ola pessoal voltando com o quinto post da historia da minha marea turbo 2003 para quem perdeu clique para ler o post 4 muito obrigado por todos os comentarios alguns perceberam no video do dinamometro que o carro estava amarrando em alta sem folego rendendo apenas 400cv nas rodas iriamos tentar sanar este problema porem outras coisas mais urgentes apareceram antes e isso teve de esperar neste post cinco irei relatar tudo que foi feito entre agosto/2015 ate maio/2016 potencia nao e nada sem controle [youtube id= 98dwfj2syka width= 620 height= 350 ] apesar de eu nao falar especificamente dos pneus aqui nessa epoca estava utilizando os dunlop direzza dz101 nas medidas 205/45r17 algo que eu vejo pouca gente fazer e melhorar os sistemas de freios ja perdi as contas de quantos carros passaram pela oficina do emerson para fazer uma preparaçao seja aspirada ou turbinada leve ou pesada e que os donos nao davam a menor importancia para o sistema de freios aumentavam muito a cavalaria mas os freios permaneciam absolutamente originais ciente disso enquanto a minha mt estava na oficina pesquisei e procurei como poderia melhorar o sistema de frenagem do carro lembrando que originalmente a mt tem freios abs com ebd com pinças flutuantes discos ventilados de 284mm na dianteira e discos solidos de 256mm na traseira encontrei desde kit prontos com discos maiores de 312mm e pastilhas especificas ate utilizar pinças de alfa 166 pinças brembo rarissimas de se achar com discos maiores na dianteira e na traseira utilizar as pinças dos primeiros peugeot 607 acabei optando por fazer com a rg brakes de sp customizado para o meu carro levei uma roda para eles tirarem as medidas e fazerem o projeto de acordo com as medidas dela a configuraçao final ficou discos dianteiros slotados 330mm x 30mm discos traseiros slotados 305mm x 11mm pinças dianteiras rg60 mantendo as traseiras originais pastilhas brackets centralizadores de rodas espaçadores aeroquipes e fixaçoes deixei o carro na rg brakes um dia no começo de agosto/2015 e no dia seguinte ja estava pronto a diferença para os freios originais e muito grande levou um tempinho ate acostumar a dosar a força correta no pedal freios dianteiros [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124714 124713 ] freios traseiros com os freios maiores o estepe original de 15pol nao serviria mais e tive de comprar uma roda avulsa de 17pol estes freios so permitem rodas de 17pol para cima comprei a do mesmo modelo que ja usava no carro tsw asan nesse mesmo dia voltando da rg brakes ja chegando em atibaia na fernao dias fiz uma reduçao de 5a marcha para 4a marcha para uma ultrapassagem e ao tentar voltar para a 5a marcha o cambio nao mudava nao saia de 4a nao ia pra 5a nem pra 3a nem para neutro ficou travado em 4a consegui parar em um posto de combustivel e ja liguei para o emerson resultado carro rebocado ate a oficina para remoçao do cambio se tivesse sorte poderia ser algo simples mas nessas horas nunca damos sorte a engrenagem da 4a marcha quebrou alguns dentes e os pedaços deles ainda quebraram ou lascaram outras engrenagens [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124705 124706 ] nao quis forjar o cambio pois vi que este cambio sabendo usar aguenta bem vi casos de 500cv e 600cv com cambio original como tambem com menos potencia e quebras frequentes para um cambio de mt sai um valor muito alto outra opçao seria adaptar um cambio de tempra turbo que e mais forte que um cambio de mt decidi dar mais uma chance para um cambio de mt consegui um cambio usado do meu amigo marlus da epoca do tbr temprabr e montamos novamente no carro parece que quando coisas ruins começam a acontecer estas nao param por ai uns dias depois andando aqui por atibaia ouço um barulho vindo da roda dianteira direita parecendo metal com metal batendo quando ja estou parando o carro aconteceu o pior a roda simplesmente caiu dois parafusos estavam espanados ja tive problemas com parafusos espanados outras vezes principalmente apos colocar rodas 17 assim como ja vi varias outras pessoas com o mesmo problema mesmo utilizando parafusos deslizantes que sao indicados para estes casos substituindo os parafusos originais bom o estrago estava feito roda no chao e paralamas amassado para resolver de vez este problema com parafusos espanados ao inves de colocar novamente parafusos deslizantes optamos por montar os cubos de roda dianteiros com prisioneiros nao lembro exatamente qual o modelo de prisioneiro utilizado mas foi de alguma caminhonete das antigas da gm nao tenho as fotos desta montagem colocando o teto solar original e funilaria/pintura apos a colocaçao dos prisioneiros so restava enviar o carro para a funilaria para conserto do paralama danificado porem aqueles que estao acompanhando este pc sabem que eu coloquei um teto solar webasto h300 na mt la no longinquo ano de 2011 confira aqui no post 2 ate meados de 2014 mais ou menos eu nao pensava em mexer mais nisso porem acompanhando o cdm clube do marea vi que alguns donos de marea colocaram o teto solar original nas suas respectivas mareas simplesmente trocando a folha do teto por uma folha de teto de uma marea com teto solar original aparentemente era um serviço simples e que um bom funileiro com ferramentas corretas conseguiria fazer passei a procurar uma marea sedan sucata que tivesse teto solar para comprar e fazer esse transplante mas e mais facil encontrar uma mosca branca de olhos azuis do que isso procurei por meses e meses e ja tinha desistido ate que um amigo de amigo de amigo para voces virem o nivel de procura que eu estava encontrou um teto de marea com teto solar cortado nas colunas em sp capital [gallery link= file columns= 5 ids= 124788 124792 124791 124790 124789 ] ele me avisou e nao tive duvidas arrematei o teto e fui busca lo no sabado 05/set/2015 feriado prolongado de 07/set com um congestionamento monstro na fernao dias o teto nao possuia apenas a cortina interna e que seria mais dificil ainda de encontrar essa cortina nova original na fiat na epoca custava r$1 700 00 apos muita procura na net e desmanches encontrei esta abaixo atraves de um grupo no whatsapp aproveitei ja que iria arrumar o paralama trocaria a folha do teto tambem e no embalo aproveitei para fazer a pintura geral do carro que nao estava nos seus melhores dias com algumas marcas do tempo e varios riscos enfim bem apagada o combinado com o funileiro foi ele me entregar o carro em 30 dias ou seja no inicio de outubro mas como a maioria de nos ja sabe e como eu vi em outros project cars aqui no flatout nunca esses prazos sao cumpridos optei por pintar na cor original mesmo vermelho alpine pintando tambem os borrachoes dos parachoques que originalmente sao pretos a parte mais complicada foi remover o vigia traseiro sem danificar a borracha nao existe apenas essa borracha sem o vigia tampouco o vigia e mais fornecido a soluçao foi remove lo com muita paciencia sem danos para ser possivel reutiliza lo a folha do teto e simples de tirar basta remover os pingos de solda que a prendem na carroceria para colocar a nova folha e so fazer o processo inverso soldando nos respectivos pontos de solda novamente deixo aqui todas as fotos que tirei de todo o processo da funilaria e pintura desculpem a quantidade de fotos mas procurei tirar o maximo que conseguia [gallery columns= 5 link= file ids= 124715 124774 124773 124772 124771 124770 124769 124768 124767 124766 124765 124764 124763 124762 124761 124760 124759 124758 124757 124756 124755 124754 124753 124752 124751 124750 124749 124748 124747 124746 124745 124744 124743 124742 124741 124740 124739 124738 124737 124736 124735 124734 124733 124732 124731 124730 124729 124728 124727 124726 124725 124724 124723 124722 124721 124720 124719 124718 124717 124716 ] apos longos tres meses na funilaria finalmente pude busca lo na primeira semana de dezembro o combinado era em outubro lembram aqui um video do funcionamento do teto solar apos o serviço da funilaria finalizado [youtube id= rx9njazs6q0 width= 620 height= 350 ] deixo aqui tres videos que fiz apos retira lo da funilaria [youtube id= 0pszukbsoke width= 620 height= 350 ] apresentaçao da mt [youtube id= mm5mvk4vdrq width= 620 height= 350 ] [youtube id= iakgbdbccca width= 620 height= 350 ] no final do ano de 2015 coloquei insulfilm nos vidros e dei uma revisada no sistema de som alto falantes caixa etc aproveitei que estava sem nada para fazer em casa e resolvei pintar as rodas de preto assim no carro tudo ficaria ou preto ou vermelho [gallery columns= 4 link= file ids= 124780 124787 124786 124785 124784 124783 124782 124781 ] [gallery link= file ids= 124775 124777 124776 ] ano novo mas ano novo de 2016 mas parecia que as coisas ruins ainda nao paravam de acontecer no final de janeiro ao dirigir por atibaia a temperatura do motor começou a subir e o carro começou a falhar nao chegou a ferver consegui chegar em casa com a temperatura sem chegar ao vermelho mas ja tinha certeza que nao seria algo simples de se resolver veredito agua misturando com oleo virando aquele leite pastoso dentro do motor [gallery link= file ids= 124700 124701 124699 ] o cabeçote foi removido e enviado para retifica e uma nova junta de cabeçote original fiat foi comprada apesar de ser um pouco salgada $$ vale utilizar uma genuina aproveitando que o cabeçote foi removido troquei os comandos originais por comandos spa um pouco mais agressivos o cambio tambem foi removido lembram que comprei um usado de um amigo para uma revisao e acabamos por fazer um merge das peças boas que o meu antigo cambio quebrado ainda tinha com as peças boas do cambio que estava rodando atualmente tudo foi montado novamente e levamos para o dinamometro fazer um ajuste fino para os novos comandos ainda sem mexer em turbina conforme mencionei no inicio deste post levamos no mesmo dino que o da primeira vez do post anterior [youtube id= ped0okykpkw width= 620 height= 350 ] o resultado foi um aumento de 22cv nas rodas indo portanto para 422cv [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 124709 124710 ] mesmo apos a retifica do cabeçote a temperatura continuava a passar do ideal e as vezes com pressao no sistema conforme podia ser verificado ao abrir o reservatorio de expansao agua e oleo começaram a se misturar novamente e mais uma vez o cabeçote teve de ser retirado [gallery link= file ids= 124702 124703 124704 ] a continuaçao desta historia deixarei para o proximo e ultimo post 6 contarei a soluçao do problema de temperatura da falta de folego em alta rotaçao e tambem novas rodas de novo que adquiri e apos muito convencimento dos meus amigos yoshi e henry acredito que elas iriam cair muito bem na minha mt se quiserem dar um chute sobre o modelo foi neste post do flatout agradeço antecipadamente ao pessoal do flatout por permitir escrever um post a mais alem dos cinco previstos quando da minha inscriçao no project cars abraços e ate o proximo post por danilo poinho project cars #347
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