A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo: dos sonhos de Emerson para os games e pistas

Ficamos bastante surpresos quando, há algumas semanas, Emerson Fittipaldi anunciou que estava desenvolvendo um superesportivo em parceria com a Pininfarina, estúdio italiano de design automotivo que é responsável pelo visual da maioria esmagadora das Ferrari de rua. Na verdade, ficamos até meio céticos, mas o Salão de Genebra 2017 chegou e nos mostrou que o Fittipaldi EF7 é bem real. Exceto que seu futuro como carro de produção ainda é meio incerto.

1AQ2Y7522

O Fittipaldi EF7 deverá ser o primeiro modelo fabricado pela Fittipaldi Motors, novo empreendimento do ex-piloto, que diz que o EF7 é “o carro de pista de seus sonhos”, capaz de transmitir a exata sensação de sentar ao volante de um carro de corrida.

1AQ2Y7585

De acordo com a Pininfarina, a inspiração do perfil do carro é o formato do corpo de um tubarão, e a ideia foi do próprio Emerson. A carroceria é totalmente feita de fibra de carbono, bem como a estrutura do tipo monocoque, que conta com uma célula de segurança para motorista e carona. A plataforma e o motor foram desenvolvidos pela HWA AG. Caso você não lembre, trata-se da atual empresa de Hans Werner Aufrecht, o fundador da AMG, que é responsável pela equipe da fábrica no DTM. Ele também irá fabricar as 25 unidades previstas do EF7.

1AQ2Y7551

O motor será um V8 de 4,8 litros naturalmente aspirado, com virabrequim plano, redline em 9.000 rpm e 600 cv. Ele irá trabalhar com uma transmissão Hewland de seis marchas e será fixado diretamente ao monocoque, tornando-se um componente estrutural — o que também permitirá o layout de suspensão com pushrods na traseira (e pullrods na dianteira), montada na carcaça do câmbio como nos monopostos de corrida.

Esta é uma medida para manter o peso do carro próximo da meta estipulada por Emerson: menos de 1.000 kg em ordem de marcha. É uma meta ambiciosa que nos deixou um pouco céticos — a Ferrari F50, que tem um layout de construção semelhante (motor estrutural, monocoque de carbono, carroceria de compósito) pesa 1.165 kg sem fluidos. Até mesmo o engenheiro-chefe do projeto, Hubert Hugle, considera este um objetivo ousado, mas acredita ser possível chegar muito perto disto. Veremos.

10

O visual do carro é totalmente inédito e bem interessante, com proporções bem resolvidas, faróis e lanternas que se resumem a tiras de LEDs na dianteira e na traseira e um sofisticado kit aerodinâmico. A traseira traz uma grande saída de escape central e uma luz de freio de LEDs abaixo dela, em uma configuração semelhante à dos carros de F1 e protótipos Le Mans.

05

Fittipaldi garante que qualquer um que tenha um PlayStation 4 poderá dirigir o EF7 em breve: o esportivo será um dos destaques de Gran Turismo Sport, o aguardado primeiro título da franquia Gran Turismo para o PS4. Depois disto, o carro começara a ser produzido em uma série limitada de 25 unidades, na fábrica da HWA em Affalterbach, Alemanha. Quem comprar um receberá um curso de pilotagem exclusivo com o próprio Emerson, com a oportunidade de entrar para o Fittipaldi Racing Club, uma espécie de programa que dará aos donos do EF7 a chance de participar de eventos e track days nos principais circuitos do planeta — algo semelhante ao Ferrari Corse Clienti.

ef7_what-02

Os compradores também poderão personalizar o EF7 por dentro e por fora com diversas opções de cores, grafismos de corrida, acabamentos e rodas.

08 09 11 12 fittipaldi_ef7_vision_grand_turismo_3 fittipaldi_ef7_vision_grand_turismo fittipaldi_ef7_vision_grand_turismo_1 fittipaldi_ef7_vision_grand_turismo_2 1AQ2Y7515  1AQ2Y7524 1AQ2Y7541 1AQ2Y7556 1AQ2Y7558 05 06 07

Matérias relacionadas

German power! As atrações das preparadoras alemãs no Salão de Frankfurt

Dalmo Hernandes

[FLAGRA EXCLUSIVO!] Sandero Intense 1.6 CVT 2020, por dentro e por fora!

Juliano Barata

Ferrari GTC4Lusso agora tem um novo motor V8 turbo – (e um T no final do nome)

Leonardo Contesini