salve salve galera do flatout obrigado a todos que chegaram ao segundo post e por cada comentario sugestao critica… para recapitularmos no primeiro post falei um pouco sobre minha historia com os carros como foi a compra do meu gsi e os meus planos iniciais ate sermos bruscamente interrompidos por um acidente estao prontos para a segunda parte entao se acomodem em seus bancos apertem os cintos de a partida e vamos la tudo do zero diante do infeliz acidente apos as conversas com minha esposa e passado o trauma inicial precisava ter sangue frio e raciocinar o que fazer primeiro era quase final de janeiro de 2015 e eu ainda nao tinha aproveitado o carro para lembrar havia comprado ele no inicio de dezembro de 2014 o maior problema era um mar de problemas a resolver que automaticamente se resultariam em gastos muitos que eu nao previa entendamos que isso e mais do que suficiente para preocupar qualquer gearhead como nos uma vez que meu projeto nunca foi nao e e nao sera nada diferente de algo low budget; traduzindo eu nao tinha nao tenho e ate o momento penso que nao terei rios de dinheiro para investir nos projetos e esta era a situaçao passados esses momentos de filosofias e raciocinios e que no fim nao ajudaram muito pelo contrario decidi que a primeira coisa a se fazer era desentortar a suspensao e todas as avarias mecanicas que o carro havia sofrido ja que de nada adiantaria uma funilaria leia se casco perfeitos se a estrutura e o chassi do carro estivessem uma merda porcaria isso so poderia ser analisado com detalhes em uma oficina entao ja que a suspensao estava nitidamente torta e o carro parecia um caranguejo andando o manco foi dar uma volta de guincho a ultima foto do post anterior e parou na minha oficina de confiança a epoca que mexe apenas em manutençoes de carros originais depois de alguns dias a primeira diagnose era que estavam avariados amortecedores bandejas e pivos a principio a estrutura do carro nao estava comprometida #sqn… prossigamos neste ponto uma vez que a obra ja esta feita entramos naquela de que uma pequena flatulencia para quem ja esta defecado nao e nada e optei por abrir o motor e revisar tudo o que estava dentro dele uma vez que ele ainda seria turbo essa era a hora cenas fortes… quando vi essa cena na oficina chega deu vertigem… nao e preciso dizer que o susto foi grande quando cheguei na oficina ao ver aquilo que um dia parecia era um motor da maneira como estava a foto acima tudo foi revisado na parte superior o cabeçote passou pela retifica completa; na parte de baixo aneis de pistoes novos os pistoes deram um pouco de dor de cabeça segundo a oficina quando o motor foi aberto os pistoes apresentavam marcas de valvulas o que indicava um rompimento de correia por conta disto em dois deles a primeira canaleta estava com amassados e isso fez com que os aneis ficassem travados parti entao a procura de um jogo de pistoes novos para ficar tudo zero ai começou o martirio procurei semanas por um jogo de pistoes novos em todos os lugares possiveis pessoalmente e por telefone as conversas eram mais ou menos assim loja alo pois nao eu ola desejo saber se possui o jogo de pistoes do corsa gsi… loja corsa gs o que eu … corsa gsi o 16 valvulas… bem nao preciso dizer que as tentativas foram insignificantes nao e ninguem absolutamente ninguem possuia o tal jogo nao achei em canto algum da internet entao em conversa com a oficina eu tinha duas opçoes ambas preocupantes pistoes da corsa wagon esta foi logo descartada por mim porque o carro perderia cavalinhos significativos ficaria com 92 uma vez que os pistoes dela destaxariam o motor retificar os dois pistoes defeituosos e voce deve estar se perguntando mas como e que se faz um raio de retifica em pistao sim essa foi a minha reaçao tambem o mecanico me explicou que como a avaria era apenas na primeira canaleta era possivel que o torneiro destravasse os aneis e reconstruisse diretamente no torno as canaletas amassadas e por que minha preocupaçao porque muitas pessoas foram taxativas em me dizer que o meu carro faria um desses pistoes voarem na primeira acelerada porque isso nao dava certo tive que pensar um pouco fora isso a construçao e estrutura dos pistoes estavam integras decidi arriscar e ir contra tudo e contra todos e os pistoes passaram pelo torno o resultado e que ja rodei um bocado com o carro montado e sem do em alguns momentos e o carro nao me parece sequer querer quebrar; deu certo continuando a sessao abertura as bielas o virabrequim e o restante das peças que estavam em bom estado foram mantidos todos os outros perifericos como juntas bomba d’agua e afins foram trocados e apos duas longas semanas ele estava assim quase pronto por conta da necessidade em fazer o carro andar algumas peças que querendo ou nao sao parte integrantes do quesito preparaçao ja foram logo adiantadas e uma delas foi o coletor de escape quando o motor foi desmontado identificamos que ele estava empenado nas pontas e necessitaria de algum tratamento o coletor de escape foi condenado por um mecanico e outros dois torneiros mecanicos que disseram que caso fosse plainado ia ficar fino demais e trincar e bla bla bla sendo assim nada melhor do que recorrer aos pais nao e mesmo a cirurgia ficou a cargo da propria fabricante levei o coletor na german escapes especiais e la foi desempenado na base do maçarico um agradecimento especial ao sandro da german sandro e a mascote da oficina a simpatica cachorrinha biela parecia que era ela quem ia retificar o coletor [gallery link= file columns= 4 ids= 89934 89937 89935 89936 ] como observado o maçarico arrepiou sem do ate que o coletor ficasse como novo aproveitando a visita pude contemplar essa joia que estava la na oficina [gallery link= file ids= 89971 89972 89973 ] com certeza um sabado muito produtivo apos longos e quase interminaveis dias o carro estava andando novamente montei a mesma turbina no carro mas ela ainda estava mal das pernas isso seria resolvido em breve aguardem e verao… mandei entao o gsi para a funilaria onde passou mais uns dias ate ficar novo de novo e ele voltou da funilaria assim [gallery link= file ids= 89945 89946 89947 ] sim ele estava zarolho pois eu nao havia transplantado ainda a mascara negra do farol que havia sido avariado na batida porem lembram que eu disse que achava que a estrutura nao havia sido afetada pelas fotos acima percebe se que o eixo do lado motorista foi atrasado graças ao impacto da batida mais uma vez o carro voltou para o estaleiro foi necessario que o manco fosse para um alinhamento tecnico onde houve o acerto da longarina aproveitei este momento para acertar um pouco os semi eixos para andar na altura que o carro esta sem incomodos… eu nao havia dito mas um deles havia escapado semanas antes quando passei em uma valeta sim que droga mas esse problema nao ocorreria e nem ocorreu mais quando o carro voltou do alinhamento tecnico as rodas ainda precisavam de reforma porque foram bastante avariadas na batida entao aproveitei e mandei ver em um novo jogo de rodas de meu gosto as escolhidas foram as gm do astra elite ainda aro 16 [gallery link= file ids= 89967 89969 89968 ] nesta mesma epoca fiz uma nova pressurizaçao para utilizar uma valvula de prioridade menor retirando aquele trambolho que era a pop off que estava ja nao precisava dela pois havia colocado uma wastegate integrada na turbina e o downpipe cano de escape que sai da turbina uma vez que este estava com medida 2 ¼ e o escape era 2 ½ e isso estava restringindo um pouco a turbina o motor a esta altura do campeonato estava assim e depois da parte traumatica do processo eu achava juro ele estava assim fazendo companhia ao carro da esposa ja estavamos no meio de março de 2015 o gsi estava rodando de novo mas ainda faltava muuuuita coisa para fazer ate que a mecanica aliada a preparaçao ficasse pronta comecei a procurar alguma oficina que pudesse por em pratica o plano preparaçao porem conversei com alguns preparadores da minha regiao e nenhum deles me passou confiança do que fariam e eu nao confiei em deixar o x16xe na mao de nenhum deles pausa dramatica mais conversas desta vez com alguns amigos malucos que apoiam certas maldades como estas e assim decidi que eu mesmo com base em poucos conhecimentos adquiridos e muita ajuda de amigos e alguns familiares montariamos toda a parte de preparaçao do carro e apenas o levaria para outra pessoa depois de montado na hora de realizar um acerto fino e agora e que as coisas começam a ficar serias… que comecem os trabalhos a preparaçao as coisas poderia chamar de maldades começaram em abril de 2015 um tio meu a epoca estava alugando um galpao para montar um negocio e me fez a gentileza de ceder parte dele para trabalhar pelo tempo que quisesse obrigado tio alan ; uma vez que eu moro em apartamento la seria minha oficina; o problema de espaço estava resolvido neste mesmo tempo adquiri algumas ferramentas basicas para que pudesse montar tudo sem dores de cabeça e o gsi começava a ser desmontado para ser remontado direito e do meu jeito [gallery link= file ids= 89942 89943 89944 ] a ideia era montar um carro fortinho e confiavel nada de canhao; o pensamento era chegar ou beliscar a casa dos 200 cv preparaçao bem dimensionada mas simples sem muitos gastos low budget ‘ceis tao’ lembrando ne com pressao ate no maximo 1 bar gosto de carros com pegada imediata entao a ideia de usar uma turbina muito grande estava descartada alguns calculos e dimensionamentos depois chegamos a alguns denominadores comuns a receita era simples a ficha tecnica do carro seria a seguinte turbina a turbina do carro quando comprei era uma borgwarner kkk k14 uma 40/40 e apesar do carro andar mal por causa do conjunto de preparaçao que estava ate entao eu particularmente gostei bastante da pegada que esta turbina deu a ele alem disso resolvi manter esta turbina a contragosto de muita gente que me crucificou dizendo que eu amarraria o carro em alta e enfim… tudo isso nao ocorreu e o carro ficou como eu gostaria para resolver a situaçao da turbina ruim das pernas contatei a gta turbos de osasco sp e adquiri apenas um conjunto rotativo novo da k14 este conjunto foi montado nas tampas originais da turbina que estava no carro [gallery link= file ids= 89974 89975 89976 ] essa belezinha em particular me deu uma dor de cabeça danada por uma besteira apos ser montada no carro no inicio dos testes antes mesmo de o carro andar notava se um vazamento entre a caixa quente da turbina e o eixo escorria um oleo e eu nao entendia porque ja que tudo estava montado a contento [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 89977 89978 ] as fotos acima nao ficaram tao boas porque foram tiradas embaixo do carro mas ilustram mais ou menos qual era o problema foram semanas de pesquisas e contato com a empresa e eles passavam os procedimentos do que verificar no carro como retorno de oleo que estava adequado ventilaçao forçada do motor e respiros que estavam limpos e eu retornava com o parecer esgotados todos os procedimentos a equipe da gta turbos me pediu para desmontar a turbina do carro e a retiraram em meu endereço para levar ate a empresa para uma analise feito este processo constataram que houve um equivoco a linha de turbos borgwarner nao e apenas para carros a gasolina/alcool mas tambem para a linha diesel e nesta ultima se faz necessario que o conjunto central da turbina tenha um pequeno furo do tamanho da ponta de um grao de arroz para auxiliar na lubrificaçao como o conjunto era novo na caixa e a empresa anteriormente estava recebendo a peça com este furinho tampado a peça foi montada diretamente problema/equivoco descoberto problema resolvido acionada a garantia fornecida pela empresa a turbina foi reparada sem custos o furo foi fechado e ate o momento esta no carro sem dores de cabeça mesmo os custos de transporte da peça motoboy foram custeados pela propria gta escrevi tudo isso nao apenas para ressaltar a experiencia porque pode ser que alguem passe por isso e e algo simples a ser resolvido; mas principalmente para ressaltar a postura da empresa que a todo momento me atendeu bem e tirou minhas duvidas ate que o problema fosse resolvido agradeço muito por isso em especial ao funcionario thiago que tratou diretamente comigo quando uma empresa presta um serviço de respeito ao cliente creio que isso deve ser reconhecido e recomendado continuando… admissao optei por retirar a parte superior do coletor de admissao original bem ‘capado’ por sinal e trocar por um coletor de admissao dimensionado a famosa power box tao difundida nesses carros esta peça foi um achado pois encontrei um anuncio de um motor 1 6 16v desmontado a venda e nas fotos era possivel ve la liguei para o vendedor e fiz uma proposta pela peça e ele prontamente aceitou e o valor foi muito bacana alem disso ela ja veio com uma tbi do proprio gsi que ja tem um bom diametro entao foi so encaixar no carro lindo nao fotos no dia que o comprei apos uma boa limpeza e pintura e na fase de montagem encaixei para ver a perspectiva de como ficaria depois de montado [gallery columns= 5 link= file ids= 89957 89958 89959 89960 89961 ] tambem foi feita uma nova pressurizaçao para encaixar na power box ja que a tbi mudou de lugar veremos ao final coletor de escape e escape como havia dito antes o coletor ja era do carro e o das fotos mais acima do desempenamento somente foi necessario deixa lo em condiçoes e um coletor de escape tubular de ferro da german escapes especiais adicionei manta termica spa titanium para reter o calor gerado apenas na peça e nao irradiar para o restante do motor [gallery columns= 4 link= file ids= 89938 89939 89940 89941 ] o escape completo ficou em 2 ½ e ja estava no carro exceto o downpipe ja citei antes mas apenas o refiz porque era de 2 ¼ e isso restringia um pouco a turbina alimentaçao e igniçao para dar comida para o menino sem faltas bomba de combustivel dinamica gti 8 bar os bicos que estavam no carro deram conta da preparaçao porque ja eram retrabalhados apenas foram limpos e verificados e dosador hpi que eu ja tinha com novas membranas para a igniçao de imediato coloquei velas ngk iridium bkr9eix grau 9 com 6 5 mm de gap os cabos de vela nao troquei neste momento queria muito faltou $$ [gallery columns= 4 link= file ids= 89933 89932 89931 89930 ] perifericos algumas miudezas que fazem a diferença ventoinha universal slim de 12 mais fina para nao bater na curva de escape da turbina mangueiras de ar novas em tecalon na corsa vermelha achei que combinaria com o visual final e os engates rapidos de ar para montar tudo o que pudesse sem abraçadeiras para monitorar o menino no cockpit foram instalados manometros de pressao de oleo combustivel e pressao de turbo odg full color gii gosto muito desta serie hallmeter pandoo rip este deu problema e morreu atualmente com sonda narrow individual dedicada e shift light tambem odg [gallery link= file ids= 89951 89949 89950 ] e a montagem seguia a todos gas desculpem por nao ter taaantas fotos deste processo e que estava tao ocupado montando que nem lembrava muito das fotos tirava mais quando a esposa me visitava e entao ela tirava [gallery columns= 5 link= file ids= 89962 89963 89964 89965 89966 ] todo este processo de construçao foi bem demorado pois tinha somente os sabados para tal fim e algumas poucas vezes que fui a noite na semana para trabalhar no carro tive muitos contratempos como falta de ferramentas em alguns momentos que resultava em ter de parar tudo porque era sabado e nao havia nada aberto comprar a dita cuja na segunda e so voltar ao trabalho no outro sabado algumas peças que teimavam em nao sair do lugar e deram um tremendo trabalho entre outros de menores a maiores apos este processo meio demorado algumas ferramentas voando pela oficina devido ao nervosismo quem nunca e os tais contratempos em maio de 2015 enfim ele ficou pronto e o motor ficou assim [gallery link= file ids= 89953 89954 89955 ] o acerto depois da tempestade vem a bonança nao e mesmo o grande dia havia chegado o dia do acerto e este trabalho de precisao ficou a cargo do grande mestre overspeed muito obrigado pelo excelente trabalho e paciencia… chip feito sonda wide no carro e partimos para o dinamometro e algumas ibagens [gallery columns= 5 link= file ids= 89925 89926 89927 89928 89929 ] o rendimento nao foi o que eu desejava a principio eu queria 200 cv mas depois fui convencido de que foi bem satisfatorio 181 cv com 23 kgmf de torque a 0 6 bar de pressao de turbo some isso ao fato de que este simpatico carrinho tem um cambio de relaçoes curtas de forma proposital e o f15 cr de close ratio e um peso baixo e temos para brincar um pocket rocket bem interessante convenhamos para um carro montado na base do diy do ingles do it yourself ou faça voce mesmo na garagem de casa era uma tremenda vitoria e assim no inicio de junho/15 apos longos 7 meses o carro estava com a mecanica ao meu gosto acertado finamente e pondo muitos importados no bolso começando a exercer o motivo de sua aquisiçao me trazer alegrias obrigado a voce que chegou ate aqui e compartilhou da nossa historia minha e do manco espero que este post tenha somado algo a voces tentei detalhar com o maximo de informaçoes e imagens possiveis todo este processo e a preparaçao deixo aqui um encorajamento penso que e otimo se voce tiver um vasto conhecimento grana sem preocupaçoes… mas isso nao e o fundamental com um pouco de paciencia algumas informaçoes mais solidas graças a pesquisas e conversas com quem sabe mais que voce e tem prazer em te ajudar e sim ainda existem pessoas assim e pessoas que querem te ajudar porque gostam de voce como sua familia e alguns poucos amigos pode trazer um projeto que outrora era sonho para o plano realidade simples assim epa… perai essa conversa esta soando como despedida… mas ja ainda nao no proximo post vou contar para voces alguns detalhes esteticos internos e externos e de conforto que adicionei ao manco as nossas primeiras participaçoes nos encontros e as competiçoes continuem acompanhando um abraço e ate breve por jonathan farias project cars #326
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