FlatOut!
Image default
Lançamentos Notícias

Golf R400 vai ser produzido… se a VW achar uma transmissão que aguente o torque

Todo mundo ficou animado quando a VW confirmou a produção em série limitada do Golf R400 que, como o nome diz, tem 400 cv em seu motor TSI 2.0. Só que ainda falta um (grande) detalhe: a Volks precisa de uma transmissão que aguente todo o torque.

Tanto o Golf GTI, de 230 cv, quanto o Golf R, de 300 cv, podem ser adquiridos com câmbio manual de seis marchas ou DSG, com dupla embreagem, também de seis marchas. Até aí, tudo bem — os 36,7 mkgf do GTI ou os 38,7 mkgf de torque do R não representam perigo algum à transmissão. Contudo, no Golf R400 o buraco é mais embaixo.

r400 (2) r400 (3)

Segundo a Car and Driver, que ouviu a informação do próprio chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da VW, Heinz-Jakob Neusser, os 400 cv do R400 não representam perigo algum para o motor, nem para a transmissão. Com o torque, porém, a coisa não é tão simples: o Golf R400 tem 45,9 mkgf  — mais do que o câmbio DSG de seis marchas pode aguentar.

Este é o maior obstáculo para que a VW siga com o plano de produzir o R400. Contudo, recentemente a VW anunciou que está preparando um câmbio de DSG de 10 marchas para usar em seus modelos mais potentes, como o Touareg. A resposta para o dilema do Golf R400 pode estar neste novo câmbio. A marca não disse quando a transmissão ficará pronta, nem quando entrará em produção, mas Neusser confirmou que ela é capaz de aguentar, vejam só, até 45,6 mkgf de torque. Ligue os pontos.

dsg

Com 400 cv, tração integral com diferencial eletrônico e câmbio de 10 marchas, o R400 seria um concorrente de peso para caras do calibre do Mercedes A45 AMG, que tem 360 cv — e a gente pagaria para descobrir na prática qual dos dois anda mais. Anda logo com isso, Volkswagen!

r400 (1)

Matérias relacionadas

Jeremy Clarkson não vai sair do Top Gear  e nem será substituído por um cara que você não conhece

Dalmo Hernandes

Este cara parou para abastecer seu BMW durante uma perseguição policial… três vezes!

Leonardo Contesini

Alfa Romeo Giulia poderá ganhar uma versão perua até 2018

Leonardo Contesini