A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edição da semana

FlatOut Edição 32: a polêmica Tesla Cybertruck, tudo sobre suspensões, a receita e a origem do Fusca Baja e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

Clássicos

Porsche Sportomatic: a história do avô do câmbio Tiptronic e do PDK

Embora o Tiptronic tenha sido o primeiro câmbio automático “de verdade” da Porsche, ele não foi o primeiro a mudar as marchas sozinho ou então permitir que seu motorista controlasse as marchas. Em 1968 a Porsche desenvolveu um câmbio chamado Sportomatic que fazia exatamente isso. Clique aqui para ver.


 

O guia de versões especiais do Ford Mustang | Parte 3: a quarta geração

Na quarta geração, lançada em 1994, novos motores e uma nova plataforma (uma atualização da plataforma Fox da terceira geração) transformaram o Mustang de novo em um muscle car americano bem-sucedido. E suas versões especiais ajudam a contar esta história — que acabou preparando o caminho para o sucesso arrebatador da quinta geração. Clique aqui para ler.


 

História

Porsche Doppelkupplungsgetriebe: a origem do câmbio PDK

O câmbio Sportomatic foi oferecido por 12 anos, entre 1968 e 1980, e saiu de cena discretamente. Mas a Porsche não ficou muito tempo seu uma transimissão semi-automática – naquele mesmo ano teve início o sucessor do câmbio Sportomatic: o Porsche Doppelkupplungsgetriebe. Mas pode chamar de PDK. Clique aqui para ler.


 

A história e a evolução do carro elétrico | Parte 1: da invenção à era de ouro

Os carros elétricos vieram para ficar, e são o futuro – é o que todo mundo ouve dizer hoje em dia. Mas a verdade é que eles já foram “o passado” – na verdade, muitos dos primeiros automóveis vendidos no mundo eram elétricos. E a era de ouro deles aconteceu há mais de um século. Começamos a contar esta história no FlatOut! Clique aqui para ler.


 

Car Culture

Os carros de competição mais incríveis já feitos pela Prodrive

Quando se fala em lenda da indústria automobilística, podemos classificá-las em dois tipos: os nomes icônicos que transcendem o meio, sendo conhecidos até mesmo por quem não liga muito para carros – Porsche, Ferrari e Lamborghini, por exemplo; e aqueles que são mais emblemáticos para quem está por dentro do mundo dos carros. Neste segundo caso, acreditamos que a britânica Prodrive encaixa-se perfeitamente. Neste post, separamos alguns de seus carros mais incríveis e bem sucedidos. Clique aqui para ler.


 

Fusca Baja: a história e a receita para montar o seu

A origem do Fusca Baja não é muito conhecida do grande público – possivelmente porque ela não foi documentada na época, sendo encarada como uma tendência natural e generalizada em seu tempo. Existe, contudo, ao menos uma versão recorrente, que envolve uma conexão curiosa com um dos mais famosos customizadores de Porsche da atualidade: Rod Emory, criador dos projetos Outlaw para o 911 e o 356 – alguns deles, aliás, com forte apelo off-road. Clique aqui para ler.


 

Técnica

Tudo o que você precisa saber sobre suspensões automotivas | Parte 1: amortecedores, molas e barras estabilizadoras

Como funcionam os amortecedores? Como calcular as cargas de mola? Como funcionam as barras estabilizadoras? Buchas e juntas esféricas? Clique aqui para ler.


 

Avaliação

Golf GTE no Brasil: aceleramos o híbrido esportivo da Volkswagen

A Volkswagen finalmente trouxe ao Brasil o Golf GTE, já em fim de carreira e por um preço não muito atraente. Mas… como ele anda? O desempenho e os recursos deste híbrido bem temperado são suficientes para convencer o público brasileiro? Clique aqui para ler.


 

Pensata

Afinal, a Tesla Cybertruck é loucura ou uma sacada de gênio?

A imprensa automobilística ainda está tentando compreender o que Musk pretende com o design radical de sua primeira picape. E é por isso que, hoje, faremos uma análise mais profunda, baseada no que se vem falando a seu respeito. Ela é uma loucura ou uma sacada de gênio? Clique aqui para ler.