ola amigos cabeças de gasolina vamos para a terceira parte dessa epopeia se voce nao leu as primeiras partes pode ver aqui e aqui bom la estava eu com uma moto que nao ligava e como sou pouco ansioso antes mesmo de conseguir ligar a moto ja fui desmontando o que podia dela fuça daqui fuça dali com um multimetro em maos descobri que mesmo a bateria tendo 12v quando tentava ligar a moto tanto na partida eletrica quanto no pedal a voltagem da bateria caia pra 4 5v ou seja estava com uma bateria ruim ou algum curto que sugava a corrente mas eu preferi acreditar que era a bateria peguei uma de outra moto em casa e voila pegou de primeira notem que ja estava sem tanque e varias outras peças [youtube id= ib_nta0dql4 width= 620 height= 350 ] feliz da vida motor funcionando sem barulhos e sem fumaça agora sem o peso nas costas de um motor japones de 40 anos que nao funciona vamos mexer no resto afinal o que eu tinha que fazer vamos la desmontagem completa da moto limpeza das peças que seriam reutilizadas e pintura revisao e substituiçao de tudo que fosse necessario e nao era pouco isso inclui cabos lonas pastilhas rolamentos pneus reparos e etc corte da parte posterior do quadro apos o ponto de fixaçao do amortecedor nao queria mudar a ciclistica da moto preparaçao do quadro para pintura isso inclui fazer o loop da traseira base do banco e corte dos excessos pintura do tanque montagem com as peças novas e adaptadas acerto da mecanica carburaçao e etc ja começando a desmontar pude notar algumas coisas todas as peças estavam muito feias sujas encardidas e oxidadas precisariam de um bom trato como disse na outra parte parecia que tinham largado essa moto no tempo o caracol do velocimetro peça que fica presa junto ao cubo e transfere o movimento de rotaçao da roda dianteira para o cabo do velocimetro estava quebrado de uma forma que nao tinha conserto e seria bem complicado de encontrar um desses e pra minha surpresa os dois relogios do painel estavam travados lembram que o dono me garantiu que funcionavam so estavam sem o cabo entao o rolamento do guidao estava podre e o fluido de freio parecia manteiga sem exageros como eu tinha uma data para ter a moto pronta eu precisava correr entao eu tinha que tirar o motor do quadro para poder leva lo para a pintura e assim poder começar a montar a moto novamente mas antes de tirar o motor eu tinha que cortar a traseira e fazer o loop o loop e um tubo curvado na traseira no quadro unindo as duas pontas dele com uma curva banco e loop queria fazer ela mais ou menos assim mas pra que voce precisa do motor na moto e deixar ela montada pra isso voces devem ter se perguntado a questao e simples o peso para poder alinhar e fazer o gabarito do loop a moto tem que estar com as rodas no chao com o motor fazendo peso na suspensao e o tanque para dar a linha principal do design dela ou seja eu nao podia ir desmontando tudo enquanto nao fizesse o loop e definisse a posiçao em que seria soldado no quadro e voces nao imaginam como e dificil arrumar alguem que consiga dobrar tubos de 1 nas medidas que eu precisava mas enfim depois de muita procura consegui achar um cara que fazia e num preço otimo com a peça pronta era hora de determinar a posiçao que seria soldada para determinar essa posiçao eu deveria levar em conta a fixaçao do para lama traseiro e alinhamento dele com a roda e o alinhamento com o eixo traseiro da moto para um visual harmonioso o banco deveria terminar no alinhamento do eixo e junto com tudo isso levar em conta a linha do tanque e altura da suspensao para o pneu nao pegar com essa parte resolvida eu pude tirar o motor do quadro de novo com ajuda dos meus amigos e assim levar o quadro para soldar dar acabamento e fazer a pintura e depois disso o quadro ficou pronto para ser pintado ai entao levei o tanque numa oficina de pintura de um amigo valeu rogerio para a remoçao completa da pintura para avaliar se precisaria de funilaria e ja fazer o tratamento interno anti ferrugem do tanque tanque sem pintura e surpreendentemente em otimo estado por incrivel que pareça nao precisou de funilaria pesada e enquanto isso precisava cuidar de outras coisas compra das peças de fora que precisariam chegar a tempo pintura do tanque e reformar as peças que usaria novamente entao foi hora de correr atras das peças que ja tinha escolhido para comprar no ebay isso incluia guidao cornetas torneira de gasolina punhos de comando direito/esquerdo manoplas espelhos suporte de farol lanterna piscas escapamento manta termica velas especiais e por ai vai [gallery link= file ids= 115660 115661 115662 ] e ao mesmo tempo correndo atras de peças que tem no brasil a um preço razoavel tampa do motor pneus bateria relaçao cabos lonas pastilhas caracol do velocimetro etc etc ainda tem muita coisa pra essas motos no brasil mas o preço e bem salgado e muito legal achar peças como essa nova e lacrada na embalagem original as rodas foram reformadas pelo hugo oddone um senhor argentino que fazia as rodas das motos de corrida dos anos 70 com raios originais cromados nips bicromatizados ficam com um leve tom dourado aros em preto fosco e pneus metzeler lasertec originais das triumph bonneville as rodas estavam prontas na montagem eu percebi que para adaptar o segundo disco de freio era necessario uma peça que e presa ao cubo e gira o caracol do velocimetro diferente da original da moto e obviamente a moto veio sem ou seja eu precisaria mandar fazer em um torneiro algo aparentemente simples mas como nao havia peça de referencia ou imagens nos manuais teriamos que partir do zero levei o cubo o disco e o caracol que consegui achar aqui no brasil no torneiro e sai de la com essa peça ja pedi para ele tambem furar os discos nao para melhorar a refrigeraçao essa moto nem tem desempenho para precisar disso mas para manter as pastilhas limpas e assim melhorar a frenagem ja que esses freios nao sao bons alem disso ja providenciei um burrinho moderno e linhas de freio em aerokip o painel foi totalmente reformado pelo gabani cara super conhecido no meio das motos antigas e faz um trabalho de primeira nesse momento eu ja tinha diversas peças prontas que eu mesmo pintei apenas aguardando a montagem tinha tambem o quadro pronto mas ainda precisava dar um bom trato no motor que estava bem feio e encardido antes de coloca lo de volta no quadro mas tambem ainda faltava chegar diversas peças de fora o que me impedia de montar totalmente a moto [gallery columns= 4 link= file ids= 115667 115668 115669 115670 ] como a cor do tanque ja estava resolvida desde antes do inicio do projeto foi so mandar fazer o adesivo e manda lo para pintura e ficou lindo agora eu tinha o principal um quadro pronto um tanque pintado suspensoes e rodas prontas nesse momento ela ja começava a se parecer com uma moto novamente mas ainda faltava uma parte importante os para lamas eles seriam feitos a partir dos originais cortando mesmo nessa hora os ze frisinho choram o dianteiro foi bem facil de fazer e para resolver sobre o traseiro mais uma vez precisaria da moto com o peso do motor para poder determinar o alinhamento do para lama com a roda traseira chamei meus amigos de novo e com o motor no lugar pude começar a pensar nisso com o para lama resolvido foi hora de começar a reinstalar a parte eletrica nisso eu ja estava com a moto praticamente pronta mas ainda tinha dois problemas serios bateria e banco a bateria original dessa moto e de 14ah e de forma alguma caberia aonde eu queria colocar que era embaixo do banco fui pesquisando por tamanho e a bateria que eu teria que colocar seria uma de 8ah e a questao e seria o suficiente quase metade da amperagem original so montando e testando pra saber caso nao fosse essa moto tem pedal de partida entao na rua eu nao ficaria ja era semana do dia 10 de setembro eu precisava da moto pronta para o dia 27 ainda nao tinha andado com ela e estava sem a bateria que nao havia chegado devido a uma greve dos correios e ainda tinha que mandar fazer o banco que so conseguiria quando a bateria estivesse no lugar e a parte eletrica fosse resolvida dia 14 de setembro e nada da bateria ainda para adiantar fiz um modelo valeu faculdade da bateria com as medidas exatas assim ja poderia fazer a caixa suporte para ela em metal e organizar toda a fiaçao e colocar regulador de voltagem e retificador nos devidos lugares ai ja adiantei as coisas assim quando estivesse com a bateria em maos seria so colocar no lugar sem me preocupar em resolver nenhum problema de eletrica enquanto isso troquei o oleo e filtro do motor o filtro estava em estado deploravel ainda bem que nao cheguei a andar mais com a moto assim o distribuidor dessa bateria que e selada e de gel para poder ficar deitada fica no sul do brasil e nao encontrava essa bateria em lugar algum em sao paulo mas por sorte consegui achar uma ultima unidade com um cara aqui e comprei desisti de esperar a greve dos correios montei e o suporte ficou perfeito so faltava o banco e isso eu combinei com o pedrinho la do centro ele ja tinha feito o banco da 450 e fez um preço camarada nesse combinamos o prazo e ai era so esperar o evento era no sabado dia 27 levei a moto no pedrinho no dia 23 ele teria que correr para deixar o banco pronto a tempo sim foi tudo corrido tudo em cima da hora mas fiz o que pude a questao da bateria os prazos da pintura me atrasaram muito se nao fosse isso teria conseguido deixar ela pronta antes para piorar ainda mais a situaçao ao levar a moto para ele percebi um problema a moto estava com a carburaçao em pessimo estado a agulha nao vedava bem e mesmo quando a cuba enchia e a boia subia a gasolina continuava entrando o que acabava afogando a moto mesmo com ela em movimento assim a soluçao para andar com ela foi ir fechando a gasolina toda vez que sentia que ela começava a afogar e abrindo toda vez que começava a dar falta eu tenho uma noçao de mecanica consigo montar e regular um carburador mas apenas um lembrem se de que nessa moto sao 4 e que precisam estar em perfeita sincronia ou seja precisaria levar para alguem fazer isso e instalar os novos kits de reparo para mim mas nao teria tempo de fazer isso antes do evento e fora isso ainda tinha tambem a embreagem extremamente dura para resolver mas teria que ir ao evento assim mesmo para definir o formato final do banco dei uma passada no pedrinho e resolvemos antes de encapar o banco mas se tudo deu certo e ficou pronta a tempo fica para a proxima parte ate la abraços por guilherme marchetti project cars #337
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