A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo BMW Série 5 no Brasil, Apple ganha licença para testar carros autônomos, O novo R8 Audi Sport e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

BMW Série 5 chega ao Brasil em duas versões a partir de R$ 315.000

Captura de Tela 2017-04-17 às 12.26.10

A nova geração do BMW Série 5 foi apresentada à imprensa brasileira na última semana, e já está em pré-venda no País. Os preços partem de R$ 315.000 no 530i M Sport e vão até os R$ 400.000 na versão 540i M Sport.

O modelo de entrada, 530i M Sport, é equipado com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, 252 cv e 35,6 mkgf, capaz de levar ao sedã aos 100 km/h em 6,2 segundos e seguir até os 250 km/h. A lista de equipamentos inclui faróis de LED, sistema multimídia, assistente de estacionamento, ar-condicionado de duas zonas e rodas de liga-leve de 18 polegadas.

bmw_530d_05

A outra versão, 540i M Sport, usa o motor 3.0 seis-em-linha biturbo de 340 cv e 45,8 mkgf, que empurra o Série 5 G60 aos 100 km/h em 5,1 segundos e também o leva até os 250 km/h. Pelos R$ 400.000, além dos equipamentos do 530i, o 540i M Sport ganha rodas de 19 polegadas, faróis adaptativos de LED, sistema de condução semi-autônoma, sistema de áudio da Harman Kardon, sistema de visão noturna, ar-condicionado de quatro zonas e sistema de sucção das portas.

2017-bmw-5-series_100577013_m

 

Ambos usam limitadores eletrônicos de velocidade máxima, e são equipados com o câmbio automático de oito marchas já usado em outros modelos da marca. Eles também são equipados com o pacote esportivo M Sport, como seu nome sugere. As vendas começam apenas em maio, mas já é possível reservar o modelo mediante depósito de sinal de pagamento.

 

Apple ganha licença para testar carros autônomos

applecar-800x450

Ok, é um BMW com uma maçã no volante, mas você entendeu a mensagem

Já faz um bom tempo que os rumores de que a Apple quer um carro autônomo estão por aí. Os primeiros datam de 2015, mas até agora não há nenhuma prova concreta de que o modelo está em desenvolvimento. Agora, contudo, a fabricante de iCoisas foi incluída na lista de empresas autorizadas a realizar testes com carros autônomos publicada pelo departamento de veículos motorizados  (DMV, análogo ao nosso Detran) da Califórnia.

Os primeiros rumores diziam que a Apple pretendia lançar seu carro em 2019, mas depois houve uma suposta reviravolta no “Project Titan” (como ele supostamente vem sendo chamado internamente), e aparentemente o foco da Apple se voltou para o licenciamento da tecnologia para outras fabricantes. Seja o que for, agora temos a certeza de que ela está realmente preparando sua investida no ramo dos carros sem motoristas.

 

Mercedes-AMG terá novo motor seis-em-linha com 450 cv

articleLeadwide-mercedes-benzs-new-inline-six-cylinder-enginegsf4um

Como você já deve saber a esta altura de 2017, a AMG agora tem duas linhas de modelos para a maioria das classes da Mercedes: uma equipada com motor de seis cilindros e modificações dinâmicas e mecânicas limitadas — a linha 43 —; e outra com motor V8 exclusivo e modificações extensas na suspensão, câmbio e interior — a linha 63.

Atualmente os modelos 43 são equipados com uma versão modificada do V6 biturbo 3.0 da marca, variando entre 367 cv e 400 cv, mas isso deverá mudar em breve. A AMG irá usar o novo motor seis-em-linha, com sistema elétrico de 48 volts em seus futuros modelos de “entrada”.

A notícia vem dos australianos do Drive.com.au, que conversaram com Tobias Moers, o chefão da Mercedes-AMG, durante o Salão de Nova York, na semana passada. Na entrevista, Moers confirmou que a divisão esportiva já está trabalhando em uma versão de alto desempenho para este novo motor.

O primeiro carro a recebê-lo deverá ser o novo Classe E Coupé, que novamente não terá uma versão V8 (tal como seu antecessor). Ele também não se chamará AMG E43, e sim AMG E50. A ideia é justamente diferenciá-lo dos modelos 43, que não terão o sistema elétrico de 48 volts. Este sistema, como explicamos na ocasião do lançamento deste novo motor, é baseado em um gerador elétrico que fornece energia para os sistemas eletro-eletrônicos do carro e também para os acessórios do motor, como as bombas de água e óleo, que dispensam polias e aliviam a carga sobre o motor, reduzindo as perdas mecânicas e, consequentemente, o consumo de combustível. O sistema também usa um compressor elétrico, que fornece pressão de admissão nas rotações mais baixas, enquanto o turbo não “enche”.

Além do AMG E50 (nas versões cupê e conversível), o motor também deverá ser usado no sedã AMG GT4. A potência não foi declarada, mas Moers disse que ele terá bem mais que os 410 cv do motor em sua versão comportada, que irá estrear no Classe S no final deste ano. Nossa aposta é algo próximo dos 450 cv, um aumento na mesma proporção dos V6 biturbo comportados em relação aos V6 biturbo AMG.

 

Audi R8 ganha edição Audi Sport

1492185546-audisport

Agora que a Audi Sport desencanou de participar de Le Mans e outras atividades desportivas, a marca decidiu lançar uma edição especial do R8 inspirada pelos carros de corrida de sua divisão esportiva. Ele terá apenas 200 unidades em todo o mundo, e se diferencia dos demais por seus detalhes em vermelho, como as pinturas dos corredores da marca em Mans.

A novidade mais evidente são as lâminas laterais vermelhas, que formam um forte contraste com a cor prata típica da Audi (embora o modelo seja oferecido também em preto e branco). Os retrovisores também são vermelhos, assim como as pinças de freio. As rodas de dez raios são sempre pintadas de preto brilhante com detalhes em prata, e trazem o logotipo da Audi Sport, e as soleiras são retro-iluminadas com a numeração do carro.

gallery-1492185583-screen-shot-2017-04-14-at-115855-am

Por dentro, os paineis internos das portas, as bordas dos bancos e até a marcação de centro no volante usam couro vermelho combinado ao preto predominante, e as costuras têm uma tonalidade prata escurecida.

O Audi R8 Sport Edition será oferecido nas duas configurações do esportivo — V10 de 540 cv e V10 Plus de 610 cv —, porém apenas na versão cupê.

370Z não é prioridade para a Nissan

2018 Nissan 370Z Heritage Edition photo 5

A Nissan levou o 370Z Heritage Edition para o Salão de Nova York, uma comemoração antecipada dos 50 anos dos Z-Cars da marca. Mas apesar desta singela homenagem, a Nissan não parece muito interessada em honrar a linhagem cinquentenária.

Em entrevista ao site AutoGuide, o gerente de vendas e marketing da Nissan na América do Norte, Christian Meunier, disse que “o 370Z não é prioridade para a marca”. Ele ainda disse esperar que o 370Z tenha um sucessor, “mas não parece que a  Nissan está comprometida a desenvolvê-lo” — algo que contraria as especulações de que a Nissan está trabalhando em um sucessor desde 2015.

O motivo do desinteresse da Nissan em continuar a linhagem Z talvez seja o baixo volume de vendas do modelo e dos cupês esportivos em geral — mesmo o Toyota 86 e o Subaru BRZ não são grandes destaques de vendas em nível global.

Matérias relacionadas

Este vídeo do Rally da Graciosa de 1990 no Paraná vai causar nostalgia até em quem não estava lá

Dalmo Hernandes

Jeep Renegade ganha versão Night Eagle, novos detalhes do novo Defender, BMW terá M3 CSL e irá manter câmbio manual e mais!

A curiosa história da cidade que vivia de multas de trânsito

Leonardo Contesini