a honda foi uma companhia que cresceu muito rapido em 1959 apenas treze anos depois de ser fundada a empresa ja era a maior fabricante de motocicletas e motores a combustao do planeta nao demorou para que o fundador soichiro honda — para muita gente um dos grandes visionarios da industria automotiva em todos os tempos — decidisse fabricar automoveis primeiro em agosto de 1963 foi a pequena picape t360 depois em outubro do mesmo ano o roadster s500 nos ja contamos esta historia em mais detalhes neste post mas trouxemos o assunto de volta para mostrar como desde o inicio a honda sempre dividiu o foco entre carros e motocicletas o que torna mais do que apropriada a ideia de seu mais recente conceito o project 2&4 — uma criaçao que distorce a fronteira entre carros e motos ao se inspirar em um lendario monoposto de formula 1 e usar componentes de motocicleta [youtube id= 20ow7fc1llc width= 620 height= 350 ] e nao estamos falando de qualquer moto mas de um modelo de competiçao que corre na motogp trata se da rc213v usada pela equipe de fabrica da honda desde 2012 o motor e um v4 de exatos 999 cm³ 1 cm³ abaixo do limite da categoria diga se com comando duplo nos cabeçotes e capacidade para girar acima das 13 000 rpm montado na rc213v o motociclista espanhol marc marquez garantiu os titulos de construtores de 2013 e 2014 do motogp o motor bicampeao das pistas foi recalibrado para uso nas ruas sim pois apesar de ser um conceito o project 2&4 e totalmente funcional e agora entrega 212 cv a 13 000 rpm e 12 mkgf de torque a 10 500 rpm sua força e enviada ate as rodas traseiras por uma transmissao de dupla embreagem e seis velocidades a honda nao revela dados de desempenho mas honestamente isto e so um detalhe o barato do project 2&4 e a experiencia isto porque a honda nao se contentou apenas em usar o motor da rc213v a ideia da honda foi tornar a sensaçao de pilotar o project 2&4 mais a mais proxima possivel daquela que se tem ao acelerar uma moto esportiva para isto foi necessario que toda a construçao do carro fosse semelhante a de uma motocicleta a estrutura tubular deixa expostos a maioria dos componentes mecanicos como uma moto e as rodas sao cobertas por para lamas individuais e possivel ver todo o arranjo de suspensao braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos e parte do conjunto de motor e transmissao as dimensoes tambem sao bastante reduzidas — tres metros de comprimento 1 82 m de largura e apenas 99 5 cm de altura — enquanto o peso fica em apenas 405 kg a carroceria que pensando bem esta mais para carenagem e inspirada no honda ra272 o carro de f1 que entrou para a historia ao liderar o grande premio do mexico de 1965 de ponta a ponta tornando se o primeiro monoposto japones a vencer uma corrida na formula 1 [youtube id= zhlpeyao cs width= 620 height= 350 ] alem disso ele tinha um belo visual e um motor v12 de apenas 1 5 litro e 230 cv que era capaz de girar a mais de 14 000 rpm alem das cores que sao uma reinterpretaçao da pintura do carro de f1 que por sua vez buscou inspiraçao na bandeira do japao o project 2&4 traz a mesma disposiçao do conjunto mecanico e dimensoes semelhantes [youtube id= drqf7wscdmo width= 620 height= 350 ] no entanto sua principal caracteristica e o banco flutuante — um banco tipo concha sem qualquer tipo de proteçao fora o cinto de segurança o piloto fica sentado a poucos centimetros do asfalto e de acordo com a honda e isto que torna a pilotagem do project 2&4 tao envolvente quanto a de uma supermoto agora infelizmente o carro nao passa mesmo de um conceito no entanto se voce quer realmente acelerar um carro minimalista visceral e muito veloz pode ter certeza de que o project 2&4 nao foi o primeiro a seguir separamos outros pernilongos sobre rodas como ele — carros super levez quase sem carroceria com parte da estrutura a mostra maquinas realmente puras lotus seven/ caterham 7 da para dizer que este aqui foi o que começou tudo em 1957 colin chapman projetou o lotus seven um esportivo minimalista que para ele era a representaçao perfeita da filosofia de sua companhia simplifique e adicione leveza a carroceria so estava ali para proteger o motor dianteiro — um ford de 1 1 litro e apenas 40 cv que eram levados para as rodas de tras era mais do que o suficiente para garantir a diversao ao volante do seven que pesava cerca de 500 kg graças ao uso de materiais leves como aluminio e fibra de vidro [youtube id= n4fuo3kttgk width= 620 height= 350 ] produzido ate 1960 o seven original vendeu cerca de 2 500 unidades em tres anos — um sucesso considerando a epoca seu principal apelo era o fato de ser um carro de rua que nao fazia feio na pista ao lado de automoveis maiores e mais potentes o lotus seven original deu origem a uma grande variedade de replicas e modelos inspirados nele ao longo das decadas no entanto apenas uma companhia pode se considerar a sucessora legitima a britanica caterham que comprou os direitos sobre o projeto em 1973 e desde entao nao parou mais de fabrica lo hoje em dia existem versoes do caterham 7 perfeitamente fieis ao espirito do original — como o caterham 160 dotado de um tres cilindros suzuki que desloca 660 cm³ e turbinado entrega 160 cv por outro lado se voce quiser algo extremo de verdade pode partir para o caterham 620 r que tem um quatro cilindros ford duratec de dois litros com compressor mecanico e 315 cv pesando apenas 545 o 620 r e capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 2 8 segundos ariel atom impossivel falar do caterham seven sem citar o ariel atom ambos sao atualmente os mais conhecidos esportivos minimalistas ainda que tecnicamente o atom seja bem diferente para começar ele nasceu em 1996 como projeto de niki smart ele deve ser bem inteligente mesmo um estudante de engenharia da universidade de conventry no reino unido foi um dos tutores de smart na faculdade simon saunders quem gostou da ideia e ajudou smart a transformar seu projeto em um esportivo comercial ainda naquele ano saunders fundou a ariel motor company embora tenha dois lugares o ariel atom lembra muito um monoposto anabolizado com bico alongado e motor atras dos bancos a estrutura tubular fica exposta bem como boa parte do corpo do motorista que como jeremy clarkson demonstra muito bem no video abaixo fica sujeito as forças do vento o peso fica em cerca de 600 kg [youtube id= wawoo82znua width= 620 height= 350 ] o ariel atom pode ser equipado com motores quatro cilindros chevrolet ou honda incluindo um k24 turbinado de 2 4 litros e 370 cv ; e tambem um v8 desenvolvido pela propria empresa usando dois quatro em linha das motos suzuki gsx r neste caso o deslocamento e de tres litros e a potencia de 500 cv de acordo com a ariel o chamado atom 500 e capaz de chegar aos 100 km/h em menos de 2 3 segundos bac mono o bac mono consegue ser minimalista e leve mas ao mesmo tempo parecer um carro mais convencional — ainda que definitivamente nao seja como os outros trata se de um esportivo super leve com estrutura tubular no entanto ele um dos poucos a contar com celula de sobrevivencia e proteçao contra impactos laterais [youtube id= n_gfhpqzzgy width= 620 height= 350 ] pesando apenas 580 kg o bac mono e movido por um quatro cilindros de 2 3 litros que foi desenvolvido pela cosworth e tem pistoes e bielas forjados carter seco e comando duplo de valvulas variavel e e capaz de entregar 284 cv com apenas 580 kg ele tem relaçao peso/potencia de somente 2 kg/cv — suficiente para chegar aos 100 km/h em 2 8 segundos com maxima de 274 km/h alem disso o sistema de suspensao muito bem acertado duplo wishbone nas quatro rodas garante a dinamica afiada morgan 3 wheeler talvez o menos ortodoxo dos carros desta lista seja o morgan 3 wheeler — o que e curioso visto que seu conceito e o mais antigo dos tres produzido no reino unido os morgan costumam ser chamados de ciclocarros com motores v2 de motocicleta na dianteira e tres rodas e eles existem desde o inicio do seculo xx pois na epoca o reino unido isentava veiculos de tres rodas dos impostos sobre automoveis a morgan produziu carros esportivos de tres rodas de 1911 a 1952 passando a investir em carros um pouco mais convencionais no entanto depois de um hiato de quase 60 anos em 2011 a fabricante britanica anunciou que ele seria relançado no salao de genebra e que ele seria totalmente fiel a filosofia da marca [youtube id= hti3wes49cc width= 620 height= 350 ] de fato com um v2 harley davidson de 115 cv cambio de mazda mx 5 miata transmissao por corrente e menos de 500 kg o atual 3 wheeler parece ter vindo direto da epoca de seus ancestrais lcc rocket quem diria que o pai do mclaren f1 faria um carro minimalista como o light car company rocket ainda que nao seja exatamente bonito ele parece uma tampa de caneta bic nao o esportivo projetado por gordon murray em 1992 foi uma encomenda do piloto britanico chris craft que queria um carro leve com motor de moto e visual retro [youtube id= lqcoilctcka width= 620 height= 350 ] e bota leve nisso pesando apenas 381 kg o lcc rocket era movido por um motor yamaha de 1 070 cm³ e 171 cv o que lhe confere uma relaçao peso potencia de 2 19 kg/cv foram feitos apenas 46 exemplares do carro entre 1992 e 1998 infelizmente nem sempre uma boa ideia faz sucesso mesmo quando colocada em pratica por quem entende do assunto ktm x bow o ktm x bow nao e so um carro com motor de moto ele e um carro feito por uma fabricante de motos o resultado obviamente impressionante um esportivo frugal com visual agressivo e monocoque de fibra de carbono que pesa apenas 80 kg — de um peso total de apenas 790 kg o motor e um 2 0 tfsi de origem audi com 300 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas [youtube id= cl5jacphfs8 width= 620 height= 350 ] com este conjunto o ktm x bow e capaz de chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 231 km/h ele pode nao ser tao veloz quanto um caterham ou um ariel atom mas a companhia garante que graças a rigidez excepcional da estrutura ao acerto da suspensao pushrod e ao baixo centro de gravidade dificilmente se consegue alcança lo em uma pista cheia de curvas talvez isto seja verdade talvez nao mas nao importa o que a gente queria mesmo era dirigir todos os carros desta lista voce nao
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