é como crack, vicia na primeira vez

      Só muda o tamanho do cachimbo… rs

    • Mateus Bordin Lucas

      Valeu!
      Realmente vicia, pelo menos a brincadeira fica cada vez melhor!

    • Thiago Morais

      Só queria mais grana pra continuar com esse vicio :(

  • Gustavo Miranda

    Esse xenon de fábrica é tão raro de encontrar nesses VTR que até me chama a atenção.

    • Jr_Jr

      Raros e caros, meu amigo pegou um cachorro e quebrou os dois. Sorte que tinha seguro, pois o valor do jogo de faróis era 6 mil reais. Sem falar do tempo que demoraram pra chegar.

      • Gabriel de Oliveira

        Um puta de um cachorro, ein? Os dois!

        • Jr_Jr

          Um p*** de um azar, na verdade. Um quebrou o farol e o outro os encaixes, o inutilizando. Sem falar do parachoque. Segundo ele o cachorro nem era tão grande, porte médio. Hhuahuahuahu

          • TwinSpark

            Ele reaproveitou o outro farol com encaixes quebrados? Eu usaria como abajur ou luz de leitura

          • Jr_Jr

            Não aproveitou nada, como foi pelo seguro está tudo novo e sem acesso as peças usadas. Um abajur direcional seria uma boa, rs.

      • Nicolas Pancheski

        cachorro fia da puta ein…… a proposito o fia da puta do cachorro morreu na batida…

      • Gustavo Miranda

        6 mil ainda acho barato. Eu tinha um A3 desses nacionais que tinha o xenon opcional de fábrica, o conjunto saía por meros 8 mil na CSS.

    • Mateus Bordin Lucas

      Realmente novos são muito caros!
      Mas usados o cara consegue por menos de 2 mil o par.

      • Luiz Fernando Lopes Oliveira

        Eu comprei por 800 o par do meu, antes de vender… povo pinta muito o diabo desses carros. E agora é facil achar os farois, tem muitos pallas e hatches usando o mesmo conjunto!

        • Mateus Bordin Lucas

          Conseguiu o bidirecional por esse valor? Se for isso mesmo, tá MUITO barato. Quando cogitei pegar o c4 VTS teria que trocar os faróis e o mais barato que consegui em ótima condição foi 1600. O normal tem aí por 500 o par.

          • Giovani

            6500 cada na Citroen novos

  • Leonardo Brito

    Nem sabia que haviam dois modelos do C4… até ler esta matéria achava que era tudo VTS.
    Belo projeto… e belo Gol também.

    Tá chegando a hora de trocar o embuchamento do meu 307 e essas buchas de poliuretano me parecem ser uma ótima opção.

    Aproveitando o gancho, alguém conhece a fundo este produto? Um colega de Orkut usa no 308 dele e me disse que foi um dinheiro bem gasto:
    http://www.ttcdobrasil.com/o-produto-2.php

    • Marcos Amorim

      Já ouvi falar desse negócio algumas vezes, assim como de um outro produto que vai entre a mola e prato ou mola e batente. O que já vi muitos questionarem é sobre a fixação, com um suposto risco de soltura da peça, mas como nunca vi um montado e sendo utilizado, continuam sendo apenas boatos.

    • Mateus Bordin Lucas

      Não conhecia isso, vou dar uma pesquisada.
      Me parece que o efeito disso é parecido com cortar mola só que sem diminuir a altura.

    • João Víctor

      Existem vários modelos de c4!

      • Mateus Bordin Lucas

        O que muita gente não sabe que existe é o VTS. A princípio vieram 5 unidades para o Brasil.

  • Caio

    Dahora a disqueteira no porta-luvas, bem old school…

    • Artur

      Aquilo não eh disqueteira não. Eh o som original mesmo. Pra não perder os Controles do volante e do computador de bordo, uma das opções e manter o rádio no porta luvas. Se tiver disqueteira, ela fica dentro do apoio de braço dianteiro

    • Mateus Bordin Lucas

      Exatamente o que o Artur falou.

  • Marcos Amorim

    A foto das buchas com a graxa serviu para me lembrar que deveria ter feito isso há alguns anos. Se bem que pelo tempo que já passou duvido que ainda tivesse algum efeito. Só estranhei ser graxa grafitada, achei que se usasse graxa de sabão de cálcio, a popular graxa de pino.

  • Hugo Capeto

    Legal
    Só uma dúvida
    Não quis consultar um profissional na área de preparação e verificar a possibilidade de manter a injeção original?

    • Mateus Bordin Lucas

      Essa injeção é muito sensível digamos, qualquer coisa entra em modo de proteção. Soube de um cara com essa injeção que estava no meio da puxada e ela entrou em proteção… O resultado foi a retífica completa do motor, preferi não arriscar.

  • Rodrigo Padula

    OHHHH YESSSSSS
    C4 turbão. uma coisa q já vi gente fazendo para deixar a injeção original satisfeita foram os emuladores de sonda e bicos de kit gás. A standalone Cuida dessa 2 funções mas a injeção original enganada pelos emuladores fica sossegada. Como você vai fazer com a injeção?

    • Mateus Bordin Lucas

      Eu ainda estou estudando isso, já pensei em usar os emuladores. Primeiro vou ligar o motor e ver o que acontece e os erros que vai acusar direto no scanner.

  • XRS250

    Nossa parabéns pelo projeto, mas deu para ver que é trabalhoso.

    • Mateus Bordin Lucas

      Beeem trabalhoso, um elevador já ajudaria muito.

      • XRS250

        Com certeza.

  • Bruno C. Freitas

    Teria mantido a injeção original, só mudando os bicos por algum de maior vazão, e melhorando a vazão da bomba de combustível, a famosa chipada no modulo já dava conta.

    • Marcos Amorim

      Se esse carro for CAN Bus é arriscado fazer isso se não for com alguém realmente competente. Fora que só trocar bicos não adianta, seria preciso mexer em todo o mapa de ignição, que dependendo de qual sensor ele usa – MAF ou MAP – não teria como ser feito só via chip.

      • Bruno C. Freitas

        Mito, can é usado em comunicação entre módulos, can high, modulo de motor, ABS, estabilidade… Can mid módulos menos importantes ar condicionado, som…
        Entre o modulo do motor e os sensores não tem rede can.
        A troca ou aumento da vazão, resolve.
        Trabalho com importados e vira e mexe aparece carros com o unichip ( que por sinal, acho péssimo ) e se comparar com um carro original tem sim um pequeno ganho de potência, isso com o resto original de mecânica, o chip muda só o avanço e tempo de injeção.
        No Brasil tem boas oficinas de reprogramação, e se não achar no Brasil, pode procurar na gringa que alguem faça esse serviço com qualidade.

        • Mateus Bordin Lucas

          Eu sei, por isso disse que o can não era o problema. Também não sou muito fã de unichips e piggybacks em geral…
          Mas mesmo assim, eu quero fazer o meu acerto e poder mudar alguma coisa conforme eu tenha interesse, por isso optei pela programável.

        • Marcos Amorim

          Olha, eu já vi central de Peugeot dando problema na rede can exatamente por causa de preparador que não sabia no que estava mexendo. Não sei o que cara fez, mas de painel a ABS, deu um pau geral no que era para ser uma simples reprogramação para motor aspirado.
          Sobre piggybacks, também não gosto, mas se fosse para usar algum partiria para um modelo nacional da HIS.

    • Mateus Bordin Lucas

      Como o Marcos falou… O carro é CAN Bus, mas esse nem seria o problema. Falei para outro colega num comentário essa injeção é complicada, reclama de qualquer coisa e sei de gente que já quebrou motor usando a injeção original dessa forma, sem contar que eu posso fazer o que quiser na programável e a qualquer hora.

  • Fábio Brito

    Inveja mortal de todas as pessoas que possuem uma garagem para mexer em seus carros. Morram!! rsrs… Zuera, a parte do “morram!”

    Parabéns pelo projeto Mateus Lucas, lindo carro.

    • Mateus Bordin Lucas

      Realmente ter uma garagem e espaço pra deixar o carro parado faz diferença!

      • Gabriel de Oliveira

        E ter 02 carros!

  • Ives Lima

    Parabéns pelo projeto. Ainda é raro ver um Citroën preparado aqui pelo BR…

    Eu tô pensando em reprogramar meu Lounge.. Quem sabe não dê pra chegar em número próximos aos do Mini JCW

    • Mateus Bordin Lucas

      Tem gente que já conseguiu resultados interessantes nos THP.

  • Eurípedes Marley

    Muito irado Mateus! Você é amigo do Artur né? Ele falou um pouco do teu projeto!

    Boa sorte no projeto cara e tomara que de tudo 100% certo!

    Esse caminho que tu ta seguindo, o Artur já deve ter falado, é meio obscuro no Brasil ainda, por isso valoriza ainda mais as coisas!

    Parabéns e no que eu puder ajudar, estou ai!

    • Mateus Bordin Lucas

      Isso mesmo, sou amigo do Artur.

      Estamos fazendo o projeto juntos, é pena ser pouco explorado esse tipo de carro… Os ganhos nesse motores são ÓTIMOS com preparação.
      Abraço!

      • Eurípedes Marley

        A questão é que por não ser explorado a fama de miolo de cristal permanece, mesmo que lá fora os caras fazem loucuras com ele.

        Sem duvida o teu está vindo para quebrar esse paradigma.

        • Mateus Bordin Lucas

          O que não deixa de ser verdade hahahaha
          Biela desse motor é um palito. Enquanto não forjar vou ter um pouco de cuidado, por isso vou andar com no máximo 0,6.

          • Eurípedes Marley

            Sem duvida, mas se fizer bem dimensionado não tem porque não ficar seguro. Tem projetos europeus que rodam há um bom tempo de miolo original.

            Que assim seja com o seu também.

          • Mateus Bordin Lucas

            Exato! Vamos ter bastante cuidado no acerto também.

          • Gabriel de Oliveira

            Larga uma Wideband visível, e o pau pega. Se o bico nao travar aberto e de calço hidraulico e se o acerto for bom e não der falta.. duvido quebrar!

            Tem muitos que curtem PSA aqui e devem apoiar muito teu projeto!

            Boa sorte!

          • Mateus Bordin Lucas

            Exatamente! Diga-se de passagem vou buscar a wide hoje!

          • Gabriel de Oliveira

            Ibagens?

          • Mateus Bordin Lucas

            Acabei tendo um imprevisto e não pude ir hoje!

    • Artur Medici

      é amigo meu sim! kkk estamos tocando o projeto juntos..

      o bixo vai pegar por aqui… kk mas vai dar certo…

      tu sabe bem como é! hahahaha

      valeu a força

      • Eurípedes Marley

        Ta muito bem assessorado então né? hahahaahaha

        Irado demais cara, to torcendo aqui! Sei sim como é hahahaha e vale a pena demais depois de pronto!

        Qualquer coisa to por ai!

  • André Vaz

    Belo vtr, tenho 1 prata tbm! Único defeito desse carro e a relação de marcha muito curta ! Mas o motor tem muito potencial ! Abs.

    • Mateus Bordin Lucas

      Como não vou usar muito em estrada em alta velocidade não preocupei muito com isso.
      Quero que fique legal na pista, e não devo passar de 220 nas retas hahahaha
      Depois de andar em um trackday vou ver se sinto necessidade de mudar algo na caixa.

    • Luiz Fernando Lopes Oliveira

      O carro corta giro a 217km/h, tem um bom isolamento acústico, e a marcha curta colabora a ter um carro sempre com “respostas prontas”. Nem ligo pra esse detalhe! hahaha

      • Giovani

        concordo, o cãmbio curto dá mais esportividade apesar da rotação ficar alta aos 120km/h

  • L. Sparn

    Putz! Que beleza de projeto hein.?! Parabéns!
    Tenho um VTR tbm, só que é preto. To pensando seriamente em dar um Upgrade nele.. mas sem turbo. Tenho em vista o conjunto de exaustão do VTS, e um kit de suspensão da Blistein.. o unico problema é que ta na Argentina, e a loja não me envia pra cá. Quem sabe, se sobrar grana e essas mercadorias ainda estiverem por lá, vou fazer uma visita aos hermanos!
    Uma duvida, onde achou e quanto pagou nessas buchas de PU.?!

    • Mateus Bordin Lucas

      Comprei da AJ buchas, no site é só pegar o modelo do 307 que é exatamente a mesma.

      Tem o projeto de um c4 que vai sair aqui no flatout que é bem parecido com isso que você falou.

      • L. Sparn

        Pô Mateus, valeu pela dica do site. Esse projeto do C4 é um VTR tbm.?!
        Grande abraço, e boa sorte no projeto ai.!!!

        • Mateus Bordin Lucas

          Não, é um hatch. Mas vai servir como base pra ti!

  • Rodrigo Carvalho

    Cara, por acaso tu não é o Mateus Bordin da Bordin Motorsport, é?

    • Mateus Bordin Lucas

      Não, muita gente confunde… É o acaso de ter dois Mateus Bordin em Porto Alegre e os dois curtem carro, a diferença é que o Mateus da Bordin motorsport já tem a oficina, eu ainda não hahahahaha

      • Nicolas Pancheski

        vish….

        • Vitor Augusto Pança

          Tinha pensado a mesma coisa.

          • Nicolas Pancheski

            é nois mano

      • Rodrigo Carvalho

        hsahshusu Pois é, a única coisa que achei esquisita foi não ser um Marea. Mas sorte com o projeto, to curtindo!

        • Nicolas Pancheski

          marea=bomba
          [zueira mode=on]

          • Rodrigo Sublime

            A do Teteus Bordim realmente é uma Bomba (melhor missil)… que vira tempo de GT3 no AIC… rsrsrs

  • Pedro Bonatti

    Muito ansioso com o projeto rs,

    Eu tenho um C4 hatch 2.0 e gostaria muito de iniciar um projeto, mas há pouca informação, pois quase ninguém o faz.

    Por um acaso você não é o Kbelooooo do C4Clube

    • Mateus Bordin Lucas

      Exato, sou eu mesmo!

      • Pedro Bonatti

        Que massa cara, estou acompanhando e torcendo muito pelo projeto.

  • Pé de Pano

    VTR é um carro lindo! Eu como fã de marcas francesas e quase dono de um Clio, lhe desejo muita força seu projeto tá show! E uma preparação mais pesada? Está fora de questão?

    • Mateus Bordin Lucas

      Não está não!
      Na verdade essa é apenas uma primeira fase do projeto.
      Mais adiante vou forjar e trocar algumas coisas pra fazer algo bem forte mesmo.

  • Gabrownx

    Parabéns pela barca, acho que já deu pra perceber que sou apaixonado por carros franceses… “É uma pena” que esses carros desvalorizem tão rápido e sejam vistos com preconceito por essa nossa sociedade Gol Quadrado. Sobre a turbina, a posição parece ruim, ai é um lugar fácil pra pegar sujeira e coisas do tipo, se não estive usando, recomendo um filtro porque além de poeira pode entrar asfalto, pedra, óleo, etc. Parabéns!

    • Mateus Bordin Lucas

      Na verdade o agregado ainda vai tapar a turbina, mas eu vou usar filtro sim, vou colocar na grade do para choque.

      • Gabrownx

        Agregado que você diz é uma espécie de “tubo” com o filtro na ponta?

        • Mateus Bordin Lucas

          É o quadro do carro, que suporta toda suspensão e calço de motor.

          • Gabrownx

            Ahh, sei o que é! Vlw!

  • Gabrownx

    Por sinal, parece que aqui não tem nenhum projeto da Bahia, o lugar onde carros turbo redem menos (por causa do calor). Também, aqui mal tem equipamento pra manutenção imagina preparação!

    • Rodrigo Sublime

      Tem dois projetos… o meu… e de um outro rapaz com um KA… não me lembro o nome…?!?

      • Gabrownx

        Se não for você, lembrei que tem um com uma Marea Weekend também…

        • Rodrigo Sublime

          eu mesmo! 😉

          • Gabrownx

            Acho que seu carro fica melhor equilibrado se me chamar pra dar uma volta hehehehhehehe

  • Philipe Lucas

    Será que não rola de postar um vídeo com o ronco da criança ? Estou só imaginando aqui. hahaha

    • Mateus Bordin Lucas

      Cara, tem alguns vídeos no trackday, o carro era quase original mas já tinha escape, procura por c4 vtr x jetta velopark. É o primeiro vídeo que aparece.

  • laguiar

    Pergunta noob: o que são as essas buchas PU?

    • Mateus Bordin Lucas

      Essas são as buchas de balança, elas diminuem a diferença na geometria que ocorre nas curvas. Eu senti uma boa diferença.

      • Thiago Peres

        Hum, afetou muito o conforto do seu carro? Está chegando a hora de trocar as buchas do meu e queria colocar.

        • Mateus Bordin Lucas

          Não afetou o conforto não, e minha suspensão já não era original mas não senti diferença. Depois de quase um ano começou a fazer barulho, coloquei graxa e parou.

          • Paulo Viper

            Mateus
            to precisando trocar os amortecedores do meu pequeno…pensei em coloca as molas eibach ja… poderias me dar uma dica de amortecedores com bom CxB?

    • Giovane Cipriano

      São buchas de Poliuretano, um polímero normalmente mais “duro” que os elastômeros utilizados em buchas comuns. Deixa a suspensão mais “firme”, melhorando o chão do carro ..

      • Thiago Peres

        Eles afetam muito o conforto do carro?

        • Rodrigo Sublime

          Sim… e é ruidoso!

  • Diego Louro

    Esses bicos de 80lbs são um pouco grandes para apenas 220cv,no meu projeto para 300cv eu vou usar bicos de 42lbs. Talvez esses bicos prejudiquem muito o acerto do seu motor.

    • Mateus Bordin Lucas

      O projeto não vai parar em apenas 220 cv, eu vou evoluir ele e pra não ficar trocando bico toda hora já peguei com sobra.

      • Diego Louro

        Eu acho melhor abris seus bicos originais então,nos Marea Turbo costumamos usar bicos de 80lbs somente acima dos 400cv. Abaixo disso ninguém consegue acertar principalmente a lenta com bicos de 80lbs.

        • Mateus Bordin Lucas

          O problema de abrir os meus é que o leque fica comprometido e pelo que sei o deka 80 tem um leque até melhor que o 60 e não acho que vou ter tanto problema assim com a lenta mas veremos qualquer coisa dou um jeito.

          • Diego Louro

            É bom consultar um especialista nesse caso,pois tem bastante diferença entre os Deka de 60 e 80lbs. O comportamento deles é bem diferente. Os meus 42lbs alimentam até uns 350cv numa boa,podendo ir além. Eles chegaram a alimentar 380cv no carro onde foram testados.

          • Rodrigo Sublime

            Mateus, sou amigo do Diego e somos do CDM, o que ele disse é vdd pelo menos nos Marea’s Turbo, as DEKA não dão acerto na lenta, e a diferença até do leque do DEKA 60 para o 80 é gde, o 80 é mais direcional.

          • Mateus Bordin Lucas

            Bom! vamos ver na hora de acertar, qualquer coisa vendo. Consegui com preço de barbada, se for o caso vendo.

          • Diego Louro

            Como disse,veja com um cara realmente bom. Geralmente usamos a IE original dos Marea Turbo,apenas remapeada. Ela dá uma margem muito boa para extrapolar os 400cv e controla tudo sozinha. Talvez seja aí a limitação dos Deka 80lbs. Com uma IE programável pode ser que dê acerto,mas achei prudente relatar essa questão para você ter uma noção de onde começar caso não dê certo.

          • Mateus Bordin Lucas

            Sim sim, valeu pela dica! Toda informação é bem vinda, nos próximos posts conto direito como vai ficar isso.

    • Lucas Oliveira

      ai depende de como vão instalar tbm, ja vi um ZX dakar com bico de 120lbs dando lenta normal com megasquirt, e no caso do C4 que tem injeção sequencial deve ficar ainda melhor..

    • ThiagoVerdona

      Magina, se o preparador for pica, e como o carro vai andar de programável, ele deixa o carro com 1 de sonda na fase aspirado tranquilo. Te falo por experiencia própria. 80lbs nem são tão grande.
      Vai totalmente da capacidade do preparador.

      • Diego Louro

        Geralmente esse tipo de problema ocorre na IE original dos Marea,talvez seja o limite dela.

  • Gui Braga

    parabens pelo projeto velho, morava em poa e tinha um C4 que meu sonho era turbina-lo..Vai até o fundo e nao desisté; abracao

    • Mateus Bordin Lucas

      Já estou com praticamente tudo na mão, agora não tem volta hahahaha

  • Thiago Peres

    Vai ficar massa seu C4. Ele tem quanto de fábrica, 140 cvs correto? Chuto aí uns 250 se vc colocar 0,6 psi de pressão (e eu nem conheço tanto de turbinas hehehe)

    • Parodi

      VTR 2.0 se não me engano tem 143cv, já o C4 Exclusive tem 151cv!

      • Vagner

        Os outros C4 tem 151cv no álcool, na gasolina eles tem 143cv.
        Eles tem o mesmo bloco do VTR mas o sistema de injeção do VTR é melhor.

        • Parodi

          Mas o VTR não é só gasolina?

          • Sim, ele disse que os C4 mais novos tem 151cv com alcool, que é o mesmo motor do C4 VTR e ambos tem 143cv com gasolina! :)

          • Parodi

            Então não adianta a injeção ser melhor no VTR se colocando álcool no C4 normal ele fica com mais cv e torque.

          • Fabian

            Cara, potência não é tudo.
            O sistema de injeção é melhor no VTR, mas ele só é a gasolina. É óbvio que um carro no álcool vai ter mais potência.

          • Giovani

            sem falar na relação de marchas do câmbio do VTR, dados oficiais de aceleração 0 – 100km/h são de 8.9s

          • Fabian

            Com certeza, a relação de marchas do VTR é encurtada.
            Mesmo assim, ele fica abaixo das 3000RPM em 120Km/h.

          • DI ZAZZO

            A relação de marchas dos C4 são iguais, o que muda é a resposta do corpo de borboleta, que no VTR é mais rápido, dando a impressão do motor ser mais forte, mas é só a resposta mais rápida da TBI aliada ao menor peso.

          • Giovani

            O meu não, 4000RPM = 130km/h

      • Giovani

        151 no etanol 143 na gasolina(vtr só a gasolina)

    • Scarified_8

      0,6 bar!
      Deve render algo em torno de 220cv..
      0,6 psi da 0,04 bar = nada

      • Thiago Peres

        É que pensando na integridade do motor, não colocaria mais de 0,8. Ainda mais com os bicos de alta vazão, escape sob medida e injeção programável, acho que dá pra esperar uns 250cvs sim…

        mas eu não entendo muita coisa disso, só estou chutando XD

        • Scarified_8

          Sim, 0,8 bar dá pra esperar 250 cvs

      • Mateus Bordin Lucas

        Tenho um conhecido com 0,7 de pressão num motor desses e mais de 300cv na roda. Mas ele usa intercooler, turbina melhor e mais umas coisinhas.

        • Scarified_8

          Como sempre, o único fator que limita uma preparação é o custo.. não é todo dia que podemos pagar 6k em uma turbina! Rs

          • Mateus Bordin Lucas

            Isso é verdade, por isso decidi começar gastando pouco!
            Não vou chegar a gastar 5 no projeto.

  • Thiago Peres

    E eu me pergunto tb… vc colocou seguro nesse carro ou vc anda “na sorte”?

    • Mateus Bordin Lucas

      Tenho seguro sim.

      • Thiago Peres

        Cara, mas ao colocar turbina e tals, vc não vai avisar a seguradora, né? Pq ela vai ficar bem escondida e em um eventual sinistro se fizerem vistoria nunca vão encontrar nada. Hehehe garoto esperto… tirando a wastegate tb não faz barulho de turbo, e a polícia tb não vai ter o que dizer se vc passar rasgando.

        Era exatamente assim que eu tinha idealizado fazer com o meu! Fala sério, todo esse processo de legalização e ainda a seguradora corre o risco de não aceitar… mas sempre tem os poréns, ninguém vai ficar olhando em baixo do carro pra ver se tem turbo ou não.

    • Giovani

      VTR não é um carro visado para roubo, eu pago R$ 1000, só contra roubo

      • Thiago Peres

        Eu sinceramente não corro risco de andar sem seguro, ainda mais com um carro desse… se uma brasília dá na lateral do meu carro e o cara não tem como pagar, f*deu… agente tem que pensar em tudo, cara. E se vc atropelar alguém sem querer? E se vc bater em alguém e os dois carros derem PT? Até dei knock knock na madeira agora… Deus nos proteja… prefiro pagar 2.000 por ano e me prevenir e ficar tranquilo em qlq situação.

        Tem gente que anda 10, 15 anos sem seguro e nunca aconteceu nada… Mas vai saber, em um carro vc está em constante movimento, pode acontecer qlq coisa.

        • Giovani

          Eu sou da teoria de que seu eu bater eu tenho mesmo é que me f__der, hahahha, mas enfim, o outro vtr que eu tinha um motoboy bateu na lateral, quebrou vidro e amassou tudo, gastei 2000 pra arrumar, se fosse com o seguro ia pagar 2500 só de franquia

  • Rodrigo Sublime

    Como eu gosto deste caracol… o bagulhinho caro! mais divertido por demais! kkk

  • Paulo Viper

    To acompanhando com muito carinho esse PC, o meu VTR ta com seus bons 95 mil km e eu andei pensando em colocar o caracol magico nele, mas vi os problemas com a ECU e tudo as coisa q acontece e acabei desistindo da ideia. Vamos ver como vai esse brinquedo ai e quem sabe ne…

    • Arkon Javia

      Esses dias andaram me oferecendo um VTR 06/07 por 25k, porém morro de medo com carro francês (vc tem um, sabe da fama). O que vc me recomendaria pra olhar num modelo desses qnd for fazer a compra? Prós e contras do vtr… pq tipo, acho um senhor carro (apesar de não curtir muito o interior) mas o medo anda falando mais alto.

      • Mateus Bordin Lucas

        É super tranquilo nunca tive problemas, apenas manutenção mesmo. Tem que olhar o estado do carro, ver o que foi feito de manutenção e andar nele, o ideal mesmo é tu levar em alguém que conheça esses carros e possa te dar uma opinião.

      • Paulo Viper

        é como o Mateus falou, o ideal é levar numa pessoa que conheça. mas o basico tu pode olhar, como alinhamento das portas, desgaste dos pedais pra ver se a km é a indicada mesmo… se olhar embaixo dele vai ver uma proteção de plastico para aerodinamica, ver se não ta muito moída…esse tipo de coisa. é uma nave isso eu te digo…usei o meu durante bons 7 anos como daily driver e hj minha namorada usa mais que eu… e o carro e um tesão.

    • Kleber

      Cara, sou louco para pegar um desses… Deposito horas no forum C4 e sites como web motors, ml, olx e afins…
      Posso perguntar quais as principais manutenções (Nao troca de óleo, filtros e pastilhas) com a alta quilometragem e seus respectivos valores? E o seguro, dá para ter uma média? Abrazz

      • Mateus Bordin Lucas

        Manutenção é muito simples, principalmente o VTR que vem direto da França, os outros vem da argentina e a qualidade de montagem e materiais é inferior. Sempre fiz tudo em casa e não vi diferença para manter o VTR ou o gol, o problema é que cobram caro a mão de obra pra esse carro, mas é tranquilo.

        • Kleber

          E voce vai utilizá-lo como daily car também ou voce tem um plano B para o dia a dia? É seguro pegar um VTR com alta quilometragem?

          • Giovani

            Tive 2 vtrs, meu segundo está com 112000km, brasilero tem essa cultura de que carro com mais de 100 000km tem que vender, muito pelo contrário, hj você encontra nos próprios manuais dos carros kilometragens garantidas de mais de 300 000.

            E lembrando que sempre vale mais a pena um carro mais rodado e bem cuidado o que um que ficou muito tempo parado.

            E sempre usei meu vtr no dia dia, 51km diários em SP.

      • Paulo Viper

        cara eu como nao tenho muita habilidade em manutenções, ou seja levo num mecanico de confiança, digo que não é manutenção de carro 1.0. Não é nada muito absurdo, mas não é barato. mas por exemplo, troquei toda a embreagem do meu carro faz pouco tempo e gastei coisa de 650 reais em 3x sem juros no mascador, então não é um bixo de 7 cabeças não. correia dentada troquei com 75 mil km e paguei acho que 400 pila + mão de obra… deixei meu carro zerado (ficou 6 meses parado por conta de uma viagem que fiz) com 2 mil reais… isso trocando ate a capa do telecomando da chave. Se pegar qualquer carro no padrão dele, a manutenção se equipara.

        abraço

    • Mateus Bordin Lucas

      Quando estiver pronto talvez tu mude de ideia e queira fazer no teu também!

    • ThiagoVerdona

      Fueltech nele.
      Nao tem segredo, liga em conjunto com a ECU OEM, nao tem grilo.

      • Mateus Bordin Lucas

        Mais ou menos, tem que fazer funcionar esp, asr e mais algumas coisas que incomodam.

  • Guest

    Qual dos dois?

  • Hudson Righetto

    Antes de partir pro turbo, fez algum UP de potência nele ? Tenho um também, queria saber alguma receita básica e plug n play pra aumento de potência, creio que deve ficar no filtro + chip + escape, certo ?

    • Hudson, é a receita basica! :)

      Chip da pra tirar uns 10-15% de potência, + Filtro ou CAI puxa uns 3-10% + Escape ~8% e ta feito! :)

      No C4, você vai gastar uns 5mil reais pra mandar fazer tudo isso. O complicado é que escape pode custar de 1000 até o infinito, dependendo de onde e como vai fazer haha.

      • Mateus Bordin Lucas

        Vem muito menos do que tu falou aí cara, e o gasto é muito menor, fazendo as coisas em casa e procurando bem não gasta nem mil pra fazer, eu estou gastando 5 mil no meu projeto inteiro.

    • Luiz Fernando Lopes Oliveira

      Vc consegue muito pouco ó com isso, mas consegue. Temos diversos C4 no C4Clube com Coletor de escape VTS + Escape 2,5″ + CAI + Remap de central. Até hoje, nunca vi nenhum chegar nos 170 cv DE VERDADE. Os de “enrolo” chegam até a 180cv. Além disso, não chega a 5k o custo pra iso não. Prepare uns 2k.

      • Mateus Bordin Lucas

        Eu sempre falo pro pessoal não gastar dinheiro com isso lá, mas é complicado darem moral.

    • Mateus Bordin Lucas

      Como na maioria dos carros isso rende pouco. Eu tinha feito só escape inteiro em 2,5″, mudei a admissão de ar e usei um filtro inflou inbox, e também usava um variados de avanço para gnv. Esse sim fez diferença… Nunca medi original, mas no dinamómetro deu 131cv na roda.

  • Thiago Peres

    Caras que que vcs acham do C4? Não é um carro muito frágil? Ainda mais para preparar?

    • Mateus Bordin Lucas

      Se cuidar bem dele ele não incomoda. O problema é que pessoal acha que carro é sentar a bunda e andar e depois reclama. O meu tem quase 100 mil km e eu ando o dia inteiro em trackday sem medo. Sempre foi bem cuidado, sempre abasteci com podium por exemplo… Com essa km e o cabeçote limpo.

      • Giovani

        112 000km só precisei trocar os coxins do motor (os 3) anda como 0km, liso mesmo frio, sempre na aditivada e olha que já abusei bastante dele.

    • Fabian

      O único problema do C4 VTR, no Brasil, é que a suspensão não é preparada pro nosso “asfalto”. Por isso exige mais manutenção, mas qualquer carro importado é assim. De qualquer forma, a manutenção é mais barata que o Golf SR que eu tinha antes.

      • Thiago Peres

        minha preocupação com um citroën não seria tanto a suspensão, e sim componentes mecânicos e os sensores.

        tb tem muita eletrônica embarcada, coxins frágeis, etc…

        • Mateus Bordin Lucas

          Suspensão é bem tranquilo, nada de mais.
          O resto vai do cuidado…
          Quanto a coxins, coloquei o inferior de PU e o superior completei com cola de parabrisa, ficou muito bom, aumentou muito a resistência do coxin. Não deve estourar.

        • Fabian

          Tem gente que reclama que os coxins do motor gastam facilmente, comigo nunca aconteceu, mas é barato o conserto.
          O maior problema da linha C4 é o câmbio automático de 4 marchas, mas o VTR não sofre com esse problema, pois só tem manual.

    • Vagner

      Em foruns europeus dizem que o motor do VTR aguenta até 200cv sem precisar ser forjado ou reforçado.

      • Mateus Bordin Lucas

        Já vi gente com mais do que isso e miolo original.

    • Fabian

      Uma coisa que muita gente releva, mas a Citroen usou a base do C4 com a carroceria do coupé (VTR aqui no Brasil) para participar por vários anos no WRC.
      O carro não é frágil em hipótese alguma.

  • Scarified_8

    Esse carro é bem bacana, pena que largaram ele para colocarem o c4 4 portas que na minha opinião tem muita cara de carro de patricinha e tiozão.
    O câmber positivo na foto de abertura, é original do carro?

    • Luiz Fernando Lopes Oliveira

      Na real brasileiro é taxista, e ama carros 4 portas. Tiraram o VTR, hatch-coupe de 2 portas, pelo baixo volume de vendas, por ser importado da frança e por, lá na frança, ele ter sofrido facelift, para vender somente os argentinos Hatch e Pallas.

      • Kyz_08

        “Na real brasileiro é taxista”. kkkkkkkkkkkkkkkk
        O mais engraçado nisso é que é verdade, cara.
        Acho que se aparecesse um Camaro 4 portas venderia mais do que o coupe.

    • Mateus Bordin Lucas

      Bem o que o Luis disse. Em relação a cabalem, é original… Muito carro é assim pra compensar a diferença na geometria que acontece nas curvas.

    • Fabian

      É original sim.

  • Julien Avril

    Parabéns pelo projeto, quero ver a parte 2 já!
    O C4 VTR é bonito demais, uma pena ter sido abandonado para dar lugar ao C4 “bolinha”…

    • Mateus Bordin Lucas

      Daqui uns dois meses vem a parte dois, espero já ter ligado o carro.

    • Fabian

      Uma outra pena é essa nova geração do C4, que aqui é vendida como Lounge, não ter uma variação coupé.

      • Gabrownx

        Alguns sites falaram que o hatch não vai vir pra não brigar com o 308, mas um cara na css me disse que chega em 2015.

        • Fabian

          Já é uma boa, mas o hatch é 4 portas. Eu estaria interessado numa versão coupé mesmo.
          Eu sei que existe o DS3, mas é outra proposta.

          • Gabrownx

            Já deu uma olhada no DS4? Eu achei aquele carro lindo, apesar de caro, fizeram um bom trabalho com as portas traseiras escondidas

          • Fabian

            Ele é bonito sim, já tive dando uma olhada nele, mas eu dificilmente pegaria um carro 4 portas hoje, mesmo com as maçanetas escondidas.
            Mesmo assim, seria um carro pra daqui há 7 anos, pois o preço é muito caro pra minha condição.

  • Fabian

    Parabéns pelo projeto e pelo carro, também tenho um VTR, quem sabe aproveito tua história para dar uma boa mexida no meu também.

  • Joel Lima

    Belo projeto !!
    Futuramente nós vamos conversar, pois estou muito pilhado em comprar um vtr para fazer justamente o que você fez. Caso leve adiante, irei precisar de algumas infos.
    O bom é que por sermos da mesma região poderemos conversar pessoalmente.
    Abs.

    • Mateus Bordin Lucas

      Qualquer coisa é só perguntar!

  • Guest

    Definitivamente não quero botar água no seu chope, mas pelo (pouco) que sei, esse EW10 não é lá de aguentar turbo sem forjar não… ainda que com pouca pressão.

    • Mateus Bordin Lucas

      Eu sei disso, mas conheço gente que anda há um bom tempo com 0,7 e não teve problemas. Mas de qualquer forma a ideia é forjar ano que vem.

      • Diego Louro

        O que quebra motor é torque,se você tiver muito torque em baixa vai quebrar,mas se dimensionar uma turbina que encha com o motor em giros médios para altos,essa pancada de torque será menor,diminuindo bastante o risco de quebra.

        • Mateus Bordin Lucas

          Eu sei disso, mas quero algo ágil no dia a dia também. Vamos ver como vai ficar, vou medir no dino depois e ver bem a curva.

          • Diego Louro

            Se mantiver a taxa de compressão original seu motor não vai ficar fraco em baixa,ainda mais esse 2.0,que tem um bom torque. Se quiser dar um UP nos freios fale comigo,tenho umas Brembo 4 pistões para negociar.

  • ThiagoVerdona

    Cara show de bola seu projeto, j[a sonhei com esse setup por uns tempos, acho que vai ficar animal.
    Só uma duvida me ocorreu, quanto ao forjamento, BR não tem nada confere? Na gringa tens ? Pergunto isso, pois nunca vi do teu carro turbinado.

    • Mateus Bordin Lucas

      Certamente vou ter que mandar fazer !

  • Marcio Andriani

    A tempos procuro um projeto assim, esse motor o EW10 tem vários acertos turbos fora do país, geralmente com o 206 GTI, e vi potências de até 468 hp…Gostaria de saber o que você pretende importar, e a questão do intercooler? Abraços belo projeto.

    • Mateus Bordin Lucas

      Fala cara, a princípio não vou importar nada. O intercooler vou ter que mandar fazer, mas isso vai ficar só pro fim do ano ou ano que vem, a princípio vou andar um tempo sem.
      O motor do gti é um pouco diferente, mesmo do c4 vts 180cv originais mas a base a é a mesma.

  • Fwlemos

    Muito bom seu post cara.
    Foi ele que me motivou a comprar um VTR, e agora relendo-o vejo que foi uma ótima escolha.
    Também sou do RS, porém moro em Caxias do Sul, e acompanhei pelo FORUM C4 a aquisição do VTS, mas pelo que li realmente tinha varios detalhes para serem feitos.
    Se puder responde ai para trocarmos uma ideia a respeito.
    Abraço

  • Luciano Leite

    Cara, manda o novo texto, várias pessoas querem continuar acompanhando o seu projeto.

  • ARAUJOAMS

    Mano mais textos ! A galera ta ai sedenta por mais informações sobre seu carro.