A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 36: fim de ano na estrada, a arte quase perdida do “gentleman driving”, as vantagens dos FWD e AWD na chuva e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

Técnica

Por que os carros de tração dianteira e integral levam vantagem na chuva

“Aquele monstro equilibrado de motor dianteiro e tração traseira que humilhava os oponentes com pista seca repentinamente se vê ameaçado por hatches compactos franzinos e bem menos potentes quando a chuva cai. No lugar da graciosidade com velocidade, brigas com destracionadas e contra-esterços pouco produtivos nas saídas de curva a todo instante. Quanto pior o torque, quanto mais lenta a saída de curva, pior o cenário. É verdade que as deslizadas resultam em belas e divertidas derrapagens controladas, o pretexto favorito para qualquer carro RWD sair para passeios solitários em madrugadas chuvosas – mas sob a ótica da eficácia, fica evidente que o carro tem dificuldades para desenvolver velocidade nas saídas de curva”. Clique aqui para ler.


 

Car Culture

A arte (em breve perdida) da direção esportiva: o bom e velho gentleman driving

“Sorriso de canto. Chamo a segunda marcha no câmbio Clark 260-F e dou um leve golpe no acelerador para sincronizar as rotações. As borboletas se abrem, o motor respira melhor e acende para mais de 3.000 rpm. Estou no pico de torque. A postura de direção muda, agora já estou com as duas mãos na posição 15 para as 3. Esmago o acelerador a uns 80% e sou acompanhado pelo crescente do canto dos escapes dimensionados. É difícil de evitar a gargalhada solitária de se sentir vivo e de desfrutar aquele momento (…). Embora forças de aceleração sejam parte do processo, a fonte principal de prazer nesse ritmo é conseguir um fluxo fluido, reduções de marchas perfeitamente sincronizadas, transições suaves e nem por isso vagarosas.” Clique aqui para ler.


 

Cinema

Os filmes, séries e documentários sobre carros disponíveis no Amazon Prime e Netflix

Netflix e Amazon Prime finalmente decidiram dar alguma atenção aos entusiastas e rechearam seu catálogo com filmes sobre carros, com carros e dentro dos carros. Como estamos em uma semana preguiçosa (ou de férias, para muita gente) e como o mecanismo de busca destes dois serviços não é das melhores, listamos aqui todos os filmes do gênero para você maratonar neste fim de ano! Clique aqui para ler.


 

História

A segunda parte da história das peruas brasileiras

Na primeira parte desta história contamos a origem das peruas brasileiras e sua primeira “geração”, digamos, quando elas foram apresentadas ao público e o brasileiro conheceu suas vantagens. Agora, chegamos aos anos 1980, quando as peruas se consolidaram como carros de família por excelência e todas as fabricantes tiveram uma perua (ou mais) para chamar de sua. Clique aqui para ler.


 

Mercado

Retrospectiva 2019: os carros que saíram de linha no Brasil

2019 está indo embora e, com ele, uma série de modelos que deixaram de ser produzidos ao longo do ano. Uns você provavelmente nem lembrava, outros, nos pegaram de surpresa. Relembre os carros que deixaram o mercado brasileiro em 2019 no FlatOut! Clique aqui para ler.


 

Retrospectiva: os carros mais legais que saíram de linha em 2019

No início da semana vimos carros que saíram de linha no Brasil em 2019. Muitos deles eram modelos interessantes que se foram sem deixar um sucessor. Esta, infelizmente, não é uma tendência nacional e também vem acontecendo em outros mercados, caso da Ford, que eliminou os sedãs e hatches de seu portfólio para se dedicar aos SUV, crossovers, picapes e ao Mustang — que também se tornou um crossover. Relembramos os carros mais interessantes que se despedem do mercado mundial nesse ano. Clique aqui para ler.


 

Trânsito

Fim de ano na estrada: nove dicas do FlatOut

s festas de dezembro são os momentos mais alegres do ano: temos calor tropical, temos o Natal para curtir a família e os amigos, e temos a virada do ano para nos encher de otimismo e revigorar as energias para mais um ciclo da vida. Mas aí você resolve pegar a estrada… Clique aqui para ler.


 

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 11: Lee Iacocca, as versões mais insanas do Nissan Skyline, Ford vs. Ferrari, Mégane RS Trophy-R testado e mais!

Juliano Barata

FlatOut Edição 01: a transformação do DeLorean em máquina do tempo, a história de Hans Mezger, Cosworth DFV e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 26: as fotos da Autoclásica 2019, a desinvenção do automóvel, o guia de versões do Miata e mais!

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados