FlatOut!
Image default
Eventos Lançamentos Salão do Automóvel de SP

Maserati Levante é o lançamento da Maserati em sua volta ao Salão do Automóvel

Marca de luxo do grupo Fiat Chrysler, a Maserati não tinha um estande no Salão do Automóvel desde a edição de 2010. Depois disso, os Maserati marcaram presença apenas como atração extra no espaço da Fiat. Agora, os italianos estão de volta.

A estreia do SUV Levante no Brasil é o grande destaque da Maserati. O utilitário esportivo, que é o primeiro da história da fabricante, foi lançado em março, no Salão de Genebra.

salao-sao-paulo-flatout-maserati-4

Já havíamos visto uma prévia das linhas do Levante no conceito Kubang, que a Maserati apresentou no Salão de Frankfurt em 2011.

kubang

Foi uma espera longa, de quase seis anos, e o modelo de produção lembra bastante a versão conceitual, ainda que com linhas devidamente atualizadas – a dianteira ficou mais baixa, os faróis ganharam desenho mais afilado, a grade ficou maior e mais angular, e o carro em geral parece mais baixo, largo e assentado.

salao-sao-paulo-flatout-maserati-11

A postura mais agressiva indica o que a mecânica confirma: o Levante é um daqueles utilitários esportivos que honram o nome. O motor é um V6 de três litros desenvolvido pela Ferrari com base no motor Pentastar da Chrysler. Com injeção direta e dois turbocompressores, o chamado F160 tem duas configurações de potência: 350 cv no Levante e 430 cv no Levante S. Em ambos os casos, a transmissão é automática de oito marchas, a 8HP da ZF.

A versão de 350 cv leva 6,3 segundos para chegar aos 100 km/h, com máxima de 243 km/h. Já o Levante com 430 cv é capaz de chegar aos 100 km/h em 5,2 segundos, e sua velocidade máxima é de 264 km/h.

salao-sao-paulo-flatout-maserati-1

É o mesmo motor empregado no sedã Ghibli. As versões vendidas no Brasil são o Ghibli S, com 330 cv, e o S Q4, versão de topo, com tração integral e capacidade de chegar aos 100 km/h em 4,8 segundos, com máxima de 284 km/h.

salao-sao-paulo-flatout-maserati-2 salao-sao-paulo-flatout-maserati-3

O Ghibli cede sua plataforma ao Maserati Levante, o que ajuda a entender a proposta da Maserati: seu SUV tem suspensão independente nas quatro rodas, mais potência que o sedã e comportamento dinâmico voltado para uma condução mais empolgada. A imprensa internacional tem dito que o Levante é como uma versão perua do Ghibli, nos moldes da linha Audi Allroad.

salao-sao-paulo-flatout-maserati-7salao-sao-paulo-flatout-maserati-9 salao-sao-paulo-flatout-maserati-8

Tanto que até o interior lembra bastante o Ghibli, especialmente no design e na ergonomia do painel de instrumentos. A proposta do Levante é conquistar os interessados em um utilitário que seja, de fato, esportivo – especialmente os que estiverem pensando em comprar um Porsche Cayenne.

Para efeito de comparação, o Porsche Cayenne S, que tem um V6 biturbo de 3,6 litros e 420 cv acoplado a uma caixa Tiptronic de oito marchas, precisa de 5,4 segundos para chegar aos 100 km/h, com velocidade máxima de 259 km/h.

salao-sao-paulo-flatout-maserati-6

Mas não é só desempenho bruto: a suspensão tem braços de alumínio e um sistema pneumático que ajusta sua altura de acordo com o modo de condução (são 25 cm de vão livre do solo quando totalmente elevado), e o interior traz madeira e couro no acabamento e inclui uma tela sensível ao toque de 8,4 polegadas.

Com o Levante, a Maserati também espera conseguir uma guinada financeira – não apenas por questão de sobrevivência da empresa, mas também para conseguir um caixa extra para o desenvolvimento de seus modelos de nicho. A meta para o mercado brasileiro é de 50 unidades para 2017.

salao-sao-paulo-flatout-maserati-5

O Maserati Levante parte de R$ 640 mil para a versão de 350 cv, e R$ 740 mil para o modelo com 430 cv.

Matérias relacionadas

Polo e Virtus GTS, picape Tarok e T-Cross são os destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes

Renault Sandero RS 2.0 revelado! Veja todos os ângulos do novo hot hatch brasileiro

Leonardo Contesini

Por esse ninguém esperava: Chevrolet lança Corvette Z06 conversível

Leonardo Contesini