Nissan Stagea: o Skyline GT-R em forma de perua (ou quase isso)

Dalmo Hernandes 9 dezembro, 2014 141
Nissan Stagea: o Skyline GT-R em forma de perua (ou quase isso)

Em 2014 não paramos um minuto de falar no Nissan GT-R, Skyline ou não. OK, talvez seja exagero, mas ainda assim, falamos bastante deste que é um dos esportivos japoneses mais cultuados no mundo todo — com toda a razão, diga-se. Agora, você se incomoda se falarmos nele de novo? “É claro que não!”, temos certeza.

De qualquer forma, não vamos falar exatamente do Skyline, mas de um parente próximo dele: a Stagea, perua fabricada pela Nissan a partir de 1996 para competir com o Subaru Legacy. Suas armas? Tração integral e até o motor RB26DETT do GT-R em algumas versões. Bacana, hein?

stagea (15)

Sem dúvida que é. Só que, como acontece com boa parte das coisas mais legais do Japão, sua origem é meio nebulosa para quem vive no ocidente. Deste lado do mundo é muito comum ver a Stagea sendo chamada de “perua do Skyline”, mas na verdade seu parentesco mais próximo é com o sedã Laurel.

laurel (2)

Por outro lado, o Nissan Laurel de sétima geração da época era um sedã executivo que dividia plataforma com o Nissan Skyline R33. Antes dele, o Laurel de sexta geração dividia a plataforma com o R32. Voltando no tempo até a década de 1970 (mais precisamente, 1972), o Laurel era um cupê que dividia a plataforma com o Skyline C110 “Kenmeri” — e era muito parecido com ele.

laurel (1)

Sendo assim, não está totalmente errado dizer que a Stagea é, sim a perua do Skyline — só que você vai impressionar mais os seus amigos se contar esta história toda na hora da conversa. Não precisa agradecer.

stgaea

Enfim, voltando à perua: ela foi lançada em 1996 e vendida exclusivamente através da rede de concessionárias Nissan Prince Store — uma das quatro . Esta segmentação era muito comum no mercado japonês da época e várias fabricantes tinham redes de concessionárias específicas para alguns modelos — a Stagea dividia os showrooms (e o público) com o Skyline. E nem dá para dizer que a “competição” era injusta — porque a Stagea também tinha seus atrativos, e não eram poucos.

É um carro de dimensões generosas (quase cinco metros de comprimento) e uma traseira reta que lembra as melhores peruas da Volvo. A dianteira trazia faróis largos, mais altos que os do Skyline e do Laurel, garantindo a identidade própria sem se afastar muito do visual do resto da “família” (vamos considerar uma família)… e, como todo bom Skyline, havia versões com turbo e tração integral.

Antes de falar delas, porém, não custa lembrar que existiam versões mansas (como o próprio Skyline tinha, mas a gente finge que esquece, não é?), como a Stagea 20G, com um motor 2.0 de aspiração natural, comando simples e parcos 130 cv acoplada a uma caixa manual. E, mesmo com este motor “fraco” (na verdade, está a par dos 2.0 vendidos por aqui em 1997, por exemplo), ela tinha tração traseira, o que é sempre um ponto positivo.

stagea

Mas nós não estamos aqui para falar de uma Stagea com motor de 130 cv e tração traseira, estamos? Pois então: a melhor versão da Stagea vendida pela Nissan tinha um seis-em-linha com turbo e tração integral. Não era nenhum RB26DETT — o icônico seis-em-linha biturbo de 2,6 litros e 280 cv do GT-R — mas não reclamaríamos: comando duplo no cabeçote, 2,5 litros, turbo e potência de 235 cv a 6.400 rpm, com 28 mkgf de torque a 4.800 rpm. Era o bastante para acelerar até os 100 km/h em cerca de sete segundos!

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Só que a aceleração não o único destaque. A Stagea RS Four — é este o nome da versão — tinha um sistema de tração integral muito parecido em atuação com o encontrado no Skyline GT-R, com sensores e acelerômetros que liam as condições de aderência da pista e distribuíam o torque entre os eixos da melhor forma possível. Some a isto a suspensão independente nas quatro rodas — também de arranjo idêntico ao do Skyline, com duplo wishbone na dianteira e multilink na traseira e fica fácil imaginar como este carro era estável.

stagea (1)

No fim de 1998 a Stagea recebeu uma leve remodelação, com faróis duplos na dianteira e lanternas traseiras com setas brancas em vez de bicolores, além  de um novo kit aerodinâmico. Mecânica e versões continuaram as mesmas, e a Stagea baseada no Laurel foi descontinuada em 2001.

stg

De 2001 a 2007 a Nissan fabricou a segunda geração da Stagea, batizada de M35. Sua base é o sedã Skyline — que já não tinha mais apelo esportivo e adotou um perfil mais conservador (levando a Nissan a separar o GT-R da família, apesar das similaridades estruturais) e, embora ainda seja um belo carro, não tem o mesmo carisma. E nós temos um palpite sobre o motivo.

Chama-se Nissan Stagea Autech Version — esta sim uma verdadeira perua GT-R, pois era entregue pela Nissan à Autech, uma de suas divisões esportivas menores. Não se sabe ao certo quantas foram feitas, e nem até quando, mas membros de fóruns especializados acreditam que a Autech tenha feito algo entre 1.000 e 2.000 unidades da perua com motor de Skyline GT-R — sim, o RB26DETT.

stagea (7)

Com ele, a Stagea era capaz de acelerar até os 100 km/h na casa dos seis segundos e você ainda podia trocar as marchas sozinho, porque o câmbio tinha alavanca e pedal de embreagem — como deve ser.

stagea (12)stagea (13) stagea (14)

Não por coincidência, é muito comum vermos facelifts da Stagea com a dianteira do Skyline GT-R R34, e o resultado é tão bom que fica parecendo original de fábrica — até porque a 260RS até tinha um kit aerodinâmico muito parecido com o do GT-R. Soa familiar?

[ Fotos: craigwoodbridge, zanthraxnl, Alan Lavery, Richard de Heus ]

  • Rodrigo Mariano

    Gran Turismo 2 e as corridas de station wagon. Quanta saudades…

  • HighwayStar_84

    É a Volvo T5R do Japão!

    Que coisa maneira! Se fosse eu não colocaria a frente do Skyline pra virar um sleeper de fato!

    • Dieki

      sleeper só se vc tirasse esse bodykit.

  • Vette_ZR1

    Sou FÃ da Nissan mais do que sou da Chevy…
    Mas, me desculpe “Indústria Japonesa”, mas nenhuma perua ( oriental ) supera o Legacy SW GTB ’96 <3

    • Jose Elias

      me lembrou a que eu tinha no GT so que era verde , grande carro 😀

    • FearWRX

      Dá pra falar que essa belezinha tem também (supostamente) 276cv? ♥ ♥
      Eu amo a Stagea, ela é presença garantida em todos os jogos de corrida que joguei (Até no Tokyo Xtreme Racer Drift 2 que tinha também a Stagea. Fazer drift com aquele trambolho nas estradas apertadas era dureza), mas acima de qualquer perua… a Leggy GT-B é especial em todos os sentidos.

      • Vette_ZR1

        Minhas 3 favoritas são ela (Legacy), a RS6 e a T5R ♥

        • FearWRX

          RS6 C6 Avant ♥
          Nunca vou me esquecer do dia que vi uma ao vivo… estava numa oficina perto do meu antigo serviço, aí um dia eu pedi pro segurança pra eu entrar na oficina pra ver e um dos mecânicos me acompanhou ahsuidheauifah. Batemos um papo, foi super gente fina comigo.

          Aliás, que coisa linda aquela perua.

          • Vette_ZR1

            Atualização que ninguém vai ler, mas eu tinha que postar:
            Ainda jogo GT 4 ( comprei um PS2 SÓ pra jogar GT 4 ) e consegui comprar uma Stagea Autech Version *~*
            Minha coleção de Nissan só tá aumentando. Meus 2 favoritos agora são o Skyline R-34 GT-R V-Spec N1 e a Stagea , fora o R-32 GT-R V-Spec N1 e o R-33 GT-R N1 .

            Cool stuff: todos eles tem pneus de corrida e todos os carros, no setup de corrida, são montados sobre essas rodas Nismo, depois upo umas fotos, estão lindos.

            Nos planos de compra agora : Um 300ZX ’02 , um Silvia K’S S14 Kouki e um 240 SX 96′.
            Detalhe obrigatório : Todos devem ser brancos, visto que os Skylines já são brancos ( por serem N1 ) e a Stagea também ( por ser versão Autech ) .

    • O Trio fantástico de peruas japonesas.

  • Coisa linda, Eu tenho tesão por peruas

  • Acho que isso deveria ser postado no Xvideos

  • Igor Fernandes
    • Anderson Rezende

      Vejo pela internet que GT2 fez parte da infância e moldou o gosto por carros de uma cacetada de gente. Sou um feliz integrante desse grupo.

      • Cássio Schneider

        Certamente! Lembro da Stagea da época do GT2, andava muito…

        • Bruno César

          quando vi o post da Stagea a primeira coisa que me veio na cabeça foi o GT2!

          • Renato Abreu

            Idem. Pra quem cresceu com GT2 alguns carros vão ficar pra sempre associados com o jogo. Que diga o Escudo!

        • Luiz

          Essa belezinha era o capeta nas curvas…

        • Gadernal_GT

          Eu tinha uma Toyota Caldina (R) GT Four que humilhava ela no circuito.

      • Victor Abicalil

        Pra mim foi o GT4! Devo ser um pouco mais novo que vocês

    • Alberto Miniaturas

      Quem lembra dessa intro,o meu GT2 era versão japonesa https://www.youtube.com/watch?v=NC2qKy-WMf4

  • Eduardo Mateus Klein

    Eu não reclamaria da versão “capenga” dela.

  • Jalazio

    Situação do Flatout depois dessa matéria:

    http://i.imgur.com/cpcab7k.gif

    Se é que você me entende.

  • Fernando Biazon

    Essa é a minha no GT6, TE37 SL e a cor Bay Side Blue do R34! Demais esse perua!

    • Douglas Postai

      Não sabia que dava para rebaixar tanto no GT, belo carro

      • Fernando Biazon

        Valeu! Mas isso varia de carro p/ carro, tem uns carros que abaixam bastante, outros nen tanto…
        Na foto, como a Stagea está em uma curva a rolagem da carroceria deixou ela ainda mais baixa…
        Já o Golf R é um dos carros que mais ficam baixos do que vi até agora:

        • Hermano Sicherl

          Quase choraboy em ? kkkk

          • Fernando Biazon

            Hahahah, confesso que esse tá bem #FIXA! mesmo…

        • Douglas Postai

          Stance lindo demais nesse golf!

    • Gadernal_GT

      Ficaria pika das galaxias em “midnight purple” com rodas bronze

      • Fernando Biazon

        Verdade, vou montar ela assim p/ fazer umas fotos!

  • GSB
  • SALVEM AS PERUAS!

  • Fabio Vicente

    GT-R SW?? É a sétima maravilha automobilistica.
    Mas porque só no JDM poxa?? O mundo precisava entrar em contato com essa maravilha!!

    • Micael

      me pergunto isso sobre a maioria dos japoneses , toyota mark 2 chaser nissan silvia 180 todos só jdm :´(

  • Luiz henrique

    imagino que o desempenho da perua gt-r seja similar ao do esportivo; coisa linda.

  • Bruno Reis

    Pra andar na pista local da marginal de madrugada ta bom… a 60 por hora… só rindo mesmo…

  • Leonardo Lopes Brambilla

    Porque essas coisas não vem pra cá….

    • Silvio Silvia

      Montadoras são um ninho de lobistas. Financiam a campanha desses bostas e claro que querem benefícios em troca. Não aguentariam a concorrência de japoneses superiores e mais baratos.Também é assim nos EUA onde o Skyline é proibido desde 2006.

  • Gustavo_SC

    Enquanto isso no Brasil, temos que nos contenta r com as Supremas e Caravans, que nao ‘e de sse reclamar.

  • Adilson Pedro Scheid

    BAH, acho que vi umas “tranqueiras” dessas de táxi no PY já! (maldito Flatout, agora não consigo mais comprar aquele “táxi feio” pq muitos vão saber que é um “Sky de saia”) kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Fagner Moura

      Lá tem de tudo que tenha espaço, com presença maciça dos Toyota: FunCargo, Altezza, Sienna, Spacio…

      • Caio

        Váaaaarias Caldina GT-T, carro de 220cv, com tração integral…Talvez um dos Toyotas mais loucos da década de 90…Detalhe, também estrela do GT2…

        http://motores.com.py/foro/index.php?attachments/dsc05931-jpg.264106/
        http://www.igcd.net/images/002/305.jpg

        • Micael

          as gtt tem 250cv esse modelo e a geração mais nova 280cv

      • Micael

        os altezza taxi sao de chorar , eles nao tem o minimo cuidado com o carro tudo ralado , a primeira vez que fui pra cde minha mãe até estranhou eu não estar muito ligado nas compras so olhando pra rua hahaha

  • Ser conduzido ao descanso eterno num rabecão desse, show de bola hein!
    http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2014/12/stagea-620×465.jpg

  • Diego Sampaio Vieira

    Essa não é de se jogar fora…. Galant SW ou Legnum !!

    http://jdm70.files.wordpress.com/2010/12/legnum-ec5w-19.jpg

    • FearWRX

      O Galant já é lindo, uma versão perua dele é de cair o cu da bunda.
      Tinha uma vendendo na webmotors há uns tempos. VR-6, couro, AT… R$ 25 mil.

      • JDM_Jeff

        Eu entrei em contato no meio do ano, não recebi resposta até hoje..

    • Julio Cezário

      Caraca, muito foda!

    • O Legnum derivada do Galant também é interessante.

      • ovelho306

        Galant da MITSUBISHI?

        • Sim, sem dúvidas, eu esqueci de citar a marca. hehhee

          • Dilan Esteves

            ruim é achar uma com câmbio manual, de resto é simplismente lindo! (ou linda se for a perua)

          • Pedro Henrique Acaldi

            Essa eu me lembro de ter no Gran Turismo

          • Sem dúvida, para muitos o Galant foi japonês , mais bonito da década de 1990.

    • Ricardo Hartemink

      Sempre achei esse carro lindo demais, só que nunca achei nenhum site que contava sobre ele.

  • ElBigode
    • Fagner Moura

      Esses não são tão raros de se ver ali no país vizinho…

    • O GT-R, você quis dizer, né? Pois o Skyline sempre foi um carro familiar. Esse é o GT-R 4door da Autech. Tem menos de 450 no mundo.

    • Silvio Silvia

      Cara, uma das razões pela qual não curto tanto o GT-R quando curto os R32, R32 e R34. Ele não tem versões mais “afáveis”. É só o superesportivo TOP e pronto. Tanto que meu Skyline dos sonhos é o R34 GT-T (sim, GT-T, não o GT-R). Tem um vendendo na OLX por 65.000 em Goiânia. Legislação maldita.

      • ARAUJOAMS

        Mano me manda o Link do anuncio por favor !

        • Marcelo Toyofuku
          • Pedro Henrique Acaldi

            aquele momento em que eu tenho a cidadania ao meu lado, so nao tenho os 65k :(, mas ja estaria bem feliz com a WRX STI 2004 de 46.000.000 De Guaranis, isso deve dar uns 30 mil reais,

          • ARAUJOAMS

            Mano, tentei entrar em contato com o vendedor, mais não deu em nada. esse prefixo DDD não e de Goiânia (Moro aqui). e sim do interior do estado+ tocantis. essas fotos… Sei não viu. Acho que e furada esse anúncio!

      • Micael

        vai comprar o carro e fazer oque com ele ? só se for pra track day pq pra rua sem chance

    • Micael
  • Matheus Benicio

    Ae galera alguém ai pode me explicar como funciona o sistema TURBO TWIN SCROLL da bmw ?

  • Matheus De Castro

    E, ainda por cima, tem uma versão NISMO de 380cv…
    Só não sei ao certo se era um conceito ou se realmente comercializaram algumas.

  • Mais uma brilhante matéria do Dalmo e de fato a Stagea é conhecida da época do GT2 e pelo porta – malas da para ver que cabe um caixão aí atrás.

    • Julio Cezário

      no Gran Turismo eu tinha uma preta, fazia o mesmo trocadilho! kkkk carro de funerária

      • kkkkkkkkkkk, carro de funerária com 230CV! eita! rsss

  • Caio

    O sistema no caso seria o ATTESA E-TS?

    Esse post me lembrou de GT2, que tinha muitas Stageas, tinha até um campeonato meio que #savethewagons:

    http://www.igcd.net/images/004/050.jpg
    http://www.igcd.net/images/004/052.jpg
    http://www.igcd.net/images/004/049.jpg
    http://www.igcd.net/images/002/306.jpg
    http://www.igcd.net/images/004/061.jpg

  • Eduardo Oliveira

    Podem jogar pedras, mas eu achei horrível. Traseira não casa com a frente, como aquela perua do Lancer… Sendo racional, se cortar o carro logo após o fim da porta traseira, parece que as duas peças vieram de carros diferentes D:

  • Bruno C. Freitas

    eu acho esse carro foda, principalmente com a cara do Gt-r, tenho ela tanto Gt 5 e 6, como sempre que ponho mods no Gta SA e no IV tem que ter ela eheheh

  • Caio

    Já que fizeram uma lembrança do GT2, da Impreza SW e agora da Stagea, porque não falar da Caldina GT-T, um dos carros mais legais da Toyota na década de 90 que é bem conhecido em Foz do Iguaçu hahahaha

    http://www.igcd.net/images/002/305.jpg

    • Micael

      HAHA NO PARAGUAI SÓ TEM CALDINA DE TAXI

      • Fernando Luz

        Caldina’s caindo aos pedaços, diga-se de passagem….kkkkkkkk

        • Micael

          kkkkk infelizmente pq sao carrinhos bonitinhos ate

  • Walther R. Filippetti Nucci

    Revivi velhos tempos de GT2…Stagea, Legnum, Caldina…toda wagons mitologicas!!

  • Eduardo Yamane

    Este comportado Laurel também é muito utilizado em Swaps para Drift

  • Daniel Garcia

    Stagea Nismo: Você corre, corre, corre e nunca se cansa de ver aquela traseira monstro deslizando de um lado pra outro a cada curva no GT…eita saudades!!!

    • Geraldo Camara

      Traseira monstro? Aquilo quase não cabia na tela..kkkkk

      • Douglas Prado

        Verdade kkkkkk tinha que alterar a câmera pra caber na tela e olhe la.

  • Geraldo Camara

    Voltei no tempo e vendo eu preparar ela no GT2

  • Anderson Kaddahr

    esse carro deve ser um lixo… duvido q tenha tecido no teto como no golf ( o melhor carro do mundo!! melhor até q o i30!!!)

    • Pedro Henrique Acaldi

      Amigo estamos falando de uma Stagea,e vc vem se preocupar com tecido no teto ?

      • Fábio Fujihara

        Don’t feed the troll

      • Dieki

        tem um troll desses no carplace, que sempre que lê Focus, fala que o carro não presta porque o acabamento do teto é ruim.

        • Bruno

          é verdade vejo direto

        • Barba

          Que acabamento do teto ? Se for assim, o teto da Vogue dum broder meu, ta descolando inteiro, carro lixo ! Vai dizer isso pra rainha lá vai ^^, caras chatos

    • Bruno

      cara, se não tem coisa melhor para falar, fique calado ou volte para o carplace, seu sub-15

    • Anderson Kaddahr

      êta povo q num entende uma piada!!!!!!! mas se fosse piada de Apêzaum tava valendo!!!!! pq fazer piada com apezão é ser famozim de internet!!!!!!

  • Meiomaluco

    Sem comentários…, só uma palavra: P E R U A S !!!!!!!

  • Fabio Augusto

    Há algumas modificações no Japão que além de trocarem a frete pela do GT-R, colocam o conjunto ótico da traseira também, aí sim fica parecendo um perfeito Nissan Skyline GT-R SW ou Touring ou Avant…

  • Caio Granja

    Peruas, ah, as peruas!!!
    Aguardando ansioso a resposta da concessionaria sobre a minha proposta.
    Se tudo der certo, volto pra casa de Megane Grand Tour hoje.

    • Vette_ZR1

      Mantenha-nos atualizados 😀

  • Sérgio Calíope

    Descobri esse carro instalando MODs no GTA SA achava que saia de fábrica com a frente do GTR r34

  • Marcus Vinícius Rangel Antunes

    Houve uma “versão R35” do Stagea

  • Nissan Stagea(indamais com frente de Skyline/GT-R) é fodástico!
    Mas… Nem sempre dá certo… Como a versão Hakosuka Stagea…
    Sacoméquié… é tipo: Nuttela é bom, Ovo frito é bom, mas não é uma boa ideia misturar os dois…

    http://noriyaro.com/wp-content/uploads/2010/01/noriyaro_tokyo_auto_salon_2010_day_01_019.jpg
    http://ekhatch.files.wordpress.com/2010/01/stagea-hakosuka.jpg
    (Blasfêmia da peste!)

  • Judson

    a primeira vista fico maravilhado, mas depois de um tempo nota-se a desproporcionalidade entre dianteira e traseira, a dianteira original casa bem melhor com as grande lanternas traseiras, so eu penso assim ou mais alguém?

  • Judson

    a versão R35 do Stagea na foto do Marcus Vinícius Rangel Antunes sim, ja é outra historia, bem mais atraente!

  • Kenji555

    Se a primeira geração casa bem com a frente do R34, a segunda fica ótima com a frente do R35, gosto especialmente das lanternas traseiras da Stagea que parecem combinar mais com a frente do GT-R do a dela própria.

    http://www.speedhunters.com/wp-content/uploads/2009/03/kidsheart1.jpg
    http://blog.bespokeventures.com/wp-content/uploads/2009/03/gtr-wagon.JPG

    • thiagozaiden

      Assim eu nunca vi, acho meio estranha essa geração mas desse jeito ficou bem interessante.

    • Marcos Rosa

      PERFEITA!!!

  • F l a v i o

    A quem interessar possa tem uma Stagea para vender aqui pertinho, no Paraguay por apenas 25.000.000 Gs. (Guaranis), segue o link, e alías faz tempo que esta a venda.
    Link:http://clasipar.paraguay.com/nissan_stagea_2002_reci_n_importado_sin_uso_impecable_alderete_automotores__2801125.html

    • Micael

      sai 15 mil reais se for fazer a converção , de chorar

    • Di62028

      Ah, esse site é ótimo para ficar depre… se você comparar os anúncios dele com os que a gente vê aqui no br

    • Devaneioss

      Desse jeito eu vou fazer um documento paraguaio…

    • Douglas Prado
      • Marcos Rosa

        É duro ter que esperar 30 anos para poder importar umas jóias dessas para o Brasil…

    • F l a v i o

      – O que “pega”nesses carros JDM importados para o Paraguay é a conversão de volante que muitas vezes fica mal feita.

      No painel é feito um molde de fibra-de-vidro e isso é revestido em courvin, mas os detalhes começam matando, como saídas de ar, que ficam invertidas conforme o design,caixa de direção, limpadores de parabrisas que passam a varrer o lado errado, alavanca do câmbio automático que fica com o botão e o trilho voltado para o passageiro etc, etc.
      E só para ter uma ideia, conversando com um taxista que dirigia um Caldina SW Turbo diesel japonês, um “volante cambiado” custa cerca de U$$500,00.

  • Prefiro a frente o R34 no R34. A Stagea fica melhor do jeito que ela foi criada.

  • Fernando Luz

    Minha perua favorita do Gran Turismo.

    • Eu sabia que conhecia esse carro de algum lugar! Bons tempos de GT4.

      • Douglas Duarte da Silva

        Tbm comprei ela no GT6 hahahahahaha

    • Rafael Kleinert Giovannini

      Tempos de GT2! Como adorava essa perua!

  • Felipe Alfano Perrone

    Cheguei a ver umas coisinhas dessas. Coisa linda. Gostei mais ainda da frente do Skyline. Ficou espetacular

  • Leiner Vitor

    Eu como dono de uma 407 SW V6 fiquei assim literalmente, cheguei senti um eferverscência lascivante!!

    http://wallpaper.ultradownloads.com.br/277488_Papel-de-Parede-Meme-Vomitando-Arco-Iris_1920x1440.jpg

  • Henrique Feitoza

    Visualmente falando prefiro a LEGNUM VR4 da Mitsubishi, equipada com o motor

    6A13 DOHC Twin Turbo e tração 4×4, poderiam fazer uma matéria dessa belezinha também !